Chapada dos Veadeiros – Post 3 : Trilhas a partir de Alto Paraíso

Em 26/05/2015 por Fabi Gama

A partir de Alto Paraíso, as principais trilhas são :

1) Cachoeira Loquinhas – fica a 3km do centrinho de Alto Paraíso por estrada de terra a partir da Rua do Segredo. Não precisa de guia, a trilha é bem demarcada. A entrada custa R$ 17,00. Lá você pode fazer 2 trilhas : a trilha das Loquinhas que tem 7 poços super verdinhos (2 km ida e volta), sendo meus preferidos os poços da Vovó e Xamã e a trilha da Violeta com mais 6 poços super verdinhos (2,4 km ida e volta). Tem banheiro na entrada. Grau de dificuldade : Fácil.

DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO

DCIM268GOPRO

2) Cachoeira dos Cristais – Fica a 7km de Alto Paraíso no sentido Cavalcante, sendo 3km em estrada de terra. Custa 10,00 reais por pessoa e não precisa de guia. A trilha ida e volta tem 1km, porém em descida íngreme. O ideal é descer até a última cachoeira chamada Véu da Noiva e subir parando nas outras 6 cachoeiras. As mais bonitas são a Véu da Noiva e a Paraíso. Tem bar/restaurante e banheiro. Horário de funcionamento: 8h às 18:30h. Grau de dificuldade: fácil.
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO
DCIM268GOPRO

3) Cachoeira São Bento – acesso pela Fazenda São Bento. Um enorme poço de fácil acesso, onde, anualmente rola competição de Pólo Aquático. Custa 10,00 reais por pessoa. Horário de funcionamento: 8h às 17:00h. Grau de dificuldade: fácil.

4) Cachoeiras Almécegas I e II – Fica a 11km de Alto Paraíso, sendo 3 km em estrada de terra, dentro da Fazenda São Bento também. A trilha para Almécegas I leva cerca de 20 minutos a partir do estacionamento e para Almécegas II é mais rapinha, cerca de 10 minutos de caminhada a partir de outro ponto de estacionamento. Custa R$ 20,00 por pessoa. Não precisa de guia. Horário de funcionamento: 8h às 17:00h . Grau de dificuldade : fácil.

DSC_0489 - Copy - Copy - Copy

DSC_0475 - Copy - Copy - Copy

DSC_0481 - Copy - Copy - Copy

DSC_0458 - Copy - Copy - Copy

5) Catarata dos Couros – Catarata dos Couros, Chapada dos Veadeiros/Goiás-Brasil. Na minha opinião é a mais bonita da região, imperdível!!! São inúmeras quedas, muitos poços e cânions. A caminhada é curta (cerca de 6km ida e volta), mas é mais puxada! Muito sobe e desce em pedras. Super recomendo o uso de um guia! A Catarata fica a 18km de asfalto e 35km de estrada de terra a partir de Alto Paraíso, no sentido Brasília (tem uma placa sinalizando a entrada). A estrada estava em boas condições. Grau de dificuldade : médio.

IMG_4404

DSC_1855 - Copy (2)

DSC_1672 - Copy - Copy

DSC_1373

DSC_1644 - Copy - Copy

6) Cachoeira dos Macaquinhos – complexo de 8 cachoeiras com água super verdinha. Fica a 43km de Alto Paraíso, sendo 15k de asfalto e 28 km em estrada de terra . A estrada não estava em condições muito boas quando nós fomos (jun/14) e, por isso, levamos quase 2h para chegar lá. Lá fizemos 1h de caminhada em descida até a última queda e depois voltamos parando nas outras cachoeiras. Valor : 15,00 reais. Site: http://www.macaquinhos.com/Image-1 (2)

Image-1

IMG_4408

IMG_4402

IMG_4409

7) Jardim de Maytréia – no caminho entre Alto Paraíso e São Jorge, faça uma parada nesse local.

8) Poço Encantado – fica a 45km de Alto Paraíso no sentido Cavalcante. A entrada custa 15,00 reais por pessoa e a trilha de acesso é muito fácil (nem dez minutos de caminhada). Tem bar/restaurante e banheiro.

DSC_2736

DSC_2776

Onde se hospedar em Alto Paraíso:

Pousada Recanto da Grande Paz – ótima! Tem uma boa localização,  quartos confortáveis (sem luxo), um excelente café da manhã e uma bela área externa com piscina. Faça sua reserva sem custo adicional pelo booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

DSC_0535 - Copy - Copy - Copy

Restaurantes em Alto Paraíso :

1) Jambalaya – excelente e um charme!! À noite, a iluminação de velas cria um ambiente perfeito para casais! As mesinhas ao ar livre são uma delícia! Comida ótima!!

DSC_0890 - Copy - Copy - Copy

2) Peregrino – buffet a quilo. Rápido, boa opção para almoço.
3) Zu`s Bistrot – o bistrô fica na casa de uma senhora muito simpática que se mudou de Brasília para lá e acabou nos contando toda a sua história!

Posts Relacionados:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Meninas,

    Parabéns pelo blog. Já nasceu lindo. Está muito legal. Vou indicar no Instagram.

    Mil beijos

    Claudia

    Responder
    • sou sua fa master, vc sabe ne? muito obrigada pela visita! vou amar a indicacao! beijao

      Responder
  2. Mario Ferreira

    Amigos, quando vocês falam em 2km, ida e volta, são 2km por trecho ou no total?
    Obrigado e parabéns pelo site!

    Responder
    • Oi Mario, tudo bem? obrigada! 2km no total, incluindo a ida e a volta. bjs

      Responder
  3. Mario Ferreira

    Gente, mais uma dúvida que eu ainda tenho: iremos essa semana agora, ou seja, na época de seca. É necessário um carro com motorização melhor ou um 1.0 já basta?

    Muitíssimo obrigado pela atenção!

    Responder
    • qdo fomos em junho, seca tb, usamos um carro 1.0. Só tivemos problemas no caminho para Macaquinhos, que eh de terra e estava bem ruim. Tirando isso, da para fazer tranquilo com um carrinho mil. Boa viagem!

      Responder
      • Mario Ferreira

        Mais uma vez, muito obrigado!

        Responder
  4. Eduardo

    Você indica alguma área de camping?

    Responder
  5. Kelly

    Olá! Se tivesse que optar entre a cataratas dos couros e a dos macacos qual optaria?

    As duas precisam de guia?

    Grata.

    Responder
    • Oi Kelly! Na dos macacos nao precisa de guia para fazer as trilhas, mas chegar la eh bem ruim… da quase 2h se vc for em carro pequeno. Ja a catarata dos couros recomendo uso de guia sim. Entre as duas, acho a dos Couros mais imperdível! beijos

      Responder
      • Kelly

        Obrigada! Parabéns peloBlog!

        Responder
  6. Karla

    Nos restaurantes da Chapada e nas lojinhas costuma aceitar cartão ou tudo é no dinheiro? Vcs acham que uma pessoa gasta em média qto por dia, sem contar com hospedagem, incluindo por exemplo combustível, refeições, guias e trilhas?

    Responder
    • Karla, alguns aceitam sim, mas nesse tipo de lugar é sempre bom a gente levar uma quantidade razoável de dinheiro cash caso não consiga pagar com cartão. Não sei te dizer o valor por dia, isso depende do valor do guia, qtas pessoas vao dividir a diaria do guia, combustivel então… bem complicado dizer quanto gastamos por dia! Não tenho esse controle! E refeição vc pode comer um sanduíche ou comer em um restaurante, então, varia muito! bjs

      Responder
      • Guilherme

        Estive essa semana na Chapada! Todos os restaurantes aceitam cartão de débito! Nos passeios tudo no dinheiro! Em alto paraiso tem Itaú Banco do Brasil e Caixa!

        Responder
  7. Madalena Fonseca

    Fabi, adorei as dicas da Chapada dos Veadeiros , o lugar é mesmo lindo..mereceu o destaque e as belas fotos. Parabéns!

    Responder
  8. Guilherme

    Gostaria de agradecer pelas dicas que peguei aqui!! Principalmente pela indicação do Rivelino! Uma grande pessoa, como guia nem fala, Fera demais!Muito obrigado!

    Responder
    • Que bom Guilherme! Fico muito feliz que vc tenha usado os serviços dele e gostado! Obrigada por voltar aqui e compartilhar isso conosco bjs

      Responder
  9. Sérgio

    Parabéns pelas dicas, fiquei fã. Pode me informar a temperatura destas águas. Obrigado.

    Responder
    • Oi Sérgio! obrigada pelo carinho!! 🙂 . Olha, como eu sou do Rio e as nossas cachoeiras aqui em Maua etc sao muuuuito geladas, eu não achei tao fria na chapada nao!!! É fria, mas como faz bastante calor de dia por lá, da para encarar as cachus. bjs

      Responder
  10. Juliana

    Olá, Adoro suas dicas…Seu blog é incrível!!
    Nessa viagem especificamente vocês ficaram quantos dias?

    Responder
    • Oi Juliana! Obrigada pelo carinho! Eu ja fui 3x a Chapada. Na primeira vez fiquei 4 noites, na segunda 3 noites e na terceira 3 noites tb. Mas da pra ficar 1 semana, 10 dias… tem muita trilha bacana! bjs

      Responder
  11. Christiane

    Olá, parabens pelo site! Queria uma ajudinha: tenho 5 dias vc ainda me sugeri dividir as 2 cidades? quais sao as cachoeiras mais diferentes?
    Obrigada,

    Responder
    • Oi! O ideal seria fazer uma base em alto paraiso ou sao jorge e outra em cavalcante que fica mais distante. beijos

      Responder
  12. Ola! Tdb?

    Então, eu estarei em Brasilia do dia 29/12/17 a 1/01/17. O nosso tempo é muito curto, só teremos um dia para ir na Chapada dos veadeiros porque queremos conhecer a cidade de Brasilia tbm. Então o que nos recomenda? Quais são os melhores lugares para um dia? Decidimos conhecer o Alto Paraíso mesmo, da para fazer tudo em um dia? Alugaremos um carro, qual recomenda? Vi nas suas postagem que dá para fazer sem guia alguns passeios por lá, eu me apaixonei pela cachoeira dos macaquinhos , tem como fazer sem guia?

    Responder
Deixe seu comentário: