Dicas de Viagem

Dicas Gerais para o planejamento e execução de todas as trips:

Vou dividir com vocês algumas das minhas ferramentas preferidas para programar as viagens:

 

Passagens Aéreas

  • KAYAK – O Kayak é um buscador de viagens gratuito que, conectado a mais de 400 companhias aéreas e a 1 milhão de hotéis, apresenta ao usuário o menor preço encontrado, sendo que os valores já são informados com todas as taxas de passagens aéreas, hotéis ou aluguel de carro. Ou seja, o Kayak facilita muito a vida de todos nós viajantes, pois realiza uma busca em todos os sites de viagem da internet e nos apresenta o menor preço encontrado. Mas o que eu mais gosto desse site é que o Kayak tem uma ferramenta de “Previsão de Preços”. Sabe quando a gente encontra uma passagem com um valor “legalzinho”, mas fica com aquela dúvida se vale a pena esperar um pouco mais ou se é melhor comprar logo? O sistema do Kayak ajuda muito nessas horas!!!! A “Previsão de Preços” utiliza um algoritmo que analisa o histórico de mudança de preços com base em mais de 1 bilhão de buscas de voos feitas no Kayak, e recomenda você a comprar ou esperar. Basta acessar o site www.kayak.com.br, simular a compra da passagem e quando a busca terminar de carregar, olhar no canto superior esquerdo da página para encontrar o gráfico de previsão de preços com a dica: comprar ou esperar. Outra ferramenta que eu adorooo é a de alerta de preços!! Eu simulo os voos nos trechos e datas desejadas e crio um alerta lá no site do kayak. E aí vou recebendo por email avisos toda vez que o valor da passagem desejada reduzir! Aproveite para ficar por dentro de todos as promoções seguindo o insta @kayak_br, que posta os valores encontrados no site em tempo real ou então baixe o app.

 

  • Fly Low Cost – Não existe site melhor para saber qual cia aérea low cost opera no trecho que você deseja. Basta inserir a cidade de partida e a cidade de chegada e o site te informa a lista das cias aéreas que voam no trecho desejado. Fique sempre atento às regras de bagagem de cada uma das cias, pois em muitos casos é preciso pagar pelo despacho de mala (algumas aceitam mala de 15kg outras 20kg e por aí vai). Confira com cuidado também as dimensões e peso permitido da bagagem de mão.

 

  • Flight Aware – excelente site para checar se o voo está no horário e também para se verificar o horário que um voo pousou. É possível também verificar a média de atraso de cada voo.

 

  •  Seat Guru – antes de marcar os assentos nos voos, consulto esse site. É excelente, pois informa onde fica a cozinha, os banheiros, ou seja, onde tem mais barulho, assim como aponta os melhores assentos daquela aeronave também.

 

Reserva de hotéis

  • Booking.com – confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.

 

  • Hotéis.com – agora aqui no blog você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.

 

  •  Tripadvisor – é nesse site que leio a opinião dos viajantes sobre os pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Imprescindível!! E a cada review que você escreve por lá, além de ajudar aos outros viajantes, acumula milhas no programa Fidelidade Tam.

 

Viagem de Carro

  • Rentalcars.com – nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc). Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.

 

  • Estacionamento Ultrapark – A melhor opção se você for viajar de carro. É o estacionamento mais próximo do Aeroporto de Guarulhos (apenas 5 minutos de distância) e é 65% mais barato do que o estacionamento interno. Têm vagas cobertas e descobertas com seguro para curta ou longa permanência. Eles oferecem traslado gratuito 24 horas, sistema completo de segurança com câmeras infravermelhas que funcionam dia e noite, loja de conveniência completa com wi-fi, vestiários totalmente equipados, lavagem de veículos e sistema self-parking que você estaciona seu carro e leva a chave. Para acessar o site clique aqui.

 

  •  Viamichelin.com – outra ferramenta essencial no planejamento das nossas road trips, esse site é um achado. Serve para calcular as distâncias e o tempo entre as cidades. O site te apresenta sempre duas ou três rotas diferentes para o deslocamento desejado.

 

  • GPS / Google maps – quem planeja uma road trip, seja no Brasil ou no exterior, não pode deixar de ter (ou alugar) um GPS. Muitas vezes eles nos colocam em alguma furadinha básica (um beco ou algo do gênero), mas 99% das vezes são um grande facilitador para quem viaja de carro. Caso você não tenha o aparelho do GPS, você também pode baixar os mapas no Google maps e, uma vez baixado, usar off-line.

 

Seguro Viagem

  • Faça sempre um seguro viagem, mesmo que seja o do seu cartão de crédito. Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Real Seguros que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é que, em apenas um clique, você compara o custo x benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online, você recebe a apólice por email, pode pagar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Não dá para correr o risco de viajar sem! Para saber mais, clique aqui.

 

 

Malas & Lacres

  • Como escolher um modelo de mala que tenha durabilidade, resistência, praticidade e leveza – leia o nosso post completo aqui.

 

  • Lacres SealBag – esses lacres protegem nossas bagagens contra o golpe da cesária, super comum nos aeroportos. Há dois anos usamos em todas as nossas viagens. Para entender melhor como proteger bem as suas malas evitando dor de cabeça durante as viagens acesse aqui.

 

Chip de internet no exterior

Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais,  mostramos tudo no snapchat (Loucosporviagem) e no InstaStories. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar.  Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip, como fiz em Paris por exemplo. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc.

O plano para Europa é o DATA PLAN SMARTPHONE com SIM na opção de roaming 140 países.

Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o  site clicando em :  EasySim4u.

Câmbio

  •  Casa Aliança – estou sempre acompanhando a cotação das moedas, especialmente dólar e euro. Por isso, sempre dou uma olhadinha no site da Casa Aliança e na hora fico sabendo quanto pagaria se fosse comprar moeda estrangeira naquele momento. É também o local onde costumo comprar moeda, pois dependendo do valor, eles entregam no centro do Rio. Acho mais seguro e costumam ter a melhor cotação.

 

 

Previsão do Tempo

  •  Accuweather – estou sempre antenada em relação à previsão do tempo das cidades que visitarei nas viagens. Devido a ansiedade máxima do ser aqui, adoro acompanhar o tempo por esse site porque ele te dá até 30 dias de previsão. Claro que é apenas uma previsão e sempre há variação, mas em relação a temperatura tem pouca mudança e aí já da para ir pensando na mala (parte chata da viagem).

 

Viagem de trem & metrô

  • Trens europa – uma dica para quem vai viajar de trem na Europa é não usar o site da Rail Europe, pois as passagens costumam ser muito mais caras do que nos sites regionais. Por exemplo, se você vai viajar de trem na França ou da França para algum outro país use o site www.sncf.com. Se for na Alemanha, use o http://www.bahn.de/ . Para trens na Suíça acesse o www.sbb.ch/en. Na Polônia compre pelo http://booking.polrail.com/. Ou seja, sempre procure no google o site de trem regional do país que você pretende visitar.

 

  •  APP Paris Metro – Andar de metrô em Paris é muito fácil, mas uma ótima dica é baixar o app ‘Paris Metro’ que funciona mesmo sem conexão à internet. O app indica a rota, as conexões necessárias e o tempo de deslocamento. E tem o mapinha com todas as estações e linhas do metrô também! Com certeza você encontra esse app para outros destinos (Londres, NY etc).

 

Edição de Fotos

  •  APP Camera+ – No instagram é muito comum me perguntarem se uso algum app para editar fotos. O único que uso é o Camera+. Adoro e Recomendo!

 

Para inspirar

  •  Lonely Planet – tenho a coleção quase completa de guias da Folha de SP na minha estante da sala, mas sinceramente, hoje adoro os guias em pdf da Lonely Planet. Tem poucas fotos, mas muita informação. Os guias são excelentes!! Muitos só tem a versão em inglês. O valor é ótimo e eu baixo os guias no dropbox no meu celular e do meu ipad. Bem melhor, pois é menos peso para carregar e estando baixado no dropbox, você pode acessar offline.

 

 

 

Para viajar com conforto

  •  Itens indispensáveis em uma viagem : tapa olhos, tapa ouvido, travesseiro de pescoço Fom, cabo da apple para baixar as fotos da câmera para o ipad, porta passaporte daMarreOnLine (um charme!), lacres SealBag, gosto muito de levar aqueles sacos de compressão a vácuo que reduzem o volume das roupas e ajudam a fechar a mala. Também sempre tenho na bolsa protetor de assentos sanitários descartáveis ProAssento que pode ser comprado no site ou em farmácias. Minhas malas estão sempre identificadas com tags.

 

 

Fuso Horário

  • Para saber os fusos de qualquer lugar do mundo acesse 24htimezone.

 

 

Vacinas

 

  •  Portal Anvisa – Cheque sempre as vacinas exigidas no seu destino.

 

Dicas da Fabi

  • Não se esqueça de escanear seus documentos (passaporte, identidade e carteira de motorista etc…) e enviar para o seu email. Assim, em caso de perda, furto ou roudo dos originais, você pode acessar essas cópias de onde estiver.

 

  •  Sempre avise ao seu cartão de crédito o período em que estará no exterior e os países que serão visitados (Aviso Viagem), para evitar que a operadora do cartão de crédito recuse alguma compra (seja em hotel, restaurante etc). Guarde sempre o número do protocolo, data, hora e nome do atendente, caso você tenha algum problema ao efetuar um pagamento.

 

  •  “Caixinha” durante as viagens – Quando vocês viajam com um ou mais amigos, como fazem para  pagar as despesas? Nós adotamos a “caixinha”. Uma pessoa fica responsável por ela e todos do grupo colocam sempre o mesmo valor (por exemplo, 100 reais de cada vez e quando acabar, repõe com mais 100 e assim vai). Com o dindin da caixinha nós pagamos as despesas em comum do grupo – entradas de museus, castelos, hotéis, taxi e qualquer outra despesa coletiva, até mesmo a conta dos restaurantes (nesse caso quem comeu algo mais caro completa com a diferença). O ideal é que a caixinha fique numa carteira/bolsinha separada.

 

Recomendação final: Não viaje com moderacão! 🙂