Em junho/16 voltamos pela terceira vez a Cambará do Sul, região conhecida pelos belíssimos cânions Fortaleza e Itaimbezinho no Rio Grande do Sul.
Da última vez visitamos a região (abril/14), ainda estava bem quente! Contei todos os detalhes nos posts :
- Post 1 – Dicas Gerais sobre os Parques Nacionais e Cânions
- Post 2 – Cânion Fortaleza
- Post 3 – Parque Nacional Aparados da Serra
Dessa vez voltamos para conhecer, a convite, o fantástico hotel Parador Casa da Montanha, membro da rede Roteiros de Charme. Conheci esse hotel há muitos anos atrás em um programa de tv a cabo chamado Destino Lua de Mel e, desde então, tinha vontade de conhecê-lo.
Posso dizer que o hotel superou todas as minhas expectativas! Vivemos uma experiência inesquecível!!!
O Parador Casa da Montanha é simplesmente perfeito! Romântico, charmoso e aconchegante, o Ecovillage permite aos hóspedes o contato com a natureza, mas com muita sofisticação e conforto, proporcionando momentos de relaxamento, paz e ótima gastronomia!
Como chegar
Nós pegamos um voo do Rio de Janeiro para Porto Alegre com duração de 2h. No aeroporto de POA retiramos o carro alugado na locadora (sempre usamos o site RentCars para efetuar as reservas) e seguimos até Cambará do Sul, que fica a cerca de 3h de distância de Porto Alegre e a menos de 2h de Gramado.
Localização
O Parador Casa da Montanha Ecovillage está localizado na bela fazenda Camarinhas nos Campos de Cima da Serra, a 8km da cidade de Cambará do Sul, já no caminho para o parque Nacional Aparados da Serra, onde fica o famoso Cânion Itaimbezinho.
Esse pequeno trecho de 8km na Estrada do Faxinal não é pavimentado, mas está em boas condições.
O parque está a apenas 20 minutos de carro do hotel. Já o Cânion Fortaleza (meu preferido!) encontra-se a 40 minutos (para ler o post clique aqui).
Infraestrutura
O hotel tem uma localização privilegiada para quem curte natureza, mas não dispensa conforto.
De todo o hotel se tem uma linda vista panorâmica dos campos de cima da serra, das araucárias e do Rio Camarinhas que corta a propriedade.
Na sede do Parador Casa da Montanha há um lounge com ambiente aconchegante em estilo rústico-chique, com janelões de vidro que proporcionam belas vistas da propriedade e do rio. Com sofás ao redor da lareira, é um lugar perfeito para ler um livro, tomar um drink ou descansar.
É o único local do hotel em que a conexão wi-fi funciona (eu achei isso maravilhoso! aproveitei para me desconectar um pouco).
Foi nesse ambiente, antes do jantar de sábado, que rolou um ótimo showzinho de voz e violão.
Ao lado há um bar e uma mesa de sinuca. Na parte superior, fica a sala de TV com sofás em um ambiente muito gostoso.
Na varanda da sede do hotel há vários sofás e mesinhas ao ar livre com música ambiente e uma vista linda! Que Paz!
No spa há uma jacuzzi quentinha que utiliza a água corrente do rio Camarinhas e uma sauna seca, além de uma área para relaxar com espreguiçadeiras.
Todos os dias no final da tarde, após o delicioso chá com waffles, acontece a imperdível “Cerimônia do Pôr do Sol” na sede do hotel.
Com música ambiente, os hóspedes sentam-se ao redor do “fogo de chão” para assistir ao espetáculo do sol se pondo e do céu mudando de cores a cada minuto !
Há uma rede deliciosa nas margens do rio, perfeita para descansar depois do almoço.
Na recepção há uma estante com muitos filmes em DVDs à disposição dos hóspedes para assistir na sala de cinema ou na própria barraca.
Acomodações
No Parador Casa da Montanha as acomodações são inspiradas nos lodges dos safaris africanos e são chamadas de “barracas”.
As “barracas” são muito bem equipadas, charmosas e aconchegantes, além de serem feitas de um material térmico capaz de suportar o frio que faz na região durante a maior parte do ano.
Digamos que é um tipo de “acampamento” rústico-chique com muito conforto e totalmente integrado com a natureza.
Em todas as barracas há um mimo de boas-vindas para os hóspedes : queijos locais com uma meia garrafa de vinho e deliciosos pãezinhos.
Há três tipo de barracas (são 32 barracas ao todo):
- Barraca Suíte Superior
São as mais luxuosas, cobertas com telhado de palha santa-fé e equipadas com ar condicionado, frigobar, lençol térmico, cafeteira Nespresso, TV com aparelho de DVD, som ambiente, lareira e um delicioso deck exclusivo com jacuzzi e vista panorâmica do rio.
Eu tentei conhecer uma por dentro, mas estavam todas ocupadas.
- Barraca Suíte
Foi nessa categoria de barraca que nos hospedamos Eu fiquei apaixonada! É perfeita para casais, mas também é a mais indicada para quem viaja em família, pois há uma saleta com sofá-cama que acomoda mais duas pessoas (crianças/adolescentes).
Além disso, essas barracas são equipadas com ventilador de teto, TV com aparelho de DVD (a tv só funciona para o DVD, os canais normais não pegam), calefação, lençol térmico, frigobar, banheiro completo.
Mas com certeza a cereja do bolo é o enorme deck de madeira com uma jacuzzi maravilhosa de frente para o rio e para o pôr do sol. Que vista! Que lugar! Vivemos momentos inesquecíveis!
Havia roupões de banho e pantufas para usarmos durante a estadia e eu adorei as amenidades de banho.
O banheiro é pequeno, mas tem tudo que você precisa para tomar um bom banho.
Todas as noites, ao voltarmos do jantar, havia chocolatinhos da marca Prawyer de Gramado sobre a cama junto com um comunicado sobre a previsão do tempo para o dia seguinte. Achei muito legal, pois nos ajudou a programar melhor as atividades do próximo dia!
Obs: eu achei o deck com jacuzzi e a vista da nossa Barraca Suíte mais bonito do que o da Barraca Suíte Superior (mas como não entrei na Barraca Superior não posso comparar as duas por dentro, mas imagino que a Superior seja ainda melhor).
- Barraca Luxo
Essa é a opção mais simples de barraca. É ideal para quem quer experimentar a sensação de estar acampado sem perder o conforto. Possui calefação, lençol térmico, ventilador de teto, Tv, DVD, toalete e lavabo. Já o chuveiro fica na “casa de banho”, localizada a poucos metros da barraca, perto do spa. Na casa de banho há chuveiros individuais, secador de cabelo e calefação.
Atividades
Dentro da propriedade do hotel é possível fazer várias caminhadas, pedaladas (perfeito para gastar as calorias adquiridas nas refeições maravilhosas do hotel!) e cavalgadas em belos campos, com araucárias e muitos pássaros.
Também há opção de passeio de quadriciclo nos arredores e pesca esportiva.
Ao lado da recepção há uma agência de turismo encarregada dos passeios pela região, que incluem os parques nacionais (Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral), cachoeiras, visita a uma produção local de geléias etc.
Mas tenho uma confissão a fazer : não dá vontade de sair do Parador Casa da Montanha. Nós optamos por ir apenas ao Cânion Fortaleza (que já conhecíamos), porque ele é realmente incrível! Tirando isso, passamos o tempo todo na nossa barraca deliciosa ou nas dependências do hotel.
Gastronomia
A gastronomia do Parador Casa da Montanha é um dos pontos que merece destaque. Tudo que experimentamos estava muito bem feito e saboroso! A variedade das refeições que fizemos em um final de semana também foi excelente (churrasco gaúcho, trutas, fondue etc).
O buffet do café da manhã é super caprichado e delicioso! Havia muitos tipos de queijos, frios, bolos caseiros, geleias da região, sucos, frutas, iogurtes, cereais, ovos, salsicha, diversos tipos de pães (incluindo croissants que eu amo e pães de queijo quentinhos) e ainda sonhos recheados com doce de leite. Uma perdição!!!
Às 17h é servido o chá da tarde, também incluído na diária. Não deixe de provar os deliciosos waffles feitos na hora, acompanhados de geleias, sucos e chás. A massa do waffle é maravilhosa!!
Aos sábados é preparado o tradicional churrasco gaúcho no fogo de chão. Nossa, que delícia! A preparação em si já é um evento : as carnes ficam desde cedo no fogo de chão ao ar livre, bem em frente a sede do hotel e, um pouco antes do sino que anuncia que o almoço está pronto tocar, os hóspedes sentam ao redor da “churrasqueira” e ficam conversando e beliscando pedacinhos de carnes, linguiças e queijos. Momento perfeito para degustar uma cerveja da região. Meu marido passou a manhã toda tomando conta das “costelas” (rs!). Ele adora!
Junto com o tradicional churrasco gaúcho foi servido um buffet com muitas opções de salada e acompanhamentos.
Outra refeição super especial que fizemos por lá foi a noite de fondue que acontece às sextas. Foi servida uma sequência fantástica de fondues : queijo, carne com molhinhos variados e batata rostie e, para finalizar: um fondue de chocolate inesquecível! O melhor da vida, feito com chocolate de Gramado da marca Prawyer. Parecia até um fondue de brigadeiro.
No sábado à noite eu confesso que não aguentava mais ver comida na minha frente, mas meu marido queria jantar e nós fomos para o restaurante. Eu acabei experimentando a truta. Meus Deus! Maravilhosa!
Realmente a gastronomia do hotel é fantástica! Experimentei muitos tipos de pratos e doces e tudo estava absolutamente delicioso! Ah! Falando em doce, não deixem de provar o manjar. Excelente!! O pudim também é ótimo.
No almoço de domingo foi servido um buffet campeiro, típico da região, em panelas de ferro e um buffet de sobremesas, onde o destaque é a ambrosia. Mais uma vez tudo estava bem feito e saboroso. Eu não resisti e perguntei se teria um manjar lá, assim, sobrando… tinha e eles prontamente me trouxeram!
O hotel também tem um ótima adega. Claro que todos os dias à noite nós tomávamos vinho durante o jantar.
Há uma lareira e som ambiente no restaurante. Perfeito para aquecer os dias frios do inverno gaúcho!
Outra idéia legal é que o hotel prepara cesta de pique nique a pedido dos hóspedes. Depois basta escolher um lugar dentro da propriedade do hotel para curtir a dois.
O almoço, o jantar e o pique nique não estão incluídos nas diárias.
Equipe
Um dos pontos que merece destaque no hotel é a equipe altamente qualificada. Os funcionários são muito prestativos, educados e simpáticos.
O serviço é excelente!
Clima
Nós visitamos o hotel em junho/16 e curtimos um friozinho maravilhoso! Durante o dia estava sol e agradável, com temperatura na casa dos 18 graus, mas à noite caía bastante a temperatura e de manhã cedo também. Adorei! Acho que um lugar romântico desses e com ótima gastronomia combina com frio!
Mas é possível visitar o hotel o ano inteiro.
E claro, há dias em que o inverno é severo por lá, com temperaturas que chegam a zero grau.
Outras informações
O acesso Wi-Fi funciona muito bem, mas só na sede do hotel. Afinal, pra que você precisaria de wi-fi estando hospedado em uma daquelas barracas incríveis?
O hotel aceita crianças.
Há uma agência de turismo que ajuda os hóspedes na reserva e indicação de passeios, caso o hóspede precise.
No (doloroso) momento do check-out (não queria ir mais embora!) ainda recebemos outro mimo : uma sacolinha personalizada do hotel com uma garrafa de água, fruta e barrinha de cereal para consumirmos durante a viagem de volta! Achei demais esse mimo!
Nós passamos dias maravilhosos e inesquecíveis no rústico-chique Parador Casa da Montanha. A localização é perfeita, a nossa barraca era muito romântica, o hotel é charmoso e aconchegante, o serviço é ótimo e a gastronomia é divina!
É uma excelente dica para casais que estão buscando momentos a dois, mas também é um hotel apropriado para famílias.
Não vemos a hora de voltar e também de conhecer o outro hotel do mesmo grupo em Gramado : Casa da Montanha.
Dados úteis :
Para reservas acesse Booking.com/Parador ou se preferir reserve em Hoteis.com.
* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
Posts relacionados :
- Post 1 – Dicas Gerais sobre os Parques Nacionais e Cânions
- Post 2- Cânion Fortaleza
- Post 3 – Parque Nacional Aparados da Serra
Você também pode gostar:
- Insólito Hotel Boutique, Búzios
- Villa São Romão Ecovillage, Lumiar
- Grande Hotel Campos do Jordão
- Pousada Pequena Tiradentes, MG
- Hotel Rosa dos Ventos, Teresópolis
As trilhas são muito difíceis? exigem muito esforço fisico?
Não… são bem tranquilas 🙂
Olá Fabi, estivemos nessa região em outubro de 2016, é muito lindo mesmo, estamos em uma expedição, saímos de SP, vamos até o Ushuaia e depois subiremos pelo pacífico até o Alaska, nosso projeto se chama Vem Conosco – Pelos Extremos das Américas,
Beijos e muito legal sua postagem, certamente em outra oportunidade irei procurar esse Hotel que deve ser realmente um sonho.
Que legal! E vcs tem instagram para a gente acompanhar em tempo real a viagem? bjs
Olá Fabi, temos sim, Instagram e a FanPage, nossos links são.
FanPage -> https://www.facebook.com/VemConoscoViajar/
Instagram -> https://www.instagram.com/vemconoscoviajar/
Website -> http://www.vemconosco.com.br
Bjos, até mais.