Polônia – Dicas e Roteiro Completo

Em 08/12/2015 por Fabi Gama

Em abril/15 embarquei com duas amigas para uma super trip de 17 dias pela Polônia e Romênia.

Nesse post vou mostrar todo nosso roteiro na Polônia e dar as dicas e informações básicas sobre o país. Depois vou escrever sobre cada uma das cidades que visitamos separadamente. Esse post é apenas para dar uma visão geral sobre o nosso roteiro.

Nossas bases e hotéis

Nós fizemos quatro bases na Polônia :

 

Fechamos todas as reservas pelo site Booking.com mas se preferir pode utilizar o Hoteis.com. Todos os hotéis eram confortáveis e bem localizados, com café da manhã e wi-fi incluídos. Atenção, pois dessa lista somente o Hotel Andel`s aceita pagamento em euros. Os demais hotéis aceitam a moeda local (Zloty) ou cartão de crédito. Faça a sua reserva clicando nos nossos links ainda que você escolha outros hotéis e nos ajude a manter o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão! Obrigada!

Old Town, Varsóvia

IMG_0321

IMG_0326

Onde fica

A Polônia é uma país da Europa Central, que faz fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Ucrânia e Bielorrússia. É um país muito religioso, sendo que quase 90% da população é da religião católica. Foi um país muito destruído durante a Segunda Guerra. É impressionante ver as cidades reconstruídas e tão bonitas!

Old Town, Varsóvia

IMG_0284

Moeda

Embora a Polônia faça parte da União Européia, o país ainda não adotou o euro. A moeda local é o zloty (sigla PLN). Para conferir a conversão atualizada clique no site do Banco Central. Quando viajamos, 1 euro valia 4,14 PLN. É um páis relativamente barato. Todos os estabelecimentos comerciais que usamos aceitavam cartão de crédito. Há inúmeras casas de câmbio espalhadas pela cidade, sendo bem fácil trocar os euros.

Old Town, Varsóvia

IMG_0327
Fuso horário

A Polônia segue o fuso horário de outros países da Europa, como França. São 5 horas a mais que o Brasil durante o horário de verão europeu (que vigora de março a outubro) e 3 horas a mais que o Brasil durante o inverno.  Para checar o horário na Polônia agora, clique aqui.

Old Town, Varsóvia

IMG_0324

Melhor época

A melhor época para viajar pela Europa é nos meses mais quentes, da primavera ao outono. As estações são bem demarcadas : no inverno neva, faz muito frio e os dias são curtos; na primavera as temperaturas são agradáveis e os jardins estão sempre floridos; no verão faz calor e no outono as árvores ficam amareladas e avermelhadas, o clima é agradável (frio para nós brasileiros, mas suportável).

Nós visitamos a Polônia no final de março, início de abril e ainda estava bastante frio. Pegamos chuva e neve, mas também pegamos alguns momentos de sol.

Eu acho que os melhores meses são maio/junho e setembro/outubro.

Palácio Wilanow, Varsóvia

IMG_0319 (2)

Parque Lazienki, Varsóvia

IMG_0281

IMG_0282

Wroclaw

IMG_0165

Idioma

A língua oficial é o polaco, mas nos viramos muito bem falando inglês.

Varsóvia

IMG_0316
Como se locomover

Entre as cidades nos deslocamos de trem (intercity). Compramos os tickets com antecedência pelo site da cia de trens local. Para acessar clique aqui. Sai mais barato do que comprar pelo site da RailEurope. Os trens são pontuais, confortáveis e baratos.

Dentro das cidades caminhávamos ou usávamos o transporte público local (tram/bus). Em alguns casos, como éramos 3 pessoas, também compensava usar táxi. Em Varsóvia, por exemplo, cada passagem de bus custava 4,40 PLN por pessoa, mas existe a opção de ticket de 1 dia ou 3 dias para comprar em banca de jornal que vale mais a pena. É melhor não deixar para comprar o ticket dentro do bus porque algumas máquinas só aceitam moeda. É preciso validar o ticket.

Cracóvia

IMG_0154

IMG_0155
Segurança

É um país bastante seguro. Éramos três mulheres e andávamos tranquilamente pelas ruas a pé, inclusive à noite, e também de transporte público. Tenha cuidado com seus pertences pessoais como você deve ter em qualquer outro grande centro da Europa. Por lá, seja na França, Inglaterra, Espanha, Portugal ou qualquer outro país, é muito comum a ocorrência de furtos (pickpocket ou mão leve).

Wroclaw

IMG_0168

IMG_0178

IMG_0177

 

Gastronomia

Nós comemos muito bem na Polônia! Há vários restaurantes charmosos e com ótima comida local e internacional. Em todas as cidades que passamos também fomos à feirinhas locais com várias opções bacanas de alimentação.

FoodTruck em Poznan

IMG_0329

Cracóvia

IMG_0144

IMG_0146

IMG_0147

IMG_0148

IMG_0149

IMG_0161

 

Nosso roteiro completo – Polônia (abril/15):

      • 1 Dia – embarcamos no aeroporto do Rio de Janeiro para Varsóvia, pela cia aérea Air France, fazendo uma conexão em Paris. De Paris para Varsóvia são 2 horas de voo.

 

      • 2 Dia – Varsóvia – Chegamos em Varsóvia e pegamos um transfer para o Hotel Hampton, localizado próximo à estação central. Fechamos esse transfer direto com o hotel e foi efetuado pela empresa Táxi ELE. À tarde pegamos um bus para Old Town e visitamos os principais pontos turísticos. Jantamos no restaurante italiano La Cantina.

 

      • 3 dia – Varsóvia – pegamos um bus para Palácio Wilanow, depois outro bus para o Parque Lazienki. Bus e tram para Warsaw Rising Museum (Museu da Insurreição de Varsóvia). Esse museu conta a história da invasão de Varsóvia,  da sua retomada e da destruição total da cidade. Vimos um filme que mostra como a cidade ficou completamente deserta e destruída durante os anos de 1940/44. De lá fomos de bus para Old Town.

 

      • 4 dia – Varsóvia/Poznan – pegamos o trem intercity às 6h45 para Poznan, onde passamos apenas uma noite. Chegamos lá às 9h20. Nos hospedamos no Hotel Brovaria. Passeamos a pé pela colorida Old Town, Parque Citadela, Cathedral Island, Parque Malta. Pegamos um táxi de volta para Old Town. Jantar no Restaurante Ratuszova.

 

      • 5 dia – Poznan/Wroclaw – pegamos o trem intercity de 8h34 para Wraclow, chegando lá às 11h. Nos hospedamos no Hotel Ibis Styles. Passeio pelo Church District, Old Town (Igreja St. Elizabeth, casa João e Maria, Town Hall). Almoço no restaurante Capri. Passeio por Old Town à noite.

 

      • 6 dia – Wroclaw/Cracóvia – pegamos o Trem  às 7h56 para Cracóvia. Chegamos às 11h15. Nos hospedamos por três noites na cidade no excelente hotel Andel`s. Pegamos um táxi para a Fábrica de Oscar Schindler. Passeio de carro elétrico ao gueto Podgórze e antigo bairro judeu Kazimierz, Old Town,  Igreja de St. Peter e St. Paul. No caminho, passamos pela Rua Kanonicza onde vimos a casa em que  Papa João Paulo II residiu. Seguimos até o Monte Wawel (visitamos a Catedral e subimos até a torre). Na volta, seguimos a Rua Florianska terminando no Florian Gate.
        Jantar no restaurante Trzy Krok.

 

      • 7 Dia – Cracóvia – fizemos um tour com  empresa SeeKrakow para campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Jantamos no restaurante Trzy Krok.

 

IMG_0132

      • 8 Dia – Cracóvia – fizemos um tour de meio dia para Minas de Sal Wielczka com a empresa SeeKrakow. À tarde passeamos pela Old Town e subimos Monte Wawel. Jantamos no restaurante La Fontaine na Market Square.

 

      • 9 Dia – Cracóvia – pegamos um táxi para o Aeroporto. Voamos pela cia aérea  Air Berlin para Bucareste com conexão em Berlim. A partir daqui começamos nossa viagem pela Romênia : passamos pela capital Bucareste e conhecemos a famosa Transilvânia.

Para ler nosso roteiro pela Romênia clique aqui.

Eu adorei conhecer a Polônia. O país é bastante civilizado, limpo, organizado, o povo é educado, tem bons hotéis e restaurantes, a comida é boa. É um país barato, fácil de ser explorado por conta própria. Repleto de história, vale programar a visita! Gostei de todas as cidades que conhecemos, mas com certeza a mais marcante foi a Cracóvia (fotos abaixo).

As viajantes

IMG_0153

IMG_0150

IMG_0129

 

 

Posts relacionados (Polônia/Romênia) :

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Vanessa

    Adoreiiiii!!!!doida pra ver os próximos posts!!bateu saudade dessa trip : )

    Responder
    • Quando escrevi sobre a Romênia até me emocionei… em breve no ar! 🙂

      Responder
      • Vanessa

        Ah,que lindo!o bacana de reviver uma viagem é isso né?viajar novamente e se emocionar : )

        Responder
  2. @thayse_cs

    Que fotos MARAVILHOSAS! Lembra bastante Praga, cidade que amei de paixão.
    E os posts relacionados? 🙁

    Responder
    • Oi!!! Um dia eu conseguirei escrevê-los kkkkk tenho muitos textos em aberto… mas como trabalho e tb viajo bastante, acaba que não tenho tanto tempo disponível! Tudo que tem aqui no blog (muuuito material em poucos meses de blog) é fruto de muitas noites de insônia, pode acreditar… me esforço ao máximo! 🙂

      Responder
  3. Juliana da silva

    Adorei, o meu colega viajou á Polônia, falou-me do país fiquei maravilhada e resolvi pesquisar. Achei lindo e pretendo conhecer este país brevemente. É um país que não fala-se muito e sabemos pouco do país. Amei! adorei! que maravilha!

    Responder
  4. Ana Catarina

    Retornamos de um tour pelas principais cidades da Polônia. Realmente um país lindo com uma história incrível. Povo bastante religioso. Porém as dificuldades da guerra e a reliogidade não os ensinaram a amar uns aos outros. Não sabem receber o turista. Os poloneses são na sua grande maioria antipáticos e por vezes até grosseiros. valeu a viagem pelas paisagens e a experiência. Mas, não retornaria a Polônia nem de graça, infelizmente.

    Responder
    • Oi Ana! Poxa, que chato essa experiência que vc teve. Nós, graças a Deus, não tivemos nenhum problema com os poloneses. Já estive em países piores rsrsrs. beijocas

      Responder
  5. Alexandre Romera

    Parabéns meninas, otimas dicas postagem bem detalhada, ótimo trabalho.
    Estarei indo para cidade de Glogów em Novembro à trabalho e encontrei otimas dicas em especial as casas de câmbios em toda parte e link do intercity onde pude ver que não há trem para esta cidade que irei, terei que alugar um carro mesmo.
    Muito obrigado.
    Alexandre.

    Responder
    • Que bom que te ajudamos um pouquinho!! Boa viagem!!! Vc ja deve pegar frio por lá, quem sabe até neve. bjs

      Responder
  6. WILBERT

    Olá Fabi, parabéns, vc descreveu muito bem todo o roteiro na Polônia. Só faltou um pouco da descrição de preços. Tipo, almoço, jantar e hotéis,,,rs,,, de qualquer forma muito obrigado pela disposição e ajuda.

    Responder
    • Oi Wilbert! Qdo fiz essa viagem eu nem tinha blog então nem me preocupava com esse tipo de informação. De qqer forma, não gosto muito de mencionar valores pq as vezes uma garrafa de vinho mais cara ja muda totalmente o valor de um jantar. bjs

      Responder
  7. HELTON

    Olá… Muito bom o seu post, estou indo semana que vem pra lá e gostaria de saber se pode me ajudar com um detalhe, os tickets de trem. Estou a dois dias tentando e sempre da operação cancelada, até vi com a operadora e não deu certo mesmo assim… Você teve algum tipo de problema pra comprar os tickets para trechos dentro da Polonia?

    Responder
    • Oi helton! Não tive nenhum problema para comprar os trens na época nao.

      Responder
  8. Ivete

    Parabéns! Estava fazendo o roteiro pra Berlim e Polónia, agora pra março. Vou copiar o roteiro de vcs, tirou as minhas dúvidas pra quais cidades visitar . Adorei

    Responder
  9. Oi Fabi,

    Gostei muito do seu roteiro. Você pode falar um pouco sobre a alimentação na Polónia? Sabe dizer se é fácil encontrar lugares glúten e lactose free? Obrigada.

    Responder
    • Xiii Micaela, peço desculpas mas realmente não me atentei esse tipo de coisa não! bjs

      Responder
  10. Ei Fabi,
    Eu e a minha esposa faremos, agora em junho/2018, o mesmo roteiro que vc fez na Polônia.
    Viajaremos de trem para o interior do País.
    Fiquei com uma dúvida, que vc não postou.
    Quais os critérios de bagagem para viajar nos trens intercity, que vc sugeriu?
    Tem espaço para malas grandes (23kg)?
    Grato

    Responder
    • Oi querido, geralmente trens não tem limites de bagagens!! vc pode levar qto quiser. Alguns tem lugar separado dentro do vagao, em outros vc coloca entre os assentos, outros acima dos assentos. isso varia muito! mas não tem problema algum levar uma, 2, 3 malas de 30kg. basta vc conseguir carrewgar bjs

      Responder
  11. Luis Fernando

    Olá Fabi,
    Estou me programando para conhecer a Polônia e uma pessoa que esteve lá me disse que os poloneses pouco falam o inglês e a comunicação não foi muito fácil. Você teve dificuldades de comunicação nos locais onde foi esteve ?
    Obrigado

    Responder
  12. Olá Fabi,

    Estou planejando ir a Polônia e gostaria de saber se você teve algum problema de comunicação. Um conhecido meu que esteve lá me disse que os poloneses em geral não falam em inglês o que torna tudo mais difícil. Você teve esta dificuldade ?
    Obrigado

    Responder
    • uma vez ou outra tivemos problemas com isso mas nada demais. nada que atrapalhasse a viagem! bjs

      Responder
  13. Olá Fabi Gama, tudo bem? Eu estou pensando em visitar Varsóvia, porém uma vez escutei um comentário que me preocupou. É verdade que a água lá é salobra?

    Responder
    • Oi Carla! Me desculpa mas eu não me recordo dessa informação. Não me lembro de ter tido problemas com isso na Polonia. beijocas

      Responder
  14. Bom dia!

    Na sua tour para Auschwitz estava todo o campus incluso no tour? As salas, camara, etc?

    Entrei no site mas não está especificando. 🙁

    Responder
  15. NATALIE

    Alguma dica da vida noturna no verão da Cracóvia? baladas , bares…

    Responder
Deixe seu comentário: