Chapada dos Veadeiros – Post 2 – Trilhas a partir de São Jorge

Em 26/05/2015 por Fabi Gama

Antes de ler esse post, confira nossas dicas gerais na Chapada dos Veadeiros clicando em
Chapada dos Veadeiros – Post 1

A partir de São Jorge, essas são as principais trilhas :

1) Saltos do Rio Preto – dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros existem duas trilhas : a trilha dos Saltos e a dos Cânions I e II e Cariocas. A entrada do parque é gratuita, mas nós fizemos com guia. É possível se juntar a algum grupo guiado na entrada do parque. São cerca de 10,5km de caminhada (com algumas subidas e descidas, mas nada difícil) e com algumas paradas para banho nas cachoeiras. Muito linda a trilha! O parque abre o ano inteiro de terça a domingo das 8h às 18h (horário máximo de saída), sendo permitida a entrada até às 12h. Em casos de feriados às segundas-feiras, o Parque permanecerá aberto neste dia, fechando no primeiro dia útil subsequente. Em janeiro e julho (férias escolares), o Parque fica aberto todos os dias. Há um limite máximo de visitantes por dia (250 pessoas), por isso, chegue cedo especialmente nos feriados. Na entrada é preciso preencher uma ficha com algumas informações pessoais e assistir a um vídeo sobre o parque. Todas as informações úteis no site http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html.

DSC_0593 - Copy - Copy - Copy

DSC_0666 - Copy - Copy - Copy

DSC_0723 - Copy - Copy - Copy

DSC_0606 - Copy - Copy - Copy

2) Cânions I e II e Cariocas – também localizada dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fizemos com guia. Há muitas paradas para banho, uma delícia! São cerca de 11km de caminhada (ida e volta). Todas as demais regras do Parque descritas no item 1 valem para essa caminhada. O limite máximo de visitantes por dia para essa trilha é de 200 pessoas. O Cânion I está fechado por conta do pato Mergulhão que fez seus ninhos neste local e é um animal em extinção. Assim, a trilha segue direto para o Cânion II e depois Carioquinhas.

DSC_0980 - Copy

DSC_1031 - Copy

DSC_0926 - Copy - Copy - Copy

DSC_1164

DSC_1114 - Copy

DSC_1036 - Copy

3) Vale da Lua – fica a 6km de São Jorge (na direção de Alto Paraíso), há uma placa na estrada (parte da estrada é de terra). São cerca de 800m de caminhada (fácil) até as formações rochosas, sendo possível entrar nas “piscininhas” ao final do percurso. Só é permitida a entrada de tênis (uma pessoa usando chinelo faleceu recentemente lá porque o chinelo arrebentou). A entrada custa 10,00 reais e fecha às 17h. Em dias de chuva não abre. Como a visita é rápida, é possível conjugar com algum outro passeio como nós fizemos. Visitamos o Vale da Lua no dia que fizemos a trilha dos Saltos dentro do Parque Nacional da Chapada. Também dá para fazer depois da trilha do Cânion I e II e Cariocas ou do Mirante da Janela.

DSC_0817 - Copy - Copy - Copy

DSC_0865 - Copy - Copy - Copy

4) Mirante da Janela e Abismo – são 8km de caminhada ida e volta até o mirante da janela de onde se tem uma vista maravilhosa do Saltos 1 e 2 que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em São Jorge. Na ida e na volta é possível se refrescar na cachoeira do abismo, que só existe na época das chuvas. A trilha é relativamente fácil para quem está acostumado a caminhar, mas há vários trechos de subida e descida em pedra. Fizemos essa trilha com guia Rivelino (150,00 reais a diária) e paga-se 10,00 reais de entrada por pessoa.

IMG_6713

FullSizeRender

IMG_6711

IMG_6707

DCIM305GOPRO

Abaixo um vídeo super bacana da trilha do Mirante da Janela e do Abismo, editado pela Juli @viagem_etc que viajou conosco para a Chapada dos Veadeiros em maio desse ano.

5) Raizama – a partir da vila de São Jorge até a Cachoeira da Raizama são 6km de estrada de terra. A entrada custa 10,00 reais por pessoa e a trilha com cerca de 3km (ida e volta) é fácil, fazendo parada em vários poços com pequenas quedas de água para banho. Fizemos esse passeio no mesmo dia que fomos aos Cânion I e II e Cariocas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

DSC_1215

DSC_1223

DSC_1195

6) Éden Águas Termais – Não fizemos esse passeio, mas para quem está hospedado em São Jorge, acho que vale a pena ir lá à noite algum dia. O local fica a cerca de 15km de São Jorge e tem piscinas com águas quentes (na faixa de 30 graus). Tem estrutura de restaurante e até de pousada para quem quiser dormir por lá. A entrada custa 10,00 reais. Bem pertinho estão as Águas Termais do Morro Vermelho (praticamente o mesmo esquema do Éden).

DSC_0916 - Copy - Copy - Copy

Onde se hospedar em São Jorge :

Não nos hospedamos em São Jorge (fizemos base em Cavalcante e Alto Paraíso), mas as melhores pousadas de lá pelo que li são essas : Pousada Casa das Flores  e Pousada Bagua. Faça sua reserva sem custo adicional clicando em  booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

Dica de Restaurante em São Jorge :

Santo Cerrado Risoteria Café – esse restaurante é muito bem recomendado!!

Posts Relacionados:

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Juli

    Preciso ir conhecer essa primeira parte do post! Hehehe, que fotos!!!

    Responder
  2. Ariel

    Olá!
    Gostaria de uma ajuda sua: se tivesse que escolher entre “Cânions e Cariocas” e “Saltos do Rio Preto”, qual escolheria?
    Obrigado.
    Ariel.

    Responder
    • As duas sao lindas! SE vc tiver um bom pique de caminhada dá até para fazer as 2 no mesmo dia!

      No canions vc curte mais banho, fica um tempao na agua, ja nos saltos é mais visual, mas tb tem bastante poço pra nadar. Muito dificil essa escolha rsrs. Acho que faria os saltos. depois me fala o que decidiu. bjs, Fabi

      Responder
  3. Tayná Garcia

    Olá, vou pra Chapada dia 18 de agosto e estou amando suas dicas.. Vou ficar 5 dias mais ou menos. Queria saber se voce acha possivel fazer a trilha dos Saltos e a dos Canions I e II no mesmo dia. Quanto tempo dura cada uma? Obrigada desde já.

    Responder
    • Oi Tayna! No post eu coloquei as distancias! se vc fizer as 2 trilhas no mesmo dia vc vai andar cerca de 20km. Da para fazer, mas isso depende do ritmo de cada um!!! Pq eh bastante coisa!!! beijos

      Responder
  4. Paula Atademo

    Olá, bom dia! Estou amando as suas dicas. Estamos nos organizando para uma estadia de oito dias. Quantos dias acha necessário ficar em cada lugar! Vi que são muitos lugares para conhecer.
    Nosso ritmo de caminhada é bom! Acha que em dois dias consigo conhecer as cachoeiras de Alto do Paraíso e nos outros dois dias as cachoeiras de Cavalcante que indicou. Pelo que vi dos seus relatos, em São Jorge é que tem mais passeios longos e com a caminhada mais puxada!
    Valeu por compartilhar com a gente as suas experiências! 😉

    Responder
    • Oi Paula! Que bom que vc gostou! Mas é difícil indicar o número de dias em cada lugar porque vai depender de que trilhas vc quer conhecer. Lá tem muuuitas opções de trilha! Leia os 4 posts, escolha as trilhas e divida os dias. Boas caminhadas! beijos

      Responder
  5. Polianne

    olá!
    Você colocou o valor do guia pra trilha mirante da janela e abismo.
    Cada pessoa pagaria 150? ou é a diária dele podendo ser para um grupo por exemplo? Devemos agendar com o guia antes? Como posso agendar?
    Obrigada.

    Responder
    • É a diaria do guia! Se forem 3 pessoas sai 50,00 reais para cada um! Tem o contato do guia no texto. Entre em contato direto com ele. bjs

      Responder
  6. Ágata Guimarães

    Oiii tudo bom??? amando as dicas…
    vc ficou hospedada em qual lugar???
    to pensando em chegar e ficar em cavalcante… curtir o dia e depois ir pra sao jorge… o q acha?
    pousada boa, limpa e barata? indica?? rs

    Responder
    • Oi Agata! Está tudo no post 1 com as dicas gerais! Dá uma lida! Tem as pousadas que ja ficamos. bjs

      Responder
  7. Cristine

    Oi Fabi,

    Vi que você fez a trilha dos Saltos e a do Mirante da Janela. Irei semana que vem para a chapada e só terei tempo para fazer um desses passeios. Olhando as fotos parece que as vistas do Mirante da Janela são lindas…. Parece mais ampla…. Você que fez as 2 recomenda qual? Obrigada!

    Responder
    • Oi Cristine! As duas sao lindas! Na dos saltos as cachoeiras para banho sao melhores. No Mirante da Janela acaba sendo mais uma trilha de contemplação . bjs

      Responder
  8. Michelle

    Olá! Poderia passar o contato do guia? Obrigada!

    Responder
  9. LIRIA

    Boa tarde,

    É possível fazer o trilha do Saltos do Rio Preto, mais os Canions, Mirante da Janela no mesmo dia, e o Vale da Lua no mesmo dia ?????

    Responder
    • Oi! Acho praticamente impossivel!!!! Se vc fizer Saltos + canions no mesmo dia ja vai ser bem puxado. bjs

      Responder
Deixe seu comentário: