Em maio/16 fizemos uma viagem deliciosa por três ilhas paradisíacas do Caribe : St. Martin, St. Barth e Anguilla. Cada ilha tem características diferentes e, por isso, incluir as três na mesma viagem é uma ótima idéia. No primeiro post eu expliquei toda a logística do nosso roteiro. Para ler, clique aqui.
Onde fica
St. Barth faz parte do território francês. Consegue imaginar que delícia que é encontrar um pedacinho da França no meio do Caribe? A ilha conjuga o charme e a boa culinária francesa com praias paradisíacas e de águas mornas. Impossível desejar mais!
É uma ilha pequena, bastante exclusiva, reduto de ricos e famosos, portanto, é uma ilha cara! Tanto em relação aos hotéis quanto aos restaurantes.
Como chegar
O aeroporto mais próximo de St. Barth que recebe voos internacionais de vários lugares do mundo (Eua, Europa, Canadá, Panamá etc) é o da ilha vizinha Saint Maarten/St.Martin (a sigla do aeroporto é SXM). A partir de lá é possível chegar de ferry ou avião de pequeno porte em St. Barth.
O nosso voo foi Rio de Janeiro/Cidade do Panamá/St.Maarten pela Copa Airlines. No post 1 expliquei que, como o trecho Rio/Panama foi feito em um voo diurno e a continuação dele até St. Maarten só saía no dia seguinte, tivemos que pernoitar na Cidade do Panamá.
Outra opção é chegar em St.Maarten via EUA. Há muitos voos saindo de várias cidades dos EUA para lá. O melhor no nosso caso seria fazer via Miami.
Ficamos apenas uma noite em St.Martin no fantástico hotel Belmond La Samanna, porque já conhecíamos bem a ilha, mas nos arrependemos! Valia a pena ter ficado 3/4 noites em St. Martin antes de seguir viagem para St. Barth.
A partir de St.Martin é possível seguir para St. Barth de ferry ou de avião.
Há duas opções de ferries :
- Saindo de Philipsburg (capital do lado holandês da ilha) pela empresa Great Bay para St.Barth. O trajeto dura apenas 40 minutos, mas recomendo tomar um dramin ou algum remédio para enjoo, pois o mar nesse trecho é bastante batido.
- Saindo de Marigot (capital do lado francês da ilha) que era a opção mais próxima do nosso hotel Belmond La Samanna, o ferry leva cerca de 1h30 e eu não quis arriscar para não enjoar ainda mais. Mas teria sido a opção mais lógica considerando o lado da ilha em que estávamos. O ferry que liga St.Martin a partir de Marigot à ilha de St. Barth é o da cia Voyager.
O voo entre St. Maarten e St. Barth dura apenas dez minutos, mas não é muito barato. As cias aéreas que voam esse trecho são a Winair e a St. Barth Commuter. De St. Barth seguimos para Anguilla em um voo de apenas 12 minutos pela cia aérea Anguilla Air.
Documentos necessários
Todas as vezes que a gente sai de uma ilha em direção à outra, seja por via área ou marítima, é preciso apresentar o passaporte e passar pelos procedimentos de imigração.
St. Barth não exige visto para brasileiros, bastando apenas a apresentação do passaporte válido.
Também não nos pediram o comprovante da vacina contra a febre amarela em nenhuma das ilhas, nem mesmo no Panamá, mas por segurança nós sempre levamos conosco.
Melhor época
A alta temporada vai de dezembro a abril (inverno), pois é a época mais seca. Essas ilhas estão na rota dos furacões que podem aparecer entre julho e novembro.
Eu já estive lá em agosto e foi maravilhoso. A recomendação é evitar o mês de setembro até meados de outubro, época em que muitos hotéis e restaurantes de St. Barth fecham. É o mês mais chuvoso na ilha. Adorei ir para lá em maio! Pegamos dias lindíssimos de sol. Pela manhã costuma estar um pouco nublado, mas depois o tempo abre.
Quantos dias
É possível conhecer St.Barth até mesmo em um bate e volta a partir de St. Maarten, pois o ferry chega cedo e sai no final do dia, além do fato da ilha ser pequena.
Mas, sinceramente, para curtir um pouco do clima da ilha, descansar e aproveitar as praias sem correria, achei três noites o ideal.
Onde se hospedar
Nós nos hospedamos, a convite, no delicioso Hotel Taiwana, localizado em uma das melhores praias de St. Barth.
O hotel é muito charmoso e confortável, além de ser pé na areia e ter uma ótima infraestrutura de praia (espreguiçadeiras, barracas, serviço de bar) e piscina.
Para ler a matéria com todos os detalhes sobre o hotel Taiwana clique aqui.
Mapa da ilha
Como circular
A melhor forma de circular em St. Barth é alugando um carro. Por lá, o must é andar a bordo de um mini cooper conversível. Contratamos o aluguel com a locadora Sixt por 3 dias (cerca de 40,00 euros por dia). Ao pesquisar pelo site da RentCars, coloque no país “São Bartolomeu”. A locadora entregou e buscou o carro no nosso hotel. Foi bem cômodo já que o hotel Taiwana já disponibiliza transfer in e out gratuito para o aeroporto ou para a estação de ferry.
Embora a ilha seja pequena, a quantidade de carros é bem grande e as ruas são estreitas. Além disso, a ilha é montanhosa, há várias ladeiras íngremes. Por isso, é preciso ter bastante atenção ao dirigir.
Moeda e idioma
A moeda oficial da ilha é o euro, mas o dólar é bem aceito, assim como cartões de crédito. Preparem o bolso, pois é uma ilha cara. Como referência, uma coca-cola custa, em média, 7 euros (ui!).
O idioma é o francês, mas todos falam inglês também.
Fuso
St. Barth tem o fuso de 1h a menos que o Brasil.
Melhores praias
St. Barth é uma ilha pequena, mas tem algumas praias muito bonitas. Vou falar um pouco aqui sobre as principais:
1) Colombier – essa é a praia mais bonita da ilha, acessível apenas de barco ou por uma trilha fácil de 15/20 minutos. Basta seguir de carro até um pouco depois da ponta esquerda da praia Anse des Flamands, onde fica o hotel Taiwana. Você vai chegar em um beco sem saída com uma placa indicando a trilha. Há uma área pequena para estacionar. Tem algumas pedras soltas nessa trilha, mas dá para fazer de chinelo (com cuidado). Nós fizemos de papete. Não há necessidade de ir de tênis. A praia não tem nenhum tipo de estrutura nem venda de nada, por isso, leve água e lanche. Há pouca opção de sombra também, portanto, se você pretende passar o dia todo por ali seria melhor levar uma barraca.
2) Anse des Flamands – essa é a melhor praia com estrutura de St. Barth. Na ponta direita ficam os hotéis Taiwana e Cheval Blanc. É possível almoçar nos restaurantes e usar a estrutura de praia de ambos hotéis, como se fosse um beach club. A praia é lindíssima!!! Areia branquinha, mar morno, cor esmeralda, e ainda, com a estrutura do hotel Taiwana, nem dá vontade de sair de lá.
3) Baie de St.Jean – essa praia fica colada ao aeroporto e também é muito bonita. É nela que fica o famoso beach club Nikki Beach . St.Jean tem um centrinho com bastante comércio – super mercado, posto de gasolina, farmácia, lojas, bares e restaurantes.
4) Anse du Gouverneur – o caminho até essa praia é uma descida com visu maravilhoso! Essa praia não tem estrutura e é muito bonita. Há estacionamento e uma enorme árvore que tem uma sombra ótima! Da primeira vez que estivemos em St.Barth essa praia estava bem mais bonita. Dessa vez não demos sorte, o mar estava meio batido e tinham algumas algas. Mas só a vista do caminho já valeu a pena!
5) Anse de Saline – essa praia também não tem nenhuma estrutura. Há estacionamento no local e de lá, uma caminhadinha de uns 5 minutos até a praia. Também estava bem batido o mar no dia que fomos.
6) Shell Beach – essa praia fica bem pertinho de Gustavia. É lá que fica um bar/restaurante badaladinho, bom para curtir o fim de tarde tomando um vinho, chamado Do Brazil.
7) Anse de Grand-cul-de-Sac – onde fica o badalado e chiquérrimo Hotel Le Sereno. Eu não achei essa praia bonita, mas é indicada para quem quer fazer esportes náuticos.
8) Grand Fond e Toiny – mar aberto, mais forte e com pedras. Apenas passar de carro na volta a ilha.
Resumindo, as melhores praias da ilha são Colombier, Flamands, Baie de St. Jean, Gourveneur e Saline.
Nós tínhamos três dias inteiros em St. Barth e dividimos da seguinte forma :
1) Curtimos a praia, piscina e restaurante do Hotel Taiwana.
2) Fizemos a trilha para a praia Colombier e à tarde curtimos a piscina do hotel.
3) Rodamos todas as demais praias da ilha de carro.
Restaurantes
Como eu já falei, St.Barth é uma ilha exclusiva e cara. Lá tem vários ótimos restaurantes charmosos, tudo vai depender do seu bolso.
- La Creperie – melhor custo x benefício da ilha! O lugar é muito bonitinho, os crepes são de trigo sarraceno que eu amo!!! E também tem ótimos sanduíches! Um jantar para duas pessoas sai entre 50/60 euros. Fica em Gustavia.
- Hotel Taiwana – no horário do almoço é servido um menu de 39,00 euros por pessoa no restaurante com uma bela vista mar. O menu inclui entrada, prato principal, sobremesa, uma taça de vinho e uma garrafa de água. A comida é deliciosa!!! Fica a dica até mesmo para quem não estiver hospedado no hotel e quiser curtir a praia Anse des Flamands.
- Black Ginger (tailandês) – gostei bastante desse restaurante. Tem um ambiente charmoso e aconchegante, sendo parte ao ar livre. A comida também é bem gostosa. O atendimento achei mais ou menos. É melhor reservar. Sai em torno de 80,00/100,00 euros para um casal. Fica em Gustavia.
- Pizzaria L` isoletta – lugar charmosinho, com pizza boa e preços razoáveis. Fica em Gustavia.
- Maya`s to go – bom para comprar lanches rápidos para levar para a praia. Fica em St. Jean.
Os dois restaurantes mais recomendados para quem quer um bom jantar em ambientes super bacanas ($$$$) são : Bonito e o L`Isola (ambos ficam em Gustavia). É preciso reservar. Não chegamos a experimentar, mas fica a dica.
Compras
Há várias boutiques de grife em Gustavia, capital da ilha. É muito agradável dar uma caminhada pelas ruas do centrinho no fim de tarde. O local é um charme!
Há um centrinho com comércio também próximo ao aeroporto e à Plage de St. Jean. Vale a pena dar uma passadinha no ótimo super mercado U Marche, cheio de deliciosos itens franceses, como queijos, vinhos, mostardas e chocolates, tudo com excelente preço.
Dicas gerais
- Para mais dicas sobre St. Barth indico o site Conexão Destinos. A Jordana, editora do site, sabe TUDO sobre a ilha.
- Recomendo levar protetor solar, chapéu, roupas leves (no verão faz bastante calor), bóia para ficar bastante tempo dentro do mar morninho.
- É bom levar repelente (sim, tem mosquitos nas três ilhas).
- A taxa de serviço cobrada nos restaurantes costuma ser de 10% a 15%.
- Muitas lojas fecham das 13h às 15h/16h.
- O horário de almoço é das 12h às 14h.
Segurança
St. Barth é uma ilha super segura.
Daqui para onde
Nós conjugamos na mesma viagem St. Martin. St. Barth e Anguilla em dez dias, mas o ideal seria ficar mais tempo em St. Martin. Se você tiver mais tempo, vale a pena conjugar essas três ilhas com as ilhas virgens – Americanas e Britânicas, que também são lindíssimas, pois há um voo da cia aérea Liat de St. Maarten para Tortola. Vocês podem conferir o nosso roteiro completo das Ilhas Virgens clicando aqui. Fizemos em viagens separadas.
Seguro Viagem
O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.
Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
Nos próximos posts vou contar tudo com mais detalhes para vocês! Esse post é apenas para dar uma idéia geral sobre o roteiro!
Posts relacionados :
- Post 1 – St.Martin, St.Barth e Anguilla – dicas e roteiro completo
- Post 2 – Hotel Belmond La Samanna, St. Martin
- Post 3 – Dicas e roteiro de St. Barth
- Post 4 – Hotel Taiwana, St. Barth
- Post 5 – Dicas e roteiro de Anguilla
- Post 6 – Hotel Zemi Beach House Resort & Spa, Anguilla
Você também pode gostar :