Chapada dos Veadeiros – Post 1 – Dicas Gerais e Roteiros

Em 26/05/2015 por Fabi Gama

Onde fica e como chegar : A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás, a 220 km de Brasília (cerca de 2h30). O aeroporto de Brasília é o mais próximo. As condições da estrada são boas. As três principais cidades que servem como base para explorar a Chapada são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. A melhor forma de explorar a região é de carro (se possível em um 4×4, especialmente na época das chuvas, pois muitas estradas são de terra). Mas nós conseguimos fazer tudo com um carro pequeno (as vezes era meio perrengue). Partindo de Brasília pegar a BR-020 e a GO-118.

Distâncias:
Brasília/Alto Paraíso – 220km/ 2h30 (asfalto)
Alto Paraíso / Cavalcante – 90 km (asfalto)
Alto Paraíso /São Jorge – 38 km (está totalmente asfaltada agora)

Melhor época : Existem 2 períodos bem diferentes – seca e chuva. De maio a setembro é a época da seca e de outubro a abril é a época das chuvas. Fomos em Junho/14, Dezembro/14 e Maio/15. Particularmente, prefiro a época da seca, já que as cachoeiras ficam com as águas mais claras e o perrengue para fazer as caminhadas é bem menor. Mas no verão as cachoeiras são mais volumosas (o que também é lindo!). Só é preciso ter muito cuidado com trombas d`água. Vi, por exemplo, fotos lindas das Cataratas dos Couros na época das chuvas, mas se torna impossível tomar banho. Passa a ser um passeio apenas de contemplação. Esse ano no início de maio ainda pegamos bastante chuva na região, mas, de acordo com os locais, as chuvas já deveriam ter parado. É preciso ter cuidado para não atolar com o carro em alguns trechos em que a estrada é de terra. Na volta da Santa Bárbara, por exemplo, vimos várias placas de carros próximas a um rio (rio esse que é preciso atravessar com o carro para chegar e voltar da cachu).

Dicas Gerais :

1) Assim que chegar a Alto Paraíso, vá até o Centro de Atendimento a Turistas e pegue um mapa com informações sobre todos os passeios da região, pousadas e restaurantes;
2) É mais seguro contratar um guia local. Nós pagamos R$ 150,00 reais pela diária do guia, mas é possível negociar; indicação de guia local : Rivelino 062-9678-3206 (além de guia, tira ótimas fotos, conhece todas as posições legais nas trilhas);
3) Cuidado ao visitar as cachoeiras na época das chuvas (outubro/abril). Há risco de trombas d`água, fenômeno decorrente do acúmulo de água na cabeceira do rio, provocando uma enchente repentina arrastando o que estiver em seu curso;
4) Na época das chuvas, é bom levar capa de chuva para as trilhas e roupa reserva para trocar após o passeio. Dica: embalar os equipamentos eletrônicos e tudo que não pode ser molhado em um saco estanque para mantê-los secos.
5) Leve sempre água, lanche, boné, protetor, roupa de banho, tênis e repelente;
6) É bom levar uma lanterna;
7) Não deixe de recolher seu lixo;
8) Sempre saia com o carro abastecido. Há postos de combustível em Alto Paraíso e Cavalcante. Não há postos em São Jorge;
9) Os feriados mais procurados, e, portanto, mais cheios, são Carnaval e Páscoa;
10) É recomendável tomar a vacina da Febre Amarela com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da sua viagem à Chapada dos Veadeiros;
11) Não se esqueça de levar uma quantia razoável em dinheiro. Em Alto Paraíso há agências do Banco do Brasil e do Itaú, mas eu não conto muito com isso.

Nossos três roteiros por lá :

Primeira vez : Em junho/14 ficamos 5 dias na Chapada, sendo que a nossa base foi em Alto Paraíso (Pousada Recanto da Grande Paz). A partir de lá, contratamos um guia com a própria pousada que ficou conosco 4 dias. A diária foi 150,00 reais, mas depois vi que dá para negociar esse valor saindo a 120,00 reais. Fizemos os seguintes passeios:

Dia 1 : Almécegas I e II – essa fizemos sem guia (passeio de meio dia)
Dia 2: Cânions I e II e Cariocas (maravilhoso) + Raizama (achei Raizama meio dispensável, não iria de novo)
Dia 3: Salto do Rio Preto (tem que fazer) + Vale da Lua
Dia 4: Catarata dos Couros (minha preferida!)
Dia 5: Cachoeira dos Macaquinhos (linda! Com água verdinha)

Abaixo: trilha dos Saltos, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em São Jorge.

DSC_0669 - Copy - Copy - Copy

Segunda vez : Em dezembro/14 passamos um final de semana na Chapada, sendo que dormimos em Cavalcante (Pousada Manaca). Nosso roteiro foi o seguinte :

Dia 1: Cachoeira Loquinhas (meio dia) + Cachoeira Cristais (meio dia) ambas em Alto Paraíso. Seguimos mais 1h de carro até Cavalcante, onde pernoitamos na Pousada Manacá.
Dia 2: Cachoeira Santa Bárbara (imperdível) e Capivara. No retorno para Brasília paramos no Poço Encantado (fica no caminho entre Cavalcante e Alto Paraíso).

Abaixo: Cachoeira das Loquinhas, em Alto Paraíso.

IMG_5008

Terceira vez: Em maio/15 no feriado do Dia do Trabalho fizemos base novamente em Cavalcante (Pousada Manaca) e nosso roteiro foi:

Dia 1: Santa Bárbara e Capivara.
Dia 2 : Cachoeiras do Rio da Prata até o Rei do Prata (essa é a cachu mais longe do percurso).
Dia 3: Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo em São Jorge – esse dia saímos de Cavalcante cedo e seguimos até São Jorge para fazer essa trilha. De lá, já seguimos viagem para Brasília, onde pernoitamos (nosso voo de volta ao Rio era cedo no dia seguinte). Foto abaixo.

IMG_6708

Roteiro Perfeito – Como eu faria se tivesse mais tempo :

Dividiria a viagem em 2 bases : São Jorge ou Alto Paraíso e Cavalcante e faria o seguinte roteiro:
São Jorge (2 ou 3 dias inteiros):
Dia 1 : Saltos do Rio Preto + Vale da Lua
Dia 2: Cânion I e II e Carioquinhas + Águas Termais à noite
Dia 3 : Mirante da Janela e do Abismo

Alto Paraíso (3 a 4 dias inteiros) :
Dia 1 : Catarata dos Couros
Dia 2: Cachoeira dos Macaquinhos
Dia 3 : Cachoeira Loquinhas + Cachoeira dos Cristais
Dia 4 : Cachoeira Almécegas I e II + Cachoeira São Bento

Cavalcante (2 dias inteiros) :
Dia 1 : Cachoeira Santa Bárbara e Capivara
Dia 2: Cachoeiras do Rio da Prata
Se tiver mais um dia, pode colocar a Ponte de Pedra ou a Carandaru.
No meio do caminho entre Alto Paraíso e Cavalcante, dê uma paradinha no Poço Encantado.

Observação : o trecho entre Alto Paraíso e São Jorge está todo asfaltado, sendo possível fazer esse percurso em cerca de 20 minutos. Assim, é possível escolher apenas uma base São Jorge ou Alto Paraíso para fazer todas as trilhas dessas duas localidades, mais uma base em Cavalcante que fica mais afastada (cerca de 1h de Alto Paraíso).

Abaixo : Catarata dos Couros, perto de Alto Paraíso

DSC_1855 - Copy - Copy

Nossas trilhas preferidas (para quem não tem muito tempo):

1) Cachoeira dos Couros (Alto Paraíso)
2) Loquinhas (Alto Paraíso)
3) Macaquinhos (Alto Paraíso)
4) Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo (São Jorge)
5) Saltos (São Jorge)
6) Carioquinhas (São Jorge)
7) Cachoeira Santa Bárbara e Capivara (Cavalcante)

Aluguel de Carro no aeroporto de Brasília : alugamos um carro pela locadora Movida. Costumamos usar o site da Rental Cars que faz uma comparação de preços entre as locadoras, indicando os valores mais em conta. Faça sua cotação e reserva aqui sem custo adicional pelo site RentalCars.

Hotéis :
1) Brasília Aeroporto : Base Concept Hotel – hotel novinho, colado ao aeroporto de Brasília, bom para pernoite. Tem transfer para o aeroporto a cada vinte minutos. Só achei ruim as enormes filas para check-in. Faça sua reserva aqui sem taxas adicionais pelo booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

2) Cavalcante : Pousada Manaca – ótima! Uma gracinha, ficamos em um chalé super gostoso, café da manhã muito bom, cada dia um bolo, um suco diferentes. Faça sua reserva pelo booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com. Outra pousada que nos indicaram é a Vale das Araras. Reserve aqui booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

IMG_3669

3) Alto Paraíso: Pousada Recanto da Grande Paz – ótima! Faça sua reserva sem custo adicional pelo booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

DSC_0535 - Copy - Copy - Copy

4) São Jorge : não nos hospedamos em São Jorge, mas as melhores pousadas de lá pelo que li são essas : www.pousadacasadasflores.com.br e http://www.baguapousada.com.br/ . Faça sua reserva aqui pelo booking.com ou se preferir faça a reserva pelo Hoteis.com.

Restaurantes:

Restaurantes em Brasília :
1) Grand Cru – http://www.grandcrubsb.com.br
2) Toujours Bistrot – http://www.toujoursbistrot.com.br/
3) Rubaiyat – http://rubaiyat.com.br/
4) Coco Bambu – www.restaurantecocobambu.com.br
5) Pizzaria Fratello Uno – www.fratellounopizzaria.com.br/

Restaurantes em Alto Paraíso :
1) Jambalaya – excelente e um charme!! À noite, a iluminação de velas cria um ambiente perfeito para casais! As mesinhas ao ar livre são uma delícia! Comida ótima!!

DSC_0890 - Copy - Copy - Copy

2) Peregrino – buffet a quilo. Rápido, boa opção para almoço.
3) Zu`s Bistrot – o bistrô fica na casa de uma senhora muito simpática que se mudou de Brasília para lá e acabou nos contando toda a sua história!

Restaurantes em Cavalcante:
1) Flor do Cerrado – ótima comida caseira, tipo “PF”, muito bom para quem caminhou do dia inteiro!!
2) Cervejaria Arece – pertence a uns chilenos que fabricam vários tipos de cerveja. Mas para comer servem mais beliscos e tapas, nada de um bom prato de comida pós caminhadas. Em alguns dias rola eventos nesse local – forró etc.

Restaurante em São Jorge :
1) Santo Cerrado Risoteria Café

Para finalizar, um vídeo super divertido editado pela Juli @viagem_etc da nossa última viagem à Chapada (maio/15).

Posts Relacionados:

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly
  1. islaine

    Amo seus post cada lugar lindoo.. haa Seria legal, vc colocar o custo medio ($) da viagem ( qto foi gasto) pq ai, nos ajuda a programar a viagem seguindo suas dicas. Que já são maravilhosas.. bjs

    Responder
    • Oi querida! fico muito feliz que vc gosta… essa questao de custos eh delicada… eu programo tudo com muuiiita antecedencia, fico de olho nas promocoes de passagens aereas, muitas vezes emito de milhas… entao varia muito! mas sempre tento passar o custo dos passeios… alimentacao tb depende muito de cada um… em dia que a gente vai em um bom restaurante, em outros comemos sanduba ou passamos no mercado mesmo e compramos algo. bjs

      Responder
  2. Bheatriz

    Fabiiiiii que lindooo!!

    Com o euro e dólar alto assim, to amando essas dicas!!! E tô adorando as fotos inéditas que vc coloca aqui no blog!!!

    Beijos,
    Bhe

    Responder
    • Obrigada querida! Se vc gosta de caminhada, vale a pena ir ate a Chapada!!! Bjs

      Responder
  3. Otimo post, Fabi! Nunca pensei em ir pra este lugar, mas agora deu uma vontadezinha rsrs beijos

    Responder
    • Carolzita, é muito lindo, mas é para quem curte caminhada, verde, cachu… a gente adora! adorei a visita beijos e bom finde

      Responder
  4. Pedro Henrique

    Ola, tenho uma duvida em questao a visita nas atracoes. os quias contratados possuem carro proprio ? Meu carro é novo e eu nao queria joga lo em uma estrada acidentada. Desde ja agradeco.

    Responder
    • Oi! Os guias não posssuem carro proprio e normalmente vão no carro dos turistas. Marcam um ponto de encontro e seguem juntos para a atraçao. Vc teria que procurar por algum guia que tenha carro, mas com certeza vão te cobrar bem mais por isso. Já pensou em alugar um carro para ir até la? de repente compensa mais do que expor seu carro novo. beijos

      Responder
  5. Thatiana

    Amei as dicas, estarei indo em novembro! Infelizmente irei chegar no dia 11/11 e vou embora no dia 14/11. Pelo que vi creio que irei fazer os passeios de São Jorge por causa do pouco tempo, queria ir em todos hahahahahaha.

    Responder
    • vc vai querer voltar com certeza! depois me conta como foi! otima viagem beijos

      Responder
  6. Raphael

    Ótimo post, parabéns, brigado pelas dicas 😉

    Responder
  7. Roberto Pereira

    Ótimo Post, Parabéns!

    Pretendo ir pra lá agora e Janeiro, na segunda semana e gostaria de uma dica sua, vou alugar um carro e seguir de Brasilia até lá, quais são os passeios que precisa ir com guia ? ou de carro com um mapa impresso vc consegue visitar ?

    abs,

    RP

    Responder
    • Roberto, ta tudo no texto! nós fizemos quase todos com guia! os que nao precisam de guia sao loquinhas e outros com trilha facil! no texto eu citei o que fizemos com guia e o que nao precisa. sao muitas opçoes de trilha, vc tem que ver qto tempo vc tem, escolher as trilhas e ler os posts dos que te interessam 🙂

      Responder
  8. Fabi, parabéns pelo Post!!! Ficou ótimo!

    Vou próximo mês passar 4 dias/ 3 noites, e gostei da sua sugestão das trilhas preferidas. Para seguir estas trilhas, você sugere que eu fique com base (hospedado) em Alto Paraíso? Ou um dia em cada cidade? (São Jorge e Cavalcante)?

    Abraços!

    Responder
    • Dá para fazer base so em alto paraiso e bate e volta para São Jorge e Cavalcante. Ou fazer uma base em alto paraiso mais uma noite em Cavalcante que eh mais longe. Aí vc que tem que ver o que prefere (trocar de hotel ou fazer bate e volta). Vc vai adorar esse lugar! Bjs

      Responder
  9. Juliete Suana

    Sem dúvidas o melhor site de viagens!! Tudo bem explicadinho, com detalhes importantíssimos… Amoo ler tudinho!!

    Responder
    • Que gracinha! Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz pq dá uma trabalheira danada

      Responder
  10. Quanto sai mais ou menos o aluguel do carro?

    Responder
  11. Nathalia Oliveira Nunes dos Santos

    Oii, Fabi, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida com vc. Estou indo para a Chapada no final desse mês e só tenho quatro dias, então me surgiu a dúvida em um dos dias: fazer a trilha dos saltos ou a trilha do mirante da janela + abismo? Como só tenho quatro dias, nos outros três vou fazer outras coisas (sta bárbara/almécegas/loquinhas+vale da lua(dia mais curto), então só teria um dia pra fazer a trilha dentro dos parques. Agradeço desde já :)))

    Responder
    • Oi Nathalia! Dentro do parque sao 2 trilhas (saltos e carioquinhas). A trilha do mirante da janela/abismo fica fora do parque. Essas 3 trilhas são muito bacanas! Muito difícil te dizer… a vista da do mirante eh mais bonita, mas o banho de cachoeira é melhor das trilhas do saltos e carioquinhas. Os poços sao bem maiores nessas duas do que na do mirante. bjs

      Responder
    • Nathalia, só mais uma coisa… vc vai tirar 1 dia para fazer almecegas? p q nao faz em uma dia trilha dos saltos ou carioquinhas e no outro trilha do mirante e tira almecegas do roteiro? acho mais aconselhável. Além disso, vc pode fazer mirante da janela + vale da lua no mesmo dia!

      Responder
      • Nathalia Oliveira Nunes dos Santos

        Então, eu vou ter meio dia pra fazer a almécegas, pq chego na quinta à tarde na Chapada e volto domingo à tarde pra Brasília! Então coloquei almécegas quinta (meio dia), trilha dos saltos ou trilha da janela na sexta, santa bárbara no sábado e vale da lua + loquinhas domingo (meio dia)! O que acha? Acha que posso melhorar algo?
        Hmm, essa distinção ajudou bastante! É dificil, pq as duas parecem otimas, mas acho que vou optar pela vista 😀
        Muuito obrigada pela sua ajuda!!! :))

        Responder
        • Nathalia!! Não da pra vc fazer loquinhas com vale da lua em meio dia pq o vale da lua fica perto de são Jorge! conjugue o vale com a trilha dos saltos ou janela! beijos

          Responder
  12. Angela

    Seu post ficou show. Tô indo em junho pra um estágio- futura Guia de turismo: regional, nacional e america do sul. Amei suas dicas.bjsss

    Responder
  13. Ursula Alves

    Fabi,
    estava planejando essa viagem e achar esse post foi perfeito.
    Pretendo ficar 5 dias e 4 noites. Ter um guia é indispensável, ou dá pra fazer alguns passeios independente?

    Responder
    • Oi Úrsula! A maior parte dos passeios vc pode fazer por sua conta. A catarata dos couros e o rei do prata recomendo guia. Nas demais se vc se informar direitinho antes onde começa etc pode fazer por sua conta! A Chapada é demais! beijos

      Responder
  14. Fernanda

    Fabi,

    Muito obrigada pelos posts – excelentes informações sobre a Chapada! Uma dúvida: tu achas que dá para fazer a Catarata dos Couros no último dia da viagem, sendo que temos um voo em Brasília s 18h30 (queria chegar no aeroporto no máximo até as 16h30). Daria tempo, saindo de São Jorge ou Alto Paraíso? Obrigada!

    Responder
    • Oi Fernanda! Aiiii…. eu acho puxado… o ideal eh fazer couros com guia… e eles normalmente vao no nosso carro, então, vcs teriam que leva-lo de volta… para estar 16h30 no aero é mais prudente sair às 13h de lá… nesse dia seria melhor fazer algo rápido e light tipo Loquinhas. bjs

      Responder
      • Fernanda

        Muito obrigada, Fabi!

        Está difícil demais decidir o que fazer com só 4 dias :/. Estou com muita vontade de ir a Cavalcante para ir na Santa Bárbara. Meu roteiro está assim: Dia 1: Brasília a Cavalcante. Dia 2: Santa Bárbara + Capivara + viagem até São Jorge (dá para encaixar algo mais??). Dias 3 e 4: tenho que escolher entre: Trilha Cânions/Carioquinha ou Trilha Saltos ou Mirante e Abismo E Vale da Lua no fim da tarde. Dia 5: só temos a manhã, então ou Loquinhas (como tu sugeriste) ou Almécegas…

        O que achas? Está fazendo sentido? Vamos agora em agosto, época de secas. Obrigada!!!!

        Responder
        • Na volta para São Jorge vc pode parar tb no poço encantado que fica no caminho.

          Escolher entre uma dessas 3 trilhas eh difícil mas eu faria uma das duas dentro do parque + vale da lua

          No último dia faria loquinhas ou almecegas mesmo pq são de fácil acesso e boas para banho!

          Depois vc volta na chapada e faz o resto . bjs

          Responder
          • Fernanda

            Muito obrigada por todas as dicas, Fabi! Vou começar a acompanhar o blog 🙂 Esqueci que ainda quero fazer a Catarata dos Couros! Certamente terei que voltar… Bjos

  15. Leila

    Boa tarde! vc acha que qtos dias cheios seriam necessários para esse roteiro que vc citou:
    – cachoeira dos couros;
    – loquinhas;
    – macaquinhos;
    – Mirante da janela e cachoeira do abismo;
    – Saltos;
    – Carioquinhas;
    – Cachoeira Santa Bárbara e Capivara.

    Obrigadaaaa, são dicas são ótimas!!!

    Responder
    • Oi Leila! Que bom que vc gosta das dicas! Acho que vc precisa de 7 dias para fazer esse roteiro. No dia do Mirante da janela vc pode incluir o vale da lua. Loquinhas vc pode fazer junto com couros. bjs

      Responder
  16. claudia

    Ola!
    Adorei seu post e acompanho vcs ha um tempinho aqui e no IG
    Estou querendo uma opiniao sobre dezembro na chapada dos veadeiros. Como é epoca de chuvas, dizem q nao vale tanto a pena. Oq vc achou? Vale tirar uns diazinhos para ficar na regiao.
    Aguardo sua opiniao!
    Muito obrigada

    Responder
    • Oi Claudia!!! Eu estive lá 2x em períodos de chuva (dez e maio). Eu realmente prefiro a época da seca. Dá para ir mas tem que ficar muito atento ao céu, as trombas d’Água nas cachoeiras etc bjs

      Responder
  17. Anielly

    Oi;
    Queria um conselho vou pra Chapada sabádo e volto domingo a noite,queria saber se vc tem alguma dica de lugar que eu possa ir para passei rapido e aproveitar bem esses dois dias apenas…
    Queria ficar em Alto Paraíso u São Jorge…
    Me ajuda por favor kkk

    Responder
    • Oi! Eh muito pouco tempo!! vc precisa ler os posts da chapada aqui (tem 4 bem completos) e escolher os que vc prefere e mais curtos… para curtir a chapada é melhor ficar no minimo 5 dias… bjs

      Responder
  18. Denise

    Olá adorei as dicas já salvei aqui nos favoritos mas só vou conseguir ir no final de março (já comporei minhas passagens e vou reservar o lugar pra ficar) nas minhas férias,torcer pra não ter muitas chuvas,pois estarei indo no período que tem neh? bjosss

    Responder
  19. Adriana

    Adorei o Post informações muito relevantes e claras. Me deu mais vontade ainda de conhecer a Chapada. Um abraço.

    Responder
  20. debora

    Oi Fabi!
    Pode colocar quantos KMs de trilha tem pra cada uma delas?
    Eu terei 3 dias e meio, quais devo priorizar?
    A que mais quero é a Santa Bárbara, e gostaria de mais com águas claras.
    Me ajuda?

    Responder
  21. MELISSA

    Oi Fabi,
    Parabéns pelo site é realmente muito bom.
    Uma dúvida: qual carro você recomenda alugar? Precisa ser um carro alto? Vamos alugar no aeroporto de Brasilia.
    Obrigada!
    bjs

    Responder
    • Oi Melissa! Muito obrigada! 🙂 Olha, alguns caminhos são bons, outros nem tanto (como o que leva a macaquinhos). Tudo depende tb se vc vai em época de chuvas ou não. Bem, eu sempre aluguei carro normal, so não pega 1.0 pq as vezes precisa de um motor melhor. Se puder ser 4×4 claro que eh mais seguro. Mas fizemos tudo de carro normal mesmo.bjs

      Responder
  22. fabricio nishio

    Bom dia ,
    muito boa as dicas do site
    vou passar três dias na chapada.
    com minha esposa e duas filhas de 6 e 8 anos.
    qual dessas trilhas consigo fazer com as crianças?
    teria um quadro com as distancias a serem percorridas?
    desde já muito obrigado

    Responder
    • Oi! Com crianças as melhores sao as Loquinhas, São Bento e Poço encantado (todos a partir de alto paraiso). Nao tenho quadro com distancias. beijos

      Responder
  23. Marília

    Fabi, amei seu post! Ótimas dicas!! Estou programando ia para junho. Chego sexta no fim do dia e vou embora na segunda a tarde. Essas termas, que você colocou de noite, acha viável fazer no dia da chegada? Além da Fazenda santa barbara + capivara e do parque nacional, o que considera imprescindível? Nos dias que envolvem esses dois passeios, é possível incluir outros? Vale da Lua dá para conjugar com outro antes de seguir para Brasília por volta das 14h? Obrigada!!

    Responder
    • Querida, peço que vc leia os 4 posts da chapada para ter uma ideia de que passeios pode conjugar!! estao divididos por área! Não cheguei a ir as termas. Voce tem pouco tempo, melhor fazer com calma e voltar em uma outra oportunidade com mais calma! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: