Romênia – Dicas e Roteiro Completo

Em 01/01/2016 por Fabi Gama

Em abril/15 fiz uma viagem de 17 dias pela Polônia e Romênia com duas amigas.

Nesse post vou mostrar todo nosso roteiro na Romênia e dar as dicas e informações básicas sobre o país. Depois vou escrever sobre cada uma das cidades que visitamos separadamente. Esse post é apenas para dar uma visão geral sobre o nosso roteiro. Para ler nosso roteiro na Polônia clique aqui.

Brasov

DSC_4720

DSC_4667

 

Nossas bases e hotéis

Nós fizemos quatro bases na Romênia :

 

Fechamos todas as reservas pelo site Booking.com (basta clicar nos nomes dos hotéis acima para acessar as páginas dos mesmos). Todos os hotéis eram confortáveis e bem localizados, com café da manhã e wi-fi incluídos. Atenção, pois dessa lista somente o Casa Reims em Brasov aceita pagamento em euros. Os demais hotéis aceitam a moeda local (leu romeno) ou cartão de crédito. Por isso, recomendo que se cheque essa informação no momento de reservar o hotel.

Sighisoara

DSC_2987

DSC_2924

Alba Iulia

DSC_3580

Onde fica

A Romênia é um país do Leste Europeu, que faz fronteira com a Hungria, Sérvia, Ucrânia, Bulgária e República de Moldova.

Brasov

DSC_2371

DSC_2269

DSC_2377

Terra do Drácula

A associação entre o sanguinário Vlad Tepes (Vlad III) e Conde Drácula atrai muitos turistas na Transilvânia, uma região cercada de mistério.  Mas, de acordo com nosso guia Florin, isso tudo não passa de ficção. Embora não fosse um vampiro, Vlad III ficou conhecido pela perversidade com que tratava seus inimigos.

Vlad tinha prazer em comer em frente a suas vítimas com os corpos empalados, ouvindo seus gritos de agonia.

De acordo com o Wikipédia, “empalamento ou empalação é um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca pelo ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado. A vítima, atravessada pela estaca, era deixada para morrer sentido dores terríveis, agravadas pela sensação de sede“.

Bran Castle

DSC_2541

DSC_2543

DSC_2623

DSC_2608

DSC_2595

Moeda

Embora a Romênia faça parte da União Européia desde 2007, o país ainda não adotou o euro. A moeda local é o leu romeno com sigla RON (fala-se leu no singular e lei no plural). Para conferir a conversão atualizada clique aqui. Quando viajamos, 1 euro valia 4,16 RON. É um país barato. Todos os estabelecimentos comerciais que usamos aceitavam cartão de crédito. Há inúmeras casas de câmbio espalhadas pela cidade, sendo bem fácil trocar os euros.

Bucareste

DSC_5303

DSC_6109

DSC_6106

DSC_5856

Fuso horário

A Romênia segue o fuso horário de outros países do leste europeu, como Grécia. São 6 horas a mais que o Brasil durante o horário de verão europeu (que vigora de março a outubro) e 4 horas a mais que o Brasil durante o inverno.  Para checar o horário na Polônia agora, clique aqui.

Monastério de Snagov

DSC_5691

DSC_5769

DSC_5804

Melhor época

A melhor época para viajar pela Europa é nos meses mais quentes, da primavera ao outono. As estações são bem demarcadas : no inverno neva, faz muito frio e os dias são curtos; na primavera as temperaturas são agradáveis e os jardins estão sempre floridos; no verão faz calor e no outono as árvores ficam amareladas e avermelhadas, o clima é agradável (frio para nós brasileiros, mas suportável).

Nós visitamos a Romênia entre o início e meados do mês de abril e ainda estava bastante frio. Pegamos chuva e neve, mas também pegamos alguns dias de sol no final da viagem, sinal de que a primavera estava chegando.

Eu acho que os melhores meses são maio/junho e setembro/outubro.

Parque Herastrau – Bucareste

DSC_6007

DSC_5975

DSC_5828

DSC_5251

Idioma

A língua oficial é o romeno, mas nos viramos muito bem falando inglês.

DSC_5664

DSC_5674

Como se locomover

Quando desembarcamos no aeroporto de Bucareste, pegamos um transfer direto para a cidade de Brasov, uma das principais bases da Transilvânia. O transfer foi pontual e o carro era bastante confortável. Fechamos com a empresa M&M Express (acesse o site aqui). Para fazer os trechos Bucareste/Brasov/Bucareste para 3 pessoas o valor do transfer foi 137,00 euros. Cada trecho leva cerca de 3 horas. A estrada tem boas condições.  Há opção de trem para esse trecho.

Para explorar a Transilvânia, nós contratamos um guia local com carro próprio que falava inglês. Pegamos essa indicação no TripAdvisor e adoramos! O Florin é jovem e conhece muito da história do país. É uma pessoa agradável, prestativa e atenciosa. Ficamos 5 dias rodando a Transilvânia com ele. Para 3 pessoas, com carro, combustível e as despesas pessoais do guia como comida e hospedagem já incluídos, pagamos 760,00 euros por 5 dias de tour com o Florin. Para entrar em contato com ele, mande um email para [email protected] ou acesse o site por aqui. O instagram dele é @sibiutourguide. Pode dizer que foi dica das brasileiras do instagram, que ele será super bacana com vocês.

Nós brincávamos que ele não devia mais aguentar ouvir as palavras mais faladas por nós três durante essa trip : “toalete, wi-fi, foto e chocolate” (rs!).

Não posso me esquecer da minha amiga (e colaboradora aqui do blog) Vanessa emocionada ao se despedir do Florin. Depois de cinco dias inteiros conosco, com certeza ele deixou um pedacinho da Romênia nos nosso corações.

Hotel of Ice – Balea Lake

DSC_4116

DSC_4313

Quem preferir pode montar uma base em Brasov e outra em Sibiu e contratar agências locais para passeios de um dia.

As estradas são muito boas e não são pedagiadas, portanto, alugar um carro e rodar a Transilvânia por sua conta também é uma boa idéia. Faça sua cotação no site da RentCars. Não esqueça de andar com os faróis acesos e, se o carro na direção oposta piscar os faróis para você, significa que há polícia à frente.

Lembrando que as distâncias são longas por lá. Entre um ponto visitado e outro gastávamos de 1h a 2h. Também há a opção de trem entre as principais cidades. Acesse o site local aqui. Para mais informações em inglês recomento o site interrail.

Segurança

É um país bastante seguro. Éramos três mulheres e andávamos tranquilamente pelas ruas a pé, inclusive à noite, e também de transporte público. Tenha cuidado com seus pertences pessoais como você deve ter em qualquer outro grande centro da Europa. Por lá, seja na França, Inglaterra, Espanha, Portugal ou qualquer outro país, é muito comum a ocorrência de furtos (pickpocket ou mão leve).

É um país pobre, mas não chegamos a ver a pobreza como vemos nas cidades brasileiras (aliás, está bem longe disso!). Mas ande sempre atento.

Bucareste

DSC_5574

DSC_4923

DSC_4907

DSC_5093

DSC_4883

Gastronomia

Nós comemos muito bem e barato na Romênia! Há vários restaurantes charmosos e com ótima comida local e internacional.

Uma coisa que me chocou é que ainda é permitido fumar dentro dos restaurantes da Romênia. Isso é realmente desconfortável. Verifique antes de entrar no restaurante. Nós deixamos de comer em alguns por causa disso. Parece que está para entrar uma lei em vigor proibindo o fumo dentro dos restaurantes. Tomara que seja logo!

DSC_4324

DSC_4776

DSC_4762

DSC_4876

DSC_3004

DSC_3168

Fotografias

Em alguns castelos na Transilvânia, como no Peles Castle, e também no Parlamento de Bucareste, se você quiser fotografar por dentro durante o tour, é preciso comprar na bilheteria um ticket especial.

No Peles Castle nós não compramos e eu super me arrependi! Ele é lindo por dentro e valeria a pena fotografar!

No Parlamento nós compramos apenas um ticket para nós três, eu fiz as fotos e depois compartilhei com as meninas. Também vale muito a pena!

Fica a dica! Confira antes de entrar nos monumentos se você precisa de um bilhete especial para fotografar.

Peles Castle

DSC_2527

DSC_2479

Pelisor Castle

DSC_2493

Parlamento em Bucareste

DSC_4819

DSC_4834

DSC_5475

DSC_5390

DSC_5350

DSC_5490

Nosso roteiro completo – Romênia (abril/15):

Ps: lembrando que iniciamos essa viagem na Polônia. Para ler nosso roteiro por lá clique aqui.

  • 1 dia – Pegamos um voo da Cracóvia (Polônia) para Bucareste (Romênia) com conexão em Berlim pela cia aérea Air Berlin. O voo Cracóvia/Berlim durou 1h10 e o voo Berlim/Bucareste teve 1h45 de duração. A Romênia tem uma hora a mais de fuso em relação à Polônia. Ao chegar no aeroporto de Bucareste, o transfer da M&M Express já estava nos esperando. Seguimos com motorista em um carro super confortável até Brasov, uma das principais cidades da Transilvânia. Esse percurso levou 3h e a estrada é boa! Nos hospedamos no hotel Casa Reims. Simples, mas bem localizado e confortável. Passeamos pela Old Town de Brasov. A cidade é bem pequenina, facilmente explorada em umas 3 horas.

 

  • 2 dia – Brasov – Começamos o tour com o nosso guia romeno Florin por 5 dias na Transilvânia. Roteiro do primeiro dia : Peles Castle, Pelisor Castle, Bran Castle, Rasnov Fortress e Brasov Fortress com vista da cidade. Pernoite em Brasov.

 

  • 3 dia – Brasov/Sibiu – Roteiro :  Viscri, Sighisoara e Biertan Village.  Pernoite em Sibiu no hotel Exclusive Hotel & More. Esse hotel é super novinho e bem localizado, o quarto é espaçoso e confortável. Passeio pela Old Town de Sibiu e jantar.

 

  • 4 dia – Sibiu – Roteiro :   Astra Village Museum, Corvin Castle e Alba Iulia. Mais uma pernoite em Sibiu.

 

  • 5 dia – Sibiu/Brasov – Roteiro : Passeio para Balea Lake. Estava tudo nevado! Subimos a montanha de teleférico e conhecemos o  Hotel of Ice. Depois, almoçamos no super bacana Pastravaria Albota e visitamos a Fagaras Fortress.  Pernoite em Brasov no hotel Casa Reims novamente. Inclusive, nós deixamos nossa maior bagagem nesse hotel e rodamos com uma mala de mão cada uma durante esse tour pela Transilvânia, para que coubesse tudo na mala do carro do guia Florin.

DSC_4243

DSC_4181

DSC_4212

  • 6 dia – Brasov/Bucareste – Roteiro :  Zarnesti Bear Sanctuary, Prejmer Fortress, Black Tower e White Tower em Brasov. Almoço no Bella Musica em Brasov. Nos despedimos do nosso guia Florin e seguimos de transfer pela empresa M&M Express para Bucareste. Nos hospedamos no hotel K+K Elizabeta – novinho, muito bem localizado, pertinho de uma estação de metrô, quarto confortável e ótimo café da manhã. Passeio pela Old Town, Jantar no La Bonne Bouche e Sorvete no Emilia (recomendamos!!).

 

  • 7 dia – Bucareste – Roteiro: visita ao Parlamento – é preciso agendar esse tour com antecedência. Fizemos isso lá pessoalmente pela manhã e voltamos para a visita no horário marcado à tarde. A visita é guiada, paga e é preciso apresentar o passaporte. Pegamos o tour completo que inclui o terraço. A visita durou cerca de 2h e mesmo assim só percorremos cerca de 7% do edifício. Custou 45,00 lei por pessoa mais 30,00 lei para fotografar por dentro. Vale a pena, o prédio é lindíssimo e a história super bacana!  É o segundo maior prédio administrativo do mundo, só perde para o Pentágono nos EUA. Passeamos  pelo Parque Cismigui, Praça da Revolução (Piata Revolutiei), voltamos para fazer o tour no Parlamento, Catedral Patriarcal, metrô até Piata Victoriei, descemos a Rua Calea Victoriei até Old Town. Jantar no tradicional Cara Cu Bere com Sorvete na gelateria Emilia.

 

  • 8 dia – Bucareste – Pegamos um Táxi até a Piata Presei de onde sai a van  da Axi Tour para o Snagov Monastery. Não recomendo fazer esse tour por conta própria como fizemos. Foi um mega perrengue! No post sobre Bucareste abordarei melhor o assunto. O ideal é agendar com o transfer da M&M Express para fazer uma parada rápida no Monastério de Snagov na ida ou na volta de Bucareste para Brasov. É possível visitar o monastério em 30 minutos. Quando retornamos a Bucareste (depois de muito sacrifício), passeamos pelo Parque Herastrau (lindo!! É o maior parque da cidade e estava repleto de cerejeiras) e Jardim Botânico. Depois seguimos de metrô até Old Town, jantar no Belmondo e sorvete na gelateria Emilia (todo dia! Rs!).

 

  • 9 dia – Pegamos um transfer agendado diretamente com nosso hotel até o aeroporto de Bucareste. Voo diurno para o Rio de Janeiro com conexão em Paris pela cia aérea Air France. Fim de mais uma super trip!

 

 

Posts relacionados (Polônia/Romênia) :

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Vanessa

    Amei amei amei o post!!!!adorei reviver essa trip lendo o texto e vendo as fotos!!!!emocionante : )

    Responder
  2. Sabiaaaaa q vc ia gostar!!!

    Responder
    • Leonardo

      Muito bom o relato! Eu gostaria de saber como você foi de um ponto turístico ao outro em Bucareste.
      Olhando no google Maps, as distâncias são consideráveis e não tem muita opção de transporte público, sendo mais ônibus e o metrô bem limitado.
      Como você chegou no Parque Herastrau que é o ponto mais distante?

      Responder
      • Oi Leonardo! Basicamente fizemos tudo a pé, exceto para esse parque que fomos de bus. Não me lembro qual, mas o hotel nos explicou tudo como pegar e onde saltar. Foi tranquilo! bjs

        Responder
    • Ana Carolina

      Olá ,gostaria de saber o que seria melhor levar euros ou a moeda da Romênia (no caso o leu ) eu quero ficar somente na Romênia , não vou a outra país

      Responder
  3. Antonio Carlos

    Realmente um dos paises mais adoráveis que conheci ! Povo lindo e amável ! fora o Drácula, sempre carinhoso! Nós nos viramos bem falando, ou tentando, falar Rumeno, que é lingua latina como a nossa ! Belas fotos !

    Responder
  4. Eduardo

    Meninas, adorei os relatos. To pensando em ir ano que vem, set/out. Os carros são com direção do lado direito ou esquerdo? Hahaha…pensando em alugar um, mas se for igual na Inglaterra, to fora…
    A Pensilvânia seria basicamente castelos?
    Obrigado e parabéns!

    Responder
    • Oi!! A direção por lá é igual a nossa e as estradas são bem razoáveis, muitas vezes beeem melhores do que as nossas. Se eu estivesse com meu marido nessa viagem teria alugado tranquilamente um carro. Sim, basicamente os castelos e algumas cidadezinhas. bjs

      Responder
  5. Mauro Bitarelli

    Olá, muito detalhado o relato, parabéns pela viagem! Poderia explicar como fez o trajeto no 5o dia, saindo Sibiu para Brasov? Queria mesmo saber como chegou ao Balea Lake. Em que ponto alcançou o teleférico? A estrada é transitável mesmo no inverno?
    Amanhã saio de Bucareste com um carro alugado em direção a Brasov, no quarto dia estarei em Sibiu e penso conhecer o Ice Hotel.

    Muito grato!

    Responder
    • Oi Mauro, nós contratamos um guia com carro. Ele nos levava nos lugares com o carro dele. Essa estrada para o ice hotel estava nevada em abril, imagino agora. Só indo até lá mesmo para ver se está aberta. Nao chegamos no lago pq estava coberto por neve nessa epoca. Boa viagem!

      Responder
  6. Rosa Maria do nascimento

    Nossa que lindo me apaixonei , parabéns meninas pela viagem,meu sonho conhecer Romenea ,tenho fé que um dia chego lá, obrigado pelas dicas dá sua viagem meninas lindooo

    Responder
  7. Marcio

    Prezadas, eu não dirijo e quero ir a Romênia em junho. Vocês acham que dá para explorar o país usando transporte público? Ônibus ou Trem? Ouy vocês acham melhor ir de excursão. Existe alguma agência que recomendam? Obrigado,

    Responder
    • Oi Marcio! Não saberia te dizer quais passeios vc conseguiria fazer com transporte publico. Como falei no texto nós contratamos um guia/motorista. Vc pode entrar em contato com ele. beijos

      Responder
  8. Aloan

    Quanto é necessário para viajar para a Roménia com tranquilidade?

    Responder
    • Oi! não tenho como te responder isso! tudo depende de qtos dias, que categoria de hoteis, restaurantes etc… cada viagem é uma ! mas nao eh um pais caro. bjs

      Responder
  9. RENATA ABRANTES

    Fabiane,

    Adorei seu blog!Estou querendo viajar em Outubro,período de 05.10.17 a 12.10.17 entre Bucareste/Sibiu/Brasov,estou querendo ficar baseada em Bucarest e Sibiu.O que você acha.

    Obrigada!

    Renara

    Responder
  10. Almir Sudan

    Parabéns, adorei o seu relato. Excelente. A pergunta que faço é a seguinte: depois de tudo, vale a pena conhecer a Romênia, num todo? Bucareste é uma cidade bonita?

    Agradeço

    Almir

    Responder
    • Oi Almir! Eu acho essas coisas muito pessoais. Eu gostei bastante da viagem. Gostei mais da Polonia, mas tinha vontade de conhecer a Romenia e valeu a pena! Eu achei Bucareste bonita sim. beijos

      Responder
  11. Daisy

    Gostei muito da sua forma de narrar a viagem, inclusive com muitas informações que facilitam criar um roteiro para desfrutar a Romenia. Estou indo para Romenia e Bulgária no próximo mês, junto com meu marido que está acostumado a dirigir na Europa, mas como somos pessoas mais velhas,(somente em idade), queria saber se você acha fácil dirigir lá. Há uma infraestrutura para ser atendidos nas estradas?
    Obrigada por compartilhar suas impressões conosco. Beijos

    Responder
    • Oi Daisy, obrigada! Olha, eu achei as estradas relativamente boas, melhores que as nossas muitas vezes, mas graças a Deus nao tivemos nenhuma emergencia entao nao sei te dizer que sem infraestrutura boa nas estradas nesse sentido… mas eu nao esperaria muita coisa nao… nao eh Suiça nem Noruega. beijos

      Responder
  12. Carolina Cavalcanti

    Olá, gostaria de saber se existe estacionamento próximo aos castelos e qual o valor aproximado. Pretendo ir para a Romênia em maio de 2018 e rodar de carro acompanhada do meu marido. Será q conseguiremos? As estradas são bem sinalizadas? Pretendo fazer de base Bucareste e Brasov. Alguma outra sugestao? Obrigada.

    Responder
    • Oi Carol, que eu me lembre não tivemos problemas com estacionamento não! não me lembro se eram pagos ou não, mas mesmo que sejam não são caros… o pais eh barato. as estradas são boas, como tínhamos motorista/guia não sei te dizer ao certo sobre a sinalização, mas nada que um gps não resolva. Qto as bases estão nessa matéria. beijos

      Responder
  13. MARIA

    Obrigada pelas dicas…Vou para a semana!!!

    Responder
  14. Estou a planear a minha viagem à Roménia e vim parar ao seu blog, que ainda não conhecia. Obrigado pela partilha e parabéns pelo trabalho. Abraço desde Portugal.

    Responder
  15. MARIO PERZ

    Fabi, achei sensacional o seu relato, estou com tudo pronto para ir para a Romênia e Bulgária, em setembro, absorvi alguma dicas suas, parabéns!

    Responder
  16. Angelica

    Olá! Gostei muito das dicas. Estou planejando uma viagem ao Leste Europeu em agosto, gostaria muito de conhecer a Romênia. Como meu inglês não é bom, pensei em comprar um
    pacote com guia, pode ser em espanhol, mas não encontrei nada específico. Você teria alguma dica.

    Responder
    • Oi Angelica, desculpa mas não tenho nada para te indicar. Contratamos o motorista guia que eu indiquei no blog e falávamos com ele em inglês bjs

      Responder
  17. Jose Jorge

    Parabéns pelo trabalho de compartilhar as dicas. O que eu gostaria de saber sobre a viagem à Romênia é se vc considera que esses tempos que vcs dedicaram a cada local foi suficiente. Há algum outro lugar que vcs gostariam de ter ido (ou foi recomendado) e não foram ? Se houver, pq não foram ? Obrigado.

    Responder
    • Oi Jose! Nós montamos o roteiro do jeitinho que a gente queria, então não ficou nada de fora e o tempo que tínhamos foi suficiente bjs

      Responder
  18. Olá Fabi, tudo bem?

    Muito bom o seu relato, está me ajudando bastante. Tenho apenas uma pergunta… vocês conseguiram visitar tudo, conseguindo ver praticamente tudo o que o local poderia proporcionar, quando fizeram em um dia o Peles Castle, o Pelisor Castle, o Bran Castle, a Rasnov Fortress e a Brasov Fortress? Desde já muito obrigado.

    Responder
    • Oi! Conseguimos sim! Estávamos com guia/motorista então acho que isso facilitou bastante tb! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: