Hotel Tierra Patagonia, Torres del Paine – Chile

Em 08/11/2015 por Fabi Gama

Eu e meu marido somos apaixonados pelo Chile. Já estivemos lá oito vezes e passamos por lugares incríveis como Ilha de Páscoa, Deserto do Atacama, Pucón, região dos Lagos Andinos com travessia até Bariloche, Punta Arenas e a impressionante pinguinera de Isla Magdalena, Torres del Paine (um dos lugares mais bonitos do mundo para mim), Vale do Casablanca, Vale do Colchagua e uma região belíssima da Patagônia a partir de onde conhecemos o Glaciar San Rafael e as Capillas de Marmol no Lago General Carrera (para ler sobre esse roteiro completo clique aqui).

Fomos convidados pela incrível rede Tierra para voltar ao Torres del Paine e também para conhecer Chiloé, um dos poucos destinos que ainda não conhecíamos no Chile. Com um convite irrecusável desses, voltamos ao país em outubro/15 e fizemos mais uma viagem inesquecível.

Começamos a trip pelo Tierra Chiloé (para ler a review completa clique aqui) e de lá, seguimos para o Tierra Patagonia.

Uma ótima notícia aos que pretendem visitar algum hotel da rede Tierra (Atacama, Chiloé ou Patagônia): pensando em nós, brasileiros-loucos-por-viagem, a rede Tierra Hotels congelou o dólar a 3,15 reais! Promoção  válida para reservas efetuadas de novembro/15 a abril/16.

Como chegar

O hotel Tierra Patagonia está localizado em frente ao belo Lago Sarmiento, área limítrofe ao Parque Nacional Torres del Paine.

Para chegar lá, voamos de Lan Chile a partir de Puerto Montt até Punta Arenas (cerca de 2h de voo).

Para que vocês possam entender melhor, nossos voos foram :

  • Rio/Santiago/Puerto Montt – de onde seguimos para o Tierra Chiloé
  • Puerto Montt/Punta Arenas – de onde seguimos para o Tierra Patagonia
  • Punta Arenas/Santiago/Rio – no trecho Punta Arenas/Santiago há uma escala em Puerto Montt, por isso esses dois destinos (Chiloé e Patagônia) são ótimos para serem conjugados.

 

Lembre-se que para viajar para o Chile basta a carteira de identidade (com foto reconhecível, claro!). Ao chegar no aeroporto de Santiago você receberá um formulário (agora eletrônico) chamado “tarjeta internacional de entrada y salida”. Todos os hotéis te solicitarão esse documento, por isso, é importante guardá-lo direitinho. E também você precisará apresentá-lo na saída do Chile. Mas em caso de perda, não se desespere! No embarque de retorno, na própria Polícia Federal de Santiago, há um guichê que reemitirá esse documento para você. Antigamente, quando o formulário era preenchido manualmente, a sua perda tinha graves consequências (era preciso ir no consulado etc… hoje não mais).

Outra informação que eu considero relevante : ao desembarcar em Santiago, você terá que pegar as bagagens na esteira e fazer o check-in doméstico no balcão da cia aérea. Ou seja, mesmo que você tenha comprado Rio/Santiago/Puerto Montt, você necessariamente terá que pegar as malas em Santiago e despachá-las para fazer o trecho Santiago/Puerto Montt. Por isso, preste a atenção para que haja pelo menos 2h de diferença entre a chegada do primeiro voo e a saída do segundo voo. A fila da Polícia Federal no aeroporto de Santiago costuma ser enorme!!! Vimos muitas pessoas que estavamo no nosso voo perdendo a conexão por causa disso. A gente correu muito para conseguir embarcar a tempo. Eu diria que, por segurança, o ideal seriam 3h de diferença entre os voos.

Continuando, como chegamos em Punta Arenas por volta das 19h, tivemos que pernoitar por lá. Nos hospedamos no Hotel Rey Don Felipe, muito bem localizado e bastante confortável. Para ler a review completa do hotel clique aqui.

No dia seguinte, o transfer do hotel Tierra Patagonia nos pegou às 9h pontualmente no hotel Rey Don Felipe e seguimos por 4h em um SUV da Toyota muito confortável até o Tierra Patagonia.

A estrada que liga Punta Arenas ao Parque Nacional Torres del Paine é muito boa e o motorista, funcionário do hotel era uma simpátia. No carro nos foi fornecido lanche com sanduíche, água, chocolate e biscoitos. No meio do caminho fizemos uma rápida parada para um café e para banheiro.

A Experiência Tierra

Se hospedar em um hotel da rede Tierra é uma experiência inesquecível. Tudo é absolutamente perfeito!

Além disso, tudo está incluído na diária : transfers in e out, todas as refeições incluindo os lanches durante as trilhas, todas as bebidas incluindo alcoólicas (sistema open bar), água mineral a vontade,  todos os passeios de meio dia ou dia inteiro. Ou seja, desde o momento que você sai do aeroporto e entra no transfer do hotel até o seu retorno ao aeroporto você não gasta mais nada!

A gastronomia é incrível, os funcionários super prestativos e simpáticos, as acomodações são elegantes, confortáveis, com vista e belíssima decoração e os passeios são muito bem organizados, sempre em grupos pequenos e com várias opções diferentes por dia.

Nós viajamos muito e há muitos anos (mais de dez) e eu confesso que me surpreendi demais com a experiência proporcionada pelos hotéis Tierra, tanto o de Chiloé quanto o da Patagonia. Juntamente com o hotel Villa Honegg na Suíça, eu considero os hotéis Tierra os melhores que já conhecemos.

DSC_7303

DSC_7341

DSC_7114

Infraestrutura

O Tierra Patagonia tem um design moderno belíssimo e localização perfeita : o hotel fica em frente ao Lago Sarmiento de onde se tem uma super vista das Torres.

DSC_7130

DSC_7141

O hotel tem uma arquitetura incrível e é todo envidraçado, permitindo que os hóspedes possam admirar a beleza do Parque Torres del Paine de qualquer lugar : seja do restaurante, da suíte ou do spa.

DSC_7145

O Tierra Patagonia tem um spa sensacional que funciona todos os dias até às 21h, perfeito para relaxar após as caminhadas pelo parque.

O spa tem uma piscina interna e uma jacuzzi externa,  ambas aquecidas e com um visual maravilhoso, saunas, espreguiçadeiras, sala de massagem e ótimos vestiários com amenidades de banho da marca francesa L’ Occitane. Há uma lareira próxima da piscina, deixando o ambiente ainda mais charmoso. Todos os hóspedes tem roupões e chinelos no quarto para serem usados no spa.

DSC_7227

DSC_7173

DCIM339GOPRO

DCIM339GOPRO

DSC_8879

Cada detalhe no Tierra Patagonia é pensado para proporcionar aos hóspedes uma estadia inesquecível.

Enquanto ficávamos na jacuzzi externa, admirávamos não apenas a vista do Lago Sarmiento e das Torres del Paine, mas também as inúmeras ovelhas com seus filhotes recém nascidos. Lindo demais!!!!!

DSC_7201

DCIM339GOPRO

DSC_7188

DSC_7096

DSC_7035

O sol se põe bem atrás do Lago Sarmiento! Vale a pena aproveitar esse momento tão bonito do dia no spa!

DSC_7373

DSC_7361

DSC_7416

Para quem curte o nascer do sol, vale a pena acordar um pouquinho mais cedo (no frio!) para ver esse momento! O céu atrás das Torres fica todo rosa! Lindíssimo!!!

Além do spa, o hotel tem uma sala de televisão, uma charmosa sala de leitura e um salão com balanços deliciosos!!!

DCIM339GOPRO

DSC_7477

DSC_8685

Há uma lojinha no hotel que vende camisetas, calças, casacos etc, tudo com a marca do hotel. Não resistimos e cada um de nós trouxe uma blusa. Mas dá vontade de comprar tudo!

No ambiente principal do hotel, onde ficam também o bar e o restaurante, há um belo salão, aconchegante e charmoso, com lareira, todo envidraçado e com super vista! É perfeito para aproveitar o fim do dia tomando um bom vinho chileno ou o drink que desejar. Lembrando que o hotel é open bar!

DSC_8666

DSC_8676

DSC_8672

DSC_8669

DSC_8660

DSC_8896

DSC_8899

DSC_8921

DSC_8931

DSC_8959

DSC_7077

Suítes

O hotel possui 40 acomodações (que variam de 36m2 a 51m2), todas com vista para o Lago Sarmiento e para as Torres.

Nossa suíte era muito confortável e aconchegante, com um belo design e uma decoração rústica, os tecidos são de origem local e os detalhes exclusivos da Patagônia, muito elegante. Equipada com uma cama king size, armário, cofre, secador de cabelo, jacuzzi, ducha e toalete separados, amenidades de banho da marca francesa L`Occitane, roupões e chinelos, aquecedor e um janelão com bela vista do Lago Sarmiento e das famosas Torres del Paine.

Não há tv no quarto e conexão wi-fi apenas no salão principal, justamente para que os hóspedes aproveitem bem a estadia nesse lugar tão incrível e interajam entre si. Eu não sinto a menor falta de TV! Mas como já mencionei, há uma sala de TV coletiva no hotel.

Cada hóspede recebe como souvenir uma garrafinha de água de alumínio com a marca Tierra para usar nos passeios. No hotel há um garrafão de água mineral para que os hóspedes encham as garrafinhas. E depois a gente guarda a garrafinha como recordação! Amei esse mimo!! Essa é mais uma ação sustentável da rede Tierra que visa reduzir a utilização de garrafas pet.

DSC_7048

DSC_7043

DSC_7069

DSC_7068

DSC_7058

Gastronomia

Assim como os passeios, todas as refeições e bebidas estão incluídas nas diárias do Tierra Patagonia.

O café da manhã, servido em estilo buffet, é super variado. Há pães, bolos, frios, queijos, cereais, geléias, chás, ovos e sucos.

Tanto no almoço quanto no jantar são oferecidas três opções de entrada, prato principal e  sobremesa.

IMG_7619

IMG_7550

IMG_7561

IMG_7558

Todos os dias o menu é diferente, sempre tem uma opção de  peixe, massa e carne. No momento da reserva o hotel me perguntou se tinhámos alguma restrição alimentar. Quando eu cheguei lá, o restaurante já sabia, por exemplo, que eu sou alérgica a frutos do mar. É super personalizado o serviço!

Gostamos de tudo que experimentamos! Além de saborosos, os pratos tem uma apresentação super bonita. Parece até que estamos em um restaurante estrelado!

Também são servidos deliciosos pães quentinhos para acompanhar.

As bebidas também estão incluídas, provamos diversos vinhos chilenos incríveis!! Experimentem os da Casa Lapostolle. O sistema open bar funciona o dia inteiro! O hóspede por beber qualquer bebida (refrigerante, sucos, vinhos, espumantes, drinks com absolut etc) a qualquer hora do dia e da noite no bar do hotel.

Nós adoramos o garçom Jose!!! Além de ser simpático e divertido ele é muito eficiente (taças sempre cheias!!). Procurem por ele quando se hospedarem no hotel!

Sem falar do ambiente delicioso do restaurante com uma vista inesquecível para o Lago Sarmiento e para as Torres.

DSC_7155

DSC_7156

DSC_8081

DSC_8910

DSC_8907

DSC_8967

DSC_8676

Passeios

Todos os dias os hóspedes podem escolher entre fazer um passeio de dia inteiro ou dois passeios de meio dia.

Nos passeios de meio dia, o almoço é realizado no hotel. Já nos passeios de dia inteiro, o hotel providencia um box lunch com sanduíche, barrinhas de cereal, nuts e chocolates.

Há diversas opções de tours por dia, com nível de dificuldade variada (de fácil, média e alta intensidade). Todos são realizados em grupos pequenos com guias do hotel. Os guias são experientes, têm bastante conhecimento sobre o parque (flora e fauna) e falam vários idiomas. Durante o dia fica uma pessoa no hotel encarregada de explicar os passeios aos hóspedes e fazer os agendamentos. É tudo muito organizado.

DSC_8762

Nós ficamos apenas 3 noites no hotel e fizemos 2 passeios de dia inteiro. Mas dá para ficar de 5 a 7 dias por lá sem repetir passeio!! Há opção de trilhas curtas, longas, cavalgadas, bike etc. Para ver a lista completa das excursões acesse aqui.

Nós fizemos os seguintes passeios:

  • Base de las Torres – essa é a trilha de um único dia mais difícil do parque. A trilha até a base Torres é a parte mais pesada do circuito W, que leva de de 3 a 5 dias para ser percorrido, sendo preciso acampar nas montanhas (em campings). Nós fizemos apenas a trilha de 1 dia até a base Torres – começamos às 10h e terminamos às 19h. São 18 km com um desnível de 1000m de altitude e muitas pedras no caminho. Mas ao chegar na Laguna Torres fomos recompensados!! Fizemos em um grupo de 5 pessoas com um guia do hotel. Estava um dia lindo, mas muito quente (algo não muito comum em outubro na Patagônia). É preciso levar bastante água, mas no caminho o guia indica fontes potáveis de água e aí basta reabastecer a garrafinha. No meio do caminho há um refúgio, onde é feita uma parada rápida tanto na ida quanto na volta para banheiro e lanche.

DSC_7952

DSC_8009

DSC_7846

DSC_7838

DSC_7643

  •  Tour de dia inteiro de van pelo parque (“Full day tour Maçiço Paine”) – esse passeio é cênico e com curtas caminhadas, mas vale muito a pena. A van do hotel pára em todos os mirantes do parque, lugares belíssimos!!! O passeio sai às 9h e retorna por volta das 18h, e no meio dia há um delicioso almoço em um restaurante no parque. O último ponto de parada desse passeio é no lago do Glaciar Grey, onde fazemos uma caminhada agradável de cerca de meia hora pela “praia” do lago até um mirante com vista para o Glaciar. Existe a opção de fazer a navegação até o Glaciar (cerca de 3h de barco ida e volta e paga à parte). Nós não fizemos porque para quem já conhece o Perito Moreno e o Glaciar San Rafael, os guias não recomendam. Mas para quem nunca viu um glaciar de perto, vale a pena!

DSC_7545

DSC_7608

DSC_8204

DSC_8153

DSC_8348

DSC_8463

  • Lago Sarmiento – por nossa conta caminhando até as margens do Lago Sarmiento, que fica bem em frente ao hotel. Nessa época do ano (outubro) esse caminho fica repleto de ovelhas com seus filhotes recém paridos. Muito fofos! Há também uma espécie de ema.

DSC_7517

DSC_7314

DSC_7302

Período de funcionamento do hotel e melhor época

O hotel funciona de 1 de setembro a 1 de maio. A melhor época para visitar a Patagonia é no verão (de dezembro a março). Mas nós fomos no início de outubro e demos muita sorte com o tempo, pegamos dias ensolarados e de céu azul e, acreditem, muito calor!!! Como o tempo na Patagônia é muito instável (no mesmo dia pode fazer sol, calor, chover e fazer frio), isso é mesmo uma questão de sorte. Mas sempre dou preferência por visitar a região de dezembro a março.

DSC_8684

Equipe

A equipe do hotel é fantástica!!  São atenciosos, simpáticos, prestativos, educados e estão sempre à disposição para ajudar. Muitos falam vários idiomas (francês, inglês e entendem bem nosso português).

Destaque para o Luiz (motorista), o querido e simpático José (garçom), Basílio (responsável pela programação dos passeios) e Moni (guia).

O que levar

Independentemente da época do ano que você pretende visitar a Patagonia,  é preciso levar várias camadas de roupas, inclusive jaquetas e botas impermeáveis. O que não pode faltar na sua mala:

1) blusa e calça térmica (1ª camada)
2) meias de lã
3) bota de trilha, de preferência, impermeável. Não faça as trilhas longas com tênis comum! Use um calçado apropriado e confortável. A minha eu comprei na Decathlon.
4) casaco fleece/polar (2ª camada)
5) luvas, gorro e cachecol
6) calça impermeável
7) jaqueta tipo “corta vento” e impermeável
8) mochila impermeável ou capa impermeável para mochila. Existem também alguns sacos impermeáveis bons para guardar equipamentos que não podem molhar, como câmeras e celulares.
9) protetor solar e óculos de sol

Outras informações

O hotel tem conexão wi-fi no salão principal, mas como é uma internet por satélite, a conexão serve apenas para checar o básico – whatsapp, emails e redes sociais.

O Tierra Patagonia aceita crianças. Vimos muitas famílias por lá!

Os transfers Punta Arenas/Hotel e Hotel/Punta Arenas saem em horários pré-determinados. Confira ao efetuar a sua reserva.

Em 2010 um grande incêndio fez um enorme estrago ambiental no Parque Torres del Paine. Para ajudar no reflorestamento da região, o Tierra Patagonia Hotel & Spa está promovendo em seu site uma campanha em que oferece uma semente online para seus clientes, que podem escolher um local na Patagônia para plantar uma árvore. Ao final da estadia, o hóspede receberá um cartão com os dados da sua semente virtual e receberá um e-mail com as coordenadas exatas, exibidas pelo Google Maps, de onde está sua árvore verdadeira.

Dados úteis

Site do hotel: http://www.tierrahotels.com/tierra-patagonia-hotel-boutique-amp-spa/

Faça sua reserva sem custo adicional em Booking.com/TierraPatagonia ou se preferir reserve em Hoteis.com.

 

Posts relacionados à essa viagem ao Chile :

Você também pode gostar de ler:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: