Dicas da Sicília e Malta – Introdução ao Roteiro (Post 1)

Em 25/06/2015 por Fabi Gama

Para começar os posts da nossa viagem pelo Sul da Itália (Sicília e Tropea) e Malta realizada em junho/15, vou mostrar aqui como foi nosso roteiro para vocês. Depois, aos poucos, vou preparar um post sobre cada um dos lugares que visitamos. Esse post é apenas para vocês entenderem e terem uma idéia geral sobre o nosso roteiro – que lugares visitamos, quantos dias ficamos em cada um, como nos deslocamos entre eles etc.

DSC_7206

Roteiro:

03/06/15– voo Rio/Madrid/Milão pela cia Ibéria.
04/06/15– voo Milão/Catânia pela cia Easyjet. Alugamos um carro pela Rentalcars (cia Locauto). Pernoite no hotel Catania International Airport.
05/06/15– seguimos de carro por 5h de Catânia para Tropea na Calábria. No porto de Messina na Sicília pegamos um ferry de 20 minutos até o continente. Em Tropea ficamos no hotel Residence Porto Ulisse. Resto do dia em Tropea.
06/06/15– Dia inteiro em Tropea/Capo Vaticano.
07/06/15– Deixamos Tropea cedo e seguimos por 4h para Taormina na Sicília. Nos hospedamos no hotel Villa Ducale (excelente!). Resto do dia em Taormina.
08/06/15– Dia nas ilhas Eólias – Lipari e Vulcano.
09/06/15– Dia em Taormina. À noite, voo da Air Malta para Malta. Hotel Valentina (ótimo!!). Alugamos carro pela RentalCars (cia Thrifty). Lembrando que em Malta a mão é inglesa!
10/06/15– Malta
11/06/15– Malta
12/06/15– voo Malta/Trapani na Sicília pela cia Ryanair. Alugamos carro pela RentalCars (cia Locauto). Passeamos por Erice e depois pegamos ferry para ilha de Favignana. Hotel Favignana.
13/06/15– Favignana
14/06/15– Favignana e Levanzo
15/06/15– ferry de Favignana para Trapani cedo. Seguimos por 1h de carro até San Vito Lo Capo onde ficamos 2 dias inteiros. Visitamos a Riserva Naturale dello Zingaro. Hotel B&B Athena.
16/06/15– San Vito Lo Capo/Scopello/Castelmmare del Golfo e voo à noite para Lampedusa saindo do aeroporto de Palermo na Sicília pela cia Alitália. De San Vito Lo Capo até Palermo levamos 1h30 de carro. Aluguel de carro direto com nosso hotel em Lampedusa. Nos hospedamos no excelente La Rosa dei Venti Club.
17/06/15– Lampedusa
18/06/15– Lampedusa
19/06/15– Lampedusa
20/06/15– dia inteiro em Lampedusa. Voo à noite para Veneza pela cia Volotea.
21/06/15– voo diurno Veneza/Madrid pela Ibéria.

* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links acima. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Lampedusa

Algumas observações:

1) O meu roteiro inicial não incluía a cidade de Tropea, por isso chegamos pela Sicília. Mas louca por viagem como eu sou, depois de já emitidas as passagens, resolvi encaixar a Tropea. Por isso esse início ficou meio puxado. O ideal seria ter voado para Tropea (Lamezia Terme Airport) e não para Catânia.

2) O ideal para conhecer bem Malta seria de 5 a 7 dias, ainda mais no verão que dá para curtir suas belas praias. Três noites lá não deram para nada! Focamos apenas nas belezas naturais, mas não tivemos tempo de explorar as cidades históricas.

3) Para explorar a região de San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Castelmmare del Golfo e Scopello vale a pena 3 dias inteiros.

4) Sempre mesclo hotéis muito bons com hotéis mais simples nas minhas viagens. Nas cidades em que não teremos tempo para curtir o hotel, aí escolho hotéis confortáveis, porém mais simples. Nos locais em que dispomos de mais tempo, aí nos hospedamos em hotéis mais bacanas. Em regra, todas as nossas reservas são efetuadas pelo site do Booking.com ou pelo Hoteis.com.

5) Todos os aluguéis de carro nós fechamos utilizando o site moderador RentalCars.

6) O voo Rio/Madrid pela Ibéria dura cerca de 9h30 e não tem entretenimento a bordo. Aliás, tem uma tv grande na qual passaram 2 filmes, mas não há tela individual. E assim como na cia Alitália, a Ibéria não fornece uma garrafa de água para o voo (eu acho isso meio absurdo), então, leve a sua. Achei a classe econômica confortável. O avião tinha disposição de 2/4/2 cadeiras. Era um Airbus 340-600.

7) Para quem não sabe, o aeroporto de Madrid é um espetáculo para compras (eu nem senti passar o tempo de conexão). Tem lojas como Zara, Mango, etc. Deixe um espacinho na mala de mão para umas comprinhas durante a sua conexão em Madrid.

8) Nós compramos uma mala de porão de 20kg para todos os trechos internos, pois as passagens só davam direito a uma mala de mão por pessoa. Mas, em regra, as cias aéreas permitem uma mala de mão mais uma bolsa com pertences pessoais. No caso da easyjet não foi assim! Tive que colocar tudo que havia na minha bolsa (celular, carteira, câmera, gopro e a própria bolsa) dentro da mala de mão, ou seja, cada passageiro só pode embarcar carregando um item na mão. Foi a única cia aérea que voamos que exigiu isso.

9) Para verificar que empresa de low cost voa para qual destino eu uso o site flylc.com. É excelente! Aqui no nosso site tem uma página com várias dicas úteis que utilizo nas trips (Dicas de Viagem).

Roteiros Personalizados

Preparamos roteiros personalizados na medida para você.

Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?

Solicite sua cotação pelo email contato@loucosporviagem.com

Malta

Os posts estão divididos da seguinte forma:

Post 1 – Introdução à ilha da Sicília e Malta
Post 2 – Tropea e Capo Vaticano
Post 3 – Taormina e Castelmola
Post 4 –  Ilhas Eólias 
Post 5 – Malta
Post 6 – Favignana, Levanzo, Marettimo e Erice
Post 7 – San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Scopello e Castellmmare del Golfo
Post 8 – Lampedusa

Review hotel de Lampedusa : La Rosa dei Venti
Review hotel de Malta : Hotel Valentina
Review hotéis de Taormina : Villa Ducale e Villa Carlotta.

Favignana

Além disso, fiz a  review dos melhores hotéis em que nos hospedamos na viagem : Villa Ducale e Villa Carlotta (Taormina); Hotel Valentina (Malta) e Hotel La Rosa dei Venti Club (Lampedusa).

DSC_3203


Seguro de Viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

Você também pode gostar de ler :

 

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Vivi Bettencourt

    Fabi
    Adorei! Sempre achei que faltavam roteiros dia a dia nos blogs de viagem!
    Espero que coloque os muitos outros interessantes que você já fez 😉
    Bjs e parabéns pelo blog!
    Vivi

    Responder
    • Vivi, qdo vc vai dar sua contribuiçao por aqui? está mais que convidada, escreva sobre o lugar que quiser!! Eu tb sinto falta dessa noçao geral da viagem! vou tentar fazer sempre… ja preparei um da Sardenha tb, vou ver se faço da Provence! beijao

      Responder
      • Vivi Bettencourt

        Puxa Fabi! Fico lisonjeada com o convite! Adorei! Só não sei se tenho este dom da escrita rsrs Se eu conseguir fazer um texto à altura do Loucos por Viagem eu te mando Beijão!

        Responder
  2. Laíra

    Adorei e já estou ansiosa para os próximos posts desse roteiro. Quero muito conhecer esses lugares que já estão salvos na minha listinha de próximos destinos. Beijos

    Responder
  3. Estela

    Adorei Fabi! Já passei por Catania e fui muito bem recebida pelos Sicilianos, por isso quero muito voltar com calma para conhecer Taormina, Siracusa, etc. Estou de olho nos seus posts! Acho que vou ter que deixar Sardegna para quando tiver mais dias!! 🙂

    Responder
    • vc vai amar! a Sardenha tb eh encantadora!!!! ja ja vou postar meus roteiros de lá por aqui! ja visitei a ilha 2x e adoro! bjs

      Responder
  4. Adorei este roteiro, Fabi! Só lugares lindos e ainda banhados pelo Mediterrâneo! Delicia total!!! Beijos

    Responder
    • Foi uma delícia! Assim que eu conseguir me organizar te escrevo para fecharmos os posts de Malta. bjs

      Responder
  5. Milene

    Olá Fabi, tudo bem? Tenho acompanhado o Instagram, e estou amando cada lugar da viagem. Irei para Sicília em setembro, mas estamos com dificuldades para encontrar um vôo de Roma para Catania ou Palermo. Vc poderia ajudar? Obrigada.

    Responder
    • Milene, dê uma olhada no site http://www.flylc.com. É nesse site que descubro que cia aerea voa para qual destino. Nós voamos de Milao para Catania e depois de Lampedusa para Veneza. Mas com certeza tem voos saindo de Roma. bjs

      Responder
  6. Oi Fabi,
    Adorei! Vi que aproveitaram bastante as praias paradisíacas, imagino que tenha sido uma viagem nota 10! Pensar que estou tão perto (moro em Firenze) e não conheço Malta ;(. Vms ver se consigo uma semaninha de folga para um giro por lá, me animei e em breve confiro o teu post.
    Beijo grande e avise quando vier à Toscana,
    Denya , do blog Grazie a te, trocamos msgs pelo Instagram de vez em quando 😉

    Responder
    • Estou louca para ir aí de novo e aproveitar para conhecer vcs! Obrigada pela visita! Um beijao

      Responder
  7. Rafaela

    Oi Fabi,
    Viagem dos sonhos a sua, conheci a Sicília em Abril desse ano e gostamos muito
    Estou com uma viagem para Malta para Setembro e já à espera das suas dicas
    Moro na Alemanha e viajo muito pela easyjet, no meu caso eu sempre pago Easyjet Plus que custa 11,99 euros para reservar os lugares no voo, mas você pode levar além da mala de mão uma bolsa , que pra nós mulheres já faz mt diferença. Ah, e também embarcamos primeiro no avião, que com crianças tb é bem melhor
    Bjss
    Rafaela Green

    Responder
    • aiiii que legal! Eu amo a Alemanha!! Pode deixar que em breve sai o post de Malta! Obrigada pelas dicas da Easyjet! Normalmente de extra só pego a mala para despacho. Mas tem economia que não vale mesmo a pena rsrsrs foi uma loucura enfiar tudo da minha bolsa de mão dentro da mala de mão rsrsrs so a minha camera fotográfica já é enorrrrrme! beijao

      Responder
      • Alexandre

        Oi Fabi!!!
        Estou indo para Sardenha dia 04 de agosto… Especificamente na ilha de Saint Pietro….. Espero que vc poste aqui as dicas antes de minha viagem….Rs
        Alexandre.

        Responder
        • Querido, vc conseguiu fazer varios comentarios sim! Mas eles precisam da minha aprovação para aparecer aqui, ok? Meu roteiro da Sardenha já está todo postado aqui 🙂

          Responder
  8. Juli

    Adorei! Cheio de reviews com dicas de hotéis!

    Responder
  9. Felipe Fumachi

    Olá Fabi! Adorei seu relato e dicas!
    Vou fazer uma viagem com minha namorada para Itália em junho de 2017, e temos 4 dias disponíveis, no qual estamos com a dúvida de ir para Sicilia ou Malta. O que você recomenda? Obrigado

    Responder
    • Felipe, 4 dias é muito pouco para a Sicília que é uma ilha enorme! Melhor ir a Malta! bjs

      Responder
  10. LAURIELLE

    Oi Fabi. Qual o orçamento médio de uma viagem assim? Bjos querida

    Responder
    • Oi Laurielle! Isso depende muito! do número de dias, do preço que vc conseguiu pagar no aéreo (é bom comprar com antecedencia) e tb do tipo de hotel que vc vai usar na sua viagem. Por isso, é dificil dar uma estimativa certa. São muitas variáveis. bjs

      Responder
  11. Carlos

    Oi Fabi, estou indo a Sicilia em Julho, irei a Lampedusa e Favignana tb, quero alugar um carro de Catania ate Trapani, quanto custa mais ou menos o aluguel de um carro la? jah olhei alguns sites mas vi tanto preco diferente que nem sei.

    Responder
    • Oi Carlos! De cabeça não sei te dizer o valor, mas não foi caro, nada fora do normal para aluguel de carro na Europa. Fizemos a reserva pelo RentalCars. Faz sua cotação por lá http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=loucosporviagem . Não se esqueça que sempre que a gente aluga carro em um a cidade e devolve em outra temos que pagar uma taxa de devolução (pagamos 100 euros a mais por causa dessa taxa). bjs

      Responder
  12. Cora

    Oi Fabi, tudo bem? Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber de você… qual das 2 ilhas vc indicaria para pessoas de 70 anos, Favignana ou Lampedusa?

    Obrigada,

    Cora.

    Responder
    • Oi Cora! Tudo bem? Muito obrigada pelo carinho! Olha, as duas ilhas sao relativamente planas, mas o acesso à praia em Favignana é um pouco mais complicado, sempre por meio de rochas. Achei mais fácil entrar as praias de Lampedusa. beijos

      Responder
  13. Cristyan Mannchen

    Oi Fabi. Voce tem mais experincias com a Rentalcars? Seguindo a dica, fiz uma reserva no site, preco realmente bom. O problema foi que toda a cotacao ate a pagina do pagamento saiu o valor em R$, no caso em torno de R$ 80. O problema e que eles cobram em U$, no cartao foi debitado U$ 80. O que voce indica?

    Responder
    • Oi Cristyan! Será que estava mesmo em real qdo vc simulou? porque durante a simulação você pode colocar em qualquer moeda mas o pagamento será em dólar. Eu uso o site da rentalcars ha muitos anos (muito tempo antes de ter blog inclusive) e isso nunca aconteceu. De qqer forma, você pode cancelar a reserva. bjs

      Responder
      • Cristyan Mannchen

        Sim, acabei cancelando. Vou ter que arcar somente com o IOF… Tenho certeza sim. E simulei agora a pouco para a mesma data e o preço mostrado ainda é o mesmo em R$. Só não finalizei o pedido para confirmar se a cobrança seria novamente o mesmo “valor” em U$.

        Responder
  14. pietro predebon

    ola tudo bem eu e minha esposa amamos viajar e gostamos muito de praia vamos ficar 1 semana em hvar e depois de split em 03.09 gostariamos de ir pra sicilia malta corsega outras praias, alguns percusos de carro e aviao?
    poderia nos ajudar num roteiro bacana?
    nosso voo sai de barcelona dia 19.09 as 22h

    Responder
    • Querido, nesse momento não estou fazendo roteiros personalizados por falta de disponibilidade. Sua viagem esté bem em cima. Mas tem muito material aqui no blog para te ajudar! bjs

      Responder
  15. Thais

    Oi Fabi, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pela série de posts, suas dicas são valiosíssimas!

    Fiquei com uma dúvida bem no finzinho do seu roteiro: você mencionou que saiu de Lampedusa para Veneza e de Veneza regressou ao Brasil. Porém, não ficou claro pra mim, tem aeroporto em Lampedusa? O seu voo para Veneza saiu direto da Ilha?

    Abraços.

    Thais Costa

    Responder
Deixe seu comentário: