Patagônia Chilena – a Região de Aysén, o Glaciar San Rafael e as Capillas de Marmol

Em 02/06/2015 por Fabi Gama

Já estivemos no Chile sete vezes. É um país aqui pertinho repleto de belíssimas paisagens! No último carnaval (fev/15) resolvemos conhecer uma região da Patagônia ainda não tão explorada : Região de Aysén.

DSC_2075

DSC05898

Como chegar: Voamos de Lan Chile do Rio até Santiago, pernoitamos próximo ao aeroporto de Santiago no hotel Hilton Garden Inn (super recomendo!) e, no dia seguinte, seguimos em outro voo da Lan para a cidade de Balmaceda na Patagônia. Há vários voos diários, alguns diretos e outros com escala em Puerto Montt como foi o caso do nosso (3h30 de voo). A cia aérea Sky também tem voos para lá (e costuma ser mais barata que a Lan). Chegando no aeroporto de Balmaceda havia um transfer do nosso hotel Loberias del Sur nos aguardando. Foram mais 2 horas na shuttle do hotel até Puerto Chacabuco, nossa base para conhecer a região.

IMG_5856

IMG_5844

Onde ficar : Nossa base para conhecer essa região foi em Puerto Chacabuco onde fica o hotel Loberias del Sur. Pegamos um pacote “all inclusive” com : 4 noites de hospedagem em regime pensão completa, transfer in e out aeroporto/hotel/aeroporto e três passeios (Glaciar San Rafael, Capillas de Marmol e Parque Ayken del Sur). O hotel é bastante confortável, o quarto é amplo e o jantar é bem variado (já o café da manha achamos fraco). Possui um bar bacana todo envidraçado com lareira e vista para as montanhas, assim como no salão do restaurante. Tem uma pequena piscina aquecida, salão de jogos e um ambiente gostoso com lareira. Esse esquema all inclusive é muito bom para quem não tem tempo de organizar uma viagem ou para aqueles que não querem se preocupar com nada. Confesso que não é dos meus preferidos, mas nessa região não existem muitas opções de hospedagem, então, achamos essa mais vantajosa.

DSC_3691

DSC_1775

DSC_1768

DSC_8841

DSC_8782

Passeios:

1) Catamarã até o Glaciar San Rafael – São 5h de navegação pelos fiordes chilenos até o Glaciar. Lá a gente fica cerca de 2h/3h. O grupo de 80/90 passageiros é dividido em botes pequenos, com 6/8 pessoas, que nos levam até pertinho do glaciar, passando por enormes icebergs. É servida muita comida e bebida o dia inteiro. O passeio sai às 8h do hotel e retorna às 21h. O catamarã pertence ao hotel Loberias del Sur.

IMG_5834

DSC_0246

IMG_7380

IMG_5845

 

DSC_0522

DSC_9409

DSC_8851

2) Capillas de Marmol – A partir do nosso hotel até Puerto Tranquilo de onde partem os barcos para as famosas Capillas de Marmol são 5h de estrada, com algumas paradas rápidas, cerca de 600km ida e volta, grande parte em estrada de chão. Saímos do hotel às 8h30 e regressamos à 1h da manhã! O ideal seria dormir de 1 a 3 noites em Puerto Tranquilo para aproveitar melhor o Parque Nacional Cerro Castillo, que é lindíssimo! Repleto de belos rios e lagos de tom esverdeado. A saída de barco para as Capillas opera de outubro a abril e dura 1 hora. Nos dias quentes é possível dar um tibum pertinho das “catedrais de mármore”. Para os mais aventureiros, também é possível ir até as Capillas de caiaque.

DSC_2510

DSC_2597

DSC_2638

DSC_2027

DSC_1960

DSC_1950

IMG_7382

IMG_5868

IMG_5855

IMG_5853

IMG_5851

DCIM284GOPRO

3) Parque Nacional Queulat e o Bosque Encantado – esse passeio eu não fiz por falta de tempo, mas vi fotos lindas, vale a pena!

4) Parque Aikén del Sur – esse passeio inclui uma caminhada leve guiada com explicação sobre a região, passa pela bela cachoeira Barba del Viejo com 22 m de altura e pelo lago Riesco. Para finalizar, é servido almoço típico: o delicioso cordeiro patagônico, após um show de dança típica local.

DSC_1572

DSC_1573

DSC_1752

DSC_1503

DSC_1521

DSC_1409

DSC_1736

Como eu faria sem pacote all inclusive de hotel: se eu voltasse a essa região, alugaria um carro e dividiria minha estadia em 3 bases :

1)Puerto Chacabuco para visitar o Glaciar San Rafael,  onde fica o hotel em que nos hospedamos Loberias del Sur  e o Parque Aiken del Sur (2/3 dias)

2)Puerto Tranquilo para ver as Capillas de Marmol e percorrer todo o parque  que é lindíssimo (2/3dias). Não há hotéis em Puerto Tranquilo, apenas alojamentos simples. No caminho entre a entrada do parque Cerro Castillo e Puerto Tranquilo há vários mirantes, lagos e rios esverdeados que valem a pena uma parada para foto, por isso recomendo que esse percurso seja feito em carro alugado

3) Puyuhuapi para conhecer o Parque Nacional Queulat e o Bosque Encantado. Há também termas na região (2/3 dias). As distâncias são muito longas nessa região de Aysen. Por exemplo, para ir de Puerto Chacabuco até Puerto Tranquilo onde ficam as Capillas saímos às 8h e voltamos à 1h da manhã (600 km ida e volta, grande parte em estrada não asfaltada). Muito cansativo. Coyhaique fica a cerca de 1h30 de Puerto Chacabuco e a umas 5 horas de Puerto Tranquilo.

Melhor época: O ideal é visitar essa região no verão – de meados de dezembro a fim de fevereiro. Os dias são longos, só escurece por volta das 22h. A temperatura é agradável, na casa dos 10/15 graus (mas há alguns raros dias quentes em que a temperatura pode chegar até a casa dos 25 graus e claro, dias muito frios por conta de entrada de frente fria). O verão é a época com menos chuva, por isso a melhor. A região é bastante chuvosa o ano todo.

Quantos dias: para explorar bem a região e considerando as longas distâncias entre as bases que citei acima, eu diria que o ideal seria ficar de 7 a 9 dias na região, incluindo os dias da chegada e do retorno. Lembre-se que esses dias são sempre dias perdidos.

Daqui para onde: Considerando que alguns dos voos que ligam Santiago a Balmaceda, porta de entrada dessa região da Patagônia, fazem escala em Puerto Montt, para quem tiver mais tempo de férias, recomendo aproveitar para conjugar esse roteiro com a região dos Lagos Andinos (Puerto Montt/Puerto Varas) na ida ou na volta.

DSC_0435

DSC_1268

DSC_2093

DCIM283GOPRO

Dicas Gerais :

1) Leve sempre um bom casaco, luvas e uma capa impermeável, ainda que você visite a região no verão. O tempo na Patagônia muda muito rapidamente… você pode sair de manhã com sol e de repente cair uma chuva e baixar a temperatura.
2) É bom sempre ter pesos chilenos (em espécie). Alguns lugares aceitam cartão de crédito, mas não conte com isso.
3) Se estiver com carro alugado, fique sempre atento aos (poucos) postos de combustível. As distâncias são longas, mantenha sempre com o carro abastecido.
4) Tenha sempre um mapa da região em mãos, além do GPS. Mas pelo que vi a região é bem sinalizada (tem placas).
5) Todos os banheiros que fomos durante os passeios foram pagos. Tenha sempre um trocado com você.
6) Sempre carregue água e lanche para os passeios.

Seguro Viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Posts relacionados :

 

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly
  1. Juli

    Meu Deus! Que região linda!!! Total natureza! Quero ir!

    Responder
  2. Toscano

    Este lugar e novo para os brasileiros. Normalmente não saímos do roteiro santiago, vina, atacama e pucon. Valeu

    Responder
  3. To louca para voltar e explorar a região de carro!

    Responder
  4. Giane

    Show! Obrigada. VC pode nos auxiliar com dicas p/ 6 h de tour. Desembarcados em Cachabuco. Até onde podemos ir c/ este limite de tempo e o que fazer?

    Responder
    • Vc vai estar em cruzeiro? Com tao pouco tempo, so da para fazer o parque aiken (descrição no texto). Os outros passeios sao muito mais bonitos mas ficam muito longe. Bjs

      Responder
  5. Gillian

    Ola. Ja fui varias vezes ao chile. Sempre vou no inverno para combinar uma snowtrip conjunto com alguma regiao. Esse ano por exemplo conheci o atacama efui esquiar em chillan.

    Essas capelas de marmore funcionam no inverno? Que outra regiao do chile ou argentina recomenda para conhecer no inverno??

    Responder
    • Oi Gillian! Tudo bem? eu sou justamente o contrário de vc! prefiro viajar para Patagonia chilena e argentina sempre no verão!! No inverno é mesmo para quem quer esquiar e, nesse caso, há várias opções Bariloche, Ushuaia, etc… talvez uma opção fosse conjugar com Mendoza (caso vc goste de vinho). A região tem ótimos hotéis e vinicolas. Não sei como funcionam as capillas no inverno. Acredito que não haja passeio de barco. mas só pesquisando no google mesmo. bjs

      Responder
  6. cAROLINE

    Olá Fabi! Excelente post!! Vou viajar no carnaval do ano que vem para essa região de Balmaceda para conhecer as Cavernas de Mármore, além de alguns dias antes em Porto varas/P. Montt. Depois de chegarmos no aeroporto de Balamaceda iremos alugar um carro e ir direito para P. Rio Tranquilo,pois, pelo que pesquisei, também é possível conhecer o Parque Nacional Laguna San Rafael por lá. Só tenho uma dúvida, não estamos conseguindo alugar carro no aeroporto de Balamaceda. A Hertz nos informa que teríamos que pegar em Coyhaique. Vc sabe me dizer se, por acaso, viu alguma locadora de carro nesse aeroporto? Digo isso, pq Coyahique fica cerca de 50 min de Balmaceda e pegar um transfer para outra cidade para pegar um carro não tem muita coerência não é mesmo?
    Abraço.
    Obrigada

    Responder
    • Oi Carol! Como estávamos com transfer eu nao me lembro mais. Mas realmente não faz sentido. Pode ser que a Hertz nao tenha filial em Balmaceda. Voce chegou a olhar outras locadoras? Dá uma olhadinha pelo site da RentalCars que é o que eu uso sempre nas minhas viagens. http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=loucosporviagem
      Depois me diz se conseguiu e volta pra contar como foi a viagem! essa região é lindissíma! bjs

      Responder
      • cAROLINE

        Oi Fabi! Obrigada pela dica. Já consultei o Rentalcars e realmente não tem Hertz no aeroporto de Balmaceda, mas há outras agências. Eles só disponibilizam carro 4×4, é ideal para chegar até P. Tranquilo? A estrada é ruim assim? Mai uma vez obrigada, depois eu te conto como foi! Bj

        Responder
        • Carol, a gente fez os passeios no ônibus do hotel… parte da estrada é de terra mas estava em boas condições (pelo menos era de terra). Mas como vcs vao estar sozinhos de repente é mais garantido estar em um 4×4. Volta mesmo pra contar! bjs

          Responder
  7. Eliana

    Olá,
    Queremos, eu e meu marido passar Natal e Reveillon de 2017 nessa região.
    Pensei em ficar em Puerto Chacabuco no Natal e Reveillon perto de Puerto Tranquilo (do outro lado do lago Gen. Carrera que tem bons hoteis.
    O problema está em conseguir vôo de Santiago para Balmaceda.
    Hoje ainda liguei para a TAM e o que tinha era um preço absurdo. Será que é porque ainda não tem opções?
    O que você sugere nesse roteiro ? Em qual ir primeiro sendo que serão 8 horas de carro, teremos que alugar um.
    Obrigada,
    Eliana

    Responder
    • Oi Eliana! Que estranho, realmente não sei te dizer o motivo desse voo estar super caro. Talvez ainda seja muito cedo para reserva-lo, pode ser isso. So mesmo se informando com a Latam. O nosso roteiro esta no post. beijocas

      Responder
Deixe seu comentário: