Villasimius, Sul da Sardenha

Em 06/07/2015 por Vanessa

Ah, férias… pra mim, sinônimo de lugar paradisíaco, descanso e paisagens deslumbrantes! Depois de ver as fotos da Costa Amalfitana e Sardenha da minha amiga Fabi, eu coloquei na cabeça que tinha que conhecer esses pedacinhos da Itália. Meu amado companheiro de viagens topou na hora! Praia é com ele mesmo!

Para acessar o roteiro completo da Sardenha clique em Sardenha – Introdução à ilha (Post 1). Lá você pode ver todas as melhores bases para fazer na ilha, dica de hotéis, praias e pontos imperdíveis. Esse é o post 9 – sul da Sardenha.

Na hora de montar o roteiro da Sardenha eu percebi que teria 3 noites disponíveis para incluir em algum lugar além da Costa Esmeralda (Porto Cervo e Arquipélago La Maddalena) na minha road trip por lá…..Pensei em montar base em Cagliari, capital da Sardenha, localizada ao sul da ilha. Mas, depois de pesquisar pela internet, achei o blog Álbum de Viagens, que a Fabi indica no seu blogroll. O Vinicius, um dos autores, me ajudou e indicou o vilarejo de Villasimius, ao sul de Cagliari. Apesar de ele não ter explorado essa região, em suas pesquisas havia visto muitas praias bonitas por lá.

IMG_4436

IMG_4431

Entre Cagliari e Villasimius optei pela última. Isso porque Cagliari é uma cidade bem grande e de lá teria que fazer bate-volta para as praias do Sul.Curto mais vilarejos pequenos, charmosos ,onde eu me sinta realmente de férias. Vamos às informações!

Quando ir: as praias do Mediterrâneo podem ser aproveitadas de meados de maio a ínicio de outubro. Nós fomos na primeira quinzena de setembro e pegamos dias muito quentes e quase sem vento,o que é raro para essa época do ano por lá. Sou chata para água fria, mas achei o mar da Sardenha delicioso, temperatura perfeita!!

IMG_4429

IMG_4427

IMG_4423

Como chegar: seguimos da Costa Amalfitana para o Aeroporto de Nápoles e pegamos o voo da cia Alitalia para Cagliari. Mas, se você estiver em Roma, também há voos disponíveis. Chegando no aeroporto de Cagliari retiramos o carro alugado na locadora Europcar. O carro foi previamente reservado no Brasil através do site RentalCars. O percurso do aeroporto de Cagliari para Villasimius dura cerca de 1h20 e, com ajuda do GPS,foi bem fácil chegar. Nós já tempos um GPS e o mapa da Itália foi comprado no site da Garmin. Carro é essencial para explorar as praias da ilha.
IMG_4418

IMG_4430

IMG_4421

IMG_4432

Onde ficar: após pesquisas nos sites Trip Advisor e Booking.com reservamos o Boutique Hotel Su Sergenti, em razão do bom custo X benefício e pelas ótimas avaliações publicadas. O hotel é bem localizado, a uma distância à pé do centrinho de Villasimius, perto de mercado, restaurantes e drogarias. Conta com estacionamento para os hospédes bem em frente e tem uma piscina deliciosa. O hotel também oferece serviço de espreguiçadeiras e barracas gratuitamente para os hospédes na Spiaggia(praia em italiano) Simius. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com ou se preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

IMG_4413

IMG_4414

IMG_4426

IMG_4416

Praias: com o mapa oferecido pelo hotel e com a ajuda do GPS percorremos as principais praias de Villasimius, como Spiaggia de Campulongu, Spiaggia Di Caampus, Spiaggia Porto Sa Ruxi, Cala Caterina e Porto Giunco. As praias são de areia,com mar cristalino e temperatura perfeita!! Muitas delas não tem estrutura, então, levávamos lanches e bebidas compradas no mercadinho em frente ao nosso hotel. Os estacionamentos são próximos das praias e são gratuitos. A praia mais movimentada é a Spiaggia Porto Giunco: uma verdadeira piscina!!! Há um grande estacionamento perto da entrada da praia, ache um lugar na areia, estique sua canga e aproveite!!

IMG_4424

IMG_4425

IMG_4420

IMG_4419

IMG_4437

Restaurantes: indico o restaurante do próprio hotel, o Le Grill.A comida é ótima e o jantar é na beira da piscina!Clima super romântico!O restaurante é aberto a não hóspedes. Outro restaurante legal que fomos é o Sa Tankitta:ambiente simples mas a comida é super saborosa.É frequentado por locais e vive cheio. O spaghetti a bolonhesa é o melhor que já comi. Muitos atendentes não falam inglês mas se esforçam para te entender.

IMG_4415

IMG_4417

Villasimius vale a pena ser incluído no roteiro da Sardenha. É um vilarejo super bacana,tem um centrinho gostoso de se passear, praias lindas e não é tão badalado como o norte da Sardenha. É mais frequentado por italianos e muitos locais não falam inglês. Isso sim são verdadeiras férias!! : )

Posts relacionados à Sardenha:

Post 1 – Introdução à ilha da Sardenha
Post 2 – Alghero, Stintino e a La Pelosa
Post 3 – Castelsardo
Post 4 – Santa Teresa di Gallura
Post 5 – Arquipélago de Maddalena
Post 6 – Porto Cervo
Post 7 – San Teodoro e a ilha de Tavolara
Post 8 – Cala Gonone
Post 9 – Cagliari/Villasimius
Review hotel de Porto Cervo – Colonna Pevero

Vanessa
Vanessa: 37 anos, carioca, amiga da autora há mais de 20 anos, adora viajar, especialmente para destinos de praias paradisíacas e, com frequência, compartilha suas dicas e fotos de viagens no instagram @LoucosPorViagem. É a revisora oficial do blog!
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly
  1. Oi Vanessa, tudo bom?

    Villasimius parece mesmo fantástico! Que bom que você gostou da minha dica.
    Vou acompanhar todos os seus posts sobre a Sardenha, porque eu tenho muita vontade de voltar para lá!
    Parabéns pelo blog.

    Abraços,
    Vinicius

    Responder
    • Somos fã do blog de vcs, querido! Em breve vou postar o restante dos meus roteiros da Sardenha. Aquela ilha é muito linda, né? beijocas

      Responder
      • Também curtimos muito o blog de vocês, inclusive indicamos ele como um dos nossos favoritos.

        A Sardenha de fato é tudo de bom. Fui agora em junho para a Croácia, gostei muito de lá, principalmente de Hvar, mas acho que as praias da Sardenha são mais bonitas que as da Croácia.

        Minha vontade para o ano que vem é ir para a Grécia, especificamente a Kefalonia. Seu post de lá me convenceu! Quando eu estiver pesquisando mais a fundo vou deixar uns comentários lá.

        Abraços,
        Vinicius

        Responder
    • Vanessa

      Oi Vinicius!!!Adorei Villasimius,um charme!!!Acompanhe os proximos post da Fabi sobre a ilha,vai querer voltar na hora!!rsrs

      Responder
  2. Marcus Motta

    Olá Vanessa, tudo bem?

    Estou planejando ir a Sardenha em maio de 2016.
    Chegaria dia 01/05/16 a Cagliari. Pretendo alugar o carro para seguir até Olbia.
    Para dirigir na Itália foi cobrado algum documento além da nossa carteira de habilitação?
    Aproveito para perguntar se em termos de preço as cidades da Sardenha são parecidas com Nice, Mônaco e Cannes.
    Nessa mesma viagem pretendo ir as Cinque Terre no retorno, pois vôo partirá de Roma ou Florença.

    Desde já agradeço.

    Abraços.
    Marcus Motta

    Responder
    • Vanessa

      Oi Marcus!!

      Só nos foi cobrado nossa carteira de habilitação do Brasil mesmo mas a gente sempre leva a Permissão Internacional para Dirigir,Marcus….vai que acontece alguma coisa né?melhor prevenir
      Eu não conheço o sul da França(ainda rs) ,perguntei pra Fabi e ela disse que, no geral,achou Sardenha mais barata.
      Eu não achei os preços assustadores na Sardenha não.Claro que agora o real está bem desvalorizado,infelizmente =(

      Adorei seu roteiro!!!vai ser linda essa viagem!!

      Responder
  3. Oi Fabi,

    Aqui quem escreve é a Renata do IG @renataviaja_ que estava fazendo perguntas da Sardenha lá no IG do @vamospraonde. Nossa que confuso né?

    Então.. acho que pulei o último post da Sardenha de vcs e de fato não tinha lido esse relato do sul. De qualquer maneira, já estava me convencendo mesmo em focar só no norte da ilha, por que 10 dias realmente não é muito tempo (mas foi o que consegui) e depois não adianta querer conhecer tudo e no final não conhecer nada né..

    Vou voltar a estudar agora a possibilidade de roteiro “só” pelo norte. Se pintar mais alguma dúvida, vou recorrer a vcs, ok?

    Ah, por fim momento tiete.. adoro o blog e o IG de vcs! Parabéns pelo belo trabalho!

    Bjos!

    =)

    Responder
    • Que bom que vc gosta, querida! tenho certeza que o nosso roteiro vai te ajudar, pq ta bem didatico e explicadinho. Eu tb nao conheço o sul, quem foi ao sul foi a nossa colaboradora Vanessa. Mas acho que com apenas 10 dias vale mais a pena investir so no norte. Ja fui 2x la, sendo que uma das vezes fiquei 18 dias e nem assim deu tempo de explorar o sul. Mas ainda volto 🙂

      Responder
  4. Ale

    Olás,
    Estou planejando ir para Villasimius e por isso adorei as dicas de vocês!
    Eu tentei procurar pela net, mas estou com dificuldades de encontrar… como vocês já estiveram lá, resolvi perguntar!
    Vocês chegaram a ver se tem casa de câmbio em Villasimius? Ou será que só encontra em Cagliari?
    Obrigada,
    Ale

    Responder
    • Vanessa

      Oi Ale!!!
      Olha realmente não lembro de ter visto casa de câmbio por lá…é um vilarejo pequeno e na rua principal ,se tinha passou despercebido por mim…eu levei euros por isso não me preocupei com isso ….mas eu trocaria em Cagliari para não arriscar….que moeda vc vai levar pra lá?

      Bjs!!

      Responder
      • Ale

        Olá Vanessa!!
        Ahh que legal a sua resposta – muito obrigada!
        Então tenho alguns dólares, mas acho que vou levar só Euro para não arriscar mesmo!! rs rs rs pelo jeito Villasimius é um lugar bem pequeno né!? Tenho uma amiga que mora lá – vou visitá-la! Mas de passeios, o esquema é ficar indo nas praias na redondeza? Se puder mandar mais umas dicas – agradeço demais!!
        Ahhh e parabéns pelo blog… adoooro!!!
        bjao,
        Ale

        Responder
        • Vanessa

          Isso,leva euros ,menos uma coisa pra se preocupar rsrs Que máximo ter uma amiga que mora lá!!!Alem das praias que falei no post com certeza ela deve ter alguma dica de lugar que só os locais conhecem né? Top!!Os passeios são esses mesmo,explorar as praias por ali!!Se for a algum lugar que não coloquei no texto depois compartilha a dica com a gente!!Aproveite muito aquele paraíso!Vc vai amar e querer voltar rs Bjao!

          Responder
  5. Ale

    O duro depois é voltar né?! hehehe 😀 pode deixar querida!!!
    Muito obrigada pela atenção!
    Super contagem regressiva.. 🙂 ohhh dois meses que vão demorar para passar… 😀 rs rs bjao!

    Responder
  6. Patricia

    Olá!!! Estou ‘devoraaando’ o site de vocês!! E estava sentindo muita falta nos posts que eu li, algo sobre a temperatura da água. E nesse você falou… \o/ Também sou bem chata pra temperatura da água, =/ fui pra Búzios e entrei na água só 2 vezes e pra tirar foto. kkkk Mês passado fui pra Capitólio MG e lá a água doia! 🙁 🙁 Ai tenho falado muito pro meu marido sobre Sardenha e arredores e queria muito saber sobre a temperatura da água. Então quer dizer que setembro ela não é uma geladeira?! Sabem dizer outros meses que a temperatura da água é ‘boa’? Se puderem falar mais sobre isso agradeceria MUITOOOOO! Na verdade meu sonho é Paris, mas estou pensando em ‘encaixar’ Sardenha também, o que me diz?

    Responder
    • Oi Patricia! Eu acho essa questão da temperatura muito relativa. Eu sou do Rio e estou acostumada com água fria. Acho a água da Sardenha bem melhor que a do Rio, por exemplo, mas isso tb varia de acordo com as correntes marítimas. A partir de agosto a temperatura do mar no Mediterrâneo costuma ser menos fria. Não espere água quente de nordeste nem de caribe, mas faz tanto calor do lado de fora que eu, particularmente, acho uma delícia um mar mais frio. A Vanessa, que escreveu esse post, é bem friorenta e não gosta de água fria. beijos

      Responder
      • Patricia

        Rsrs Entendiii!
        Mas se é melhor que a do Rio já tá melhor! haha “Falando nisso”, só pra eu saber Fabi, a água do Rio é gelada sempre ou eu que fui numa época não tão boa? Fui em Setembro. Porque estou namorando Arraial, mas sem saber a melhor época pra pegar a água com melhor temperatura…

        Responder
        • No Rio a água eh fria sempre! Em arraial não eh fria não, eh um gelo

          Responder
  7. Paula Alves

    Nossa, bem completo e com dicas excelentes da viagem. Muito obrigada. Estou me planejando para o ano que vem! Quanto mais ou menos ficaria uma ida pra 15 dias. Trajeto Rio de Janeiro x Cagliari. Tenho um amigo que mora lá e quer que eu o visite. Desde já agradeço. Bjs de uma estudante de Turismo apaixonada por esses posts!

    Responder
    • Vanessa

      Oi Paula!!!
      Fico feliz que tenha gostado do post!!!
      Nós não fazemos cotação de passagens aéreas mas um site/app que uso e adoro eh o Kayak!Ele simula passagens com várias companhias aéreas ,possui alertas de preços,etc Qq duvida pode me perguntar!!
      Bjs

      Responder
  8. Guto

    Boa tarde meninas!

    Primeiramente, parabéns pelo trabalho de vocês!
    Pretendo ir ao sul da Itália no início de setembro por aproximadamente 10 dias, mas como viajarei com criança pequena (6 anos), fico receoso com o fato de algumas praias não terem estrutura e outros tipos de “diversão”, além de praia e restaurantes.
    Sendo assim, qual região e praias da Sardenha vocês sugerem que tenha mais infra? Ou vocês entendem que em Puglia será melhor aproveitado?
    Pergunto porque eu verifiquei que em Puglia existem coisas além da praia, tais como: Zoo, parque de diversão, aquáticos,…
    Fico no aguardo.

    Responder
    • Vanessa

      Boa tarde, Guto!!

      Fico feliz que goste do blog!
      As praias da Sardenha, tanto do norte como no sul,não tem muita estrutura…nós levávamos nossos lanches,bebidas e cangas. Na Sardenha as praias são de areia.

      Na Puglia, em algumas praias de areia há estrutura de beach clubs (lá eles chamam de “lido) mas outras praias são de pedra, como a Torre sant Andrea e Porto Miggiano….

      Como não tenho filhos não sei te dizer o que seria melhor para uma criança de 6 anos mas posso te afirmar uma coisa: tanto na Sardenha como na Puglia vi muitas famílias com crianças pequenas!!Uma amiga minha do trabalho foi a Sardenha (ela ficou em Porto Cervo) com seu filho pequeno e adorou!

      Qualquer dúvida pode perguntar!
      bjs

      Responder
  9. Joyce

    Olá Fabi e Vanessa,
    Estou tentando acessar o post 8 sobre Cala Gononi e diz “esta página não existe”, poderiam me ajudar? Suas dicas são preciosas para nosso planejamento de viajem! Muito Obrigada!

    Responder
    • Oi Joyce! Não sei o que aconteceu com o post, estou tentando resolver e te aviso qdo ele estiver no ar novamente, ok? beijos

      Responder
    • Você pode me passar o seu email? vou te mandar o post por email pq não sei quando vou conseguir restaurar no blog. bjs

      Responder
  10. Joyce

    Oi Fabi, eu de novo…
    Muito obrigada pelo envio do post de Cala Gonone!
    Você teria alguma dica de hospedagem em Bonifácio na Córsega?
    Outra dúvida, alguns hotéis que você indica não tem ar-condicionado, apenas ventilador, iremos em junho, o que achas dá pra encarar sem ar?
    Obrigada!!

    Responder
    • Você pode me dizer qual hotel? pq nao me lembro de ter ficado em nenhum sem ar, é uma coisa que eu sempre verifico. Não recomendo quarto sem ar em junho nao!!!

      Responder
    • Em Bonifacio eu fiquei no hotel Genovese!

      Responder
  11. KLEYDSON

    Ola, primeiramente parabens pelo site. Decidi conhecer a Sardenha e ao comprar a passagem coloquei minha chegada para Cagliari, pois irei chegar na sexta a noite e de Cagliari sigo para Pisa na segunda pela manhã. A dúvida q tenho é em relação a onde ficar: Cagliari ou Vilasimius, pois não queria locar carro, mas gostaria de fazer passeios na ilha. Qual cidade vc recomenda pra quem n quer locar carro ou vc ver o carro como uma necessidade na ilha? É facil de se dirigir na ilha?

    Responder
    • Vanessa

      Olá!!
      Fico feliz que goste do blog : )
      Eu não cheguei a me hospedar lá mas Cagliari é uma cidade bem grande…eu particularmente prefiro cidades menores por isso escolhi Villasimius como base …..mas aí é do gosto de cada um. De qualquer forma aconselho sim o aluguel de carro para explorar as diversas praias e ter mais liberdade no deslocamento ….em Villasimius por exemplo não vi ônibus ou Taxi ….
      Achamos muito fácil dirigir por lá usando nosso GPS.
      Bjs

      Responder
  12. KLEYDSON

    obrigado pela dica, vamos ficar mesmo em Villasimius.

    Responder
    • Vanessa

      Depois vem contar o que achou de lá!!certeza que vai gostar!o vilarejo eh fofo e as praias são perto!
      Bjs

      Responder
Deixe seu comentário: