Fizemos uma road trip de 10 dias pela Eslovônia e nos apaixonamos pelo país que mais parece ter saído de um conto de fadas!
Nessa matéria vou dar as dicas da Eslovênia e uma sugestão de roteiro de carro pela Eslovênia.
Vimos lagos lindos, montanhas nevadas, castelos românticos, cavernas incríveis, comemos muito bem e nos hospedamos em hotéis aconchegantes.
Estávamos na Itália onde fizemos Milão, Lago di Como, demos um pulinho em Lugano na Suíça, voltamos para Itália e conhecemos Verona, Sirmione e outras cidades às margens do belo Lago di Garda, seguimos para Cortina d`Ampezzo nas Dolomitas e de lá fomos para a Eslovênia.
Na época havia muito pouca informação na internet sobre o país (do jeito que eu gosto!). Era um destino pouco divulgado e pouco explorado.
Até hoje vejo muita gente indo apenas para o Lago Bled, o que é uma pena, pois a Eslovênia tem muuuitas outras atrações incríveis que merecem ser visitadas!
Ps: todos os valores mencionados nessa matéria estão atualizados.
Onde fica e como chegar
A Eslovênia é um pequeno país da Europa que faz fronteira com a Itália, Áustria, Hungria e Croácia.
A forma mais fácil de se chegar lá, na minha opinião é pelo aeroporto de Veneza, que está a apenas 2h30 de distância da cidade litorânea de Piran, 3h da capital Liubliana e 3h30 de Bled.
Os voos para a capital Liubliana são muito restritos, já para Veneza existem muitas opções de horários e rotas.
Nós alugamos um carro no site da RentCars – pegamos o carro no aeroporto de Milão e devolvemos no aeroporto de Veneza. Na simulação o site te apresenta todas as principais locadoras (Avis, Europcar, Sixt etc) e ainda outras cias locais, te mostrando os melhores preços. Acho muito prático!

Tolmin Gorge
Como circular
A Eslovênia é um país pequeno e fácil de ser explorado. As estradas são boas e bem sinalizadas.
Não se esqueça de comprar o selo (“vignette”), obrigatório para rodar de carro pelo país. O vignette válido por 1 semana custa 15,00 euros e o de 1 mês custa 30,00 euros (foi o que compramos, já que só existem as opções de 1 semana, 1 mês ou 1 ano).
É possível comprar o selo em qualquer posto de gasolina do país e também nos postos da Áustria.
Para mais informações clique aqui.

Logarska Dolina
Melhor época
A melhor época para explorar a Eslovência vai de maio a outubro (fim da primavera/verão/início do outono). Fomos na segunda quinzena de maio e ainda pegamos alguns dias frios e com chuva, outros ensolarados e mais quentes. Nas regiões mais altas de montanha ainda nevava. Inclusive muitas atrações fecham até abril.
O ideal seria ir a partir de junho até setembro.

Vintgar Gorge
Quantos dias
Nós fizemos um roteiro de 10 dias pelo país e adoramos! Vale a pena fazer várias bases e conhecer as várias atrações incríveis que o país oferece além do famoso Lago Bled.

savica falls
Moeda
A Eslovênia faz parte da União Europeia e adota o euro como moeda.

Piran
Idioma
A língua oficial da Eslovênia é o Esloveno, mas praticamente todo mundo fala inglês, então, não tivemos nenhum problema para nos comunicar por lá.

Predjama Castle
Roteiro dia a dia
Dia 1
Saímos de Cortina d`Ampezzo na região das Dolomitas no norte da Itália e dirigimos por 240km (3h30) até a cidade de Bled na Eslovênia. A cidade de Bled parece que saiu de um conto de fadas! É um sonho! Nos hospedamos em um hotel confortável, bem localizado e com bom custo x benefício – Hotel Astoria Superior – Demos uma volta a pé no lago que tem 6 km e uma ilhota no meio, havia muitos cisnes com filhotes e patinhos, além de barcos (tipo gôndolas). O castelo em cima do lago com os alpes ao fundo. Um sonho! Jantamos no Grill Restaurant & Terrace.






















Dia 2
Nesse dia estava chovendo e por isso resolvemos conhecer algumas das principais cavernas do país. Primeiro visitamos a Skocjan Cave que é impressionante e maravilhosa. A visita dura cerca de 2h, são 3km de caminhada por dentro da caverna (16,00/20,00 euros, dependendo da época do ano). De lá, seguimos por 30 km de carro até a Postojna Cave que tem até um trem que leva os visitantes para circular por dentro da caverna – durante a visita andamos 4km no trem e mais 3km a pé (a visita dura 2h). Compramos um ingresso combinado com o Predjama Castle (35,00 euros por pessoa para visitar a caverna e o castelo). Da Postojna Cave seguimos por 7km de carro até o Predjama Castle que fica encravado na montanha – lindo demais! Depois seguimos por 1h de carro até outro castelo lindo : Sneznik Castle. Em seguida conhecemos a cidade medieval Skofja Loka e visitamos o Loka Castle. Voltamos para o nosso hotel em Bled e jantamos em um restaurante maravilhoso com vista para o lago e para o castelo e comida excelente – Ostarija Peglez`n.


















Dia 3
Seguimos por 1h de carro de Bled até Kranjska Gora, onde começa a estrada cênica Vrsic Pass que chega a mais de 1600m de altitude em Bovec. Era fim de maio mas ainda estava tudo nevado lá em cima! Lindo! E a temperatura era de 1 grau. Bovec é uma gracinha. Subimos até o mosteiro de onde se tem uma vista linda (mas não chegamos a ir até a montanha Stol de onde eles pulam de parapente). Passamos pelo Soca Valley – o rio Soca tem uma cor esmeralda incrível (na verdade todos os rios da Eslovênia têm essa cor!). No caminho passamos pela Boca Falls (=slap) que parece sair de dentro de uma pedra e fica no meio de um vale (lindo demais!!). Seguimos até a cidade de Tolmin onde fizemos a trilha do Tolmin Gorge (4,00 euros) – o lugar é lindo! Depois seguimos de carro até a cidade fofa de Most na Soci – uma gracinha! Por fim, fomos até o belíssimo Bohinj Lake no final do dia – a montanha estava refletindo no lago! Voltamos para Bled e jantamos de novo no restaurante Ostarija Peglez`n.






























Dia 4
O dia amanheceu ensolarado, então, resolvemos finalmente conhecer o Castelo de Bled (11,00 euros). A vista lá de cima para o lago e para a cidade de Bled é maravilhosa! De lá, passeamos ao redor do lago mais uma vez e seguimos para o belíssimo Vintgar Gorge (4,00 euros). Depois voltamos ao Bohinj Lake e subimos o Mont Vogel de teleférico (15,00 euros) – o visual do topo da montanha para o lago Bohinj é maravilhoso. Quando chegamos lá em cima estava nevando muuuito! Depois o tempo abriu e conseguimos caminhar um pouco. Aproveitamos para tomar um chocolate quente. Descemos no teleférico e fomos até a Savica Falls (3,00 euros) – a cachoeira é linda e percorremos cerca de 500 degraus para chegar até ela. No final do dia ficamos mais um pouco no Lago Bohinj e depois voltamos para a cidade de Bled e jantamos pela terceira vez no restaurante Ostarija Peglez`n. Nas estradas da Eslovênia vimos muitas renas, lebre e bambis, além de ovelhas com filhotes. obs: Não subimos o teleférico Straza em Bled porque estava fechado quando tentamos.




































Dia 5
De Bled seguimos por 4km até a Iglica Falls (meio sem graça). Depois passamos o dia todo em Bled – fizemos o passeio de gôndola pelo lago que leva até a Igreja de Nossa Senhora de Assunção – não deixe de tocar o sino três vezes e fazer um pedido olhando para a Santa. A Igreja fica em uma ilhota fofa no meio do lago Bled. Demos outra volta caminhando no lago (6 km). No meio do lago encontramos a entrada para a trilha Osojnica que leva a um mirante com super visu do lago, ilha, castelo e dos alpes. A trilha é bem íngrime mas levamos apenas 30 minutos para subir. Retornamos e fizemos um piquenique nas margens do Lago Bled. Jantamos no restaurante do Bled Castle e amamos!! A comida é excelente, o ambiente é acolhedor e romântico e ainda pudemos curtir mais uma vez a vista lá de cima! Não foi caro (mesmo preço dos outros restaurantes em Bled que fomos – na faixa de 70,00 euros o casal).
























Dia 6
Deixamos Bled e seguimos para a nossa próxima base : Logarska Dolina. No caminho fizemos algumas paradas : primeiro na Pericnik Falls – lindo! É possível caminhar por trás da queda d`água. Continuamos de carro pelo parque nacional Triglav e vimos o Vrata Valley – tinha tido uma avalanche, então, estava coberto de neve/gelo, com árvores caídas. Seguimos 2h de carro até Velika Planina, passando pela charmosa cidade de Kamnik. Subimos o teleférico Velika Planina que tem vista para os alpes (13,00 euros). Por fim, seguimos para o parque nacional Logarska Dolina, passando por vilarejos lindos! Nosso hotel Plesnik ficava dentro do parque nacional e nosso quarto tinha uma vista linda para as montanhas. Essa região faz fronteira com a Áustria. Caminhamos por dentro do parque até a Rinka Falls, passamos por várias vacas com filhotes, ovelhas, bodes… No fim do dia relaxamos na piscina aquecida do hotel com vista para os alpes. Jantamos no hotel.




















Dia 7
Pegamos as bikes que o hotel disponibiliza e fomos explorar o parque Logarska Dolina e passamos pela Plesnik Falls. Pegamos o carro e seguimos para outro parque nacional que fica próximo : Robanov Kot – muito lindo também, pena que o tempo estava fechado. Seguimos 40km até o Mozirskigaj Flower Park (6,00 euros). Bonitinho e bem cuidado, mas não tinha mais tulipas nessa época (fim de maio). Seguimos mais 1h de carro até Maribor – a segunda maior cidade da Eslovênia, eleita a Capital Europeia da Cultura em 2012 e que está a apenas 60km da cidade de Graz na Áustria. Passeamos pelos principais pontos turísticos da cidade : Drava City Park, Catedral, Castelo, Museus, fizemos degustação de vinhos/espumantes na Vinag – o vinho dessa região da Eslovênia é considerado um dos mais antigo do mundo. Seguimos mais meia hora de carro até a cidadezinha de Ptuj – considerada uma cidade que parou no tempo. Subimos até o castelo e passeamos pelas ruelas. Depois seguimos 130km até a capital do país : Liubliana.
Fizemos check-in no Hotel Birokrat e saímos para passear pela cidade e jantar. Que cidade charmosa! Fiquei gratamente surpresa! Nas margens do rio há vários bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre, todos a luz de velas. Uma gracinha! Liubliana é uma mistura de Praga e Viena só que em miniatura. A arquitetura da cidade é linda e os prédios são muito bem conservados. Passamos pelas três pontes, o castelo estava iluminado. Jantamos em um restaurante excelente chamado Spajza – comida deliciosa, um charme de lugar e com preço bom.




























Dia 8
Passamos o dia explorando a romântica Liubliana – subimos até o castelo usando o funicular. A partir da torre do castelo se tem uma vista linda da cidade. O castelo também tem um museu interativo que é um barato. Depois caminhamos pela cidade explorando os principais pontos : triple bridge, town hall, dragon bridge, catedral, central Market, congresso, universidade, filarmônica, Igreja Franciscana, ruelas da old town, butcher`s bridge, sapatos pendurados, teatro. Como estava chovendo, não fomos ao Tivoli Park.
Seguimos por 100km/1h até o Otocec Castle, onde passamos a noite para comemorar nosso aniversário de casamento. O castelo de 1252 hoje funciona como hotel Grad Otocec e tem o selo Relais & Châteaux. O lugar é super romântico! O hotel fica em uma ilha cercado pelo rio Krka, rodeado de muito verde! Havia vários cisnes com filhotes. Fomos até as termas (spa) Smarjeske Toplice que tinha convênio com o hotel (lá tem várias piscinas aquecidas). À noite jantamos no restaurante do hotel e adoramos! Comida deliciosa, ótimo serviço, ambiente charmoso e aconchegante. Aproveitamos para experimentar um bolo típico do país chamado Gibanica – muito bom!




































Dia 9
Tomamos um café da manhã excelente no Hotel Grad Ototec e seguimos para Piran/Portoroz, região de praia da Eslovênia. No caminho passamos por Lipica para ver os cavalos dançantes na Stud Farm – são cavalos lipizianos muito dóceis e inteligentes. Eles nascem pretos e ao longo dos anos ficam brancos. Fizemos a visita guiada ao estábulo (12,00 euros). Depois, seguimos para Piran. A Eslovênia tem apenas 47km de litoral, banhado pelo mar adriático. Nos hospedamos no hotel Marko e pegamos um ônibus até o centro de Piran. Jantamos no excelente e super recomendado restaurante Pri Mari (reserve com antecedência). Passeamos pela Tartini Square e o centrinho fica todo iluminado à noite. Voltamos de táxi para o hotel (10,00 euros).










Dia 10
Passeamos pela praia de Portoroz onde ficam os hotéis (inclusive o nosso). Ao longo do calçadão há decks com escadas que dão acesso direto ao mar. Fomos até Piran e passeamos pela Piran Town Walls de onde se tem uma vista linda da cidade. Descemos caminhando até a Igreja de São George – subi a torre (150 degraus/ 1,00 euro). Demos a volta caminhando até chegar na praça principal – Tartini Square, onde tomamos um sorvete. Voltamos para o hotel e fomos para a praia de Portoroz ( a água estava gelada demais!). Depois almoçamos na charmosa cidade de Izola.






















Dia 11
Seguimos por 2h30 de carro até o aeroporto de Veneza (Marco Polo), onde devolvemos o carro alugado e pegamos um voo para Amsterdam e de lá outro voo para o Rio.
Ao todo foram 18 dias entre Itália, Suíça e Eslovênia – rodamos 3.600km de carro.

Lago Bled
Bases e hotéis
- Bled – 5 noites – Hotel Astoria Superior – A partir de Bled nós exploramos vários lugares diferentes do país, por isso ficamos 5 noites lá. O Hotel Astoria é confortável, bem localizado (a 5 minutos a pé do lago) e tem um bom custo x benefício. O hotel tem bikes para aluguel, os quartos tem ar condicionado e o café da manhã é muito bom.
- Logarska Dolina – 1 noite- Plesnik Hotel – sabe aqueles hotéis super charmosos de montanha? esse hotel fica dentro de um parque nacional e do nosso quarto tinha uma vista linda para os alpes. Tem piscina aquecida e o restaurante do hotel também é gostoso. Gostaria de ter ficado umas 2 noites pelos menos.
- Liubliana – 1 noite – Birokrat Hotel – esse hotel fica a menos de 10 minutos de carro do centrinho da cidade (old town), é confortável, moderninho e tem um preço bom.
- Ototec – 1 noite – Hotel Grad Otocec – esse hotel foi o único mais caro da viagem porque comemoramos nosso aniversário de casamento lá. O hotel faz parte da rede Relais e Chatêaux e fica em um castelo de 1252, localizado em uma ilha cercada pelo rio e muito verde. O hotel é uma delícia e o restaurante também. O café da manhã é super variado. Adorei tudo!
- Portoroz/Piran – 2 noites – Hotel Marko – hotel com bom custo x benefício, bem localizado (em frente a praia de Portoroz – base para quem quer conhecer Piran) e os quartos são bem equipados e confortáveis.
Para procurar outras opções de hotéis na cidade clique em Booking.com/Eslovenia.
*Quando você usa os nossos links para efetuar as suas reservas nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o blog no ar! Obrigada!
















Restaurantes
A comida na Eslovênia é muito boa e saudável. Comemos muito peixe, legumes e doces típicos, além de muito vinho. Não achamos alimentação cara por lá.
Em Bled
- Grill Restaurant & Terrace – restaurante bom, especialmente para quem quiser comer carne.
- Ostarija Peglez`n – melhor restaurante de Bled, fomos três vezes. Comida deliciosa, ótimo preço e ambiente gostoso. Fica na beira do lago.
- Bled Castle Restaurant – o restaurante fica dentro do Castelo de Bled. Além da vista maravilhosa, a comida é boa e o ambiente é uma delícia. Vale a pena! Custa o mesmo que outros restaurantes que conhecemos em Bled (na faixa de 70,00 euros para um casal).
Em Liubliana
- Spajza – comida deliciosa, um charme de lugar, com ambiente romântico e com preço bom. Super recomendo!
Em Piran
- Restaurante Pri Mari – reserve com antecedência pois esse restaurante é super procurado e vale a pena! Comida maravilhosa!




















Segurança
Nos sentimos muito seguros no país todo. O índice de violência é baixíssimo por lá.
Claro que, procedimentos básicos de segurança devem ser sempre observados, como andar com dinheiro e passaporte sempre em pochetes por dentro da roupa e ter cuidado com bolsas e mochilas, além de não deixar nada a mostra dentro do carro. Isso vale para toda a Europa.

Lago Bled
Daqui pra onde
Como falei, conjugamos essa viagem com a região das Dolomitas na Itália e com Lago di Garda. Mas também é possível seguir para Áustria ou Croácia.
Leia também : Um roteiro completo pelos vilarejos do Lago di Garda.

Lago di Braies, Dollomitas – Itália
Dicas gerais
Chip de Internet
Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.
Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!
NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.
Seguro viagem
Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!
Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Leia também :
- Os lagos mais bonitos das Dolomitas
- Lago di Braies, Dolimitas
- Roteiro Áustria e Alemanha
- Hallstatt, Áustria
- Salzburg, Áustria
- Croácia, Bósnia e Montenegro
Por favor podem enviar esse roteiro da
Eslovénia no meu email?! Apaixonei nas
Dicas e roteiro! Obrigada abraços
Oi! ao final da matéria tem um botão “print” . vc pode colocar em pdf ou imprimir . beijocas
Fabi td bem?! Me encanto com seus roteiros e sigo super!!! Me dá uma luz?! Tenho 10 dias de ida e volta por Salzburgo em julho que já me inpirei no seu post! Mas como vou estar com criança, apesar do carro, não posso me deslocar muito! Ai ja pensava em ir pra Eslovênia e uau! Vc postou! Kkkk Vc faria no meu caso arredores de Salzburg e desceria pra Eslovênia?! Ou iria pelo Tirol até as Dolomitas e voltaria parando em Bled ( receio ficar muito)?! Help me?!!!! Obrigada!!
Olá Fabi. Adorei seu roteiro de viagem. Em maio irei com meu namorado para a Europa, e, dentre outros países, faremos Itália e Eslovênia. Gostaria que me tirasse algumas dúvidas.
É tranquilo alugar um carro na Itália, transitar pela Eslovênia, e devolver na Itália mesmo?Há uma cobrança extra no aluguel por conta de rodar em outro país?
Outra coisa: estaremos em Bovec e queremos ir a Cortina d’Ampezzo. Qual o melhor trajeto pra isso? Pelo google maps ele manda eu fazer um caminho que adentra a Áustria. Isso também não teria problema com o carro alugado na Itália? É tranquilo as fronteiras desses países?
Se puder me ajudar agradeço. Abraços!!
Oi Joana, não há cobrança extra por transitar em outro pais. So há cobrança extra se vc pegar o carro em uma loja da locadora e devolver em outra, especialmente se for em outro pais, eh a taxa de retorno. Vc nem percebe a “fronteira” entre os países, já que todos fazem parte da união europeia e há livre circulação! vc vai ver uma placa sinalizando a entrada em outro país, nada demais. Pra ir da eslovenia a cortina vc vai passar por estradas da Áustria mesmo e por isso precisa tb comprar o selo (vignette) da austria em um posto de gasolina na estrada. Tudo muito fácil! não se preocupe! bjs
Fabi, agradecida por me responder. Tirou-me muitas dúvidas. Valeu!!! Bjs
Olá viva,
de Lisboa, Portugal, quero dar-vos os parabéns pelo vosso blogue.
Vocês foram “os responsáveis” pela escolha da minha viagem à Grécia e que ilhas visitar. estive 16 dias em Zakyntos e Kefalonia. e Amei. Obrigado por todas as vossas dicas e conselhos. foi por vossa causa que chegamos lá e optamos por ir para essas duas lindas ilhas.
Confesso que detestei Santorini…. depois de estar nestes 2 paraísos foi mesmo um enorme sacrificio permanecer 3 dias nesta ilha… foi uma enorme decepção.
Agora estou a ver o vosso percurso pela eslovénia. eu já estive em Bled e Liubliana, mas o meu marido não. e estive apenas 2 dias, tudo numa correria. Gostava imenso de lá voltar e julgo que o irei fazer para o ano. Estou então a consultar o vosso percurso.
Observação: detesto multidões, mas só posso viajar em agosto 🙂
Obrigado
Ana Cristina Ribeiro
Que bacana, Ana! Fiquei muito feliz com a sua mensagem!!!! beijocas, Fabi
Olá Fábi
Mais uma vez parabéns por todo o seu trabalho em nos ajudar a sonhar com as férias. Você tem o melhor blogue de viagens quanto a mim e olhe que eu consulto bastantes.
Este ano os últimos 15 de agosto serão na Eslovénia e Puglia ,Itália, sendo que neste último destino seguirei as suas dicas.
Quanto à Eslovénia, em 5 dias o que é que você recomendava mesmo, a não perder? Você fez 10 dias e eu não posso estar tanto tempo, infelizmente.
Obrigado e um beijinho de Lisboa
Ana
Oi Ana, muito obrigada! Fico feliz!! Na eslovenia acho imperdível a região do lago bled e passeios a partir dali para as cavernas e o lago bohinj. faz uma base so no bled e de la faz os passeios bjs
Prezada Fabi Gama, boa tarde;
Seu roteiro de viagem é muito interessante mas, como a maioria dos blogs, não informa detalhes de como fazer estes bate e volta de ônibus ou de trem ( transporte público ); Eu não dirijo no exterior e, às vezes viajo sozinha; Desta forma, você saberia informar se é possível ( e como fazer ) conhecer os lindos vilarejos medievais da Eslovênia e da Croácia escolhendo algumas bases para hospedagem ( quais as melhores bases ??? ) e fazendo bate e volta de ônibus ou de trem ??
Infelizmente, como já disse acima, muitos acham que todos dirigem no exterior, mas isso não é verdade; Desta forma, quase nunca são dadas informações/dicas sobre como nos deslocar, sem carro alugado;
Viajei sozinha para a Suiça e lá não tive problemas porque o trem nos leva para quase todos os lugares; é só comprar o Swiss Pass e escolher as bases ( escolhi Lucerne, Berna e Losane e conheci lindos lugares em 18 dias de viagem, tudo através de trem e ou barco );
E quanto à Eslovênia e Croácia onde posso conseguir informações sobre deslocamentos entre vilarejos, através de transporte público ??
Agradeço pela sua ajuda;
Oi Fabi. Tudo bem? Adorei seu blog. Obrigado por compartilhar esses espaço. Me tira uma dúvida. Todos esses lugares (Liubliana, Bled e Piran), como é ir com criança de 6 anos?
Obrigado
Não vejo a hora das coisas voltarem ao normal pra podermos viajar novamente e ir conhecer a Eslovênia! Adorei o post repleto de dicas!