Hotel Vira Vira, Pucón

Em 12/11/2017 por Fabi Gama

Quem nos acompanha nas redes sociais (instagram @loucosporviagem) viu que no início de novembro/2017 fizemos uma viagem de 5 dias para Pucón, localizada no norte da Patagônia chilena. Já tínhamos conhecido a cidade quando passamos o Revéillon/14 lá. Dessa vez nos hospedamos por três noites no charmoso Hotel Vira Vira, um dos melhores hotéis da região e que tem o selo da Relais & Châteaux.

Nesse post vou contar como foi nossa experiência!

 

Leia também: (*em breve)

  • Passeios em Pucón
  • Restaurantes em Pucón
  • Dicas de hotéis em Pucón para todos os bolsos
  • Opções de hotéis próximos ao aeroporto de Santiago

 

Localização

O Hotel Vira Vira está localizado a cerca de 15 minutos de carro do centrinho de Pucón,  a 1h30 do aeroporto de Temuco.

O voo Santiago/Pucón leva apenas 1h. Para os hóspedes que optam pelo sistema “all inclusive“, o hotel Vira Vira oferece um transfer gratuito in e out desde o aeroporto de Temuco.

Vulcão e lago Villarrica em Pucón, Chile

O Hotel

O Hotel Vira Vira tem uma infraestrutura incrível! Fica dentro de uma bela fazenda que tem animais (ovelha, vacas, muitos pássaros…),  horta, um  lindo lago na frente da sede e um rio que corta a propriedade. O hotel é cercado por natureza! E ainda, tem vista para o vulcão Villarrica.

Há duas super hot tubes ao ar livre, além de espreguiçadeiras espalhadas pelos belos jardins. Para usar as hot tubes basta agendar na recepção com 5h de antecedência, já que as mesmas são aquecidas a lenha.

Além disso, na área comum do hotel onde ficam o lobby, o restaurante e o bar, há ambientes internos e varandas com sofás super agradáveis para sentar, conversar, ler um livro ou tomar um vinho. O ambiente é rústico-chique e aconchegante.

Sobre o sistema “all inclusive

Na primeira vez que visitei  Pucón me hospedei em um hotel que só incluía o café da manhã. Tive que providenciar o transfer in e out para o aeroporto, todos os passeios e refeições. Dessa vez, amei a experiência de me hospedar no Vira Vira que, além de oferecer somente a opção “Bed & Breakfast”, também possui  a opção de sistema “all inclusive“. São muitas as vantagens de optar por um hotel com tudo incluído :

  • Refeições – todas as refeições estão incluídas : café da manhã, almoço, jantar e refeições realizadas durante os passeios.

 

  • Bebidas – todas as bebidas, até mesmo alcóolicas, estão incluídas! Os hóspedes podem beber água, sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos e outros drinks a qualquer hora do dia, durante e fora da refeições. Inclusive o hotel também dá uma garrafinha de alumínio para cada hóspede levar nos passeios com água;

 

  • Minibar – todas as bebidas, inclusive alcóolicas, que estão no minibar das acomodações estão incluídas nas diárias;

 

  • Transfer – os transfers aeroporto de Temuco/hotel/aeroporto também estão incluídos nas diárias. Esse percurso leva cerca de 1h30. No desembarque haverá um funcionário do Vira Vira segurando uma plaquinha com os nomes dos hóspedes;

 

  • Passeios – são muitas opções de passeios para todos os gostos :  caminhadas leves ou pesadas, tours panorâmicos (sem caminhadas), rotas para serem exploradas de bike, cavalgadas, rafting, pesca etc. – todos incluídos nas diárias. Alguns passeios são de meio dia, nesse caso o hóspede pode fazer dois passeios no mesmo dia e outros tours são de dia inteiro;

 

  • Conforto – o Vira Vira possui vans super confortáveis e em todos os passeios oferecem bebidas e lanches para os hóspedes;

 

  •  Segurança – as vans 4×4 são novas e tem manutenção constante. Há sempre um motorista/guia nos passeios. Eles se comunicam com o hotel via rádio;

 

  •  Remanejamento no caso de cancelamento de passeio – o tempo na Patagônia é muito instável. Chove bastante na região, por isso às vezes é preciso cancelar algum tour. O legal é que o hotel sempre propõe outras possibilidades de passeios em funcionamento.  Muitas vezes se você fecha um tour com agência nesses casos eles nem aceitam devolver o dinheiro de volta e tentam remarcar para outro dia. Mas e se você não tiver outro dia?

 

  •  Grupos pequenos – cada passeio sai com no máximo 6/8 hóspedes. Fizemos vários passeios sozinhos! Nós dois mais o guia/motorista. Foi excelente porque pudemos parar onde queríamos para tirar fotos e nós determinávamos o tempo em cada local;

 

  •  Ingressos – quase todas as atrações cobram pela entrada (parques, termas, cachoeiras). No caso de quem está hospedado no Vira Vira os ingressos já estão incluídos nas diárias;

 

  •  Sem número mínimo de pessoas para fechar grupo – algo que eu achei muito interessante é que em nenhum momento exigiram um número mínimo de hóspedes para fechar um tour. Cada hóspede escolhe o passeio que quer fazer e o chefe dos guias do hotel  monta a logística.

 

Como falei, nós usufruímos do sistema all inclusive do Vira Vira, mas o hotel também funciona com a opção Bed and Breakfast em que só o café da manhã e a acomodação estão incluídos. Quem opta por esse sistema tem que contratar o transfer para o aeroporto, passeios e refeições por fora. Não sei se vale a pena. A única vantagem seria a flexibilidade de jantar em restaurantes no centrinho de Pucón, mas confesso que amei o restaurante gourmet do Vira Vira.

Hotel-vira-vira-pucon

Vulcão Villarrica visto de dentro da propriedade do hotel Vira Vira

Passeios

Como já citei aqui, todos os passeios estão incluídos nas diárias. São muitas opções para todos os gostos :  caminhadas leves ou pesadas, tours panorâmicos (sem caminhadas), rotas para serem exploradas de bikes, cavalgadas, pesca, rafting etc.

Somente os serviços do SPA não estão incluídos nas diárias do Vira Vira, bem como alguns passeios especiais como a trilha à cratera do Vulcão Villarrica e o passeio de helicóptero.

Alguns passeios são de meio dia, nesse caso o hóspede pode fazer dois passeios no mesmo dia e outros tours são de dia inteiro.

Os passeios são sempre agendados no dia da chegada, com a Camila, responsável pela equipe de guias do hotel, que por coincidência nós conhecemos no Tierra Chiloé há dois anos.

Ela abre um enorme mapa da região e apresenta todas as possibilidades de passeios aos hóspedes.

Todos os  guias que conhecemos são excelentes, muito educados, prestativos e simpáticos.

Cada van sai com grupos pequenos de, no máximo, 6/8 hóspedes acompanhados por um guia/motorista. Mas vários passeios saem com apenas duas pessoas por exemplo.

Em todos os passeios são oferecidas bebidas. Nos passeios de dia inteiro é servido lanche com bebidas, mas por causa do tempo (muita chuva!) acabamos fazendo apenas passeios de meio dia.

Nós fizemos os seguintes passeios com o Vira Vira :

  • Saltos China e Léon (meio dia);
  • Base do Vulcão Villarrica + centrinho de Pucón (meio dia);
  • Rafting (meio dia);
  • Termas Geométricas de helicóptero (meio dia) – único passeio que fizemos não incluído nas diárias. E por sinal, imperdível!!! De carro são 2h até as termas geométricas (lugar sensacional que não pode ficar de fora do roteiro). De helicóptero são apenas 15 minutos e ainda passa colado no vulcão Villarrica.

 

Para ler o post com todos os passeios que fizemos em Pucón clique aqui (*em breve).

mesa de lanche do hotel Vira Vira pós rafting
mesa de lanche do hotel Vira Vira pós rafting
Helicóptero do hotel Vira Vira
Helicóptero do hotel Vira Vira
A caminho das termas geométricas
A caminho das termas geométricas
Termas Geométricas
Termas Geométricas
uma das 4×4 do Hotel Vira Vira
uma das 4×4 do Hotel Vira Vira
Vulcão Villarrica
Vulcão Villarrica
mesa de lanche do hotel Vira Vira pós rafting
Helicóptero do hotel Vira Vira
A caminho das termas geométricas
Termas Geométricas
uma das 4×4 do Hotel Vira Vira
Vulcão Villarrica

Acomodações

O Hotel Vira Vira possui 18 acomodações, sendo 12 villas. A nossa villa era um SONHO!! Muito aconchegante e toda envidraçada com vista para o rio e para o verde. As villas são espaçosas (75m2), muito confortáveis e com bastante privacidade, perfeita para casais.

Além disso, as villas são muito bem equipadas com jacuzzi no terraço, uma cama  king size com uma deliciosa roupa de cama, ar condicionado, lareira, aquecedor,  armário, cofre, poltronas,  frigobar (bebidas incluídas na diária) e mesa de trabalho.

No banheiro (super espaçoso também) havia roupões, amenidades de banho, secador de cabelos, duas pias e uma banheira interna (além da jacuzzi externa).

A villa é muito silencioso, algo que prezo bastante nos hotéis!

Todos os dias à noite era realizado o serviço de abertura de cama, quando a camareira deixava o quarto preparado para uma boa noite de sono (arrumação da cama, cortinas etc). Além disso, a camareira sempre deixava um chocolate sobre a cama.

Gastronomia

Como já mencionei, no sistema “all inclusive” do Vira Vira  estão incluídas todas as refeições e bebidas, até mesmo alcóolicas.

Dentro do hotel há um restaurante, onde são servidas as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e um bar, onde os hóspedes podem pedir bebidas ao longo do dia e tomar drinks antes do jantar.

O restaurante é todo envidraçado e tem uma vista linda para o lago e para o verde. O ambiente é super gostoso, bem aconchegante!

Durante à noite o restaurante fica ainda mais charmoso com uma iluminação romântica e lareira. A temperatura na Patagônia é  perfeita para tomar um vinho! Mas não deixe de provar os drinks preparados pelo querido Cédric, o gerente do restaurante. São deliciosos!

O buffet do café da manhã é variado e começa cedo por causa dos passeios. Há diversas opções de pães, frutas, queijos, frios, cereais, ovos, geléias, mel, panquecas e  bolos e sucos.

Já o almoço e o jantar são servidos a la carte. Há um menu fixo com  opções de saladas, sopas, entradas, peixes, carnes e massas. Além dos pratos fixos do cardápio há as sugestões do dia do Chef, diferentes em cada uma das refeições.

Cada hóspede pode escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e ainda com a sugestão do vinho para harmonizar. Eu adorei tudo que experimentei! Achei os pratos saborosos e  sempre com uma bela apresentação. O chef é uruguaio.

As refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) tem horários fixos.

E se durante o horário do almoço os hóspedes estiverem fora do hotel fazendo algum passeio de “full day“, o almoço (lanche) é servido ao ar livre!

Equipe

A equipe do Vira Vira é excelente. São muitos funcionários – guias, camareiras, garçons, chefs, recepcionistas,  além do staff da fazenda –  todos solícitos e simpáticos, sempre dispostos a ajudar e a satisfazer os hóspedes.

Todos os  membros da equipe falam inglês e espanhol, mas alguns falam também português, alemão e francês.

Além disso, os proprietários Claudia e Michael, que são suíços, moram em uma casa dentro da propriedade do hotel por isso estão sempre presentes.

O gerente do restaurante do hotel é o Cédric, um belga muito simpático que adoramos conhecer. Os garçons também são muito simpáticos e agradáveis, destaque para o querido Luis.

Os nossos passeios foram organizados pela Camila, chefe dos guias e a Andy foi a guia fofa que nos levou para todos os passeios.

Hotel-vira-vira-pucon

Camila – chefe dos guias

Hotel-vira-vira-pucon

Nossa guia Andie

Outras informações

O hotel aceita crianças acima de 12 anos. Para famílias com crianças mais novas sugiro entrar em contato com o hotel para negociar diretamente com eles, já que algumas restrições podem ser sugeridas (como horário diferenciado para as refeições da família).

A conexão wi-fi é muito boa e funciona em todo o hotel, inclusive nos quartos.

Hotel-vira-vira-pucon

Jacuzzi externa da nossa Villa no Hotel Vira Vira

Considerações finais

O Vira Vira é um dos melhores hotéis de Pucón, com ambiente charmoso e romântico, perfeito especialmente para casais. O hotel dispõe de serviços de spa,  muitas opções de passeios e ótima gastronomia!  É uma experiência inesquecível e vale cada centavo!

Dados úteis

Site : https://hotelviravira.com/pt/

Matérias relacionadas

*Em breve :

  • Passeios em Pucón
  • Restaurantes em Pucón
  • Dicas de hotéis em Pucón para todos os bolsos
  • Opções de hotéis próximos ao aeroporto de Santiago

 

Você também pode gostar de ler:

Para fazer essa viagem contamos com o apoio dos hotéis Vira Vira e Antumalal, que nos receberam com muito carinho.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Jacqueline

    Adoro seu blog e a riqueza de detalhes das descrições. Nada fica por dizer. Parabéns!

    Responder
Deixe seu comentário: