Maui é definitivamente uma ilha incrível. São 1.883 quilômetros quadrados de florestas verdinhas, recheadas de cachoeiras, praias de águas azuis, areias pretas, brancas e até vermelhas! Tem também o famoso Haleakala, o vulcão adormecido com 3.055m de altitude e que forma a maior parte da ilha de Maui.
Para ler o primeiro post com as dicas gerais do Hawaii clique aqui.
COMO CHEGAR: há dois aeroportos Kahului Airport (OGG) e Kapalua-West Maui Airport (JHM) a 30 minutos de voo desde Honolulu, Oahu. O primeiro é mais utilizado pelos voos comerciais, como pela Hawaiian Airlines e recebe voos de outras cidades americanas.
ONDE FICAR: eu fiquei as três noites na Keawakapu Beach, localidade de kihei.
Acho válido fazer mais de uma base, por exemplo no sul e no norte, pois são distantes e se você tiver mais tempo do que eu poderá aproveitar melhor cada região.
Há hotéis espalhados pela ilha toda, mas estão em maior quantidade nas praias da costa oeste, por exemplo em Kaanapali, Kihei e Lahaina. Kahului, apesar de não ser turística como as outras, também tem muitas opções de hospedagem, já que é o local onde está o maior aeroporto e o porto. Kahului também é o local mais próximo para a subida do vulcão Haleakala e para o início da road to Hana. Para acessar a lista completa com os hotéis da ilha clique aqui.
(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
COMO CIRCULAR: com certeza você vai alugar um carro, né? Não tem como fazer a Road to Hana, sem ter a liberdade de parar nas bibocas e encontrar as cachoeiras, certo? Certíssimo!
QUANDO IR: a qualquer época! Veja abaixo as tabelas de médias de temperatura em graus Celsius. A tabela abaixo é do site Weatherbase e refere-se ao local Kahului. Decidi não colocar as tabelas sobre as médias de dias chuvosos por mês, porque varia muito de local a local na mesma ilha. Não é brincadeira, varia muito mesmo! Veja você mesmo selecionando no site, cidade por cidade.
O QUE FAZER: vai depender do tempo que você vai ficar na ilha e da sua preferência de programação. Como eu ia dar a volta na ilha toda e tentar conhecer o máximo possível de praias e cachoeiras em 3 dias, separei meu roteiro da seguinte forma:
1º dia: Chegamos à tarde e fomos para Black Sand Beach e vimos o pôr do sol em Big Beach (região próxima do hotel).
2º dia: Road to Hana (fiz um post à parte, clique aqui para vê-lo)
3º dia: praias no leste e norte
4º dia: praias do sul, Haleakala Crater e voo de volta a Oahu no início da noite.
Já vou logo dizendo, 3 dias e meio é muito pouco para Maui! A ilha é grande, são mais de 130km entre Kapalua no norte e Hana no sul em estradas sinuosas com lindas paisagens para ver.
Vou resumir sobre os locais que eu estive:
Oneuli Beach: dentro do Makena State Park, é uma praia de areias pretas e grossas. Tem uma pequena falésia ao lado esquerdo com perigo de escorregamentos. A entrada é uma estrada de terra fácil de transitar. Não tem infraestrutura, mas tem lugar para estacionar gratuitamente.
Big Beach: também dentro do Makena State Park. Vimos o pôr do sol aqui no primeiro dia e voltamos no último antes de ir embora, pois foi uma das mais lindas que achei. Havia ondas fortes bem no rasinho, fiquei com medo de entrar na água, mas estava lindo de ver.
Não tem infraestrutura, mas tem estacionamentos gratuitos e guarda vidas. É uma das mais extensas e isoladas da ilha.
No final da praia à direita, indo pela areia, tem uma trilha que sobe um pequeno morrinho e chega em outra praia, a Little Beach.
Little Beach: com acesso por trilha bem curta e fácil desde a Big Beach, não mais de 5 minutos. É uma praia um pouco, digamos, alternativa, pois vi pessoas nuas andando por lá.
Road to Hana: é a Hana Highway, a mais famosa de Maui e com lindas vistas do mar, florestas e cascatas. Como há várias atrações durante esse percurso, escrevi num post separado, clique aqui para vê-lo.
Wailea: é uma praia com infraestrutura boa de hotéis e restaurantes. Para acessar a lista com os hotéis da região clique aqui.
Lahaina: mais ao norte da ilha, essa cidadezinha histórica tem uma rua principal, a Front St., com várias lojas, hospedagens, bares e restaurantes. Tem um pequeno porto onde vendem passeios de pescaria.
Napili Beach: uma linda enseada com areia fina e mar azul. Tem estacionamento nas ruas, pois a praia mesmo está atrás das residências que tomam conta da vista do mar.
Honokowai Beach: praia gostosinha, com bastante sombra e infraestrutura, tem pedras bem no raso.
Kapalua Bay: composta pelas praias Fleming, Oneloa, Kapalua. Na minha opinião, a região com as praias mais bonitas de Maui, além da Red Sand Beach, claro (veja no post Road to Hana).
Fleming Beach: só paramos para dar uma espiadinha. Tem estrutura com estacionamento gratuito, banheiros e guarda vidas.
Oneloa Beach: fica numa região de grandes condomínios lindos, então são poucas vagas de estacionamento. Foi a que mais gostei dessa região norte de Maui, pois estava praticamente deserta, tem água azul claro e pudemos ver os corais do fundo.
Andamos no sentido esquerdo da praia, tem pedras com lindas vistas e achamos até umas piscinas naturais.
Nakalele Blowhole: fantástico, me diverti vendo as pessoas tomarem banho dos jatos de água, mas confesso que achei bem perigoso. O blowhole é um buraco na pedra por onde sobe a água do mar com a pressão da onda que passa pela fenda sob essa pedra.
Tome muito cuidado aqui com o mar, o vento e a trilha!
Fica bem no norte da ilha e há um acostamento largo onde você pode estacionar.
E essa pedra em formato de coração? Não fosse a falta de foco das fotos por causa da água na lente, daria pra ver bem melhor.
Ukumehane Beach: praia extensa por onde a estrada vai costeando, de um lado o mar e de outro as montanhas de West Maui.
Ahihi-Kinau Reserve: as praias daqui dessa região bem ao sul não achei muito amigáveis. Muitas pedras e ondas fortes batendo na orla. Daqui ainda se vê derramamentos do vulcão Haleakala.
La Perouse Bay: famoso local para fazer snorkel, mas não sei se por causa do horário que cheguei ou pelo tempo não muito bom, que não gostei muito.
Haleakala National Park: compreende todo o território do vulcão de mesmo nome indo até Kipahulu (falei sobre esse lugar no post da Hana Highway), ocupando 75% do território de Maui.
O topo da montanha (3.055m altitude) fica a 47km de Kahului. Todo mundo que vai ao topo do Haleakala ver a cratera do vulcão, o faz pela madrugada, em torno de 4h da manhã para ver o sol nascer. Eu não fiz. E me lasquei. Não quis acordar meu marido que não gosta dessas “indiadas” (para ele isso é programa de índio) e me arrependo até hoje. Fomos à tarde e o que eu vi? Nada! Muitas nuvens, tempo completamente fechado e muita chuva. Frio eu já sabia que ia encontrar e estava preparada. Não estava preparada era pra não conseguir ver a famosa cratera do Haleakala. O que eu fiz então? Sentei e chorei.
Os telescópios pertencem à Universidade do Hawaii e não são abertos à visitação pública.
Agasalhe-se, pois aqui é um dos pontos mais frios do Hawaii. Nesse dia, ventava, chovia e fazia frio mesmo às 16h.
Jaw’s (Pe’ahi): fica bem no início da Hana Highway, próximo a Kahului, mas foi bem difícil de encontrar, porque não há placas indicativas. Fica na Hahana road, ao lado do Valley Memorial, que o GPS do Waze indicou certinho e eu havia visto pelo StreetView do google, então sabia onde entrar. Porém, não gostamos nada da estrada que passamos, achei com cara de perigosa… sei que estávamos no Hawaii, mas senti medo. A estrada de terra era mal conservada e passa pelo meio de um matagal alto, sem vista pra lugar algum. Passamos por um e depois por outro carro abandonado e incendiado, o que me lembrou de queima de arquivos (rs!). Quando chegamos próximo ao final da estrada, o matagal era tão alto que só víamos o alto mar, não tinha vista de nada e ainda fiquei com medo de rolar ribanceira abaixo com carro e tudo. Então… fomos embora.
Ho’okipa Beach: na ida para o aeroporto, paramos num mirante onde havia muitos carros e pensamos ser um local legal. A praia estava cheia de surfistas, muitos mesmo! Eram muitas as tentativas de pegar ondas e desse mirante muitas pessoas estavam assistindo.
Paia: um pequenina cidade que parece parada no tempo e nas cenas de filme de faroeste. Estava no caminho para o aeroporto e foi uma pena não ter tempo para caminhar pelas ruas.
Quer saber mais sobre Maui?
Clique aqui para ver a descrição sobre a Road to Hana (Hana Highway).
Para informações completas do Hawaii, acesse os posts abaixo:
- Post 1 – Hawaii – Dicas Gerais
- Post 2 – Ilha de Kauai
- Post 3 – Ilha de Maui
- Post 4 – Ilha de Maui – Road to Hana
- Post 5 – Big Island
- Post 6 – Big Island – Volcanoes National Park
- Post 7 – Ilha de Oahu – South Oahu
- Post 8 – Ilha de Oahu – North Shore e East Oahu
- Post 9 – Ilha de Oahu – West e Central Oahu