Cânion Fortaleza, RS

Em 22/05/2015 por Fabi Gama

O Cânion Fortaleza está situado a 23 Km de Cambará do Sul/RS, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS-423. Desses 23km, 9km são em estrada de terra (com muitas pedras pelo caminho). É preciso dirigir devagar.

Cambará do Sul fica localizada a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre. Para aqueles que estiverem hospedados no município de Praia Grande, em Santa Catarina (na parte inferior da região dos cânions), o Cânion Fortaleza está a 1h30 de distância.

O parque abre diariamente das 8h às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Não há qualquer tipo de infraestrutura no parque! Portanto, não esqueça de levar água, lanche, protetor solar e repelente. Vá de tênis e leve roupa de banho para um tibum na cachoeira do Rio do Tigre. Há um banheiro público no posto de fiscalização do ICMBio, que fica logo na entrada do Parque.

Para ler as informações gerais sobre a região dos Cânions do Sul do Brasil onde estão localizados os  Cânions Fortaleza e Itaimbezinho acesse aqui : Post 1. Expliquei tudo sobre a região : como chegar, onde se hospedar, passeios, melhor época, quantos dias etc.

Nesse post vou falar apenas do Parque Nacional da Serra Geral onde fica o Cânion Fortaleza.

As Trilhas

No cânion Fortaleza é possível fazer 3 trilhas no mesmo dia, já que são curtinhas. Relembrando que não existem plataformas ou qualquer tipo de grade de segurança, por isso não acho um lugar recomendável para crianças. É preciso andar com calma e cuidado na borda do cânion. O acompanhamento de guia nessas trilhas não é obrigatório. As opções de trilhas são:

  • Trilha do Mirante do Fortaleza – são 3 km (ida e volta) e a vista panorâmica a partir do topo recompensa! É lindíssimo!!! Melhor horário para fazer essa trilha é na parte da manhã, por conta da posição do sol que ilumina os paredões do cânion. De lá, avista-se o Rio da Pedra que corre na parte de baixo do cânion.

 

 

DSC_4812

DSC_4822

DSC_4901

DSC_4916

DSC_4946

DSC_4957

DSC_4979

DSC_5085

 

  • Trilha da Cachoeira do Tigre Preto – são cerca de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar parte do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de conseguir visualizar a cachoeira de frente é preciso caminhar por cima dela (muito lindo!!). A queda d’água têm 400 metros de altura. Não deixe de levar roupa de banho para o mergulho na piscina que se forma na parte de cima do cânion, no retorno da trilha.

 

 

DSC_5148

DSC_5184

DSC_5189

DSC_5193

DSC_5198

DSC_5204

DSC_5170

 

  • Trilha da Pedra do Segredo – Seguindo adiante a trilha da Cachoeira do Tigre Preto (mais uns 700m ida e volta) é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características geológicas. Tem cinco metros de altura e, aproximadamente, 30 toneladas, equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.

 

Onde se hospedar

Como expliquei no post com as dicas gerais sobre essa região, é possível se hospedar em Praia Grande/SC (indico a charmosa e romântica pousada Morada dos Canyons) ou em Cambará do Sul/RS (nesse caso indico a incrível Parador Casa da Montanha).

 

Matérias relacionadas :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • Rentalcars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o DATA PLAN com SIM na opção de roaming 140 países. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem frete grátis  com o cupom "LoucosPorViagem".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : EasySim4u.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Elder

    olá, parabéns pelo relato…me ajudou bastante..rsrs
    mas queria que pudessem me tirar algumas duvidas, se possível.
    Ficarei hospedado em Torres e tenho 1 dia para conhecer os caniôns.
    A ideia é alugar um carro e sair por volta das 7 da manhã de torres (vai umas 2 horas de viagem?)
    e voltar por volta das 16horas para viajar ainda durante o dia. Minhas dúvidas são:

    1. pelo que vcs conheceram, qual seria o melhor lugar para se conhecer em 1 dia?
    2. a estrada de praia grande até os canions é muito perigosa ou só é dificil?
    3. a entrada do itambezinho e do fortaleza são proximas e no mesmo caminho?
    4. preciso passar por cambará para ir aos parques ou ficam antes da cidade?

    desculpa tanta pergunta, mas é q vai me facilitar a programação…rsrs

    Obrigado pela ajuda

    Responder
    • Oi! a estrada nao eh perigosa, quase nao passa carro, so eh ruim mesmo… a entrada dos parques nao fica proxima nao! deve dar mais de 1h entre uma e outra. saindo do itaimbezinho e seguindo para o fortaleza necessariamente passara por cambara. se eu tivesse que escolher apenas um parque, ficaria com o fortaleza, embora nao tenha nenhuma estrutura (ja o itaimbezinho tem), o canion fortaleza eh mais bonito. Boa viagem!

      Responder
  2. Rafaela Tiengo

    Ei, Fabi! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo post e pelas fotos. To sempre acompanhando vcs pelo insta e aqui pelo blog. 🙂

    Tenho uma dúvida sobre a possibilidade de acampar. É possível? Há alguma restrição?

    Desde já, muito obrigada!

    Responder
    • Oi Rafaela! Que bom, fico feliz! Vou ficar te devendo essa informação pq realmente não sei! Vc pode entrar em contato com o parque e perguntar. bjs

      Responder
  3. alessandra

    Nossa amei seu post, super completo, com detalhes que me fizeram decidir qual vou visitar. Infelizmente desta vez terei que escolher….triste!! Obrigada linda!

    Responder
    • Obrigada querida! Depois volta para me contar como foi a viagem! bjs

      Responder
  4. Débora

    Oi Fabi! Estou apaixonada no seu site!
    Vou visitar os cânions no próximo fim de semana e, você acha que entrando no Parque da Serra Geral às 9h eu consigo fazer a trilha do Mirante e a trilha da Cachoeira do Tigre Preto(com direito a um tchbum rsrs) antes que feche?

    Responder
    • Oi Debora! Muito obrigada 🙂

      Consegue sim! Essas trilhas não são demoradas! Esse lugar é lindo! vc vai adorar! depois me conta bjs

      Responder
Deixe seu comentário: