Continuando com os posts da ilha de Oahu, agora vamos às praias do lado leste da ilha, onde você pode ver o sol nascer e o norte, onde estão as mais famosas, mas não mais belas.
Clique abaixo para ler os outros posts sobre Oahu:
EAST OAHU
Makapu’u Beach e Makapu’u Lighthouse: fica um pouco após a Hanauma Bay, numa estrada que acompanha a montanha e o mar. Fomos com o mesmo ônibus da Hanauma Bay (nº 22 ou 23), descendo mais adiante, bem em frente ao aquário Sea Life Park. Tem estacionamento e banheiros.
O farol marca o ponto mais oeste da ilha de Oahu e foi construído em 1909 num penhasco com vista para a linda enseada de Makapu’u Beach. Dali e da praia podem ser vistas as ilhas: Molokai, a mais distante, e outras duas pequeninas chamadas Manana (ilha do coelho) e Kaohikaipu.
Waimanalo: praia bem extensa, mas com algumas ondas. Na praia tem vários locais com sombras de árvores, uma delícia. Fica a 30 minutos de carro de Honolulu ou 1h de ônibus. São vários estacionamentos públicos com banheiros e vi muita gente fazendo picnic aqui.
Kailua Beach: praia maravilhosa, de areia branquinha e fininha, com estacionamento, banheiros e tudo gratuito. É um bom local para prática de esportes aquáticos, principalmente em época de vento.
Para chegar em Kailua de transporte público desde Honolulu, pegue o ônibus nº 57 que pode ser pêgo no Ala Moana Center.
Lanikai Beach: já foi considerada uma das praias mais lindas do planeta. Fica logo após Kailua, uma subidinha tranquila passando para o outro lado do morro, um bairro residencial, tranquilo e alto nível. Tem algumas entradas públicas para a praia que fica bem estreita quando a maré está alta.
A praia é linda, tem vista para duas ilhas em frente, chamadas ilhas Mokuluas, onde você pode ir de caiaque se as condições do mar permitirem.
Aqui em Lanikai fizemos uma trilha bem bacana chamada Lanikai Pillbox Trail, também conhecida como Ka’iwa Ridge Trail. Começa na Kaelepulu Drive, é um trekking fácil, porém bem escorregadio. São quase 2,5km de subida e em pouco mais de 1h subimos e descemos. Tiramos fotos nos dois antigos pontos de observação militar.
A fumaça que se vê nas fotos, foi do incêndio de uma casa. Nada havia quando iniciamos a trilha, mas quando pudemos ter vista, vimos a fumaça e sentimos cheiro. Fizemos normalmente a trilha e quando descemos, passamos pela casa incendiada, havia vários carros de bombeiros e repórteres de TV. Sorte a nossa foi entrar na trilha antes do incêndio, senão estaria interditada.
Para chegar em Lanikai em transporte público desde Honolulu, pegue o número 57 e faça transferência para o nº 70 que vai até Lanikai.
Kaneohe Bay: vai da base naval de Kaneohe até Kualoa Regional Park. São várias cidadezinhas agradáveis pelo caminho e muitas praias bonitas.
Kualoa Regional Park: é um camping com banheiros, guarda-vida, chuveiros, mesas e bancos. O mar é calmo.
Da praia avista-se a ilha Mokoliʻi, mais comumente chamada de Chinaman’s Hat.
Secret Island: uma enseada de mar calmo e água morna. Tem estacionamento, banheiros públicos, área para picnic com mesas e bancos e muitos mosquitos.
Para chegar aqui, entre por Kualoa Beach Park, distante em torno de 40 minutos de Honolulu por estrada asfaltada. Uma vez em Kualoa, procure uma estradinha de terra à direita, sem indicação e siga um minuto por ela que você chega lá.
Kahana Bay: enseada tranquila com pessoas fazendo picnic.
NORTH OAHU
O norte da ilha, a north shore, é famosa pelos campeonatos de surf em épocas de grandes ondas. As praias daqui são mais rústicas, sem a infraestrutura encontrada nas outras regiões. É onde estão as praias mais longe da capital e onde acontecem os grandes eventos de surf na época das grandes ondas. Dentre as praias em north shore, as preferidas dos surfistas são: Pipeline, Sunset, Waimea e Haleia.
Sunset Beach, Banzai, Pipeline: são praias com boa faixa de areia uma na sequência da outra, onde tem um lindo pôr do sol. Local de muitos surfistas e juventude. Ondas gigantes apenas no inverno. Tem banheiros, chuveiros, comidas vendidas em trailers e do outro lado da rua tem uma grande loja da Long Drugs.
Shark’s Cove: tem várias piscinas naturais na época em que não tem as grandes ondas. É grátis e fica na reserva marinha chamada Pupukea. Tem estacionamento bem na frente e você desce uma trilha curta. Aqui é útil ter aquelas sapatilhas para proteger os pés das pedras pontudas. Levamos 1h20min de carro desde Honolulu.
Waimea Beach: tem área para picnic, banheiros e estacionamento gratuitos. O estacionamento é bem pequeno e concorrido. No inverno, essa praia tem ondas gigantes.
Tem uma cascata Waimea que custa us$15,00 e não quisemos entrar, pois ela é pequena e estava com bastante turistas.
Turtle Beach: tem um resort enorme que você pode estacionar o carro e curtir a praia do lado direito. Do lado esquerdo do hotel, quando fui, o mar estava batendo já nas pedras, então não sei se ali forma alguma praia.
Laie Point: local apenas para apreciar o mar e a ilha furada em frente. Para chegar pegue a Kamehakameha Highway para o norte da ilha até um local chamado Lie, vá seguindo as placas. Tem local para estacionar bem na frente. Na highway tem várias opções de restaurantes.
Haleiwa Beach Park: a maior cidade da north shore, tem infraestrutura e muitas famílias fazendo enormes banquetes a beira-mar.
Leia também os outros posts da ilha de OAHU:
Para informações completas do Hawaii, acesse os posts abaixo:
- Post 1 – Hawaii – Dicas Gerais
- Post 2 – Ilha de Kauai
- Post 3 – Ilha de Maui
- Post 4 – Ilha de Maui – Road to Hana
- Post 5 – Big Island
- Post 6 – Big Island – Volcanoes National Park
- Post 7 – Ilha de Oahu – South Oahu
- Post 8 – Ilha de Oahu – North Shore e East Oahu
- Post 9 – Ilha de Oahu – West e Central Oahu