Em agosto/17 passamos dez dias explorando pela segunda vez uma das regiões mais bonitas no norte da Itália : as Dolomitas. Fizemos duas bases para explorar a região : Avelengo e Cortina d`Ampezzo.
Para chegar lá, voamos do Rio para Veneza com uma rápida conexão em Frankfurt. Ao chegarmos em Veneza alugamos um carro e seguimos por 30 minutos até Padova, onde pernoitamos.
No dia seguinte, após conhecer o centrinho de Padova e a belíssima Basílica de Santo Antonio, seguimos por cerca de 3h30 por uma ótima autoestrada (pedagiada) até a cidade de Avelengo que foi nossa base por duas noites. Nos hospedamos no fantástico Miramonti Boutique Hotel. Para ler a matéria completa clique aqui.

Piscina aquecida com super visu
Depois passamos mais 5 noites em Cortina d`Ampezzo no Hotel Cristallino d`Ampezzo – um hotel com bom custo x benefício, bem localizado (pertinho do centrinho de Cortina), com bom café da manhã, estacionamento, wi-fi e ótimo atendimento.
Cortina d`Ampezzo está localizada a menos de 2 horas de carro do aeroporto de Veneza (a estrada é ótima!) e possui uma localização estratégica para explorar grande parte das atrações da região.
Apesar de Cortina d`Ampezzo ser considerada uma cidade um pouco mais cara do que as outras, acho uma base ideal para quem quer conhecer os lagos mais famosos da região : Braies, Landro, Misurina, Dobbiaco e Sorapis.
A partir de Cortina d`Ampezzo um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro é o belíssimo Lago di Braies ou, em alemão, Pragser Wildsee.

Lago di Braies
Como chegar
O Lago di Braies está localizado a cerca de 50 km de Cortina d`Ampezzo no Parque Nacional “Fanes-Sennes-Braies”. É bem fácil chegar, pois a estrada é boa e bem sinalizada, além de ter um visual incrível.
No caminho, entre Cortina e o Lago di Braies, você vai passar por outros dois lagos : Landro e Dobbiaco. A minha dica é seguir direto para o Braies e, na volta, fazer os outros lagos e ainda esticar até o Misurina.
Durante a alta temporada entre 11h e 13h é proibido o acesso de carro até o estacionamento mais próximo do lago. Nesse período do dia é obrigatório estacionar a 2 km do lago e seguir caminhando até lá ou aguardar o ônibus, que passa a cada 20 minutos e custa 3,00 euros por pessoa por trecho.
Por isso, recomendo chegar ao lago antes das 11h. Há vários estacionamentos enormes bem pertinho dele (uns pago e outros não).

Lago di Braies
O Lago
O Lago di Braies é um dos mais bonitos da região. Me apaixonei por esse lugar quando o conheci em maio/13. Durante nossa viagem em agosto/17 pelas Dolomitas acabamos visitamos o Braies duas vezes. No primeiro dia estava um pouco nublado, por isso voltamos em um outro dia ensolarado.
O passeio é super agradável e a caminhada para dar a volta completa ao lago é bem fácil, ideal para famílias, pois são apenas 3,5 km e com poucos trechos de subida. O caminho é bem demarcado e há muitas árvores ao longo da trilha. O lago é cercado por belas montanhas.
O Braies encontra-se a 1496m de altitude e tem a profundidade máxima de 36 metros. É permitido nadar em suas águas cor esmeralda (há algumas “prainhas” ao redor do lago), por isso, se você der sorte de visitá-lo em um dia quente, não esqueça os trajes de banho.
Outra opção bacana e super romântica é alugar um barquinho de madeira por 20,00 euros a hora/ 12,00 euros por meia hora.
Você também pode levar um lanche para fazer um piquenique às margens do lago, pois há várias mesinhas e banquinhos espalhados.
Por lá você também vai encontrar uma capelinha muito fofa, uma cafeteria que funciona das 10h/18h, dois restaurantes (abertos entre 12h/15h) e um hotel bem nas margens do lago com super visual (Hotel Lago di Braies).






































O que levar
Abaixo uma listinha do que você deve levar na trilha:
- água e lanche, caso você queira fazer um piquenique no lago;
- protetor solar, boné, roupa de banho e toalha/canga, caso esteja um dia quente e você pretenda entrar no lago;
- casaco e capa impermeável – lembre-se que o tempo pode mudar rapidamente nessa região;
- capa impermeável para mochila;
- Fazer a trilha com tênis ou bota de trekking.

Lago di Braies
Daqui para onde
No mesmo dia do Lago di Braies você pode visitar :
- Lago di Anterselva (ou Antholzer See) – esse lago é muito bonito e está localizado a cerca de 30/40 minutos do Braies, já quase na fronteira com a Áustria. Para dar a volta completa no lago levamos cerca de 1h. A caminhada é praticamente toda plana e bem fácil. Há vários estacionamentos ao redor do lago e dois restaurantes. Um passeio muito gostoso para um dia de sol! O lago é lindo e a entrada é gratuita.

Lago di Anterselva
- Lago Dobbiaco – esse lago fica entre Cortina d`Ampezzo e o Braies. Há estacionamento e restaurantes no local. A entrada é gratuita.

Lago Dobbiaco
- Lago di Landro (ou Durrensee) – esse lago fica bem pertinho do Dobbiaco, a entrada também é gratuita. Vale a pena dar uma passada por lá.

Lago di Landro
- Lago di Misurina – fica a cerca de 15 minutos de carro do Lago di Landro.

Lago di Misurina
Onde se hospedar
Como eu falei, a melhor base para explorar os principais lagos das Dolomitas é na charmosa cidade de Cortina d´Ampezzo.
Nos hospedamos no Hotel Cristallino d`Ampezzo – um hotel com bom custo x benefício, bem localizado (pertinho do centrinho de Cortina), com bom café da manhã, estacionamento, wi-fi e ótimo atendimento. Para mais informações sobre o hotel clique aqui.
Para ver outras opções de hotéis em Cortina d`Ampezzo clique aqui.

Hotel no Lago di Braies
Melhor época
A melhor época para visitar os lagos da região das Dolomitas é no verão, entre meados de maio e final de setembro.
Durante os meses de inverno há muita neve e os lagos costumam congelar. Há uma placa logo na entrada dizendo que de novembro a abril o Braies fica coberto por neve e gelo.

Lago di Braies
Dados
Lago di Braies
- Distância para dar a volta completa no lago : 3,5 km.
- Tempo de trilha : de 1 a 2 horas, depende de quantas vezes você pára para tirar fotos.
Matérias relacionadas :
- Os 13 lagos mais bonitos das Dolomitas
- Lago di Tovel, Dolomitas – Itália
- Lago di Braies, Dolomitas – Itália
- Lago di Sorapis, Dolomitas
- Miramonti Boutique Hotel, Dolomitas
- Rifugio delle Odle – trilha imperdível nas Dolomitas
- Roteiro de 10 dias pelas Dolomitas
- Dicas de restaurantes em Cortina d`Ampezzo
Que roteiro e fotos incríveis!
Já segui seus roteiros por 2x e foram certeiros!
Em qual mês foi essa viagem?
Acha que é viável chegar às Dolomitas pela Áustria?
Obrigada e um beijo.
Amei teu post. Ele foi decisivo para encontrarmos o local da nossa lua de mel. Um beijo
Amei! Meu sonho conhecer o Lago di Braies.
Vou pela primeira vez em setembro para a Itália, temos 14 dias e vamos fazer o roteiro mais tradicional, mas eu amei tanto o Lago di Braies que estamos pensando em acrescentá-lo. Na sua opinião, você acha que duas diárias na região dá pra conhecer o Lago? A ideia é ir de Veneza pra lá de carro, ficar dois dias para conhecer o Lago, e depois seguir com o roteiro para o sul da Itália.
Um opinião mais experiência fará toda a diferença, rs. Um beijo!
Oi Milena!
eu acho que vale sim, essa região eh uma das mais bonitas da italia e do mundo. so veja qto tempo vc vai perder em deslocamentos para encaixar as dolomitas no seu roteiro, mas as estradas na italia são ótimas bjs
É possível visitar o lago de braies e dobbiaco utilizando transporte público?! Obrigada!