Marrocos : Casablanca e Rabat (Post 2)

Em 22/07/2015 por Juliana Tolfo

Para entender meu roteiro pelo Marrocos, leia Marrocos – Dicas Gerais e Roteiro (Post1). Esse é o post 2. Aqui vou falar sobre as duas principais cidades litorâneas : Casablanca e Rabat.

Rabat é a capital do Marrocos e Casablanca é a cidade mais populosa e mais importante economicamente, pois tem o maior porto e o maior centro industrial e comercial do país.

CASABLANCA:

Foi a primeira cidade, o primeiro contato e o primeiro choque. A cidade é bastante confusa, movimentada, barulhenta e suja. Logo que saímos da estação de trem vindos do aeroporto (que tem estação de trem dentro) já veio gente se oferecer para ser guia. O hotel estava bem em frente à estação, então até aqui tudo fácil!

Lembre-se que há duas estações de trem em Casablanca, Casa Port e Casa Voyageurs, verifique a que fica mais próxima de seu hotel.

Não conseguimos mapas da cidade, ainda bem que eu havia impresso o Google Maps com o nossos trajeto  e assim fomos andando alguns quilômetros até a Hassan II.

Dica de hospedagem : fiquei uma noite no hotel IBIS Vouyageurs. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com.

Quantos dias : fiquei apenas um dia em Casablanca e achei suficiente.

O que fazer:

  • Hassan II Mosque: é a segunda maior mesquita do mundo e seu minarete tem 210 metros. É moderna, sua obra foi finalizada em 1993. Lugar lindíssimo! Que arquitetura, que riqueza de detalhes, mosaicos, madeiras, granitos, lustres, portas gigantes! Está localizada a beira mar, local ​escolhido pelo rei Hassan II ​para a construção  por causa de um verso encontrado no Alcorão, que diz que o trono de Deus foi construída sobre a água. Há bastante assédio dos guias aos turistas. Contratamos um cara que nos conduziu para dentro da Mesquita, não havia outro jeito, pois só entra com tour guiado e o último tinha sido às 14h. Chegamos depois disso e ​combinamos com  um carinha pra nos levar rapidinho(120,00 MAD/2 pessoas – porque não era guia oficial). A mesquita é maravilhosa e acho que vale muito a pena você verificar os horários das visitas pelo site visitedelamosquee  para não deixar de conhecê-la. Está localizada a 5km da Gare Casa Voyageurs e do hotel IBIS Vouyageurs.

FOTO 5.2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5.1

FOTO 5

FOTO 6

  • Medina: voltando da mesquita andando, encontramos a medina, e foi aí que conhecemos a verdadeira Casablanca. Que caos! Que cheiro! Quanta gente! Repleta de lojinhas que vendem tudo quanto é mercadoria, aparentemente sem ​qualidade. Achei bem desorganizado e foi o primeiro contato com o Marrocos. Comparada com medinas de outras cidades, essa não gostei muito… Fiquei tão atordoada que jantei no hotel mesmo, um lanche comprado na estação de trem.

FOTO 7

RABAT:

Compramos as passagens para Rabat, capital do Marrocos, no momento do embarque lá em Casablanca e o trem atrasou. Uma vez na estação Rabat Ville, única da cidade e bem central, fomos andando até o Riad, que ficava na medina e foi fácil de encontrar com o mapa que o dono nos mandou via email. No caminho, andando pela avenida principal da cidade – Mohammed V – já notamos a diferença de Rabat para Casablanca. Mais organizada e mais bonita que a vizinha mais famosa.

_rabat

Graças ao meu mapa impresso do Google Maps, com os locais que queria ir, andei pela cidade toda! Gostei muito, achei arborizada, cheia de jardins, trânsito mais tranquilo, fácil pegar um táxi e seguro andar carregando a câmera.

Dica de hospedagem: Riad Dar Soufa ( a 1km da Gare Ville). Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com.

Quantos dias: 2 dias em RABAT é tempo bom para conhecer as atrações acima.

Dica de restaurante: Bahia – bom jantar de tajine de legumes (102,00 MAD pra duas pessoas). O restaurante fica na muralha da medina, é bem fácil de chegar.

Seguro Viagem: O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

O que fazer:

  •  Medina de Rabat: assim como o resto da cidade, achei a medina de Rabat tranquila e segura. Foi onde menos fomos assediados por comerciantes e guias turísticos. Como ela é pequena, é menos barulhenta, menos tumultuada e pode-se caminhar por quase tudo, parando para observar os detalhes. Percebi muitas lojas com artigos em couro e outras dezenas vendendo diferentes temperos.

FOTO 8

FOTO 9

FOTO 10

  • Mausoleum of Mohammad V e Hassan Tower: andamos mais um bocado até chegar nesse lindo lugar, onde permanecemos por mais ou menos 1​ ​h​ora​. Fica no Yacoub Al Mansour Square, bem tranquilo de caminhar. Com arquitetura e detalhamento impressionantes, o mausoléu é o local de descanso de três importantes membros da família real, o sultão Mohammed V e seus dois filhos, Hassan II e Abdallah. A Hassan Tower é o minarete de uma mesquita que seria construída no local, mas restam apenas seus pilares. Não há que pagar entrada. Andamos um pouco dentro daquele bairro e pegamos um táxi (11,00  MAD) para as ruínas de Chellah.

FOTO 12

FOTO 13

FOTO 14

FOTO 15

 

  • Ruínas de Chellah (10,00 MAD por pessoa): a Citadel of Chellah Gardens é uma cidade romana abandonada, envolvida por uma muralha. A porta de entrada é enorme e linda. Ficamos andando livremente nas ruinas durante 1 hora​, comendo as tangerinas que despencavam das árvores​ ​e brincando com os gatos. Aliás, ôh país pra ter gatos por todo o lado.

FOTO 17

FOTO 18

FOTO 20

  • Royal Palace: dizem que às 17h tem troca da guarda, mas não fiquei pra conferir, pois estava anoitecendo e eu congelando de frio. Andamos por toda a avenida Bab Soufarae foi muito agradável, cheio de jardins e havia muitos seguranças.

FOTO 22

FOTO 23

  • Kasbah des Oudaias: construída no século 10, achei bem interessante e a localização é ótima pra quem se hospeda na medina, dá pra ir andando. A dica é entrar pela porta “Bab Oudaia” e seguir pela ruela principal que vai até um terraço, de onde se tem uma vista da cidade vizinha Salé e do rio BouRegreg que a separa de Rabat. O melhor é andar perdidamente pelas estreitas ruas e apreciar as construções pintadas de branco e azul. Aqui dentro tem o museu Oudaia com coleção de joias marroquinas. Procure o Jardim Andaluz, que é outro ponto de interesse dentro da Kasbah e onde você pode sabor​e​ar um café no Café Maure, com vista para o rio.

FOTO 26

FOTO 27.1

FOTO 27

FOTO 28

FOTO 29

FOTO 30

 

No próximo post falarei sobre as cidades medievais Fès, Marrakesh e Meknès.

Posts Relacionados ao roteiro do Marrocos :

Post 1 –  Marrocos – Dicas Gerais e Roteiro

Post 2 – Casablanca e Rabat

Post 3 – Fès, Marrakesh e Meknès

Post 4 – O Deserto do Saara

Você também pode gostar de ler :

Cape Town, Garden Route, Normandia, Panamá, Cartagena, Lençóis Maranhenses, Malta, Chapada das Mesas, Chapada dos Veadeiros.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
  1. Lucas

    Olá,

    Preciso de uma ajuda. Chego em Casablanca 22:00 para uma conexão a Madrid saindo às 9:00 do dia seguinte. Tem algo para se fazer na madrugada por lá? Um bar pra passar o tempo, pelo menos até umas 3 da manhã?

    Responder
    • Juli

      Oi Lucas,
      eu na verdade não poderei te ajudar com informações sobre a madrugada de Casablanca, mas vale lembrar que, e se não me engano, o último trem do aeroporto até a cidade é às 23h45min.
      Entra no site do trem para ver se os horários te atendem:
      http://www.oncf.ma/Pages/Accueil.aspx

      Responder
  2. Juliana

    Ola! Chego em Casablana às 11:00 da manhã, e minha conexão para Gana é apenas às 01:00. Vocês acham que dá tempo de dar uma volta e conhecer algum ponto turistico da cidade? Além disso, sou mulher e viajo sozinha. É perigoso ou aconselhável?

    Responder
    • Juli

      Olá Juliana, não achei o Morrocos perigoso, aliás achei muito mais seguro que o Brasil.
      Você terá 14h de conexão, dá tempo de pegar o trem para Casablanca, conhecer a mesquita Hassan II, fazer um lanche, jantar, andar perdidamente na medina…
      Acho melhor considerar 1h de ida até a cidade, 1h de volta e 2h para os procedimentos de aeroporto: fila de check-in, de inspeção no raio-x, dos serviços de imigração.
      Boa viagem!

      Responder
  3. Eduardo

    Boa tarde obrigado pela força com seus auxílios estarei indo em dezembro!!! Estou como uma dúvida : No aeroporto vc disse q tem estação de trem certo? Será que já consigo ir de lá para rabat , ou nessa estação consigo ir para as q mencionou acima, como a casa port ou voyageurs? Estou no aguardo!

    Dicas casablanca – rabat

    Responder
    • Juli

      Oi Eduardo,
      eu acho que o trem do aeroporto de Casablanca vai só pra cidade mesmo. Inclusive o site do trem que vai para Rabat não oferece a opção do aeroporto, apenas Casa port ou Voyageurs.
      De qualquer forma, pergunte lá na bilheteria, vai que alguma coisa mudou, né?!

      Responder
  4. Tatiane soares

    Ola, estou indo pra portugal na terca feira.e vou fazer uma escala de 16 horas no aeroporto de casablanca..xego as 22h e meu voo vai ser ao 12:45…gostaria de saber se da para visitar a mesquita nesse dia pela manha?

    Responder
    • Juli

      oi Tatiane, voo às 12h45 você tem que estar no aeroporto às 11h mais ou menos.
      Para estar às 11h no aeroporto, deverá voltar da cidade às 10h.Pelo site da mesquita, tem o primeiro tour às 9h, então acho que fica meio corrido, pois eu calcularia ainda aí nesse os imprevistos…
      Talvez dê pra você andar por lá cedo da manhã.
      Veja se os trens estão funcionando normalmente.
      Boa viagem! Beijos!

      Responder
  5. Luzia Aparecida Gonçalves Azzi

    Olá, gratidão pelas suas informações, são muito úteis, nossa filha vai viajar de Paris para o Brasil, com uma longa escala em Casa Blanca, Marrocos, estamos bastante preocupados com ela, porque ela vai ficar muito cansada e com as malas e mais bagagens de mãos, por favor, você poderia nos informar se no aeroporto existe um lugar para ela descansar, sem precisar ficar preocupada com a sua bagagem? E se ela for sair do aeroporto, eu na qualidade de mãe, te peço encarecidamente que dê alguns algumas orientações, para que ela possa ficar em paz e em segurança. Pois ela estará o tempo todo sozinha. Muito obrigada, que Deus te abençoe infinitamente, você e a sua família.

    Responder
    • Juli

      Olá Luzia,
      Eu não conheci todo o aeroporto de Casablanca, mas o pouco que conheci achei-o tranquilo. Pelo que sei não há hotel dentro do aeroporto, então sua filha poderia ir a algum hotel bem próximo para descansar, se ela preferir.
      Dependendo do tempo de conexão, não convém ir até a cidade, pois está um pouco distante.
      Eu já passei a noite em alguns aeroportos (Paris, Santiago, Bangkok, Porto Alegre), dormindo com os pés sobre as malas, mas ás vezes a mala permanece despachada. Nunca tive problemas, mas ela deverá ficar atenta pra não deixar os pertences fora da visão ou do alcance dela.
      Não se preocupe, tudo é aprendizado, vai dar tudo certo!
      Abraço!

      Responder
  6. Carolina

    Bom dia!
    Se eu entendi corretamente, há a opção de contratar um guia para entrar na Hassan !! Mosque, caso eu não possa comparecer nos horários de visita pré-determinados?
    Pergunto porque eu estarei apenas por 15 horas em Casablanca, e meu voo depois é na hora do almoço. Temo que fazer o tour guiado das 9h seja arriscado, mas gostaria de contar com a oportunidade de entrar..
    Se não for assim, na sua opinião passear por fora da Hassan II pelo menos, vale a pena?
    Obrigada!

    Responder
    • Juli

      Oi Carol,
      essa mesquita de Casablanca foi a mais grandiosa, ela tem o minarete mais alto no mundo, é bem bonita por fora. O tour fora do horário dos guiados oficiais, não adentram a todos e mais belos cômodos, mas deu pra aproveitar, só que durou menos de 30 minutos. Com certeza os guias oficias são melhores, mas os informais conseguem dar um jeitinho de entrar lá em outros horários, mas não sei se à noite.
      Considerando que Casablanca foi meu primeiro contato com o Marrocos, achei a mesquita muito linda! Talvez se eu tivesse feito meu roteiro ao contrário e deixasse Casablanca por último, não teria me empolgado tanto.
      Conte aqui depois o que decidiu! Beijos!!

      Responder
  7. Carol

    Bom dia!
    Se eu entendi corretamente, há a opção de contratar um guia para entrar na Hassan !! Mosque, caso eu não possa comparecer nos horários de visita pré-determinados?
    Pergunto porque eu estarei apenas por 15 horas em Casablanca, e meu voo depois é na hora do almoço. Temo que fazer o tour guiado das 9h seja arriscado, mas gostaria de contar com a oportunidade de entrar..
    Se não for assim, na sua opinião passear por fora da Hassan II pelo menos, vale a pena?
    Obrigada!

    Responder
  8. Gisele Lima

    Querida, eu irei em dezembro mas quero ficar em Marrakech, você conhece? Sabe se vale a pena? Obgda.bjo

    Responder
  9. Jamille

    Oi. Estou tendo dificuldades em entender onde ficam as estações de Casablanca. Vi que são duas: Casa Port e Casa Voyagers. Como chego e saio de Casablanca ao chegar no Marrocos, pretendia ficar no Ibis Voyagers, conforme a sua indicação. Todavia, lá não tem mais disponibilidade. Ao procurar acomodações, vi que a maioria se concentra no centro, que fica perto de Casa Port. A Casa Voyagers é muito longe? Porque já que a cidade para mim será essencialmente pernoite antes de seguir viagem, mas ao mesmo tempo gostaria de conhecer a Medina, gostaria de saber se encontrarei dificuldades ficando próxima da Estação Casa Port. Há ligação entre elas?

    Responder
    • Juliana Tolfo

      OI Jamille,
      as duas estações de Casablanca Casa Port e Casa Voyagers estão também conectadas pelo trem, assim como o aeroporto, conforme o site da empresa.
      Você pode pesquisar isso no site do trem: http://www.oncf.ma
      E no site do aeroporto: http://www.casablanca-airport.com/transportation.php
      ” Access to the airport is assured by train via stations Ain Sebaa, Casa port, Casa Voyageurs and Oasis. ”
      Casa Port fica ao lado da medina. 😉
      😉

      Responder
  10. Elaine Melo

    Oi Juliana
    Vou pro Marrocos em setembro e estou aproveitando muito suas dicas.Obrigada!
    Gostaria de saber em que cidade você fez o passeio pelo deserto. Quem devo contatar? O que você recomenda?

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Elaine,
      que bom que está sendo útil!
      O passeio pelo Saara eu fiz por Merzouga, um vilarejo na beira das dunas e reservei o deserto com a pousada que fiquei em Merzouga, eles mesmo arranjaram tudo.
      Tem gente que faz passeios desde Ouarzazate, mas é mais longe, bem cansativo e fazem com as agências de turismo locais, mas não conheço nenhuma.
      Se tiver tempo, eu recomendaria ficar em Merzouga pra passear nas dunas do Saara e conhecer como funciona um oásis.
      Boa viagem!!!

      Responder
  11. Lorena

    Juliana, gostaria de saber quanto você gastou ao todo na sua viagem ? Quantos dias ? Obrigada desde já

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Lorena,
      gastei 800 euros para duas pessoas, em 13 dias, sem o custo das passagens aéreas.
      Beijos

      Responder
  12. Kamila

    Olá Juli, adorei esse site, e quero uma orientação sua.
    Vou fazer uma escala em Casa Blanca, chegou lá às 16h e pego o voo para o Brasil no dia seguinte às 11h. Que horas escuresse em Marrocos, dá para conhecer a mesquita Hasmann II no final da tarde? tenho que utilizar a moeda deles ou aceitam dolar na cidade? Você tem o contato de algum taxista que fale português, eu e meu esposo não falamos inglês, apenas português e italiano, vc nos aconselha a sair do aeroporto, mesmo sem falar inglês?

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Obrigada Kamila,
      o horário do pôr do sol depende da época do ano, dá uma olhada neste site: https://www.timeanddate.com/sun/morocco/casablanca .
      A mesquita não fica aberta ao público até muito tarde, no site próprio está dizendo que fecha às 17h – http://www.mosquee-hassan2.com/es/precios-horarios/.
      Não conheci nenhum taxista, andei de trem e o resto a pé. Eu comprei dinheiro marroquino no aeroporto, mas acredito que aceitem euros.
      Lá eles são um pouco enrolados com o inglês, mas muitos falavam espanhol.
      😉
      Beijos

      Responder
  13. Thais

    Olá, tudo bem?
    Em novembro vou fazer uma escala de dois dias em Casablanca.
    Você acha válido ir até Rabat para conhecer também?
    Estou com medo de ficar entendiada dois dias em Casablanca, nao me parece ter muita coisa pra fazer.
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Thais,
      Eu estive um dia em Casablanca e dois em Rabat.
      Particularmente, preferi Rabat: mais organizada, mais limpa, mais pontos de interesse.
      Casablanca tem uma mesquita gigantesca que você pode perder bastante tempo lá.
      Você vai ter que calcular o tempo de trajeto entre as cidades, pra não ficar apertado pra pegar seu voo, entre no site da ONCF pra ver os horários.
      Depois me conte o que fez e se valeu a pena!
      Beijos

      Responder
  14. Mauro

    Vou ficar oito dias no Marrocos, entre 28/07(é um sabado) e 05/08, inclusive. Dia 06/08 saio de Casablanca para Lisboa de avião. Gostaria de conhecer Rabat, Marrakece e Fez. Pode me ajuda

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Olá Mauro,
      claro! Tem 4 posts bem completos sobre todas essas cidades que você quer visitar.
      Busque em destinos internacionais-África e aproveite!

      Responder
Deixe seu comentário: