Lençóis Maranhenses, Maranhão

Em 10/07/2015 por Juliana Tolfo

São 150 mil hectares de areia branquinha e fininha, com lagoas de águas doces e cristalinas que criam paisagens desérticas. Está localizado ao norte do estado do Maranhão e você pode programar uma viagem de 4 dias nos Lençóis que terá a chance de fazer a maioria dos passeios.

Quando ir:

O período das chuvas vai de dezembro a maio, então a melhor época para ver as lagoas cheias e sem maior probabilidade de chuvas é de final de junho a agosto. Lembrando que nos meses de maio e junho as lagoas tem uma cor bem caribenha, azulzinha. Já no segundo semestre a água é mais escura.

DSC02003

DSC01949

Como chegar:

É preciso pegar um voo até São Luis/MA e de lá seguir por cerca de 270km em estrada asfaltada até Barreirinhas, uma das cidades base para conhecer os Lençóis. Os tranfers regulares fazem diariamente o percurso São Luis/Barreirinhas (e retorno) em van ou micro ônibus. Geralmente saem às 7h de São Luis e o percurso dura em torno de 4h30 com uma parada para lanche. O retorno é às 16h. Eu solicitei esse transfer com a própria pousada e deu tudo certo. O aeroporto de Barreirinhas não recebe voos comerciais.

Barreirinhas é a cidade base mais conhecida e onde tem mais opções de hospedagem, mas algumas pessoas preferem ficar em Santo Amaro, apesar de ser mais rústico.

Sobre Barreirinhas: cidade pacata, sem muitos atrativos, mas cheia de pousadinhas e agências de turismo. Os restaurantes mais procurados pelos turistas ficam na orla, na Avenida Beira Rio. Há uma feirinha de artesanato bem pequena a uma quadra da orla e para comprar castanhas, sugiro a Casa da Castanha no caminho da Balsa para o povoado Cantinho.

foto 64

Onde se hospedar:

Vi muitas pousadinhas espalhadas pelo centro de Barreirinhas e algumas mais afastadas. Eu fiquei na pousada Encantes do Nordeste . É um local muito bonito, com mais de 20 chalés espalhados por um lindo jardim. Achei o chalé pequeno, principalmente o banheiro. Não tem luxos, mas o destaque foi para o paisagismo da pousada, para o atendimento e o café da manhã. Para ir ao centro da cidade eram R$ 20 em táxi por trecho. Nos fundos da pousada e na margem do Rio Preguiças, tem um restaurante chamado Bambaê. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com ou se preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

foto 2

Outra dica de pousada simples, mas ajeitadinha e bem no centro de Barreirinhas é a Pousada do Buriti na qual a Fabi se hospedou em abril/08. Optando por essa, não há necessidade de pegar táxi para nada. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com  ou se preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

DSC02377

Como circular:

Para fazer os passeios, as agências de turismo costumam pegar os clientes nas suas respectivas pousadas e todos são em veículos 4×4 ou em barco. As estradas para os locais de passeios são todas de areia e há muitas trilhas, não recomendo fazer sozinho.

Se você se hospedar em uma pousada fora do centro de Barreirinhas, como no meu caso, aí pode pegar táxi para ir até o centro quando quiser.

foto 3

O que fazer:

Os passeios nos Lençóis e redondezas foram todos feitos com uma agência de turismo, a São Paulo Eco Turismo  que eu recomendo. Eles foram muito atenciosos, possuem bons guias e motoristas, devidamente uniformizados e capacitados. Aceitam cartão de crédito.

  • Atins: passeio que dura o dia todo e pode ser bastante cansativo. É mais de uma hora de estrada de areia, que balança bastante. Na ida, a jardineira passa em Atins, mas não parou no povoado Canto do Atins, que fica numa área remota do parque, onde tem a foz do Rio Preguiças. O local é bastante rústico, tranquilo e vi algumas pousadinhas por lá. Pára primeiro na Cabana Beira Mar, um quiosque simples que vende água de coco e você tem um breve descanso das sacudidas do carro. Depois pára num restaurante para você já fazer o pedido do almoço, o nosso foi em Canto dos Lençóis, mas é por ali que fica o famoso restaurante da Luzia, se quiser, peça ao seu guia para mostrar. O passeio continua até algumas dunas, caminhando de lagoa em lagoa sob orientação do guia. Depois volta para almoçar onde você fez o pedido e pode descansar no redário, pois é o momento de sol mais forte. O trajeto de volta foi feito direto e acho que por isso foi bem cansativo.

foto 4

foto 5
DCIM100GOPRO

foto 8

foto 9

foto 10

foto 11.1

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

foto 12.1

foto 12

  • Voo panorâmico: esse fiz diretamente com a AVA (contato : voeava@hotmail.com) num escritório que encontrei no centro de Barreirinhas. Tudo foi bem explicado, gostei do atendimento e marcamos para uma manhã. Foi um voo excelente, que apesar de não sobrevoar todo o parque dos Lençóis, dá pra ter uma noção da imensidão e da beleza do lugar. Foram 30 minutos de voo e custou R$ 270 por pessoa, numa aeronave com 3 lugares mais o piloto.

foto 13

foto 14

foto 15.1

foto 16

foto 17

foto 1

  • Circuito da Lagoa Bonita: é um passeio legal para fazer à tarde pegando o pôr do sol ao final da caminhada. A agência pega na pousada e depois de 1h em estrada de areia, chega no parque. Mais um trecho de carro e chega até uma duna, a partir de onde se segue a pé. É proibida a circulação de veículos nas dunas do Parque. A visão quando chega lá em cima é demais! O deserto de areia a sua frente, maravilhoso! O guia faz um circuito de caminhada passando por algumas lagoas que você pode banhar-se. Ao final, todos voltam àquela primeira duna para assistir ao lindo pôr do sol. Foi fantástico.

foto 20

foto 21

foto 22

foto 23.1

foto 23

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

foto 26

foto 27

DCIM100GOPRO

  • Barco pelo Rio Preguiças (Vassouras / Mandacarú e Caburé): passeio de dia inteiro. A voadeira (pequena lancha) passou no píer da pousada para nos pegar. A navegação é tranquila e a primeira parada foi na vila de pescadores chamada Vassouras, onde tem as lagoas e as dunas de areia amarelada dos pequenos Lençóis. Nessa parada, tem restaurante e macacos. Muitos macacos e bastante atrevidos, portanto, cuidem seus pertences. A segunda parada foi no povoado de Mandacaru, onde se pode subir a escadaria de um farol e tem uma vista bacana. A terceira e última parada é em Caburé onde o rio Preguiças deságua no mar. Ali é feita o maior tempo de parada, podendo almoçar, passear pela praia ou pelo rio e até fazer passeio de quadriciclo. O restaurante indicado pelo guia foi o Cabana do Peixe e ali fizemos a melhor refeição da viagem, que inclusive, aceitou cartão de crédito.

foto 30

foto 31

foto 32

foto 37

DCIM100GOPRO

foto 38

DCIM100GOPRO

foto 43

foto 45

foto 46

foto 41

  • Circuito da Lagoa Azul: passeio muito bom que dura metade do dia. Foi um dos que mais gostei, faz uma caminhada entre dunas e lagoas com águas cristalinas. Para chegar até o início das dunas, foram 50 minutos de jardineira pelas estradas de areia. O circuito passa pelas lagoas da Preguiça, Esmeraldo, Azul, da Paz e do Peixe.

foto 48

DCIM100GOPRO

foto 50

foto 51

foto 52

foto 53

foto 55

DSC01947

DSC01991

DSC02011

DSC01943

Onde comer:

RESTAURANTE BAMBAÊ
Surpreendeu-me mais pelo ambiente que pelo sabor. A comida foi boa sim, tem o mesmo preço que os restaurantes a la carte do centro de Barreirinhas, mas o jardim ao redor dele é uma delícia, um convite a um descanso no redário ou nas espreguiçadeiras a beira rio sob a sombra da mata. Almoçar com vista para o rio Preguiças foi muito bom, tranquilo e contribuiu para o aconchego do lugar super silencioso, com bom atendimento e sucos maravilhosos. Aceitam cartão de crédito.

foto 60

DCIM100GOPRO

Como resumo, fica uma sugestão de roteiros, lembrando que os passeios que duram metade do dia podem ser trocados entre si.

DIA 1: Atins (dia todo)

DIA 2: Circuito Lagoa Azul (meio dia) e Circuito Lagoa Bonita (meio dia)

DIA 3: Passeio de barco até Caburé (dia todo)

DIA 4: Flutuação no Rio Preguiças (não tive tempo de fazer) e sobrevoo.

Texto by Juli. Fotos by Juli (jun/15) e Fabi (abr/08).

Posts relacionados : Chapada das Mesas, Chapada dos Veadeiros, Bonito, Cânion Fortaleza.

Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Juli

    Adorei! Vale a pena essa viagem!

    Responder
  2. Dione

    Amei a viagem para Lençóis. Beleza de tirar o fôlego a cada subida de duna. E, se sobrevoar, fica-se extasiado com o conjunto de dunas e lagoas.

    Responder
    • Juli

      Tudo isso mesmo né mami Dione?! Foi 10! Adorei a companhia de vcs. Beijos

      Responder
  3. Angelina

    Fomos a Lencois tambem. Adorei suas descricoes. Estamos pensando em ir a Bonito em Agosto/2015. Vou seguir suas recomendacoes! Obrigada.

    Responder
    • Juli

      Oi Angelina, obrigada pelo comentário.
      O lugar é mágico, né?! Também adorei! E Bonito é um espetáculo! Beijos

      Responder
  4. felipe Campos

    Curti muito suas dicas. Estarei indo para Parnaíba agora no carnaval porém, eu e minha noiva estamos nos programando para visitar os lençóis. Vamos tentar seguir alguna passeios que vc postou aqui.obrigado (:

    Responder
    • Legal Felipe!
      Depois venha nos contar como foram os passeios!
      Boa viagem pra vocês!!!

      Responder
  5. Fernanda

    Adorei as dicas principalmente da quantidade de dias. Vou para o Ceará e gosto de fazer mais de um estado quando saio do Rio, pensei no Tocantis porém os preços estão muito altos. Bom, infelizmente só posso ir em Novembro e não coincide com os meses que você citou como melhores para ir. Em Junho não faz frio no Maranhão ?

    Responder
    • Juli

      Oi Fernanda, viajar pelos estados brasileiros é bom para conhecermos as diferenças, não é mesmo?
      Quanto ao tempo no sul do Maranhão foi o seguinte: estive em fevereiro e choveu bastante, quase todos os dias ou noites. O dono da pousada que fiquei me falou que os dias mais ensolarados na região ficam entre maio e agosto, mas não faz frio não. Eu sempre carrego comigo um casaquinho levinho, mas em fevereiro confesso que nem usei.
      Espero ter ajudado… beijos.

      Responder
  6. Adorei o post! Ótimo para me empolgar mais ainda com a minha viagem aos Lençóis Maranhenses em junho! Parabéns!

    Responder
    • Juli

      Oi Patricia! Muito obrigada! Que bom que você gostou e espero que você curta muito sua viagem, porque o lugar é muito lindo!
      Super beijo, Juli

      Responder
  7. DULCE

    pacote p lencois para julho 2017 2 pessoas

    Responder
    • Juli

      Oi Dulce, nós não vendemos pacotes de viagem, mas escrevi aqui no post todas as dicas necessárias para as pessoas conseguirem fazer a viagem por conta, assim como eu fiz e foi super tranquilo.
      Quanto aos passeios lá, você pode contratar alguma das agências locais, há várias.
      Vai adorar, lá é muito bonito!

      Responder
  8. DULCE

    Obrig por responder….. vc poderia nos informar a respeito dos passeios é posssivel comprar quando chegar la? e mais em conta ou melhor reservar com antecedencia?

    Responder
    • Juli

      Oi Dulce, eu reservei tudo quando cheguei lá e os preço são meio que tabelados entre as empresas. Não notei diferença se comprando antes pela internet, mas você pode na hora tentar negociar um desconto se fizer muitos passeios.
      😉

      Responder
  9. valda moraes rodrigues

    gostaria de conhecer esse lugar tão bonito

    Responder
    • Juli

      E eu gostaria de voltar lá, Valda! É muito lindo!
      Recomendo pra quem gosta de natureza, calor e passeios ao ar livre!

      Responder
  10. Flávia

    Olá Juli! ótimo post tudo muito bem explicado o que da maior segurança para quem quer ir como eu que vou sozinha. Você foi sozinha também? Acha que tem algum problema ou melhor acompanhada?

    Responder
    • Juli

      Olá Flávia,
      Não vejo problema algum em ir sozinha, pois de qualquer forma você fará os passeios para o parque dos Lençóis acompanhada por guias e outros turistas. Os passeios são vendidos pelas agências e você vai se encaixar nos grupos, então acho bem tranquilo. Bjuuu

      Responder
Deixe seu comentário: