Munique – Dicas e Roteiro

Em 04/12/2016 por Fabi Gama

No final de outubro/2016 fizemos uma viagem de dez dias pela Áustria e Alemanha. Nossas últimas duas noites foram em Munique, cidade que eu ainda não conhecia e me apaixonei!!!! A cidade estava movimentada, animada, tinha gente por todos os lados.

Ficamos duas noites em Munique (queria ter ficado mais!) no elegante e muito bem localizado hotel Bayerischer Hof  e conhecemos as principais atrações da cidade, além de alguns restaurantes bem bacanas.

Vou contar tudo agora para vocês!

Para ler o roteiro completo da nossa viagem pela Áustria e Alemanha clique aqui.

Como chegar

Munique é a capital da Baviera, uma cidade animadíssima que recebe muitos turistas o ano inteiro, especialmente durante a tão famosa Oktoberfest, que ocorre anualmente em setembro.

Nós estávamos no charmoso vilarejo de Rottach-Egern no lago Tegernsee, onde passamos duas noites no elegante Althoff Seehotel Uberfahrt  e, de lá, passamos o dia em Fussen para visitar o famoso Castelo Neuschwastein. No final da tarde,  seguimos de carro por cerca de 1h30 até Munique.

 

Quantos dias

As principais atrações de Munique podem ser visitadas em dois dias, mas se você quiser fazer alguns passeios de bate e volta, como ir ao castelo Neuschwastein em Fussen ou ao campo de concentração de Dachau, aí coloque mais um dia para cada day trip. No final desse post coloquei uma listinha com várias opções de tours a partir de Munique.

Munique é uma cidade pequena e seus pontos turísticos ficam próximos, dá para fazer tudo a pé. Eu confesso que ficaria uns 3/4 dias só na cidade de Munique de tanto que eu gostei do clima de lá!

dsc_5865-copia-2

 

Melhor época

Munique pode ser visitada o ano inteiro! Eu sempre prefiro viajar durante os meses mais quentes na Europa, de abril a outubro.

Em setembro acontece a Oktoberfest, época em que a cidade fica absolutamente lotada e os preços dos hotéis sobem muito, mas dizem que o festival é super bacana. Mas na minha opinião só as pessoas que querem participar do festival devem ir a Munique durante esse período.

Estivemos lá no início de novembro e a cidade estava linda demais por conta das cores do outono! Todas as árvores em tons amarelados e avermelhados, além de muitas folhas pelo chão. Fiquei encantada! Nos nosso primeiros dias estava fazendo cerca de 15 graus, uma temperatura bem tranquila. Mas no dia que fomos embora a temperatura despencou e nevou bastante. Foi a primeira neve da temporada de inverno 2016/2017 na Europa, e esse ano chegou mais cedo do que de costume!

A cidade já estava com várias ruas e vitrines enfeitadas para o Natal.

No final de novembro começam as feiras de Natal em Munique e em várias outras cidades da Alemanha. Sou louca para voltar nessa época!

dsc_6084-copia

 

Onde ficar

Nos hospedamos no excelente hotel Bayerischer Hof, um hotel de luxo com ótima localização, a cinco minutos caminhando da praça principal da cidade, a Marienplatz, e super pertinho de todas as atrações turísticas da cidade e restaurantes. Para ler a review do hotel clique aqui.

Para quem busca uma opção confortável, bem localizada e mais em conta, recomendo a rede alemã de hotéis Motel One. Já fiquei em dois hotéis dessa rede (em Salzburg e em Edimburgo) e adorei!!! É bem superior ao Ibis e tem um ótimo custo x benefício, além de serem hotéis bem novinhos e com design bacana. Em Munique tem vários, mas os que tem melhor localização são (basta clicar em cima para acessar o link):

Ou se preferir poderá executar as reservas em Hoteis.com.

(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

 

dsc_5796

 

Restaurantes

Durante nossa estadia em Munique, conhecemos vários lugares bacanas para tomar uma cerveja ou ter um bom jantar, incluindo um delicioso restaurante de fondue, super romântico e que fica bem pertinho da Marienplatz.

Para ler o post com as dicas dos restaurantes em Munique clique aqui.

 

dsc_6566

 

Centro de Informações

Bem no coração da cidade de Munique, na Marienplatz, há um centro de informações turísticas, onde os visitantes podem pegar mapas, folders de passeios e restaurantes e tirar suas dúvidas.

Sempre recomendo que antes de começar os passeios os viajantes passem nesses quiosques. Toda cidadezinha da Europa, por menor que seja, tem um centro de visitantes.

 

img_4676

img_4678

 

O que fazer na cidade

  • Marienplatz – essa é a principal praça do centro histórico de Munique, onde fica o belo prédio da prefeitura (“Neus Rathaus”). Sempre movimentada, animada e com gente para todos os lados! Eu amei! (rs!). Em alguns horários específicos é possível ver os bonequinhos do prédio da prefeitura se mexendo. Ao redor dessa praça há várias lojas, incluindo uma enorme loja de departamentos chamada Galeria Kauhof e também uma Apple Store. Há muitos restaurantes por perto. Com certeza durante sua estadia em Munique você passará diversas vezes por essa praça.

 

dsc_6382-copia

dsc_6400-copia-2

dsc_6433

dsc_6398-copia-2

  • St. Peter’s Church – entramos na Igreja e depois subimos 300 degraus (por uma escada estreita) até o topo da torre de onde se tem uma vista linda do centro histórico de Munique. O ingresso custa 1,80 euros por pessoa. Eu li que a vista dessa torre é mais bonita do que a da torre da Frauenkirche. Nesse dia estava nevando! Tão lindo! (rs!). A escada é a mesma para subir e descer, por isso, dependendo da quantidade de pessoas pode ser um pouco claustrofóbico.

 

dsc_6626

dsc_6641

dsc_6634

dsc_6616

dsc_6599

dsc_6595

 

  • Frauenkirche – essa é a Catedral Católica de Munique e  suas torres podem ser vistas de vários pontos da cidade, já que é proibida a construção de qualquer estrutura superior a 100 metros nas proximidades da catedral. Também é possível subir em uma das torres da Catedral, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Nessa não chegamos a subir.

 

  • Residenz Museum – esse imenso palácio é muito bonito! Fizemos uma visita rápida, pois estávamos sem tempo, mas mesmo assim valeu a pena.  Custa 7,00 euros por pessoa e é preciso deixar bolsas e mochilas na chapelaria, mas é permitido tirar foto dentro do Palácio.

 

dsc_5868-copia-2

dsc_6648

dsc_6651

dsc_6667

  • Jardim Hofgarten – esse jardim fica em frente ao Residenz Museum  e foi construído em 1613.  O local é super bonito, especialmente no outono e fica no caminho para o Englisher Garten. Bem no centro do jardim fica o Templo de Diana.

 

dsc_5883-copia-2

dsc_5922-copia-2

dsc_5902-copia-2

dsc_5931-copia-2

dsc_5933-copia-2

dsc_5951-copia-2

 

  • Englisher Garten – esse belíssimo parque, definitivamente, foi o que mais me deixou encantada em Munique. O parque é muito grande, há uma enorme área verde, lagos, rios, pontes, banquinhos para descansar, “biergarten” (mesinhas ao ar livre em meio a jardins onde se toma uma boa cerveja) etc. O parque estava maravilhoso por causa do outuno, as cores ficam ainda mais vibrantes, vários tons de amarelo e vermelho e muitas folhas pelo chão. Uma parada imperdível no parque é para ver a galera fazendo surf nas ondas artificiais do rio Eisbach. É muuuuito bacana! Ficamos um tempão lá assistindo! Não conseguimos encontrar dentro do parque nenhum lugar para alugar uma bike, porque quando tivemos noção do tamanho do parque é que vimos que se estivéssemos de bike teria sido muito melhor.

 

dsc_6280-copia

dsc_6287-copia

dsc_6302-copia

dsc_6259-copia

dsc_6244-copia

dsc_6181-copia

dsc_6134-copia

dsc_6120-copia

dsc_6104-copia

dsc_6084-copia

dsc_6039-copia

dsc_5980-copia

 

  • Viktualinmarket – esse mercado ao ar livre fica bem no centrinho de Munique, a poucos passos da Marienplatz. Há várias barracas com comidas típicas, salgados e doces, queijos, frutas, vinho, cerveja, artesanato e muitos enfeites de Natal.  Estivemos lá em uma tarde de sábado, momento em que a fome já estava tomando conta da gente (rs!) e aproveitamos para beliscar por lá. Eu fui de salsicha (amo currywurst!!) com cerveja  e a minha amiga Ariana foi de camarão da Nordsee com vinho. O mercado estava super cheio, muito movimentado e animado! Há várias mesas grandes para serem compartilhadas. Horário de Funcionamento: de segunda à sexta das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 15h.

 

dsc_6309-copia

dsc_6324-copia

dsc_6314-copia

dsc_6359-copia

dsc_6368-copia

 

  • Hofbrauhaus – essa cervejaria é a mais conhecida de Munique e vale a pena visitar, nem que seja apenas para tomar uma ou algumas canecas de chopp de 1 litro! (para aqueles que não são tão fãs de cerveja, como eu,  também tem a opção de caneca de meio litro). A caneca de 1 litro custa 8,40 euros. No cardápio há várias comidinhas típicas, incluindo salsichas e pretzel. O ambiente do restaurante é enorme, por isso, às vezes o atendimento deixa a desejar, mas o clima do lugar é tão animado que a gente até deixa pra lá. As mesas são grandes e coletivas, o que é bem divertido.  Para acessar o site clique aqui. Endereço : Platzl 9 (ao lado do Hard Rock Cafe). Horário de funcionamento : 09.00 – 23.30.

 

dsc_6417

dsc_6431

dsc_6422

dsc_6425

img_4447

 

  • BMW Museum – não tivemos tempo de visitar esse museu, e sinceramente, nem muito interesse, mas pode ser que para os amantes de carros seja interessante fazer esse passeio. Custa 13,00 euros por pessoa e funciona de terça a domingo. Para acessar o site oficial com todas as informações clique aqui.

 

Passeios de bate e volta

  • Castelo Neuschwastein em Fussen – já estive duas vezes nesse belíssimo castelo e vou contar tudo em um post separado.

 

dsc_5166

dsc_5409

 

  • Tegernsee – esse belo lago fica a apenas 60km de Munique. Nos hospedamos duas noites no hotel  Althoff Seehotel Uberfahrt  no charmoso vilarejo de Rottach-Egern, que lembra a encantadora cidade austríaca de Hallstatt. Vale a pena ficar 2/3 noites por lá para curtir a dois. Para ler o post sobre esse hotel clique aqui. Esse passeio, na minha opinião, vale mais a pena para se hospedar do que para um simples bate e volta. Para ler o post completo clique aqui.

 

dsc_4748

 

  • Campo de concentração de Dachau – esse campo, que fica a apenas 20km de Munique, é um dos passeios mais procurados. A gente não tinha tempo de fazer, mas eu já tinha visitado o campo de concentração Auschwitz-Birkenau na Polônia e acho que esse tipo de experiência basta uma vez na vida. É algo muito pesado.

 

  • Nymphenburg Palace – esse belo palácio com jardins fica bem pertinho da cidade de Munique e para quem tempo vale a pena incluir no roteiro. Para mais informações acesse o site oficial aqui.

 

  • Linderhof Palace – esse outro palácio também é um passeio bastante procurado a partir de Munique. Esse castelo, assim com o Neuschwastein, pertencia ao rei Ludwig II. Para acessar o site oficial clique aqui.

 

  • Salzburg, Áustria – eu já estive duas vezes na bela Salzburg, cidade de Mozart e, apesar da proximidade com Munique, não recomendo o bate e volta, embora muita gente faça. Apenas 115k  separam as duas cidades, sendo que tanto a viagem de trem quanto a de carro levam menos de 2h. Mas Salzburg merece mais tempo, pois há muitos passeios bacanas para se fazer nas proximidades da cidade, como, por exemplo, o lago Konigssee, o lago Gosausee e Hallstatt. Fiz um post com todas as opções de bate e volta a partir de Salzburg. Para ler clique aqui.

 

dsc_3990

dsc_3947

dsc_3944

 

Compras

No centro histórico de Munique há muitas ruas de pedestres, entre elas a Kaufingerstrasse e a Maximilianstrasse, com lojas para todos os bolsos, desde marcas mais acessíveis como Zara, Mango,  até Luis Vuitton, Dior etc.

A Galeria Kauhof é uma loja de departamentos super famosa presente em várias cidades da Alemanha, com vários andares, onde você encontra de tudo! No subsolo há um mercado com milhares de marcas de chocolates, bom para comprar de presente. É fácil de achar, pois fica bem em frente a Marienplatz.

Para comprar artesanato e enfeites de Natal, passe na Viktualinmarket – um mercado ao ar livre bem no centrinho de Munique, a poucos passos da Marienplatz. Já falei sobre ele acima.

A partir do final de novembro começam os tão famosos mercados de Natal em Munique. Programa imperdível para quem estiver por lá nesse período de fim do ano.

 

dsc_5843-copia-2

dsc_5845-copia-2

dsc_5859-copia-2

dsc_5865-copia-2

dsc_6392-copia-2

 

Para ler o post com nosso roteiro completo pela Áustria e Alemanha clique aqui.


Abaixo uma listinha com os posts relacionados à essa viagem:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Maira

    Oi…estou adorando suas dicas.Gostaria de saber qual passeio na cidade de Munich que seria importante comprar os ingressos pela internet ,pra não pegar fila,sendo que irei em julho.Agradeço desde já sua atenção.

    Responder
    • Oi! Nenhum dos passeios que eu fiz (que estão listados na matéria) precisaram de reserva antecipada. bjs

      Responder
  2. Zenia Ivone

    Existem excursões organizadas ,a partir de Munique, para Berchtesgaden ?? Queria fazer um bate-volta,para conhecer o Königssee , Mina de sal e Ninho das Águias : será que fica muito “atropelado” ???
    Adorei suas dicas e agradeço e puder me orientar :queremos ir em junho/17 e gostaria de me organizar com relação ao número de dias que precisamos ficar em Munique, para conhecer as dicas de atrações citadas…

    Responder
    • Não sei se existem excursões, vc teria que pesquisar no google. Vc pode ir de transporte publico como citei no texto. Eu faria separadamente os passeios, pq senao vai ficar corrido bjs

      Responder
  3. Ilda Figueiredo

    Que Blog maravilhoso e bem explicado, com certeza vou acompanhar sempre. O ano que vem estarei indo para a Europa e o seu blog vai me ajudar muito. Talvez nem volte. Quero conhecer muito Salzburg e fazer o tour Noviça Rebelde. Bjs e obrigada.

    Responder
    • Vou torcer muito para vc nao voltar mesmo ahahahah meu sonho! beijao

      Responder
  4. Ilda Figueiredo

    Que Blog maravilhoso e bem explicado, com certeza vou acompanhar sempre. O ano que vem estarei indo para a Europa e o seu blog vai me ajudar muito. Bjs e obrigada.

    Responder
  5. Denise

    Fabi, tudo lindo mesmo. Estamos aqui, agosto de 2017. Calorão daqueles. Queremos contribuir com algumas dicas essenciais, pois nosso simcard adquirido no Reino Unido não funcionou, como prometido pela O2. Então, usamos WiFi para localizar Rewe (supermercado), para quem quer economizar e fazer um lanche no parque, comprando água, sucos, saladas, enfim, tudo o que imaginar pertinho do centro, as dicas de compras e atrações, etc. Uma dica importante demais é dizer que, quando precisarem de banheiros, no subsolo da galeria kauphof há, com uma contribuição espontânea, e na loja de esportes Schuster, no -1 também, o banheiro é super limpo e não se paga nada. Dá uma olhada nos produtos que são ótimos, mas sem problema para usar o toilete.

    Responder
    • Muito obrigada querida por sua contribuição aqui!! Amei Munique! beijocas

      Responder
  6. Denise

    Galeria kaufhof

    Responder
  7. Obrigado pelas dicas! =)

    Responder
  8. Fernando Soares

    Boa tarde Fabi! Parabéns pelo site bem explicativo e com ótimas dicas… Estou pensando em fazer o leste europeu em abril, mas só tenho doze dias!
    Pensei em fazer 3 dias em Munique (incluindo 1 dia para o castelo de Neuschwastein), e mais 3 para cada cidade: Viana, Budapeste e Praga. Mas também achei interessante a visita a Salzburgo, que não tinha incluído!
    Você Recomendaria um bate e volta a esta cidade? Você conhece as demais cidades? Tem como reduzir algum dia em outra ?
    O que sugeres ?
    Agradeço

    Responder
    • Oi Fernando! Conheço todas essas cidades e são lindas! Achei a divisão de dias boa! Acho que seria melhor vc ir a Salzburg a partir de Munique. bjs

      Responder
  9. MARCUS

    Boa noite, Fabi. Somos um grupo de Brasília e temos acompanhado várias dicas de seu blog. Agora estamos interessados nas dicas de Munique para preparar um roteiro que estamos fazendo para Alemanha em setembro e outubro. Como faço para colher dicas de Munique? Obrigado e parabéns.

    Responder
    • Oi Marcus, tudo bem? Me desculpa mas não entendi o que vc quis dizer! “colher” as dicas ? estão todas nessa matéria! vc pode imprimir (sem as fotos inclusive) no final da matéria! bjs

      Responder
  10. MARCUS

    Cara Fabi, desculpe-me se não me fiz entender. Acontece que estou preparando um roteiro para sete pessoas com a seguinte rota: LISBOA – MUNIQUE – FÜSSEN – MITTENWALD – STUTTGART – FRANKFURT – BOON – COLÔNIA – DUSSELDORF – DORTMUND – BIELEFELD – HANOVER – MAGDEBURG – BERLIM, vou colocar na nuvem e quero que todos tenham acesso em seus telefones para consulta e aprimoramentos. Vamos fazer este trajeto em carros separados e nem sempre no mesmo hotel. Portanto, facilitaria muito se eu pudesse “pescar” partes de suas dicas (Ctrl C – Ctrl V) e juntar ao retante dos textos e dicas que possuo, entende? Claro que os créditos são dados, inclusive com o endereço de seu site para que todos acompanhem suas dicas sobre outros lugares do mundo. Se puder colaborar na volta, informando outras dicas e contribuições, o faremos. É possível?

    Responder
  11. MARCUS

    Olá Fabi, posso ter uma ajuda sua?? Obrigado.

    Responder
  12. MARCUS

    Obrigado, Fabi. Deu tudo certo. Contribuiremos quando voltar.

    Responder
  13. fabiola barros

    Ola!! Estou indo ano que vem em junho para Munique, gostaria de aproveitar por la durante 3 dias, e depois vou para Portugal.
    Alguma sugestão de passeio durante esses dias e/ou visita a lugares proximos?
    grata

    Responder
Deixe seu comentário: