Roteiro Deserto do Atacama + Santiago, Chile

Em 02/02/2017 por Fabi Gama

Um super roteiro do Deserto do Atacama em detalhes para vocês!

Como vocês já estão acostumados por aqui, eu sempre compartilho o roteiro de cada viagem.

Então, nesse  post vou contar como foi nosso roteiro de 11 dias para o Deserto do Atacama + Santiago do Chile, viagem realizada em janeiro/17.

Leia também :

 

 

Roteiro:

  • Dia 1 – 19/01/17 : Voo direto da Latam Rio/Santiago com duração de 4h. Chegada em Santiago às 23h. Pernoite no Hotel Hilton Garden Inn, localizado a 5 minutos do aeroporto de Santiago. Sempre que preciso pernoitar em Santiago por causa de conexão me hospedo nesse hotel. É moderno, clean, pertinho do aeroporto e oferece transfer gratuito aos hóspedes. Para ler a review completa sobre o hotel clique aqui.

 

Hotel Hilton Garden Inn Aeroporto de Santiago

  • Dia 2 – 20/01/17 : Voo cedinho da Latam de Santiago para Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro do Atacama). Esse voo tem duração de 1h45. Ao desembarcarmos em Calama, o transfer do nosso Hotel Explora já estava nos aguardando. De Calama a San Pedro do Atacama levamos 1h15. Check-in no Explora Atacama. Assistimos a uma apresentação sobre o local, passeios e também sobre o hotel. Almoçamos no hotel com vista para o belíssimo vulcão Licancabur e curtimos as piscinas. À tarde saímos para o nosso primeiro passeio : Salar de Atacama, onde vimos muitos flamingos e um pôr do sol inesquecível!  O sol se põe por volta das 20h30 nessa época. Retornamos ao Explora já por volta das 22h para o jantar.

 

Uma das 4 piscinas do Hotel Explora Atacama

Almoço delicioso no Explora Atacama com vista para o vulcão Licancabur

Pôr do sol inesquecível no Salar de Atacama

 

  • Dia 3 – 21/01/17 :  fizemos a trilha “Quezar Puritama” de 3,5km por um vale até as Termas de Puritama que pertencem ao Hotel Explora Atacama. Os hóspedes do hotel tem direito a uma piscina de águas termais exclusiva (a temperatura da água é de 32 graus). O nosso guia montou um lanche delicioso para gente quando chegamos. Almoçamos no hotel e passamos a tarde curtindo as piscinas. À noite jantamos  e conhecemos o observatório do Explora. Por causa do tempo  (céu encoberto por nuvens) em nenhum dia da nossa estadia no Explora Atacama conseguimos observar as estrelas. Mas o observatório tem um telescópio excelente!

 

Trilha até as Termas de Puritama

Piscina exclusiva do Hotel Explora Atacama nas Termas de Puritama

 

  • Dia 4 – 22/01/17 : Fizemos um passeio (full day) organizado pelo nosso Hotel Explora para as Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas no Salar de Talar. Maravilhoso! Almoçamos ao ar livre com vista para o Salar de Talar com direito a vários guanacos. Muito lindo! Chegamos no hotel por volta das 17h e ficamos no bar tomando vinho e pisco sour e comendo uns aperitivos antes do jantar. Os jantares do Explora são excelentes, adoramos especialmente o buffet servido aos domingos à noite.

 

Piedras Rojas

Guanacos no Salar de Talar

Nosso almoço no Salar de Talar organizado pelo Hotel Explora Atacama

 

  • Dia 5 – 23/01/17 :  Saímos do hotel com intuito de fazer o passeio para o Salar de Pujsa, mas por causa da enorme quantidade de neve que havia na estrada (a quase 5.000m de altitude) não conseguimos completar o tour. No final das contas a neve por si só já foi um super presente! Nunca pensei que fosse ver isso no Deserto. Nosso guia armou a mesa do nosso almoço no meio da neve. Um barato!!! Regressamos ao hotel e ficamos curtindo as piscinas. No final da tarde, antes do jantar, os hóspedes trocam dicas e experiências no bar do Explora Atacama com direito a vinho, pisco sour e petiscos. É um happy hour com clima delicioso!!! O ambiente é demais!  Jantar no hotel.

 

Para saber mais sobre o clima leia : melhor época para visitar o Atacama.

Um dos nossos guias e motorista – Hotel Explora Atacama

Van do Explora Atacama na neve em pleno Deserto do Atacama

 

  • Dia 6 – 24/01/17 : como somos brasileiras e não desistimos nunca (rs!) e ainda contamos com a super boa vontade da equipe de guias do Hotel Explora que fazia de tudo para realizar os tours solicitados pelos hóspedes, tentamos nesse dia, mais uma vez, fazer o passeio para o Salar de Pujsa. No entanto, sem sucesso novamente, já que dessa vez a estrada estava completamente bloqueada, já desde o acesso de San Pedro. Éramos só nós duas com um guia e um motorista no passeio e eles nos ofereceram então repetir o Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas +  Laguna Tuyacto. Nós adoramos a idéia já que as montanhas próximas da Laguna Miscanti estariam todas nevadas. Então, seguimos para lá. O cenário era de cair o queixo! Maravilhoso! Depois almoçamos na Laguna Tuyacto. Que visual! E na volta passamos novamente pelas Piedras Rojas e Salar de Talar. Fizemos o check-out no Hotel Explora que nos levou até nosso novo hotel : Alto Atacama. Dois hotéis incríveis e com estilos diferentes. Foi muito bacana viver as duas experiências. Jantar no charmoso restaurante do Alto Atacama que tem uma gastronomia incrível! Para ler a matéria completa sobre o Alto Atacama clique aqui.

 

Laguna Miscanti

Laguna Minisque

Nosso almoço na Laguna de Tuyacto, Deserto do Atacama

 

  • Dia 7 – 25/01/17 :  Pela manhã fizemos o tour para as Lagunas Escondidas de Baltinache que estão localizadas a 1h30 de San Pedro do Atacama. São 7 lagoas sendo que em duas é possível entrar. Nosso hotel (Alto Atacama) levou toalhas e roupões para os hóspedes. Ficamos cerca de 2h por lá e regressamos para almoçar no hotel. À tarde fizemos o passeio para o Vale do Arco-íris, mas não pudemos aproveitar muito porque começou a chover granizo, relampejar e nevar! Tivemos que retornar ao Alto Atacama. Jantar no hotel (amei o restaurante de lá).

 

Calor no Deserto – tibum nas Lagunas escondidas

Lagunas Escondidas

Almoço no restaurante super charmoso do Hotel Alto Atacama

restaurante super charmoso do Hotel Alto Atacama

 

  • Dia 8 – 26/01/17 :  Finalmente, depois de duas tentativas com o Hotel Explora. conseguimos fazer o passeio até o Salar de Pujsa com o Hotel Alto Atacama. Nesse dia a estrada já estava sem neve e liberada ao tráfego. Somente os hotéis Explora e Alto Atacama oferecem esse tour. Nessa época do ano muitos flamingos migram do Salar de Atacama para o de Pujsa. Vimos muitos flamingos nesse Salar e também muitas vicuñas. De lá passamos pelos Monges de la Pacana e almoçamos ao ar livre de frente para o vulcão Licancabur que estava todo nevado!!! Almoço maravilhoso providenciado pelo Hotel Alto Atacama. Um verdadeiro banquete! Voltamos para o hotel e ficamos curtindo as 6 piscinas e o spa. À noite jantamos no hotel.

 

Salar de Pujsa, Deserto do Atacama

Guanacos (ou seriam vicuñas?)

Monges de la Pacana

Almoço especial organizado pelo Alto Atacama – de frente para o Licancabur

Almoço especial organizado pelo Alto Atacama – de frente para o Licancabur

 

  • Dia 9 – 27/01/17 : Nesse dia faríamos o passeio aos Geysers del Tatio. Saímos do hotel às 5h rumo aos Geysers mas a estrada estava bloqueada por causa das fortes chuvas da noite anterior. Por isso, retornamos ao Hotel Alto Atacama, dormimos mais um pouco, tomamos café da manhã e ficamos curtindo as piscinas do hotel. Almoçamos no hotel e à tarde seguimos no transfer do Alto Atacama para o aeroporto de Calama. Saímos com 3h de antecedência do voo. O percurso de San Pedro do Atacama a Calama leva 1h15. O transfer in/out está incluído nas diárias “full board” do Alto Atacama. O voo Calama/Santiago da Latam durou 1h45. A cia aérea chilena Sky também opera nesse trecho. Ao desembarcarmos no aeroporto de Santiago, trocamos dólar por pesos chilenos pela primeira vez na viagem. Como só precisávamos trocar um valor pequeno e não teríamos tempo de fazer no centro de Santiago, trocamos no aeroporto mesmo, apesar de não ser a melhor cotação. Pegamos um táxi oficial e seguimos para o Hotel Luciano K,  localizado no bairro de Lastarria. A corrida custou 21.000 pesos chilenos.

    Para acessar o post com todas as dicas e roteiro de Santiago clique aqui.

Curtindo uma das 6 piscina do Hotel Alto Atacama

 

  • Dia 10 – 28/01/17 :  Depois do café da manhã seguimos de transfer para a região vinícola do Valle de Casablanca, a cerca de 1h de Santiago (excelente opção de bate e volta a partir da capital chilena). Visitamos pela segunda vez a belíssima vinícola Matetic, cuja produção de vinhos é 100% orgânica. Fizemos um tour pela viña com degustação de 4 vinhos da linha premium. Depois almoçamos no delicioso e charmoso restaurante da vinícola. Também aproveitamos para conhecer o hotel boutique da vinícola –  La Casona – que tem apenas 8 suítes, cada uma com o nome de uma uva. Retornamos no nosso transfer para o nosso hotel Luciano K em Santiago. À tarde aproveitamos para curtir a piscina que fica no rooftop do hotel. À noite jantamos no charmoso e aconchegante restaurante Terraza K que fica no rooftop do Hotel Luciano K. Para ler o post sobre o tour e o almoço na Viña Matetic clique aqui.

 

Restaurante da Vinícola Matetic

Almoço na Vinícola Matetic

Minha primeira visita a Viña Matetic – fev/15

 

  • Dia 11 – 29/01/17 :  Tomamos um café da manhã delicioso no Hotel Luciano K em Santiago e pegamos um transfer providenciado pelo hotel para o aeroporto (valor : 40,00 dólares/ 30.000 pesos chilenos – como nós optamos por pagar em pesos, houve cobrança de imposto) para duas pessoas. Levamos cerca de 20 minutos até o aeroporto (era domingo de manhã e não havia trânsito algum). Embarque no voo direto da Latam Santiago/Rio (4h de duração). Dica : Antes de entrar no voo, baixem o aplicativo de entretenimento da Latam e assistam filmes e seriados no seu celular durante o voo (já que o avião nessa rota não tem televisão). Aliás, na volta a aeronave era da TAM e  também não tinha tomada para recarregar o celular, por isso, leve-o carregado e, de preferência, leve também um carregador portátil. Chegada no Rio. Fim de viagem!

 

Aos poucos vou contar tudo sobre os passeios e hotéis aqui para vocês! Para ler o post com todas as dicas e informações gerais sobre o Atacama clique aqui.

Salar de Tuyacto, Deserto do Atacama

Matérias relacionadas

 

Você também pode gostar de ler:

 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Núbia

    Oi Fabi! Estou voltando de Santiago num voo direto com a Latam na quarta, é possível levar vinhos comprados fora do Duty Free na bagagem de mão? Bjs!

    Responder
    • Sim! Em relação a quantidade cada um dia uma coisa : 3 ou 4 garrafas por pessoa na mala de mão . Bjs

      Responder
  2. Pricila

    Ola Fabi! Amei seu roteiro e quero fazer idêntico rsrsrs. Vc fez por agencia? Se sim, qual? muito obrigada.
    ah viagem programada à partir de 16/01/2018

    Responder
    • Oi Priscila, não fizemos com agência! Compramos o aéreo pela latam e fechamos os hotéis Explora e Alto Atacama que já incluem tudo . Bjs

      Responder
  3. Leticia

    Oi Fabi! Roteiro maravilhoso! Se importa se eu pergunta quanto saiu pra vocês o roteiro?

    Responder
    • Oi Leticia, tudo bem? Como eu falei nas matérias, nós fomos a convite dos hotéis, então basicamente só gastamos com as passagens aéreas, já que os hotéis incluem passeios e alimentação. bjs

      Responder
  4. Aparecida

    Boa tarde, você pode me enviar por favor roteiros pra Chile em Janeiro/18?
    Obrigada

    Responder
    • Aparecida, não somos agencia de viagem!! So publicamos os roteiros e dicas das nossas viagens aqui no blog! bjs

      Responder
  5. Paola

    Olá! Adorei o post, porém senti falta de mais valores, como hospedagem, alimentação e etc! Seria legal fazer um parágrafo dedica pro custo total da viagem 🙂

    Responder
    • Oi Paola! Como falei nos posts, fizemos essa viagem a convite de 2 hoteis que incluem tudo : passeios, transfer e refeições… portanto, so pagamos o aereo! Para checar o preço dos hoteis basta vc entrar nos sites ou no booking.com bjs

      Responder
  6. Luiza

    Oi!! Vcs não conheceram a cidade de Santiago? Quero conhecer Santiago e o Atacama. Saberia informações. Bjs

    Responder
  7. Luiza

    Oi!! Vcs não conheceram a cidade de Santiago? Quero conhecer Santiago e o Atacama. Saberia informações?? Bjs

    Responder
  8. Hellen Santos

    Ola Fabi…
    Qual epoca, consigo ir ao Deserto do atacama e pegar nega em Santiago????
    Bjs adorei a sua materia

    Responder
    • Hellen Santos

      Ola Fabi…
      Qual epoca consigo ir ao deserto do atacama e ainda sim pegar a NEVE em Santiago do Chile?

      Responder
    • Oi Hellen! O inverno no Chile é na mesma época que no Brasil. A probabilidade de vc pegar neve nas montanhas próximas a Santiago é maior de julho a setembro (dependendo da temporada de inverno pode começar antes e acabar depois). na cidade de Santiago mesmo é bem difícil nevar, ok? vc tem ir ao valle nevado etc… bjs

      Responder
Deixe seu comentário: