Tropea e Capo Vaticano, na Calábria – Sul da Itália

Em 05/07/2015 por Fabi Gama

Nossa primeira parada na viagem que fizemos em junho/15 pelo sul da Itália e Malta foi na bela Tropea, na Calábria.

Para acessar o primeiro post com o roteiro completo dessa viagem clique em Introdução ao Roteiro da Sicília e Malta – Post 1.

Esse é o post 2 do roteiro pela Sicília e Malta (no final desse texto há todos os posts relacionados à essa viagem).

Como mencionei, o meu roteiro inicial não incluía a cidade de Tropea, por isso chegamos pelo aeroporto de Catânia na Sicília. Mas louca por viagem como eu sou, depois de já emitidas as passagens, resolvi encaixar a Tropea na viagem. Por isso esse início ficou meio puxado. O ideal seria ter voado para Tropea (aeroporto de Lamezia Terme) e não para Catânia.

 

Da Sicília para Tropea

 

Chegando no aeroporto de Catânia, alugamos um fiat panda pela locadora Locauto. A reserva eu fiz antecipadamente pelo site moderador da RentCars que nós sempre usamos. O bom é que é esse site te indica qual é a locadora mais em conta nas datas desejadas. Para fazer sua cotação sem custos adicionais clique em RentCars.

Como chegamos tarde, já eram 22h e estávamos cansados, pernoitamos no Catania Airport Hotel, a cinco minutos de carro do aeroporto. O hotel é super novinho, tem um quarto enorme bem confortável e equipado com tudo que precisávamos (uma boa cama, armário, ar condicionado, wi-fi, TV e um banheiro enorme). O café da manhã incluído na diária é ótimo. O hotel tem estacionamento e wi-fi gratuitos. Se você precisar pernoitar em Catania, vale a pena se hospedar nele. Para fazer sua reserva sem custos adicionais clique em Booking.com ou se preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com.

No dia seguinte, acordamos cedo e seguimos de carro por 4h30 de Catânia para Tropea na Calábria. Pelo trecho que rodamos nas estradas da Sicília de Catânia a Messina pagamos 3,70 euros de pedágio. Chegando no porto de Messina, na Sicília, pegamos um ferry boat que liga a ilha ao porto de Villa San Giovani no continente. O ferry custou 38,00 euros para o carro com duas pessoas. Compramos o ticket na hora e os ferries operam com frequência. É só chegar e esperar o próximo. A travessia dura cerca de 20 minutos.

DSC_6476

Achei Messina super confusa, suja e não me senti segura (como em qualquer outra cidade portuária é preciso ter cuidado). Fomos abordados duas vezes por imigrantes nos sinais de trânsito e também quando paramos o carro para comprar o bilhete do ferry (não me pareceram violentos, mas são persistentes). Inclusive, na locadora de carros havia vários avisos sobre não deixar nada à mostra dentro do veículo e nos recomendaram sempre andar com o carro trancado e não deixar nada na mala. Outra recomendação foi andar com qualquer tipo de bolsa/mochila no chão entre as pernas do passageiro do veículo, não deixando nada no banco de trás do carro, pois tem acontecido de quebrarem o vidro para pegarem as bolsas que ficam expostas.

Nas nossas viagens de carro pela Europa evitamos ao máximo incluir no roteiro paradas durante o deslocamento de um hotel para o outro, evitando, desta forma, estacionar o carro com nossas bagagens dentro do porta malas. É muito comum furto de bagagem na Europa, especialmente no sul da França, Itália, Portugal e Espanha.

Em Messina, nosso GPS nos mandou entrar, equivocadamente, no embarque para bus e caminhões do ferry. Siga as placas “carro turístico embarque Villa San Giovani Ferry”. O ferry é gigante! Estacionamos no segundo andar, parecia até estacionamento de shopping center. Tem bar, restaurante, área interna e externa. Não é permitido permanecer dentro do veículo durante a travessia.

De Villa San Giovani na Calábria até Tropea levamos mais 1h.

 

Onde se hospedar

Nos hospedamos no Residence Porto Ulisse por duas noites. O hotel fica em Parghelia, a cinco minutos de carro do centrinho de Tropea (como decidi meio em cima da hora “inserir” Tropea no roteiro, não havia muito hotel disponível). A área externa do Residence Porto Ulisse era muito bonita, com piscina aquecida, jacuzzi e vista para o mar e para a cidade de Tropea. Como era tipo um apart hotel, o quarto era na verdade um apartamento com cozinha equipada, sala, uma varanda bem grande e um quarto. Mas por ser um “apart hotel”, eles cobraram até para nos fornecer toalhas de banho (não era de piscina não). Pagamos 65,00 euros por cada diária + 4,00 de toalha pelas duas noites que ficamos lá + 5,00 por pessoa por dia de café da manhã (bem simples servido na piscina). Não há placas sinalizando o hotel e, por conta disso, demoramos um pouco a encontrá-lo. Depois que você o encontra, o acesso é fácil. Não tem erro. Há wi-fi e estacionamento coberto gratuitos. Mas tanto Tropea quanto Capo Vaticano tem ótimos hotéis. Para conferir acesse Booking.com/Tropea.

 

DSC_6612

DSC_6618

DSC_6619

DSC_6621

 

 

O que fazer

 

O dia estava meio nublado, então, aproveitamos para descansar. A tarde fomos até o centrinho histórico de Tropea e passeamos pelas suas ruelas. Também visitamos o Santuário Santa Maria dell` Isola (que abre de 9h30 às 12h30 e de 15h30 às 19h) de onde se tem bela vista da praia de Tropea e da cidade sobre as falésias. Há um jardim atrás da igreja muito bonitinho e com bela vista (é acessível por dentro da igreja). Não é possível visitar o local com traje de banho. Há lenços para cobrir os ombros na entrada do Santuário.

DSC_6920

DSC_6914

DSC_7230

DSC_7220

DSC_7154

DCIM309GOPRO

No dia seguinte, estava um belo dia de sol, céu azul e calor. Aproveitamos para fazer o passeio de barco privativo até o Capo Vaticano. Maravilhoso! Fomos de carro até a Marina de Tropea e fechamos o passeio diretamente lá. Custou 60,00 euros para três horas de passeio exclusivo. Mas como as praias do Capo Vaticano são muito lindas, acho que o ideal seria alugar um barco pelo dia inteiro. Na Itália é muito comum o aluguel dos “Gommonis”, aqueles barquinhos tipo bote com motor. Quando você vir uma placa escrito “noleggio gommoni” significa que “alugam-se barcos”. Nós alugamos um em Maddalena na Sardenha, mas foi com skipper (piloto) incluído.

DSC_6905

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

O barco passa em frente à praia principal de Tropea, é lindo ver a vista da cidade sobre as falésias e também da Isola Santa Maria com a Grotta del Palombaro, cartão postal da cidade.

DSC_6660

DSC_6647

DSC_6650

DSC_6686

Depois, o barco segue pelo litoral por uma hora até chegar à região do Capo Vaticano. Lá paramos numa enseada linda conhecida como “Praia di Fuocu” com duas escadarias que dão acesso exclusivo aos hóspedes dos resorts que ficam no alto da falésia à praia (não consegui descobrir ao certo quais são os hotéis, já que o pessoal da região fala mal inglês, mas fiz uma pesquisa na internet e esse me parece ser um deles Residence Praia di Fuoco). Para quem não está hospedado por lá, só é possível chegar de barco. Acho que seria mais legal pegar algum tour que ficasse mais tempo ali para curtir mais a praia, que é muito linda!! Tem uma cor incrível! Para aproveitar mais, seria melhor pegar um barco na spiaggia di Grotticelle até a baía de Fuoco (é bem pertinho).

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

DCIM308GOPRO

DSC_6734

DSC_6701

Também é possível seguir até a a região do Capo Vaticano de carro (cerca de 15 minutos). Lá tem um outro núcleo com vários hotéis e restaurantes. Então, nós também fomos de carro. Paramos no Belvedere del Faro, de onde se tem uma bela vista das praias do Capo e fica pertinho do farol. No restaurante que fica nesse mirante pagamos 1,00 euro por pessoa para ver a vista embaixo do farol, local próximo das escadarias que levam à praia que citei acima (mas não é possível acessá-las – só mesmo os hóspedes). Mas há outras praias lindas em Capo Vaticano acessíveis de carro, como Santa Maria, Tono, Tonicello, and Formicoli, Riaci Bay, pena que não tínhamos tempo para explorá-las.

DSC_7118

DSC_7142

DSC_7107

Voltamos para a Tropea e fomos no mirante Affacio Raf Vallone no alto da old town de onde se tem bela vista da praia de Tropea (Spiaggia Mare Picollo). Há 2 mirantes com parada obrigatória na cidade – o Affacio Raf Vallone e o L.go Villetta, local perfeito para assistir ao pôr do sol (entre 20h/20h30) e de onde se tem um vista lista da Santa Maria dell`Isola. É bem fácil achá-los. Há vários estacionamentos por perto do centrinho (são pequenos e pagos).

DSC_6934

DSC_7007

DSC_6938

DSC_6975

Há muitas lojinhas, restaurantes e gelaterias (deliciosas) no centro histórico da cidade. O tartufo – sorvete com calda dentro – é super famoso na região. Outra iguaria típica da região é a cebola roxa.

DSC_7043

DSC_6881

DSC_7280

A praia principal de Tropea, Spiaggia Mare Picollo, é linda! A cor do mar é esmeralda, super transparente! Também ficamos um pouco na praia Spiaggia ‘A Linguatada, de onde se tem o acesso às grutas. De dentro da primeira gruta você vai nadando até a Grotta del Palombaro. O mar estava com temperatura maravilhosa!

DCIM309GOPRO

DCIM309GOPRO
DCIM309GOPRO

DCIM308GOPRO

DSC_7080

DSC_7044

DSC_7056

 

 

Dicas de restaurantes

 

Jantamos nos restaurante La Pentola d’ Oro em uma travessa ao ar livre, muito gostoso!

E também no restaurante Porta Vaticano (60,00 euros com vinho) bem pertinho do mirante do pôr do sol.

DSC_6606

DSC_6607

DSC_6610

 

 

Daqui pra onde

 

A partir de Tropea é possível fazer tour de barco para as ilhas Eólias, na costa da Sicília. Há vários passeios diferentes que duram o dia inteiro. Há também o passeio noturno para o ver o vulcão ativo da ilha de Stromboli. Mas nós visitamos as ilhas Eólias a partir de Taormina porque não tinha tempo disponível para visitar a partir de Tropea (para ler o post clique aqui). Mas teria sido melhor reservar um dia em Tropea para esse passeio do que sair de Taormina para fazê-lo. No centrinho de Tropea há diversas operadoras que disponibilizam esse passeio de barco para as ilhas Eólias. Bem no centrinho fica também o Centro de Turismo, ótimo para pegar mapa e tirar dúvida sobre os paseios.

No terceiro dia seguimos de Tropea para Taormina na Sicília, pegando o ferry boat em San Giovani até Messina (cerca de 3h30/4h), onde nos hospedamos no charmosíssimo hotel boutique Villa Ducale.

 

Roteiros personalizados

 

Preparamos roteiros personalizados na medida para você.

Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?

Solicite sua cotação pelo email [email protected]

 

Posts relacionados :

Post 1 – Introdução à ilha da Sicília e Malta
Post 2 – Tropea e Capo Vaticano
Post 3 – Taormina e Castelmola
Post 4 –  Ilhas Eólias 
Post 5 – Malta
Post 6 – Favignana, Levanzo, Marettimo e Erice
Post 7 – San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Scopello e Castellmmare del Golfo
Post 8 – Lampedusa

Review do hotel de Lampedusa : La Rosa dei Venti
Review do hotel de Malta : Hotel Valentina
Review dos hotéis de Taormina : Villa Ducale e Villa Carlotta

Você também pode gostar de ler :

Cassis, Sul da França
Sardenha, Itália
Costa Amalfitana, Itália
Capri, Itália
Zakynthos, Grécia
Milos, Grécia
Kefalonia, Grécia

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Ivone S. Trocilo

    Olá !

    Adorei as suas dicas sobre Tropea e as fotos, que estão de dar água na boca. Eu e meu marido vamos para o sul da Itália em junho/2016 e incluímos Tropea na nossa viagem. Depois pretendemos seguir para a Sicília. Se você tiver alguma dica sobre transporte de barco entre Tropea e alguma cidade da Sicília, por favor envie para o meu e-mail. Não estou inclinada a ir de carro, só se não tiver outro jeito.

    Parabéns pelo site, muito bem elaborado.

    Abraços

    Ivone

    Responder
    • Oi Ivone! sem carro eu realmente não sei como fazer… o ferry sai de outra cidade do continente rumo a sicilia (como coloquei no post). Saindo de Tropea há passeios de barco, mas não ferry ate a sicília. bjs

      Responder
  2. Claudia

    As fotos são lindas, e agora além da costa amalfitana, tem a sicília também na minha bucket list da Italia… Mas eu queria perguntar sobre a temperatura da água… As cor é linda, mas é gelada?

    Responder
    • Que bom! vc vai adorar! beijos

      Responder
    • A agua é fria, mas não gelada… faz muito calor no verão… de meados de junho ate meados de setembro é bem tranquilo encarar a agua fria! Mas tipo em abril, como fui para Cassis, foi beeeeem difícil!!!!

      Responder
  3. Ana Paula Madureira

    Oi Fabi, tudo bem?

    Dia 30/6 vou para Tropea , me hospedarei no mesmo hotel que você por 4 noites. Gostaria, por gentileza, de dicas de bons restaurantes, de preferência com vista para o mar, para comemorar o meu aniversário no dia 2/7.
    Desde já agradeço sua atenção. Abraços

    Responder
    • Oi Ana! Tudo bem? Os restaurantes que eu conheci em Tropea eu escrevi no post! beijos

      Responder
  4. eliete filardi

    Obrigado Fabiana por postar fotos de minha cidade…Sou brasileira e moro a Tropea de fronte a benzina esso.

    Responder
  5. gabi

    Oi Fabi,

    Li todos os seus posts sobre a Italia e adorei!!! Estamos indo para Italia no dia 04-10, vamos subir de Palermo para Roma de carro, fazendo algumas paradas. Uma delas eh Tropea, queria saber como eh o nome da empresa que vc contratou para o passeio de barco, pq eh exatamente esta vista que gostaria de ter da cidade.

    beijao

    Responder
    • Oi Gabi! Como mencionei no post, tem que chegar lá no Porto de Tropea e procurar pelo passeio de barco. Não sei se em outubro ainda vai estar operando, mas quem sabe! Depois passa aqui para contar! Bjs

      Responder
  6. Alexandre

    Olá, Fabi!
    Estou montando um roteiro pelo sul da Itália (ótimo ler relatos como o seu!), mas surgiu uma dúvida… Será q vc pode me ajudar?
    Seguinte: penso em iniciar por tropea, seguir viagem por alguma das ilhas eólias, e depois ir para taormina (tudo com 2/3 noites em cada).
    Vc relata aqui a existência de passeios para as ilhas a partir de tropea. Porém, eu gostaria de seguir viagem, com malas, de tropea para me hospedar nas ilhas. Sabe se tem ferry de lá q possibilite isso?
    Das ilhas para milazzo já sei q tem, e seria o caminho para taormina… Daí ficaria redondinho sem pegar muita estrada…

    Responder
    • Oi Alexandre! Tudo bem? Ferry regular entre Tropea e as ilhas eu acho que não tem. Vc poderia ver direto com alguma agencia de passeio se poderia levar as malas no barco no dia do passeio e aí vc nao retorna a tropea. beijos

      Responder
      • alexandre

        Obrigado, Fabi!
        Só terei 8 dias na região, e tenho que escolher entre essas 03 possibilidades de roteiros (03 cidades base, dividindo os dias entre elas), tentando descobrir o que seria mais aproveitável e interessante:
        1 – Tropea-Taormina-Siracusa (Day trip para Ilhas Eólias e Capo Vaticano a partir de Tropea)
        2 – Tropea-Ilhas Eólias-Taormina (Day trip para Siracusa a partir de Taormina)
        3 – Ilhas Eólias-Taormina-Siracusa (Day trip para Noto a partir de Siracusa)

        O que vc achou mais interessante como destino de praia: Tropea ou Ilhas Eólias?

        Responder
        • Tropea e capo vaticano com certeza!!!! as praias das ilhas eólias nao sao tao bonitas. bjs

          Responder
          • Alexandre

            Obrigado, Fabi! Bjos

  7. Lilian

    Olá! Adorei as dicas de Tropea e as Ilhas eólicas. Vcs conseguiram fotografar o Stromboli a partir das ilhas visitadas?
    Abraços

    Responder
  8. Danielle

    Fabi, começando a pensar em fazer uma viagem ao sul da Itália, com o teus posts estou enlouquecida!!! haha
    Mas graças a tuas dicas estou mais tranquila e já viajando no roteiro.
    Aproveito para lhe perguntar, irei na alta temporada (final de julho) com que antecedência tu recomenda comprar as passagens e reservar os hotéis?
    Obrigada e parabéns 🙂

    Responder
    • Oi Danielle! eu acho que vc já deveria começar a fechar o seu roteiro principalmente por causa da copa na russia! vc vai amar o sul da italia. beijocas

      Responder
  9. Eliane Dourado Yoshioka

    Estamos indo em agosto achei seus comentários e estou adorando, ficaremos cinco dias e com certeza usarei todas as suas dicas, muito obrigada

    Responder
  10. Alexandre

    Adorei as dicas!!!
    Quem ficar no centro de tropea precisa alugar um carro para locomover para praia ou marina, ou dar para ir a pe ? Outra pergunta: esse barco que vc fez o passeio e seguro ? coletes salva vida etc….
    Abraços,
    Alex

    Responder
Deixe seu comentário: