Minha viagem ao MARROCOS em dezembro/12 incluiu o Litoral Atlântico (Casablanca e Rabat), as Cidades Medievais (Fès, Marrakesh e Meknès) e o Deserto do Saara.
A grande atração turística do Marrocos são as medinas, a parte mais antiga e aglomerada das cidades, geralmente protegidas por uma muralha, em cujo labirinto de ruelas estreitas circulam pessoas, animais, bicicletas e motos, com a exceção de carros. O comércio é intenso nas medinas, há muitas mesquitas e medersas (escolas do Corão), construções de magníficas arquiteturas islâmicas, muitos sabores e aromas para experimentar. Para conhecer o Marrocos é preciso entender a diferença cultural e não se aborrecer com o assédio dos comerciantes. Vá com a mente aberta! Outras pessoas também buscam o Marrocos para um pouco de aventura no deserto do Saara e para caminhadas nas montanhas do Atlas.
Algumas informações importantes:
- não é necessário visto para brasileiros;
- “Riad” é o nome de um casarão antigo que significa jardim fechado. Geralmente localizado dentro da medina e cujos quartos são alugados para turistas;
- a moeda é o dirham (MAD) que comprei com euros no aeroporto de Casablanca. De acordo com o site do Banco Central 1 euro vale hoje 10,73 MAD;
- sexta-feira é feriado no Marrocos e muita coisa na medina não abre;
- nos ônibus intermunicipais, além da passagem, no momento do embarque é cobrado um valor por mala e notei que este varia de lugar para lugar, podendo ser por peso, tamanho ou quantidade;
- à exceção das mesquitas mais turísticas, a entrada só é permitida a muçulmanos. Quando se pode visitar, em algumas deve-se tirar os calçados e usar roupas adequadas;
- não tive problema algum em não usar véu na cabeça, o Marrocos é cheio de turistas e não há problemas em usar suas vestimentas normais, com cuidados para não mostrar demais o corpo e respeitar os costumes e religião locais;
- cinco vezes ao dia soam nos alto falantes das medinas o chamado para o horário das orações;
- souks são ruas de mercados ao ar livre onde são vendidas mercadorias específicas, por exemplo: souk de tecidos, souk de couros, souk de pratarias, souk de especiarias etc.;
- tente não se irritar com a quantidade de homens que vai se aproximar de você para oferecer serviços de guia, somos facilmente identificados como turistas;
- “grand táxis”, são táxis que operam com valor fechado e lembre-se sempre de negociar o valor antes de embarcar em algum;
- as línguas oficiais são o francês e o árabe; a maioria do povo na rua não fala inglês e na região do deserto consegui me comunicar muito bem com o espanhol;
- ramadã: é o nono mês islâmico (a data é móvel) e durante o qual os muçulmanos fazem jejum do amanhecer até o anoitecer. Portanto, se estiver viajando nesse período, certifique-se quanto aos horários dos locais que quer visitar.
COMO CHEGAR
De São Paulo há voo direto até Casablanca pela cia aérea Royal Air Maroc. Mas a maneira mais comum de se chegar ao Marrocos saindo do Brasil é fazendo conexão na Europa. Eu voei de TAP Portugal do Rio de Janeiro até Lisboa e, de lá, peguei um voo rápido e direto até Casablanca com a cia aérea Portugália.
Dentro do aeroporto de Casablanca tem uma estação de trem que leva até a cidade. O percurso teve duração de uma hora e foi tranquilíssimo.
A volta para o Brasil foi em um voo a partir de Marrakesh, com conexão em Lisboa, também pela cia aérea TAP.
QUANDO IR
O Marrocos tem suas particularidades de temperatura de acordo com as regiões: litorâneas mais amenas, montanhosas mais frias e no deserto as grandes oscilações de temperatura, peguei calor durante o dia e temperaturas negativas à noite. Visita-se o Marrocos durante todo o ano. Quase não há chuvas o ano inteiro e de junho a agosto elas são inexistentes, porém faz bastante calor.
COMO CIRCULAR
Dentro das medinas é fato: a pé.
A logística entre as cidades foi mais tranquila do que eu poderia imaginar: ou trem ou ônibus. Para obter mais informações sobre horários e itinerários dos trens, acesse o site da ONCF. E para as informações de ônibus, entre no portal da SUPRATOURS ou da CTM . Você pode também alugar um carro. Neste caso, recomendamos o site RentCars.
Se preferir voar dentro do país, tem a Royal Air Maroc, mas que eu não experimentei.
DISTÂNCIAS
As distâncias que percorremos em 13 dias no Marrocos foram as seguintes:
CASABLANCA -> RABAT
100km – Tempo de percurso: 1h20min em trem – preço: 65,00 MAD em 1ª classe por pessoa. Há diversos horários de trem da empresa ONCF e comprei minutos antes de embarcar. Foi super tranquilo, estava quase vazio.
RABAT -> FEZ
200 km – Tempo de percurso: 3h em trem (empresa ONCF )– preço: 120,00 MAD em 1ª classe por pessoa. Aqui a cabine servia a seis pessoas sentadas frente a frente.
FEZ -> MERZOUGA
475 km – Tempo de percurso: 9h em ônibus da SUPRATOURS saindo às 21h30min – preço: 150,00 MAD por pessoa, mais 15,00 MAD por duas malas.
MERZOUGA -> OUARZAZATE
362 km – Tempo de percurso: 8,5h em ônibus da SUPRATOURS – preço: 140,00 MAD por pessoa, mais 19,00 MAD pela mala. Esse percurso atravessa a Cadeia do Atlas, um caminho maravilhoso entre as montanhas nevadas. Pode dar enjoo pela quantidade de curvas e pela altitude.
OUARZAZATE -> MARRAKESH
203 km – Tempo de percurso: 4h30min com ônibus da CTM – preço: 80,00 MAD por pessoa, mais 5,00 MAD pelas malas.
O QUE COMER:
O prato típico do Marrocos é o Tajine e você o encontrará em todos os restaurantes marroquinos. Na verdade esse é o nome da panela de barro onde é feita a comida, a tampa tem forma de um cone. Pode encontrar Tajine de carne bovina, de ovelha ou de frango, acompanhado de vegetais cozidos. Há também a versão vegetariana.
Para beber, o chá de menta está em todos os lugares! Bebidas alcoólicas somente são encontrados em restaurantes turísticos.
Percebi que na maioria dos bares, somente homens ficam sentados nas mesas externas. As poucas mulheres eram turistas, mas não sei se tem a ver com a religião deles.
ONDE FICAR
No Marrocos, tanto nas pequenas quanto nas grandes cidades há os tradicionais RIAD. São antigos casarões, cujos quartos têm janelas ou varandas com vista, para um pátio interno ou uma sala. A grande maioria fica dentro das medinas, com poucos quartos e muito silêncio. É a maneira mais autêntica e intimista de se hospedar. Percebi que pertencem principalmente aos europeus. Provavelmente você será atendido pelo próprio dono do Riad e é recomendável antes de ir você pedir um mapa de como chegar lá, porque as medinas são labirínticas. Todos os Riad que fiquei e outros hotéis, eu reservei com antecedência pelo Booking.com.
VÍDEO
Quem quiser assistir a um pouquinho da nossa aventura pelo Marrocos, abaixo um vídeo da trip editado por mim :
No próximo post, falarei sobre as cidades litorâneas Casablanca e Rabat.
Planeje a sua viagem:
Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
- Booking.com – confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
- Hotéis.com – agora aqui no blog você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
- RentCars.com – nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc). Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
- O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.
Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.
A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).
Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
- Chip de internet no exterior – Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais, mostramos tudo no snapchat (Loucosporviagem) e no InstaStories. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip, como fiz em Paris por exemplo. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc.
O plano para Europa é o DATA PLAN SMARTPHONE com SIM na opção de roaming 140 países.Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
Posts Relacionados ao roteiro do Marrocos :
Post 1 – Marrocos – Dicas Gerais e Roteiro
Post 3 – Fès, Marrakesh e Meknès
Você também pode gostar de ler :
Cape Town, Garden Route, Normandia, Panamá, Cartagena, Lençóis Maranhenses, Malta, Chapada das Mesas, Chapada dos Veadeiros.
Gostei! Foi uma viagem muito tranquila.
to lendo todo seus posts do Marrocos e adorando sabia? as fotos estão demais…. bjs
Que bom Fabi que está gostando! Eu estou relendo tudo e só relembrando… bjuuu
Olá Juli.
Eu e minha mulher iremos p o Marrocos em dezembro.
Inglês e espanhol básicos são”suficientes”?
Li numa das suas respostas 800 euros de custo da viagem – 13 dias. O que foi incluído neste valor?
Obrigado.
Olá Rodrigo,
foi com inglês e espanhol que me virei muito bem no Marrocos, apesar de que alguns poucos só entendiam mesmo o francês.
Foi na região do deserto do Saara que encontramos mais marroquinos falando espanhol, mas não sei se foi por acaso. Sei que ao norte do país predomina o espanhol.
800 euros no total da viagem, porém sem as passagens aéreas, claro.
Lembre-se que peguei bastante frio nessa época!
Boa viagem!!!
Juli, obrigado! Agora estamos mais animados. Ficamos receosos no início do planejamento. Parece que o país merece uma visita de duas semanas, certo? Usaremos seu roteiro como modelo, porém no sentido inverso. Bem legal o vídeo.
Pois é Rodrigo, mas o tempo é muito relativo… depende do que o viajante quer fazer, quanto tempo quer perder nos locais e o quanto intenso quer viver o local. Os 13 dias que visitei as 9 cidades foram bem corridos, mas consegui ver exatamente o que eu queria. No final já estava cansada mesmo, até porque eu caminho muito! Hehehe.
Depois venha aqui contar como foi sua viagem! Vou querer saber!
Abraços!
Juli!
Adorei as suas dicas! Tenho algumas perguntas para te fazer:
– li em alguns blogs que o assédio com as mulheres é bem pesado, alguns chegam a tocar. Vc viveu isso? Gostaria de saber sua opinião, pois tb viajarei acompanhada e meu marido queria entender melhor isso.
– vcs fizeram o roteiro sozinhos?
– pegaram algum guia?
– tranquilo ficar em Riad?
Muito obrigada!!!
Fico no aguardo!
Beijos
Ana Lu
Oi Ana Lu!
Ninguém tocou em mim não, hehehe, nem entendia as piadinhas caso houvesse, mas estava sempre na companhia do marido, de mãos dadas. Era inverno e portanto as roupas bem comportadas, acho importante não abusar da sensualidade, pois é uma cultura diferente. Quanto a isso, não tive problema algum em nenhum lugar do Marrocos.
Fizemos todo o roteiro sozinhos, não tivemos guias.
Ficar em Riad é muito bacana! São casarões antigos com pátio interno, bem típico marroquino. Fiquei em vários são como pousadas e senti-me como se estivesse na casa de amigos.
Beijocas!
Oi Juli!!
Muito obrigada pelas respostas!
Então, estou fechando de ir pra lá agora em Janeiro, segunda
quinzena. Pretendo ficar 1 semana. O que vc me sugere de roteiro/passeios imperdiveis? Sei que não e muito tempo, por isso queria otimizar!
Desde já, agradeço novamente! Vc arrasa no Blog!
Adoro suas dicas!
Beijos
Obrigada Ana Lu!!
Pra mim o ponto alta da viagem foi o deserto, mas fica um pouco longe. Daria pra fazê-lo em 3 dias bem corridos desde Marrakesh, pois é distante e a estrada que passa pelas montanhas é sinuosa.
Marrakesh e Fes são as cidades mais movimentadas e com mais pontos turísticos, que englobam tudo o que as outras tem. Em 1 semana daria pra se dividir entre elas e tentar encaixar o deserto aí, hehehe.
Beijos!!
Prezada Juli!
Tenho apenas 6 dias, e vou tentar conhecer Marrakeshe e Fez!
Divido os dias para cada cidade? Há vida noturna (danças do ventre)? Vou na segunda quinzena de fevereiro, a temperatura é muito baixa? Estou em dúvida se vou ao Marrocos ou á Praga e Budapeste! Me ajude a decidir, rsrs
Grato
Glauco
Oi Glauco,
Entre Marrocos e Praga ou Budapeste há uma grande diferença. Marrocos é bem mais “zoneado”, entende?
Marrakesh é mais turística, eu deixaria 4 dias pra ela e 2 para Fez. Eu passeei 1 dia inteiro por Fez e os outros 2 dias fui passear pelas cidades vizinhas.
Você tem 6 dias incluindo o tempo de deslocamento? Porque Marrakesh e Fez estão distantes, a não ser que você pegue um voo.
Você já decidiu?
OLa Juli
Estou me preparando pra viajar em julho e gostaria de saber mais sobre Marrocos !
Banaca Julio Cezar!
Aproveite o tantão de dicas que coloquei nos 4 posts sobre o Marrocos!
😉
Oi Juli, adorei viajar na sua viagem! Vamos viajar agora no início de junho para Marrocos e gostaria de saber se é necessário contratar excursão ou podemos visitar marrakesh, rebat e casablanca por conta própria? Quais as dicas que poderia dar para nos ajudar? Muito obrigada!
Claudia Souza Esteves, carioca e jornalista
Oi Juli, adorei viajar na sua viagem! Vamos viajar agora no início de junho para Marrocos e gostaria de saber se é necessário contratar excursão ou podemos visitar marrakesh, rebat e casablanca por conta própria? Quais as dicas que poderia dar para nos ajudar? Muito obrigada!
Claudia Souza Esteves, carioca e jornalista
Oi Claudia,
que bom que gostou!
No Marrocos, você pode viajar por conta própria como eu fiz, andando perdidamente pelas medinas e “brincando” de labirinto para encontrar os locais que você pretende visitar ou pode contratar um guia para conduzi-los sem se perder nas medinas. A vantagem de ter o guia é você não perder tempo e ouvir alguma história sobre o lugar, se o guia for bom. A vantagem de andarem sozinhos é a diversão de se perder num lugar que você acha que nunca vai encontrar a saída de tão confuso que é, mas vai sentir como funcionam as tais medinas na realidade.
A medina de Rabat é a menor e menos caótica e a de Marrakesh é a mais movimentada de comércio e turistas.
Espero ter ajudado. Beijos, Juli
Olá, boa tarde.
Muito úteis as suas informações. Parabéns
Vou para Marrakesh e Casablanca em julho/2017, pegando o o ferry da FRS em Tarifa (Espanha) para Tanger. De Tanger para Marrakesh pretendo pegar o trem noturno da ONCF.
Pretendo chegar as 13:00hs em Tanger e passar o dia conhecendo a cidade e viajando no trem noturno.
Poderia informar se a Gare Tanger Ville tem lugar para eu guardar as malas e se é possível comprar os bilhetes na própria estação (para a mesma noite?)
Obrigado pela ajuda
Mario Vidal
Olá Mario,
como eu não estive em Tanger não sei te informar ao certo sobre a estação de trem de lá.
Minha experiência foi OK em comprar os bilhetes na própria estação para o mesmo dia de viagem, isso em Casablanca e Rabat, então acho que Tanger deva seguir a tendência.
Boa viagem!!!
estou pensando em ir ao marrocos em fevereiro de 2018. seu blog é simplesmente perfeito. o mais detalhado que encontrei.
nunca comento, mas achei necessário esta observação.
Que bom! ficamos muito felizes com seu feedback! 🙂 obrigada pelo carinho!
Olá Juli,
Adorei o seu post. realmente o Marrocos é um país muito tranquilo para viajar. Realmente no Norte se fala muito o Espanhol. Os Brasileiros ou Portugueses falando espanhol podem se virar perfeitamente. Uma dica, pra quem vai do sul da Espanha tem várias excursões para o Marrocos ,a té com saída de Sevilha . IDeal para que tem pouco tempo e quer visitar o pais. dá uma olhadinha nas opçoes neste link.https://almanatour.com/pacote-viagem-marrocos-desde-espanha/ Boa viagem
Olá Juli,
Adorei o seu site e as dicas e vídeos, fotos, comentários. Estou chegando no dia 10 de Dezembro e no dia 13 estou voltando para o Brasil.São dois dias tirando os outros dois de deslocamento. Vou seguir o seu roteiro, um dia na mesquita de hassan II e depois rodar pelas ruas da cidade. e no outro dia vou e volto a Riad. Voces disseram que o ideal eram dois dias mas só terei um dia. O que você gostou mais e recomendaria em Riad. Abraços e obrigada.
Oi Vanessa, obrigada!
Esclarece-me uma coisa, você quis dizer Rabat quando diz Riad? Porque Riads são tipo pousadas.
O que achei de mais interessante em Rabat para se fazer em um dia foram: Mausoleum of Mohammad V, Kasbah des Oudaias e a Medina de Rabat. Da estação Rabat Ville você pode ir caminhando até a Medina, cruzá-la e sair lá na Kasbah.
😉 Abraços
Adorei seus post e fotos. Incrível!
Obrigada Isabella!
É muito bom receber seu feedback.
Beijos, Juli
Oi Ju. Obrigada por compartilhar sua experiência e nos ajudar.
Vou chegar em Fes 14h e o riad ofereceu um taxi para buscar eu e minha prima por 220 dihrans.
Andei lendo e vi que o preço do aeroporto à Medina varia entre 120/150. O que você me diz sobre esses valores? Pensei em ficar sabado e domingo em Fes, segunda pegar um trem cedo e passar o dia em Rabat, conhecer os lugares q vc falou e voltar no fim da tarde pra Fes. O que vc acha? O trem de Fes a Rabat leva qt tempo e qual valor? Saberia me dizer onde comprar os tickets?
Chegamos sábado 14h em Fes e vamos pra Portugal terça 12h. Aguardo sugestões.
Obrigada desde já. Grande abraço!
Oi Emanuelle,
para informações sobre trens, veja no site http://www.oncf.ma/Pages/Accueil.aspx
Entre Fes e Rabat são 3h e pouco de trem, então você tem que decidir se esse tempo está bom pra você.
Se você leu o post 3 do Marrocos que fala sobre Fes, verá que paguei 70MAD pelo taxi da estação de trem até a medina, mas isso foi em 2012. Com certeza esse valor subiu e o aeroporto deve ficar mais longe.
Abraços
Olá Juli
Amei seu blog, está me ajudando muito no meu planejamento para Marrocos. Mas tenho algumas duvidas pode me ajudar?
– Estou pensando em alugar um carro para andar por Marrocos e conhecer as cidades é seguro?
– Pretendo sair de SP apenas com as passagens, hotéis e carro pagos os passeios pretendo fechar na cidade, acha que estou certa, ou devo sair de SP com algum passeio já pago para garantir?
– Não vamos contratar guias, vamos tentar nos virar no inglês e no portunol rs
– Você usou algum app de GPS para se localizar por lá? Funciona? Se usou qual o nome?
Muito Obrigada por ajudar e compartilhar suas experiências conosco!
OI Ana Caroline,
Eu não aluguei carro no Marrocos, mas acredito ser simples, como em outros lugares. Usei GPS do Google Maps mesmo e no geral foi ótimo. Dentro das medinas que você só anda a pé, foi pura intuição, hehehe, e foi bem legal.
Eu deixaria para fechar passeios lá, se for o caso. Ou fazer tudo sozinhos.
Que bom que as dicas aqui ajudam!
Beijos!!
Adorei o seu blog vou ao Marrocos dia 13 de janeiro 2018 e as dicas que vc deu são muito valiosas,vou ficar só uma semana por uma agencia de São Paulo então o roteiro já está traçado.Muito obrigada por dar dicas.
Obrigada Rosa, que você tenha uma viagem maravilhosa!
Oi Juliana , desculpas encontrei seu site as informações que solicitei, obrigado.
😉 😉
Oi Ju.
Vc usou o chip da easysim no Marrocos? Funcionou?
Não!! Qdo juli fez essa viagem nem sei se existia esse tipo de chip ainda. bjs
Oi Adriane, não usei internet via chip lá não… só conectava em alguns lugares com Wi-Fi.
Beijossss