Já faz um tempo que estou para fazer uma comparação entre alugar um carro na Suíça ou viajar de trem, usando o Swiss Travel Pass, que inclui todo o sistema de transporte público do país, como trens, ônibus e barcos.
Amo viajar de trem e de carro na Suíça, mas é bom saber as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte.
Leia também :
- Guia Suíça – tudo que você precisa saber!
- Os lagos mais bonitos da Suíça
- Swiss Travel Pass – vale a pena?
- Os melhores hotéis de luxo da Suíça
Vantagens do carro
- Flexibilidade e liberdade – essas são as maiores vantagens de se alugar um carro na Suíça, já que você pode parar onde quiser para tirar uma foto ou mudar o roteiro fazendo uma parada que não estava nos planos;
- Não precisar ficar preso a nenhum horário;
- Não existem pedágios na Suíça, mas para circular de carro pelas autoestradas é preciso ter o vignette, um selo/adesivo que pode ser adquirido em postos de gasolina, correios etc e deve ser colado no para-brisa frontal do veículo. Custa CHF 40 por ano (só existe a opção do selo anual). Se você alugar o carro em uma locadora na Suíça ele já virá com o selo. Apenas para carros alugados fora da Suíça é preciso comprar o vignette;
- Dependendo do número de pessoas que viajam com você, alugar um carro pode ser uma opção mais econômica;
- As estradas são ótimas e bem sinalizadas;
- Alugar um carro é ideal para quem vai fazer por outros países vizinhos como Itália, Alemanha, Áustria e França.
Atenção : De acordo com o site oficial da Embaixada da Suíça, desde que a carteira de habilitação brasileira esteja dentro do prazo de validade e a categoria de carros conste de forma explícita em alfabeto latino na carteira, permite-se dirigir um carro na Suíça sem precisar da PID.
Mas, apesar de já ter lido em vários sites que não é necessário apresentar a PID para alugar carro na Suíça, já nos foi exigido por duas locadoras diferentes no momento de retirada do carro. E nós temos, claro!! A minha dica para quem viaja ao exterior e pretende alugar carro é emitir a PID no Detran, pois você pode pegar um atendente “desavisado” pela frente e acabar não conseguindo retirar o carro.
Além disso, não se esqueça que a PID só é válida quando apresentada juntamente com a sua carteira de motorista emitida no Brasil.
A PID não substitui a CNH e ambas tem o mesmo prazo de validade. Ande sempre com os dois documentos juntos.
Dica : Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.

De carro pela Suíça

Estradas panorâmicas (passos) na Suíça
Desvantagens do carro
Uma viagem de carro pela Suíça é maravilhosa, mas muitas vezes acaba saindo mais cara!
Em uma viagem de carro pela Suíça você precisa levar em consideração alguns gastos como :
- Combustível – além do gasto em si, eu particularmente acho muito chato parar para abastecer, ainda mais na Europa onde é tudo automático e é você quem programa a máquina e coloca a mangueira no carro… enfim…
- Estacionamento – os estacionamentos além de serem disputados, são pagos nas cidades e alguns hotéis chegam a cobrar CHF 30 por noite de estacionamento!!!
- Despesas extras – não se esqueça ainda que alugar um carro pode acarretar gastos que não estavam previsto como multas de trânsito, algo suuuper comum no país, especialmente por dirigir acima da velocidade. Há muitos radares e as multas são altas. Já levamos três (rs!). Se você for multado na Suíça (em regra as multas são de velocidade acima do permitido), primeiro você receberá uma cobrança da locadora no seu cartão de crédito referente à taxas administrativas. Posteriormente você receberá a multa em casa pelos correios. Basta seguir as instruções e efetuar o pagamento via cartão de crédito.
Além disso, dirigir na Suíça durante o inverno não é recomendável principalmente para quem pretende ir para os alpes. Pode haver neve e gelo nas estradas, que ficam muito escorregadias (não se esqueça de alugar carro com kit de inverno – pneus especiais + correntes).
Leve em conta também que você precisa seguir as regras de direção no país. Nas autoestradas a velocidade máxima permitida é de 120km/h, mas em áreas residenciais a velocidade varia de 30 a 50km/h. Sempre circule com os faróis acesos, ainda que de dia.
Tenha cuidado redobrado com os pedestres e ciclistas. Aliás, nas faixas a prioridade é sempre dos pedestres, ainda que não haja sinal/semáforo.

Dirigir no inverno na Suíça

Carro no inverno na Suíça
Vantagens do transporte público
O sistema de transporte público na Suíça vai muito além dos maravilhosos trens!
Os trens, ônibus e barcos cobrem cada cantinho da Suíça, de forma pontual, eficiente e integrada. Você pode comprar os bilhetes de cada transporte individualmente ou adquirir o Swiss Travel Pass que é um bilhete tudo-em-um válido em toda a rede de transportes públicos do país, ou seja, portadores do passe podem usar QUALQUER meio de transporte público quantas vezes quiser durante o período de validade do passe.
Outras vantagens de usar os trens na Suíça:
- Conforto e segurança;
- Não ter que se preocupar com GPS, mapa, posto de gasolina, nem multas;
- Poder curtir cada paisagem sem se preocupar com a direção, descansar durante os deslocamentos ou fazer um lanche;
- Conseguir chegar em alguns lugares onde a circulação de carro não é permitida; como na cidade de Zermatt;
- Não é preciso validar o passe a cada trecho utilizado! Durante o período de validade do Swiss Travel Pass basta andar com ele impresso e apresentar juntamente com o passaporte quando solicitado pelo fiscal dentro do meio de transporte público (seja trem, tram, barco, ônibus);
- Além disso, portadores do Swiss Travel Pass têm acesso gratuito a mais de 500 museus e 50% de desconto em praticamente todos os teleféricos, o que acaba gerando uma enorme economia nos passeios;
- Lembre-se ainda que os transportes que levam do centro das cidades aos aeroportos também estão incluídos no Swiss Travel Pass;
- Além disso, crianças entre 6 e 16 anos de idade acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card e crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente;
- Portadores do Swiss Travel Pass podem usar todos os meios de transporte público da Suíça (trens, bus, tram, funicular, barco) ilimitadamente sem necessidade de reservar assento (exceto para os trens panorâmicos). Basta comprar na internet, imprimir a confirmação (uma simples folhinha) e apresentar quando solicitado junto com o passaporte dentro dos trens, barcos, etc. Uma dica é baixar o aplicativo da rede de transporte público da Suíça SBB.ch para poder conferir de forma rápida e prática todos os deslocamentos – linhas, horários, meio de transporte etc.
Para saber mais sobre o Swiss Travel Pass leia a matéria : Swiss Travel Pass, vale a pena?
Para saber os valores e comprar o Swiss Travel Pass clique AQUI.






























Desvantagens do transporte público
São poucas as desvantagens de usar o transporte público da Suíça:
- Conexões – a Suíça é um país pequeno e as distâncias, no geral, são relativamente curtas (você leva de 1h a 3h para ir de um ponto ao outro) e o sistema de transporte público cobre todo o país, mas nem sempre os deslocamentos são diretos, havendo necessidade de fazer alguma baldeação. Por exemplo, para ir de trem de Zurique a Appenzell é preciso fazer uma troca de trens em Gossau. Em regra, há tempo suficiente para você sair de uma plataforma e ir para outra, até porque o sistema de transporte público funciona de forma integrada, ou seja, há um tempo certinho entre as conexões, seja de trem para trem ou de trem para ônibus ou de trem para barco. Mas claro que pode haver algum atraso e acabar atrapalhando as conexões.
- Os trens na Suíça são muito confortáveis e tudo é feito para facilitar o seu deslocamento com as bagagens, mas uma desvantagem é carregar a mala na estação. As malas pequenas e médias podem ser acomodadas embaixo dos assentos ou nos compartimentos superiores. Para as malas grandes, costuma haver na frente ou atrás de cada vagão um compartimento próprio. Eu confesso que não gosto de ficar longe das minhas bagagens. Quando não tem jeito, eu coloco um cadeado daqueles tipo de bicicleta prendendo a mala ao trem (afinal, o “seguro morreu de velho). Embora a Suíça seja um país super seguro, pode sim haver furto de bolsas, malas ou mochilas nos trens, por isso vale a pena sempre ter todos os cuidados possíveis para evitar aborrecimentos. Portanto, mantenha suas bagagens perto de você ou coloque um cadeado. Ah! Existe um serviço pago para despachar bagagem, mas é um pouco limitado quanto aos horários/destinos. Confira no site da SBB. Vale a pena somente para aqueles que vão fazer passeios no meio do caminho, entre o deslocamento de uma base para outra.
Uma dica: No painel de cada plataforma você vai poder conferir o horário do próximo trem, assim como o destino final e as principais paradas ao longo do caminho. Outra informação importante é o setor identificado por letras em que você deve aguardar pelo trem. O painel mostra que o trem vai ocupar, por exemplo, os setores A, B e C da plataforma, além de indicar em quais setores vão parar os vagões de cada classe. Portanto, aguarde o seu trem no setor com a letra onde vai parar o vagão com a sua classe (1ª ou 2ª).
- Ficar “preso” aos horários dos trens, ônibus e barcos. O transporte público na Suíça é bem pontual, por isso, qualquer 5 minutos que você atrase vai te fazer perder o trem.
- É preciso ficar atento a algumas “pegadinhas” – uma vez peguei um trem em Bern para Frutigen, sendo que em um determinado momento da viagem esse trem se dividiria em dois e cada parte dele seguiria para um lugar e eu estava dentro do vagão errado. Mas o fiscal do trem rapidamente me ajudou e deu tudo certo! Veja pelo aplicativo da SBB todas as informações sobre cada deslocamento que você vai fazer usando o sistema de transporte público. O site te informa os horários e as plataformas. Mesmo que você tenha comprado o Swiss Travel Pass, é no site/app da SBB que você vai conferir os horários dos trens.
Vale mais a pena comprar os trechos de trem separadamente ou comprar o Swiss Travel Pass?
Para saber se vale a pena adquirir o Swiss Travel Pass ao invés de comprar cada trecho de deslocamento de trem individualmente é preciso fazer conta.
Faça a simulação dos trechos que você precisa individualmente no site Sbb.ch, some e verifique o que é melhor no seu caso.
Leve em consideração também todos os benefícios que os portadores do Swiss Travel Pass têm : poder usar ilimitadamente toda a rede de transportes do país, incluindo trem, ônibus e barco além dos descontos para os passeios de montanha. Sem falar da comodidade… você só precisar andar com o seu passe (uma folha impressa) juntamente do passaporte. Não precisa ficar comprando vários bilhetes separadamente.
Lembre-se ainda que os transportes que levam do centro das cidades aos aeroportos também estão incluídos.
Além disso, crianças entre 6 e 16 anos de idade acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card e crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete Swiss Travel Pass válido viajam gratuitamente.
O Swiss Travel Pass, em regra, acaba não valendo a pena apenas para quem vai fazer poucos deslocamentos.
Para comprar o Swiss Travel Pass entre no site da RailEurope.
Afinal, vale mais a pena alugar carro ou comprar o Swiss Travel Pass?
Tudo depende! Se você for viajar no inverno, recomendo fortemente que opte pelo passe ao invés de alugar carro. Lembre-se que muitas estradas ficam tomadas por neve, é preciso alugar carro com pneus especiais para neve e ainda, dependendo, pode ser necessário o uso de correntes nos pneus. Enfim, por uma questão de segurança vale mais a pena usar o transporte público durante o inverno.
Nos outros períodos do ano, as duas opções são muito bacanas! Apenas lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os gastos extras que citei acima no caso do aluguel do carro : estacionamento, combustível, possíveis multas e ainda o fato de você ter que pagar integralmente todos os passeios de montanha (que são caros!) – pois apenas portadores do passe tem 50% de desconto.
Para saber os valores do passe e comprar o seu acesse : RailEurope/SwissPass
Indicamos o site da RentCars para fazer a cotação do aluguel do veículo com diversas locadoras. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva clicando nesse LINK sem custos adicionais. É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços.
Como comprar o Swiss Travel Pass?
Para comprar o passe basta acessar o link raileurope/Swiss-Pass.
É muito prático!
Escolha o tipo de passe (número de dias), a classe, informe as datas e pague com cartão de crédito.
Basta imprimir o passe em casa e apresentar juntamente com o passaporte nos transportes públicos quando solicitado pelo fiscal!
Seguro de Viagem
O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega?
Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen) e na Suíça que assinou o tratado.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais). Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Já tive a oportunidade de viajar de trem na Suíça e apesar do passe não ser tão barato, os trens funcionam maravilhosamente bem, porém é preciso atentar para a necessidade de compra de bilhetes adicionais dependendo do lugar que você vá. O swisspass não cobre todos os lugares na Suíça. Os trens panorâmicos também são pagos separadamente.
Oi Catia, os trens panorâmicos não são pagos separadamente não, apenas a reserva de assento é obrigatória e paga nesses trechos. bjs
Gostei eheheheheh
Aceito dicas de viagem
Oi Rosa! no índice abaixo vc encontra muuuitas matérias da suíça super completas :
https://www.loucosporviagem.com/destinos-internacionais/materias-da-suica/
otima dica, ja estive na Suiça, e o sistema publico de onibus funciona super bem. e tb os trens muito pontual