Taormina e Castelmola, Sicília – o que fazer

Em 05/08/2015 por Fabi Gama

Nossa primeira parada no sul da Itália foi em Tropea (clique aqui para ler o post). De lá, seguimos quatro horas de estrada até Taormina, pegando ferry em San Giovani no continente para atravessar até o porto de Melina, na Sicília.

Para ler o primeiro post com o roteiro completo da nossa viagem pela Sicília e Malta clique aqui.

Em Taormina nos hospedamos no impecável Hotel Villa Ducale, número 1 no tripadvisor. Tudo no hotel é perfeito : a localização entre os vilarejos de Taormina e Castelmola, a equipe super profissional, a vista para o vulção Etna, o serviço impecável, o conforto e modernidade da suíte e claro, a gastronomia (café da manhã, chá da tarde e happy hour incluídos). Para ler nossa review completa sobre o Villa Ducale clique aqui.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Taormina é o de Catânia (menos de uma hora de distância). Foi por lá que chegamos na ilha da Sicília e pegamos o carro alugado na locadora Locauto, previamente reservado pelo site da RentCars.

Quantos dias

Nós ficamos apenas 3 dias inteiros na região, sendo que em um deles fizemos o bate e volta para as Ilhas Eólias (clique aqui para ler o post). Por isso, não tivemos tempo para fazer alguns passeios como do Vulcão Etna e das vinícolas próximas a região de Taormina. Se você quiser fazer todos os passeios, recomendo ficar de 3 a 5 dias.

Como se locomover

Taormina é conhecida como a Pérola do Mar Jônico. Situada no Monte Tauro, a cidade é a Positano da Sicília. O que eu quero dizer com isso é que, além do charme, as duas têm em comum o fato das ruas serem estreitas e  pouca opção de estacionamento. Mas existe um estacionamento pago que oferece shuttle até o centrinho. O ideal é reservar um hotel próximo do centro e não usar carro por lá. O nosso hotel, Villa Ducale, oferece shuttle para o vilarejo e também para os lidos (espécie de beach clubs) em Isola Bella.

Quem se hospeda próximo à Isola Bella, na parte debaixo de Taormina, pode acessar o centrinho usando o teleférico. Para saber o horário de funcionamento e os preços do funicular acesse aqui.

Melhor época

A melhor época para visitar a região vai de maio a outubro. A proprietária do nosso hotel nos contou que outubro é um ótimo mês para visitar Taormina, ainda quente, mas com menos turistas e mais barato.

Segurança

De acordo com instruções da locadora de carro (cia Locauto) ande sempre com o veículo trancado e com seus pertences pessoais (bolsa e mochila) nos pés do passageiro. Não deixe nada dentro do carro, nem no porta malas nem no banco de trás a mostra. Procure andar com passaporte e dinheiro naquelas pochetes por dentro da roupa. Cuidado ao caminhar com mochila nas costas. Eu evito ao máximo! Não pendure bolsas em cadeiras de restaurantes. Furtos são muito comuns em toda Europa, especialmente na região sul. Também há relatos de roubo (com violência) na área de Catânia onde fica o aeroporto.

Pontos turísticos

  • Corso Umberto – é a rua principal do vilarejo de Taormina, só para pedestres, repleta de lojinhas turísticas e também de marcas de luxo, restaurantes e cafés. Em junho, quando visitamos a cidade, essa rua estava super movimentada. Estivemos lá justamente no feriado de Corpus Christi, época em que há várias procissões religiosas. Caminhamos pela Corso Umberto e pelas ruelas paralelas, super charmosas, passando pelas praças e igrejas da cidade. A partir da Piazza IX Aprile se tem um belo visual do mar Mediterrâneo e do vulcão Etna. Difícil foi conseguir tirar uma fotinho na rua mais estreita de Taormina, a Vicolo Stretto. Tinha fila (rs!)! E eu achei até uma rua com meu nome!

DSC_7666

DSC_7665

DSC_7667

DSC_7657

DSC_7677

DSC_7673

DSC_7688

DSC_7695

DSC_7705

DSC_7745

  • Palazzo Corvaja – localizado na Piazza Badia, próximo da igreja Saint Catherine of Alexandria, foi construído   no século X pelos árabes que, nesse período, governavam Taormina.
  • Odeon – um pequeno teatro romano, localizado atrás do Palazzo Corvaja, na rua principal, Corso Umberto. Tem a arquitetura similar a do Teatro Grego. Também é palco de vários eventos da cidade hoje em dia.
  • Teatro Grego (ou Teatro Antigo) – provavelmente é o principal ponto turístico de Taormina. É lindo ver o contraste das ruínas do Teatro Grego construído no século III (A.C.) com o azul do mar Jônico e ao fundo o Vulcão Etna. A entrada custa 8,00 euros. É aqui que acontecem os disputadíssimos festivais de verão (ópera, ballet, cinema etc). Para acessar o programa dos festivais de verão clique aqui. Se você visitar a cidade no verão, compre os ingressos dos festivais com antecedência, pois são muito concorridos.

DSC_7713

DSC_7710

DSC_7724

DSC_8342

  • Jardim Público (ou Parco Duca di Cesaro)– bem pertinho da Corso Umberto e do centrinho de Taormina fica o Jardim Público. O lugar é lindíssimo, bem cuidado e gratuito. De lá se tem uma bela vista mar. Vale a pena reservar um tempinho para caminhar por esse parque sem pressa.

DSC_7630

DSC_7639

DSC_7633

DSC_7642

  • Santuário Madonna della Rocca – essa igreja, cravada em uma pedra, é belíssima!! Madonna della Rocca é a padroeira de Taormina. Nosso hotel, Villa Ducale, fica super pertinho dela. Da varanda da igreja se tem uma vista incrível da cidade de Taormina, situada no Monte Tauro, do Teatro Grego e do mar. Para chegar nesse Santuário, basta subir as escadas que começam na Corso Umberto por cerca de 15 minutos. Mas também há opção de bus (Linea Verde). Vimos um arco-íris incrível sobre a cidade de Taormina no pátio do Santuário. Inesquecível!! Fica no meio do caminho para o charmoso vilarejo de Castelmola.

DSC_8861

DCIM310GOPRO

DSC_8877

DSC_8886

DSC_7792

DSC_7790

  • Castelmola – esse vilarejo, situado acima de Taormina, é um verdadeiro charme!!! Fica a cerca de 5 km de Taormina, por uma estradinha bem sinuosa, no alto de uma montanha, com vistas incríveis do mar e do Monte Etna. Nosso hotel, o Villa Ducale, fica bem no meio do caminho entre Taormina e Castelmola. Chegando em Castelmola há um estacionamento pago, depois basta seguir caminhando até a Piazza Sant’Antonio, de onde se tem um belo panorama. Repare no piso de mosaico. Um charme!  Já na rua principal há várias lojinhas e restaurantes. Abaixo (no item “restaurantes”) recomendo dois excelentes em Castelmola. Nós jantamos duas vezes no vilarejo, para fugir da badalação de Taormina, já que o nosso hotel ficava entre as duas. Subindo uma escadaria se chega no ponto mais alto da cidade onde ficam as ruínas do Castelo (entrada gratuita). Um ponto super turístico da cidade é o Bar Turrisi – onde tudo tem forma de órgão sexual masculino. Atrás da
    pracinha da igreja (Piazza Duomo ou Piazza Madre) há um mirante com belo visual do Vulcão Etna. Vale a pena visitar Castelmola de dia e também à noite, quando o vilarejo fica ainda mais charmoso. Há uma linha de bus ligando Taormina a Castelmola (empresa Interbus).

DSC_8753

DSC_8768

DSC_8776

DCIM310GOPRO

DCIM310GOPRO

DSC_8801

DSC_8756

DSC_8760

DSC_8827

DSC_8807

DSC_8805

DSC_7899

DSC_7852

DSC_7887

  • Fábrica de queijos locais Baratta Caseificio – nós visitamos uma fábrica de queijos maravilhosa localizada perto de Giardino Naxos. É essa fábrica que abastece o hotel Villa Ducale. Os queijos são divinos!!

DSC_8488

DSC_8494

DSC_8501

  • Praia de Giardino Naxos – é uma cidade de praia próxima a Taormina, fica a cerca de 15 minutos de carro. Há vários ônibus diários interligando as duas cidades. Giardino Naxos tem uma orla bacana, repleta de bares, restaurantes e lojinhas. A praia principal é grande, de areia e oferece infraestrutura aos turistas. Há várias opções de lidos. É ali que chegam alguns cruzeiros de médio porte. Muitas pessoas preferem se hospedar em Giardino Naxos, onde há várias opções de hospedagem. Durante o verão a vida noturna é agitada por ali!

DSC_8505

DSC_8506

DSC_8510

  • Isola Bella – no meio da praia fica uma ilhota que hoje abriga um museu (era uma casa). A visita custa 4,00 euros por pessoa e  eu achei interessante para conhecer a estrutura da antiga casa e pelas vistas do entorno da ilha. Depois, fizemos o passeio de barco pela Grotta Azzura até a Praia Mazzaro, com direito a parada para mergulho. O passeio dura cerca de 1h. Ao final do passeio, passamos algumas horas no Lido Pizzichella, bem no cantinho esquerdo da Isola Bella. Lá tem infraestrutura de restaurante, espreguiçadeira, banheiros, chuveiro e WiFi. Mas há várias opções de lidos. Os lidos são espécies de beach clubs, ou seja, você paga para ficar naquela área da praia com a infraestrutura oferecida pelo lido, que é uma parte privada/particular da praia. Tanto em Isola Bella quanto em Mazzaro há vários lidos. O valor varia de 10 a 15 euros pelo dia inteiro. O nosso hotel, Villa Ducale, tem convênio com dois deles. Optando por um lido conveniado com o hotel, a shuttle é gratuita. Outra opção é pegar o teleférico no centrinho de Taormina até Isola Bella e caminhar até a praia.

DSC_8518

DSC_8519

DSC_8525

DSC_8517

DSC_8528

DSC_8545

DSC_8562

DSC_8586

DSC_8588

DSC_8589

DSC_8597

DCIM310GOPRO

DCIM310GOPRO

DCIM310GOPRO

DCIM310GOPRO

DSC_8602

DSC_8639

DSC_8649

DSC_8698

DSC_8706

DSC_8681

  • Mirante com vista da Isola Bella – bem pertinho do Hotel Villa Carlotta vale a pena dar uma paradinha no mirante que tem um super visual da Isola Bella.

DSC_8721

DSC_8717

  •  Casa Cuseni – esse é o museu que expõe a história e a arte da cidade de Taormina. Localizado dentro de uma bela propriedade, com jardins e vista para o mar jônico, deve ser visitado por aqueles que se interessarem em saber mais sobre a história da cidade. Para maiores informações clique aqui.
  • Ilhas Eólias – a partir de Taormina fizemos um bate e volta até as Ilhas Eólias. Visitamos as Ilhas Lipari e Vulcano. Para ler o relato completo sobre esse arquipélago clique em Ilhas Eólias.

DCIM309GOPRO

IMG_2553

  • Existem outras opções de day trip a partir de Taormina. Um deles é para conhecer o Vulcão Etna (com  caminhada guiada até o cume) e outro é um tour pelas vinícolas (a recomendada pelo Villa Ducale é a vinícola Gambino).

Restaurantes

  • Villa Ducale (Taormina) – o restaurante do fantástico hotel Villa Ducale é aberto ao público. Além da gastronomia renomada, o ambiente é super charmoso e aconchegante. E a vista para o Monte Etna é sensacional!
  • Villa Carlotta (Taormina)- dos mesmos proprietários do Villa Ducale, o restaurante do hotel Villa Carlotta merece uma visita. A vista do mar jônico é estonteante! O ambiente é charmoso e acolhedor, a comida é deliciosa e o serviço perfeito.
  • Taverna dell` Etna (Castelmola)- vale a pena reservar uma noite para jantar em Castelmola. Esse restaurante tem uma varanda com linda vista para o vulcão Etna. A comida é deliciosa e super em conta. Para quem está hospedado no Villa Ducale é oferecido um desconto de 10%. Excelente custo x benefício.
  • Bocciola (Castelmola) – jantamos em uma varandinha super charmosa com vista para a praça principal de Castelmola, que é uma gracinha! A comida e o atendimento são bons, o ambiente é bonito e não é muito caro. Ótimo custo x benefício também.

De Taormina seguimos por uma hora de carro até o aeroporto de Catânia e pegamos um voo de apenas 25 minutos pela cia aérea Air Malta para Malta. Para ler o nosso relato completo sobre essa país incrível clique em As Belezas Naturais de Malta.

Roteiros Personalizados

Preparamos roteiros personalizados na medida para você.

Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?

Solicite sua cotação pelo email [email protected]

Posts relacionados ao roteiro do sul da Itália (Sicília e Tropea) e Malta :

Post 1 – Introdução à ilha da Sicília e Malta
Post 2 – Tropea e Capo Vaticano
Post 3 – Taormina e Castelmola
Post 4 –  Ilhas Eólias (Lipari e Vulcano)
Post 5 – Malta
Post 6 – Favignana, Levanzo, Marettimo e Erice
Post 7 – San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Scopello e Castellmmare del Golfo
Post 8 – Lampedusa

Review do hotel de Lampedusa : La Rosa dei Venti
Review do hotel de Malta : Hotel Valentina
Review do hotel de Taormina : Villa Carlotta e Villa Ducale.

Você também pode gostar de ler :

Cassis, Sul da França
Sardenha, Itália
Costa Amalfitana, Itália
Capri, Itália
Zakynthos, Grécia
Milos, Grécia
Kefalonia, Grécia

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Vanessa

    Post maravilhosooooo!!!vc mais uma vez adicionando lugares à minha lista rsrs

    Responder
  2. Juli

    Quantas coisas lindas! Cidades, mirantes, ruelas, queijos, o Etna!!!!
    Sensacional!

    Responder
  3. Fabi,
    Quanta magia tem o sul da Italia!!! E pensar que estou relativamente perto… Preciso animar a família para fazer este passeio.
    Amei! Fotos nota 10!
    Bacione bella, Denya

    Responder
  4. Vera

    Fabi, teu post é maravilhoso! Estou organizando uma viagem para Sicília e Malta, no próximo mês de setembro (talvez final de agosto) e tuas dicas estão ótimas! Gostaria de saber se achas que vale a pena ficar hospedada umas 2 noites em Lipari? E Taormina também tem o que fazer para umas 2 noites? Qualquer informação será de muita ajuda! Obrigada!

    Beijos
    Vera

    Responder
    • Oi Vera! Que bom! fico feliz que você goste dos posts! Em Taormina dá para ficar 2 noites tranquilamente… Em Lipari se você estiver com tempo sobrando vale a pena para explorar melhor e com mais calma o conjunto de ilhas, mas as praias nao sao taooo bonitas como em outros lugares da Sicilia (Favignana, Lampedusa etc). bjs

      Responder
  5. Gabriella

    Olá Fabi, tudo bem?
    Estou procurando meu destino de lua de mel, e encontrei esses posts sobre a sicilia e achei maravilhosos!
    eu e meu noivo queriamos viajar por 2 semanas, porém sem aquela correria de diversas cidades, avião, trem, barco, arruma mala, desarruma mala. e nisso acabamos pensando em dividir essas 2 semanas somente em taormina (indo um dia para agrigento), lampedusa e roma. Você acha muitos dias para esses lugares? Pensamos em 5 dias de taormina, 4 de lampedusa, 4 em roma, e quem sabe encaixar uma coisinha a mais na sicilia ou perto de roma. Obrigada!!

    Responder
    • Oi Gabriella! Eu fiquei 4 dias em Lampedusa e foi maravilhoso! Fiquei 2 dias em Taormina e achei pouco. Da para vc ficar 4/5 dias sim. De la você tb pode fazer um bate e volta ate as ilhas eólias (tem post aqui no blog). Eu acho 3 dias em Roma suficiente rs bjs

      Responder
  6. Anna Maria Barbosa

    Viagem Sicília em especial 5 dias em Taormina

    Responder
  7. Luanna

    Olá!
    Gosto mto do blog de voces, tem me ajudado bastante na minha pesquisa de viagem para Europa.
    Ficarei 2 meses em Malta para intercambio, e queria saber se o caminho mais pratico para conhecer Taormina e Castelmola é através do ferry p/ Pollazzo.

    Obrigada.

    Responder
    • Oi Luanna! Nao sei te dizer se esse eh o mais pratico. Tem opçao de voo tb. Faça as contas de cada tempo de deslocamento e dos preços para ver qual eh o mais vantajoso. bjs

      Responder
      • Luanna

        Fabi, obrigada! Ainda estou pesquisando porque os ferrys tem horarios limitados,e pelo que vi não tem retorno de domingo, o que seria melhor mesmo são os voos!

        Agradeço seu retorno,e continuo acompanhando o blog pq as dicas são otimas.

        Bjkas

        Responder
  8. Luis Cantante

    Viva, boa noite

    Gostava de visitar a Sicília de carro e caravana.
    No entanto, dizem-me que não é seguro devido à máfia.
    Qual a sua opinião?
    Obrigado pela resposta

    Cumprimenta
    Luis C

    Responder
    • Oi! nós fizemos tudo de carro, mas não deixávamos nada a mostra, muito menos nada de valor dentro do carro. Não tivemos problemas, mas é bom ter cuidado sim.

      Responder
  9. Terezita

    Estou amando o blog de vocês! Ainda não decidi nada pq somos 2 casais e temos que decidir juntos! Mas tem me ajudado muito.

    Responder
  10. Isabella

    Oi Fabi! Adorei o post, muito útil!
    Uma pergunta: como você fez pra pegar esse passeio de barco de 1 hora só? Na internet só acho passeios de no mínimo 4 horas!
    Muito obrigada 🙂

    Responder
    • Oi Isabella! Nós contratamos la na hora! tem barquinhos na praia mesmo! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: