Embarque no Rotair : o famoso teleférico rotatório do Monte Titlis na Suíça

Em 10/01/2017 por Fabi Gama

Durante nossa viagem pela Suíça em setembro/16 estivemos pela terceira vez em Engelberg e pela segunda vez subimos até o topo do Mt.Titlis, famoso por seu teleférico rotatório e pela neve eterna na montanha com 3.020m de altitude.

Na primeira vez que subimos (out/13), não demos muita sorte com o tempo. Havia muita nebulosidade no topo e, por isso, não conseguimos ver as montanhas e o glaciar. Depois voltamos em jan/15, durante o inverno, para curtir um friozinho na charmosa cidade de Engelberg, mas não fizemos o passeio de teleférico. Já na viagem de set/16 demos bastante sorte com o tempo e pudemos apreciar o lindo visual no topo do Mt. Titlis.

Esse é um passeio que vale a pena principalmente para quem está indo pela primeira vez a Suíça, em qualquer época do ano, pois mesmo durante o verão é possível ver e brincar na neve lá no topo.

Além disso, em virtude da proximidade com Lucerna, é um ótimo passeio de bate e volta.

Titlis Rotair (Foto Divulgação)

Leia também :

 

Como chegar

Engelberg está localizada na área central da Suíça, pertinho de Lucerna, que era nossa base. O percurso de trem leva apenas 43 minutos e sai de hora em hora.

A partir de Zürich são menos de 2 horas de trem.

Também é possível chegar de carro até o vilarejo. Nós, inclusive, em janeiro/15 passamos uma noite por lá.

A cidade é pequena, mas charmosa e no inverno fica coberta por neve. Engelberg significa “Vale dos Anjos”.

Engelberg no inverno (Foto Divulgação)

Como é o passeio

Ao desembarcar do trem na estação de Engelberg siga as placas em direção ao teleférico “Mt.Titlis”. São menos de dez minutinhos de caminhada. Também há um ônibus que leva da estação de trem até a estação do teleférico em 3 minutos.

Compre o ticket na bilheteria e siga para o primeiro teleférico (Titlis Xpress) que leva os visitantes de Engelberg até  Trubsee, com cabines que comportam até 8 pessoas. Esse percurso leva, aproximadamente, 30 minutos.

Titlis Xpress – Foto Divulgação

Ao chegar desembarque e caminhe até o belo lago Trubsee. Fora do inverno é possível dar a volta ao redor do lago caminhando e até mesmo andar de barquinho no lago.

Lago Trubsee (Foto Divulgação)

Nós almoçamos no restaurante Alpine Lodge Trubsee (que fica dentro da Estação de teleférico, junto com o Berghotel) antes de continuar até o topo e gostamos bastante!

 

Em seguida, pegue o famoso teleférico rotatório até o topo do Mt. Titlis, a 3020m de altitude. A viagem no “Titlis Rotair” dura cinco minutos e a cabine gira 360 degraus, oferecendo uma vista panorâmica espetacular das montanhas aos visitantes.

Claro que você também pode inverter a ordem, subindo direto até a estação que fica no topo do Mt.Titlis, fazendo as atividades que têm lá em cima e depois, na volta, parar no lago Trubsee.

Essa é a visita padrão, mas nós fizemos uma um pouco diferente. Em Engelberg pegamos um funicular até a estação Gerschnialp e caminhamos por uma trilha conhecida por “Mountain Flower Trail” por cerca de 1h passando por Untertruebsee e Obertruebsee até chegar ao Trubsee, onde almoçamos e depois subimos no Titlis Rotair até a estação do topo do Mt.Titlis. A trilha é muito bonita, apesar de que, em setembro não havia mais flores, mas em julho e agosto parece que os campos ficam totalmente cobertos por flores. De qualquer forma, esse trilha só vale a pena para quem está com tempo sobrando, gosta de caminhar e só abre nos meses quentes (de maio a setembro).

Funicular que leva até a estação Gerschnialp

Atividades do Topo do Titlis

Ao desembarcar do teleférico rotatório você encontrará uma enorme estrutura com bar, restaurante, lojas, banheiros e atividades.

  • Titlis Cliff Walk – essa é a ponte suspensa mais alta da Europa, a 3.041m de altitude. Dá um certo nervoso atravessá-la, mas a vista recompensa qualquer medo.

 

Titlis Cliff Walk – Engelberg (Foto Divulgação)

Titlis Cliff Walk – Engelberg (Foto Divulgação)

Titlis Cliff Walk – Engelberg – set/16

Titlis Cliff Walk – Engelberg – set/16

Titlis Cliff Walk – Engelberg – set/16

Titlis Cliff Walk – Engelberg – set/16

  • Ice Flyer – esse teleférico liga a estação principal do Mt.Titlis ao Glacier Park, passando por cima do glaciar. A vista é incrível! Funciona nos meses de verão.

 

Ice Flyer – Mt. Titlis – Engelberg

Ice Flyer – Mt. Titlis – Engelberg

Ice Flyer – Mt. Titlis Engelberg (Foto Divulgação)

  • Glacier Cave – vale a pena caminhar por dentro do glaciar (é tipo um túnel todo de gelo). A passagem tem 150m de extensão e mesmo no verão faz bastante frio lá dentro. É preciso andar com calma para não escorregar.

 

  • Glacier Park – durante os meses de verão há várias brincadeiras na neve, como descidas em bóias (snowtube) e trenós.

 

Glacier Park – Mt. Titlis (Foto Divulgação)

Glacier Park – Mt. Titlis (Foto Divulgação)

Glacier Park – Mt. Titlis (Foto Divulgação)

Glacier Park – Mt. Titlis (Foto Divulgação)

  • Pistas de esqui durante o inverno – para quem visita a atração no inverno com o intuito de esquiar prepare-se para os 80km de pistas.

 

Neve eterna no topo do Mt. Titlis – foto de set/16

  • Souvenir shop, Photo Studio, Chocolate Shop e restaurantes.

 

Quanto custa

O ticket para subir até o topo do Mt. Titlis custa 92,00 CHF por pessoa.

Portadores do Swiss Travel Pass tem 50% de desconto.

Teleférico rotatório – Titlis Rotair (Foto Divulgação)

Dicas

  • Não deixe de usar óculos e protetor solar (independente da época do ano que você visite essa atração);
  • Mesmo no verão é bom levar um casaco e uma capa de chuva, pois no topo pode estar frio;
  • É aconselhável usar tênis ou bota de trekking.

 

Titlis Cliff Walk (foto divulgação)

Daqui para onde

Bem pertinho de Engelberg no caminho para Lucerna, fica o belíssimo Lago Bannalp. Para ler o post completo sobre esse passeio clique aqui.

Também fiz um post com várias sugestões de passeios bate e volta a partir de Lucerna. Para ler clique aqui.

Lago Bannalp

Lago Bannalp

Dados úteis

Site : www.titlis.ch

Localização : CH-6391 Engelberg, Suíça Central, a 43 minutos de trem de Lucerna.

Centrinho de Engelberg

Centrinho de Engelberg

Centrinho de Engelberg

 

Matérias relacionadas

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Felipe

    Olá, Fabi! Você citou que o Bannalp fica perto do Mt. Titlis, mas você acha que dá para conhecer os dois no mesmo dia? Ou será que fica puxado? Seria no esquema de bate-volta por Lucerna.

    Além disso, to na dúvida se coloco o Mt. Titlis no meu roteiro, pois vou conhecer o Jungfraujoch em Interlaken e o Gornergrat Bahn em Zermatt. Estou avaliando se não fica repetitivo. Só sei que essa ponte suspensa me deixou com muita vontade de subir até lá haha. O que você acha?

    Desde já agradeço!!

    Responder
    • Se vc for bem cedo e verificar bem o horario do bus que liga a estacao do trem ao teleferico bannalp daria sim (perto do almoço nao funciona o bus, pelo menos no domingo que foi o dia que eu fiz esse passeio). Tem tb a trilha que vai ate Engelberg (ainda volto pra fazer essa trilha). Mas sinceramente acho que vc vai acabar nao aproveitando os passeios. Entre um e outro eu tb ficaria com o Bannalp, ja que vc ja vai ao fantastico Top of Europe em Interlaken. bjs

      Responder
  2. Carol

    Olá Fabi!
    Estou adorando seus relatos sobre Lucerna e os bate e voltas… Vou pra lá em maio e esta me ajudando muito.
    Vc mencionou o funicular e a trilha… Vc sabe me informar o valor pra fazer neste esquema ou é 92 francos tb?

    Responder
    • Eh o mesmo valor!!! vale a pena ter o swiss travel pass e ganhar 50% de desconto. bjs

      Responder
  3. Aline

    Oi, Fabi!
    O trecho Lucerna a Engelberg é coberto pelo Swiss Travel Pass?
    Em um blog disseram que sim, mas pelo mapa está pontilhado o final do trecho.
    Irei daqui a um mês.
    Obs: estou com 2 viagens marcadas neste ano só seguindo seus roteiros. Depois dou o feedback, mas já agradeço e parabenizo por esse trabalho maravilhoso!

    Responder
    • É coberto sim!!!!! o teleférico ate o titlis é que não eh . acho que tem 50% de desconto para quem tem o swiss travel pass.

      Responder
  4. Fernanda

    Olá, irei pra Suiça no final de Agosto, farei base em Lucerna e Interlaken. Das duas montanhas qual é a mais legal pra conhecer Titlis ou Jungfrau? Tinha optado pela Titlis por ter o valor mais em conta mas queria a opinião de quem já conhece as duas rs

    Obrigada, aliás seu blog ajudou muito a montar os roteiros 😀

    Responder
    • Oi Fernanda! Sinceramente, a Jungfrau! O passeio eh caríssimo mesmo, lembro que quase morri com o preço qdo fiz kkkkkkkkkkkkkkk mas eh taaaaaaaoooo lindo! O Titlis eh lindo tb, mas o Jungfrau eh mais completo. Vc faz varias paradas no caminho, é um circuito… lindo demais! bjs

      Responder
  5. Janaina

    Oi Fabi !
    Amo suas dicas . Estou chegando em Lucerna dia 29/12, ficarei 4 dias .Estou com muitas dúvidas sobre o que fazer pela redondeza, por ser inverno e estou com medo de muita neve . O que você acha que mais vale a pena fazer nesse caso ? O que seria imperdível ? Vale a pena um bate volta em Interlaken ?

    Responder
    • Oi Janaina, vale a pena fazer o mont titlis a partir de lucerna pq vc vai de trem então não tem problema ser inverno! Tb acho legal ir a Interlaken sim! Vc pode subir ate o Grindelwald First (tem matéria aqui no blog sobre esse passeio). aproveite muito beijocas

      Responder
  6. Lívia

    Olá! Adorei o seu post! Tudo bem explicadinho!
    Estou com uma dúvida. Irei ao Monte Titlis início de Novembro e não liberaram no site a compra do Ticket para subir até o topo da montanha. Você saber porque isso ocorre? Todos os outros tickets estão liberados!

    Obrigada!

    Responder
  7. Edna Oliveira

    Oi Janaina, amei suas dicas, mas olhe assim que planejo uma viagem vem uma curiosidade de saber td sobre, eu irei com um grupo de peregrinação iremos setembro2020 já estou querendo organizar o que vou levar vc acha que eu estou exagerando?

    Responder
  8. Giovanni Galter

    Oi Fabi, estarei na Suiça em agosto e curti muito todas suas dicas!
    Me tira uma dúvida? Vou ao Monte Titlis, porém, como vi no posto me interessei pela trilha “Mountain Flower Traill” mas não entendi direito qual a “logistica”… Conseguiria me ajudar? O funicular até a estação Gerschnialp ja é “dentro” do monte Titlis ou não? Pois eu preciso comprar o ingresso para a atração não preciso?

    Responder
  9. Jeane Sanches

    Olá, Fabi! Estou aproveitando muito as suas dicas. Vou à Suíça no final de junho e vi que você colocou que é possível aproveitar a neve mesmo no verão. Como é isso? Nos montes tem local de alugar roupa própria para neve? Quais as montanhas que podemos aproveitar a neve já que vamos fazer base em Berna e Lucerna? Qual a sua sugestão? Desde já agradeço!!!!! Obrigada.

    Responder
Deixe seu comentário: