CUBA, dicas e roteiro

Em 26/08/2015 por Fabi Gama

Convidei a querida Bia, carioca, viajante e blogueira, que já carimbou o passaporte em 32 países, para contar aqui pra gente tudo sobre Cuba.  A Bia, além de postar fotos lindas em seu instagram @roda_mundo, tem um blog bacana rodamundo.net.br. Vale a pena dar uma conferida!! Com a palavra, Bia!

“Estive em Cuba em maio desse ano. Não era um destino que eu pensava em ir tão cedo, mas já estava com viagem marcada para o México e, de lá, queríamos ir para algum outro país, pensamos em Belize ou Nicarágua, mas apesar de serem vizinhos as passagens áereas eram mais caras. Por isso decidi ir a Cuba (paguei cerca de R$1000,00 ida e volta desde o méxico, com taxas), que foi uma ótima escolha, me apaixonei pelo país e principalmente pelas pessoas.

É um país único, com uma cultura muito diferente da nossa, e os cubanos pensam de forma bem singular, achei todos com um coração muito bondoso, pelo menos as pessoas que tive o prazer de conhecer. Eles sabem dar ao dinheiro seu valor, e não superestimá-lo. Sabem, também, valorizar as relações pessoais. Cuba possui ínumeras belezas naturais e além disso, é um país que respira cultura, prepare-se para encontrar muita arte pelas rua, culinária rica, dança e música exuberantes e muito mais. Cuba é uma caixinha de surpresas!

Por não ser um destino tão procurado, é difícil achar informações. Eu e minhas amigas quebramos a cabeça para descobrir como faríamos o visto, que moeda levar, etc. O objetivo desse post é ajudar um pouquinho quem está indo com dicas básicas gerais e sugestões de roteiro.

DSC09987

Moeda

Cuba tem duas moedas, o peso cubado e a moeda nacional. Teoricamente os turistas não podem usar a moeda nacional, os cubanos recebem o salário nessa moeda e ela equivale a 1/25 do peso cubano, que é chamado de CUC.

Quando fomos, um CUC valia aproximadamente 1 euro. É muito importante levar euros para Cuba, pois o dolar é sobretaxado e você acaba perdendo muito dinheiro!

Nós trocamos logo no aeroporto, mas na cidade a conversão é mais vantajosa. Nos hotéis você também consegue trocar dinheiro.

Preste atenção para não receber moedas nacionais ao invés de CUCS, pois valem muito menos! Nas notas de CUCS vêm sempre escrito: “pesos convertibles” e as moedas têm sempre um escudo em uma das faces, segue fotos das notas e moedas:

DSC00566

Cartão

Muitos lugares ainda não aceitam cartão de crédito, embora seja fácil sacar dinheiro por lá em caixas eletrônicos.

Visto e Seguro

Visto foi algo que deixou nossos cabelos em pé! No Brasil  só tem consulado em São Paulo, então, é preciso ir lá  pessoalmente ou enviar por sedex, mas é super difícil obter informações por e-mail/telefone. Para quem é de São Paulo é mais fácil, custa 45,00 reais (ou 75,00 reais se optar por fazer de outro estado através dos correios). Muitas agências de viagem, em todo o Brasil, também fazem, mas cobram mais de 300,00 reais!

Mas, não se desesperem, a boa notícia é que você pode fazer seu visto no balcão da cia aérea no aeroporto mesmo! Como nós voamos pela cia aérea Cubana, a partir de Cancun, lá em Cancun nos dirigimos ao balcão da Cubana, pagamos 25,00 dólares e, voilá, vistos em mãos, sem dor de cabeça! Meus amigos que foram do Brasil fizeram a mesma coisa no balcão da cia aérea no aeroporto.  Vale ressaltar que é bom checar com sua cia aérea com antecedência se eles realemente emitem o visto no dia e horário do seu embarque.

Nos informaram que seguro viagem era obrigatório, mas nós fomos sem. Por via das dúvidas é melhor fazer um seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Assédio

Para merecer um parágrafo a parte é porque tem coisa aí, né? Meninas, os cubanos são muito indiscretos, eles olham na maior cara de pau do mundo, ficam chamando, é super chato! Mas é a cultura deles, então, não vale a pena se estressar. Já vão sabendo e abstraiam, eles não pegam, não encostam nem nada, só perturbam! As frases mais ouvidas: “beautiful lady, taxi?, Espanha?, psiu psiu,…” Para uma amiga teve um cara que fez barulho de porco!

DSC09908

Comida

Lá tem muitos frutos do mar, camarões e lagosta, e os preços são bem acessíveis!

Lá eles comem o arroz crioulo, que é uma versão do nosso baião de dois, arroz cozido junto com feijão, achei bem saboroso. Outro prato típico é o ropa vieja, que consiste em um cozido que em algumas versões leva banana. Eles comem muito porco também, e eu experimentei um cordeiro muito bom!

Os preços fora de Havana Vieja costumam ficar entre 3 e 6 cucs (lagosta). Já em Havana Vieja os preços costumam subir para cerca de 12 cucs. Sim, a diferença é absurda!

Transporte

A melhor forma de se locomover em Havana é utilizando os táxis compartilhados (eles chamam de máquinas). Custam 10 pesos cubanos (eles podem tentar cobrar 1 cuc ou até 5 cucs, sempre pergunte o preço antes, e explique direitinho para onde vai). Nos táxis compartilhados fica escrito “táxi” no vidro, já os táxis “normais” o letreiro escrito táxi fica acima do capô, como os do Brasil. Andamos muito de táxi compartilhado, é  seguro!

Uma “máquina” nas ruas de Havana

Os coco-táxis também são boas opções (rola bike-táxi também). É uma moto com um coco, onde cabem três pessoas. Eles sempre cobram uma fortuna, negocie para baixar o preço.

Atenção : Do aeroporto de Havana para cidade é melhor deixar um táxi reservado (o seu hotel pode fazer isso por você). O preço é tabelado: 25 cucs.

Em Havana tem aqueles ônibus turísticos de dois andares (5 cucs), mas não achei que vale a pena não.A maioria dos lugares é em Havana Vieja e dá para fazer tudo a pé. E os outros lugares, como a Praça da Revolução, dá para ir de táxi compartilhado ou de coco táxi.

Para se locomover de Havana para outras cidades eu recomendaria um táxi, não é muito caro, pagamos 60 dólares no trecho Havana-Varadero. Se for viajar por mais cidades em Cuba, vale alugar um carro. Não é caro, mas leve um mapa, pois quase não há placas/sinalização. Os ônibus (empresa Viazul) são baratos e seguros, mas como nosso tempo era curto, priorizamos a rapidez.

DSC00041

Internet e Telefone

Os grandes hotéis de Havana têm internet, mas nas casas de família (como nós ficamos), não tem! Em Varadero os resorts têm wi-fi, mas custa caro (4,50 cucs por uma hora) e a internet é bem lenta. Acho que vale a pena se desligar um pouco do mundo virtual enquanto estiver por lá.

A rede do celular funciona. A minha amiga tem um TIM que ela habilitou antes para funcionar no exterior e pegava bem, até mensagem recebia, mas ela não tentou usar internet (é super caro!).

Quando ir

Faz calor o ano todo, mas a melhor época para visitar Cuba é entre novembro e abril, que a época de seca. É bom evitar os meses entre agosto e outubro por ser temporada de furacões.

Principais bases

  1. Havana (2 dias)

Eu separaria pelo menos dois dias em Havana. É impossível ir a Cuba e não conhecer sua esplendorosa capital! Prepare-se para mergulhar em muita cultura e alegria! O mais legal de Havana nem são tanto as atrações, só andar pelas ruas já é uma experiência única. Os prédios velhos e os carros antigos também são um charme a parte.

Algumas das principais atrações são:

– A cidade velha, com prédios da época da colonização espanhola, é MUITO legal. Caminhar por lá é uma delícia, diz-se que foi a única boa herança dos espanhóis: a arquitetura.

Museus (são muitos!): Museu da Cidade, tem objetos  e mobílias antigos, o prédio é lindo e vale a visita de qualquer maneira. O Museu da Revolução tem que visitar! Tem marcas das balas no hall de quando os revolucionários invadiram o prédio, e explica toda a história da revolução. O Museu do Chocolate, é mais uma loja do que um museu,  não achei tão delicioso nem legal, mas vale conhecer se tiver com tempo extra. Existem vários outros, dê uma pesquisada  e veja qual se encaixa mais no seu perfil.

– O Capitólio é lindo (está atualmente em reforma, mas vale só olhar por fora).

– O cemitério é super bonito, um dos lugares mais conservados da cidade.

Plaza de la Revolucion (parada obrigatória), lá tem que visitar a torre (Memorial a Jose Marti), tem um museu com fotos dos grande eventos que aconteceram ali e  uma vista linda lá de cima.

Finca Vigia, onde morou o Ernest Hemingway.

Canhonaço –  fica na fortaleza (El Morro), do outro lado do canal, acontece às 21h e é literalmente um canhonaço, como acontecia antigamente e significava que as ‘portas da cidade’/porto estavam sendo fechadas.  Há uma apresentação curta e depois tiros de canhão, que podem ser ouvidos de boa parte da cidade. Custa 8 CUCs e o ideal é ir antes pra curtir o lugar e ver o pôr do sol.  Estava cheio e turista quando fui, então tentem se posicionar para ver bem a cerimônia.

-Visitar uma fábrica de charutos – é tudo feito a mão. Durante a jornada de trabalho um funcionário fica lendo um livro para distrair os trabalhadores. A visita é guiada e não é permitido tirar fotos da fábrica.

Jpeg

Jpeg

Jpeg

DSC09930

DSC00011

DSC00006

DSC00009

DSC00033

DSC00024

DSC00013

DSC09875

DSC09895

DSC09929

Onde ficar em Havana

Nos hospedamos na Clarita and Orlando’s House  e foi tudo perfeito, super recomendo! Ficamos em um quarto que tinha uma cama de casal e uma beliche. Tinha uma vista para o mar e ar-condicionado. Valor: 10,00 cucs por pessoa (café da manhã: opções entre 3,00 e 5,00 cucs).

A localização não é tão perto da Havana Vieja, mas chega-se fácil com os táxis compartilhados, e pelo preço, valeu muito a pena!

Para quem preferir se hospedar em hotel, há hotéis da rede Melia em Havana. Para acessar o site clique aqui Hoteis.com.

Onde comer e beber em Havana

Bodeguita del Medio – Ficou famosa por ser o lugar em que Ernest Hemingway tomava seus mojitos (5,00 cucs). Lá as paredes são cobertas de “pichações”, você pode deixar a sua. Rola sempre música ao vivo!  Também há várias fotos de famosos e celebridades mundiais que passaram por lá. O lugar  vende artesanato.  Vale a pena não ficar só no bar e conhecer o restaurante que tem opções boas e a comida é ok.

Jpeg

DSC00560

DSC00553

DSC09851

DSC09843

Floridita – Ficou famoso por ser o lugar que Ernest Hemingway tomava seus daikiris (5,00 cucs). Há uma estátua dele e sempre toca música ao vivo!

DSC09920

Bianchini – Loja de doces deliciosos e super baratinhos. O mais caro acho que custa 2,5 cucs. O lugar também é uma gracinha, super vale a visita!

Pachangueiro – Esse restaurante fica um pouco afastado do centro, localizado em frente a Universidade, mas tem preços ótimos. Comemos uma lagosta grelhada deliciosa por 6,50 cucs. Mas também experimentamos um peixe super insosso. Acho que vale arriscar! O suco natural é estilo frozen, o de abacaxi é uma delícia!

La Guarida – Onde filmaram ‘Morango e Chocolate’,  é imperdível. O local é único, dá até um pouco de medo de chegar, parece um prédio abandonado, mas a comida é maravilhosa! E se procurar nas paredes vai ver até foto da rainha Sofia, da Espanha, que  já esteve por lá.

Hotel Nacional – é um hotel super tradicional, estilo Copacabana Palace.

Paladares – o restaurante tem esse nome por causa da novela brasileira Vale Tudo que fez sucesso por lá.

2. Varadero (1 ou 2 dias)

Varadero não tem muitas atrações, é mais relaxar na praia e curtir o resort. Lá tem muitas opções de resorts e os preços são muito competitivos! Eu fiquei no Meliá Marina Varadero. Pagamos cerca de 200,00 reais por noite. Achei o hotel bem bom! O quarto era bem confortável, com um bom banheiro, as instalações ótimas, comida boa, atendimento bom, recomendo!

DCIM119GOPRO

Jpeg

DCIM119GOPRO

Algumas excursões que saem de Varadero:

  • Cayo Blanco 

Essa excursão vale muito a pena! É feita com o Catamarã Crucero del sol. O passeio começa no delfinário de Varadero, que fica no meio do oceano! Lá não é tão organizadinho como em Cancun, mas ainda sim eu adorei, ainda mais porque está incluído na excursão e a foto custa bem baratinho (10,00 cucs). São 20 pessoas na plataforma e cerca de 15 minutos de interação com o golfinho. Mas tem atividades legais como carregar o golfinho como um bebê, ganhar beijinho, fazer carinho, etc. Depois paramos nos corais para fazer snorkel (eles fornecem equipamento). Não tem muitos peixes não, mas a visibilidade é boa e tem corais bonitos. A terceira e última parada é o Cayo Blanco. Dica: assim que saltar do barco vá correndo comer! A gente ficou enrolando, pegamos uma fila gigante e muita comida já tinha acabado, fora que quando fomos repetir já tinham tirado tudo, passamos fome. O almoço está incluído e não é muito saboroso, tinha lagosta e camarão, mas estava insosso, e olha que estragar uma lagosta é para poucos! Enfim, dá para comer, deve ser melhor para quem chega antes.

Eu achei o tempo muito curtinho na praia, cerca de duas horas, como perdemos uma hora almoçando, quase não deu para aproveitar a praia, que é LINDÍSSIMA! Águas mega cristalinas, uma vegetação belíssima, encantador! Tente escapar um pouco das pessoas indo para direta, a galera fica toda junta no mesmo lugar. Caminhando para as laterais dá para encontrar pedacinhos de praia para chamar de seu!

Vale lembrar que a bebida é incluída, no barco eles servem água, refrigerante, cerveja e drinks! Valor do passeio é 101,00 cucs.

cayo blanco

Jpeg

 

  •  Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara, Topes de Collantes

Não fiz essa excursão, mas parece ser top, passa por Trinidad e Santa Clara, entre outros lugares que parecem incríveis. Para mais informações clique aqui. Valor: 135,00 cuc com hospedagem.

Outros lugares que não fui, mas me falaram super bem:

  • Cayo Largo (1 ou 2 dias)

Eu, infelizmente, não fui a Cayo Largo, mas dizem ser o cayo mais lindo de Cuba. As fotos são realmente encantadoras! É possível ir de excursão bate-e-volta à partir de Havana por 200,00 dólares. Para chegar lá é preciso pegar um avião pequeno, tem que ter coragem, dizem que sacode muito! Lá também tem alguns resorts, acho que valeria mais a pena ficar pelo menos uma noite para compensar as emoções da viagem de avião (rs!).

A Vanessa conheceu Cayo Largo e se encantou. Ela voou de Havana para Cayo Largo pela cia aérea Cubana e o avião é um teco teco. Lá ela ficou hospedada por 3 noites em um hotel da rede Melia. Há dois resorts dessa rede em Cayo Largo. Clique aqui para acessar o site.  As fotos abaixo são dela:

DSC00215

DSC00212

DSC00231

DSC00228

DSC00241

DSC00240

DSC00466

 

  • Plantações de Tabaco (2 dias)

Eu não conheci as plantações de tabaco mas dizem ser um lugar incrível, idela para alugar uma bike e curtir um visual bem diferente da agitada havana e da paradisíaca Varadero.

Espero que eu tenha ajudado vocês a conhecer um pouco mais de Cuba!”

Texto by Bia e fotos by Bia e Vanessa.

IMG_20150425_001617Bia, uma carioca wanna be cidadã do mundo, que adora viajar e fotografar! Já visitou 32 países e tem muitas aventuras e incontáveis histórias! Autora do blog http://rodamundo.net.br/ e do instagram @roda_mundo.

 

Você também pode gostar de ler :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário: