Moustiers-Sainte-Marie e o Gorges du Verdon, Provence

Em 02/09/2015 por Fabi Gama

Como contei no post sobre o nosso roteiro completo na Provence (para ler clique aqui), nós fizemos três bases nessa viagem : Gordes, Moustiers-Sainte-Marie e Cassis.

A partir de Gordes seguimos 2h de carro até Moustiers-Sainte-Marie. No meio do caminho fizemos uma parada em Manosque onde fica a fábrica da L`Occitane. Nós só visitamos a loja e o museu, mas quem quiser conhecer a fábrica precisa reservar com antecedência pelo site. A loja é 10% mais barata que as demais (achei pequeno o desconto).

O caminho entre Manosque e Moustiers-Sainte-Marie é lindo, especialmente na região do Plateau de Valensole, onde há milhares de campos de lavanda. A melhor época para ver os campos é entre final de junho e julho. Como fomos em abril, vimos muitos campos de canola nessa região. Em maio é a vez dos campos de papoulas.

Moustiers Ste-Marie é a porta de entrada para Gorges du Verdon, o maior cânion da Europa, um desfiladeiro belíssimo onde as águas cor esmeralda do rio contrastam com as falésias.

Hotel

Nós nos hospedamos no Hotel La Ferme Rose. É um hotel boutique agradável e charmoso, com bela vista da cidade de Moustiers-St-Marie. O hotel fica a 3 minutos de carro do centrinho, onde há vários estacionamentos.

O quarto era moderno e bem decorado, mas pequeno. A área externa do hotel é bem bonita e tem uma bela piscina, mas como fomos em abril, a piscina ainda não estava aberta. É possível tomar o café da manhã nos jardins.

Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com/FermeRose ou se preferir pode reservar também pelo Hoteis.com.

DSC_8801

DSC_8797

DSC_9771

Restaurantes

A gastronomia da cidade é excelente! Há vários restaurantes muito bons! Mas é imprescindível fazer reserva com antecedêcia. Além disso, os restaurantes fecham cedo, portanto, não deixe para jantar depois das 20h. Em todos os restaurantes há opções de menus com entrada, prato principal e sobremesa.

  • La Ferme Ste Cecile – esse restaurante fica em um local muito bonito, o ambiente é super agradável. O menu não tem muitas opções, mas tudo que experimentamos estava ótimo. Eu fui enganada (rs!) e acabei comendo pombo pela primeira vez na vida. A atendente me disse que era uma little duck e eu caí como uma pata (rs!). Na França comer pombo é algo bem comum e chique. E confesso que estava divino! Há estacionamento no local. O jantar saiu 105,00 euros para 2 pessoas com vinho. É o número 1 no TripAdvisor.

DSC_9759

DSC_9762

DSC_9765

  • La Treille Muscate – Esse restaurante fica bem no centrinho da vila, com vista para o rio. O ambiente é muito agradável e a comida estava muito boa. O jantar saiu 95,00 euros para duas pessoas com vinho.

DSC_9707

  • Côte Jardin – esse restaurante nos foi muito bem recomendado, mas não tivemos tempo para experimentar. A área externa é super bonita.

DSC_8774

  • La Bastide de Moustiers – esse é o restaurante do renomando chef Alain Ducasse. Muitos seguidores no instagram nos indicaram, mas como não tínhamos feito reserva com antecedência, não conseguimos conhecer. O restaurante tem uma estrela no guia Michelin. Fica a dica!
  • Grand Canyon du Verdon – quem fizer o circuito ao redor do Gorges du Verdon com tempo, pode aproveitar para almoçar no restaurante desse hotel que tem uma vista sensacional do cânion.

 

Quanto tempo

Nós ficamos apenas duas noites em Moustiers-St-Marie e conseguimos ver tudo. Recomendo de 2 a 3 noites. Mas quem não tem tempo costuma até mesmo fazer um bate e volta desde Gordes ou Aix-en-Provence.

Passeios

  • Circuito ao redor do Gorges du Verdon – nós demos a volta, de carro,  no Gorges du Verdon.  Seguimos de Moustiers-Sainte-Marie em direção à Castellane e, na altura de La Palud sur Verdon, pegamos a rota panorâmica “Route des Crêtes”, que é um circuito de 23km com 14 mirantes. Quando você acabar de percorrer o circuito sairá novamente no vilarejo de La Palud Sur Verdon e de lá continuará o percurso pelos Gorges. Lembre-se de dirigir devagar e com cuidado, especialmente por conta dos inúmeros ciclistas que pedalam nessa região. Na Route des Crêtes nós paramos em vários mirantes, destaque para o Point Sublime e Belvedere de l` escales. Na Route la Corniche Sublime, não deixe de parar no seguintes pontos : Balcons de la Mescla e Ponte de Artuby, a mais alta da Europa. Para dar a volta no Gorge du Verdon saindo de Moustiers-Sainte-Marie são mais de 100km, ou seja, considerando as inúmeras paradas ao longo do caminho, é um passeio que dura o dia inteiro. Nós começamos o circuito pelo lado direito do rio Verdon (“Rive Droite” ou “Route des Gorges”) e terminamos pelo lado esquerdo (“Rive Gauche” ou “Route la Corniche Sublime”).  Uma das partes mais bonitas do passeio é logo no início, quando se vê do alto do desfiladeiro o Lac-Sainte-Croix-Du-Verdon e os inúmeros pedalinhos e barquinhos que passam por ali. No final do circuito, chega-se na ponte sobre o lago de onde se tem uma vista incrível!! Fizemos o circuito de carro por cima do desfiladeiro e também por baixo de pedalinho. Recomendo os dois passeios!

VerdonRoutes

DCIM300GOPRO

DSC_9238

DSC_9258

DSC_9383

DSC_9402

DSC_9433

DSC_9184

DSC_9225

DSC_9095 DSC_8999

DSC_8911

DSC_8890

DSC_9068

  • Moustiers-Sainte-Marie – com certeza a cidadela mais linda e charmosa que visitamos na Provence (e com ótimos restaurantes). O vilarejo fica encravado em montanhas de pedra e há um rio que corre cortando a cidade.  Entre o topo de duas montanhas, acima da capela de Notre-Dame-du-Beauvoir, fica a estrela de Moustiers. Para chegar até a capela é preciso caminhar cerca de 15 minutos em subida. De lá se tem uma belíssima vista da região e da cidade. O caminho é um pouco escorregadio, é preciso tomar cuidado. O centrinho da cidade tem várias ruelas com lojinhas vendendo produtos típicos da Provence. Um charme! Não é possível circular de carro no centro do vilarejo, mas há vários estacionamentos ao redor da cidade.

DSC_9700

DSC_9687

DSC_9710

DSC_9694

DSC_9692

DSC_9604

DSC_9585

DSC_9580

DSC_9553

DSC_8764

DSC_9751

  • Lac de Sainte-Croix-du-Verdon – Saindo da fofa cidade de Moustiers-Sainte-Marie, em dez minutos de carro, chega-se ao lago de Sainte-Croix. Lá é possível alugar caiaque, pedalinho ou barco elétrico e navegar pelo rio Verdon (por dentro do cânion). O pedalinho custa 15,00 euros por hora e o barco elétrico 35,00. Nós fomos pedalando mesmo. Cansa, mas é uma delícia de passeio! A cor esmeralda do rio Verdon é muito linda!  A água do rio é fruto do derretimento da neve dos Alpes. Gorges du Verdon é o maior cânion da Europa.

DSC_9871

DSC_0252

DSC_0282

DSC_0334

DSC_0353

DSC_0080

DSC_0485

DSC_0520

DSC_0599

DSC_0622

DCIM302GOPRO

DCIM302GOPRO

DCIM302GOPRO

A partir de Moustiers-Sainte-Marie, nossa última parada na Provence foi na charmosa cidade de Cassis. Mas antes de chegar lá, passamos por Sisteron na Haute Provence. Para acessar nosso roteiro completo pela Provence clique em Provence – Introdução ao roteiro (post1).

 

Posts relacionados :

Post 1 – Introdução ao roteiro da Provence.
Post 2 – Gordes e a Abadia Notre-Dame de Sénanque, Lourmarin, Bonnieux e Menerbes.
Post 3 – Avignon, Villeneuve-lès-Avignon, Pont du gard, Châteauneuf-du-Pape.
Post 4 – L`isle sur la Sorgue, Les Baux-de-Provence (Carrières de Lumières) e St-Rémy.
Post 5 – Fontaine de Vaucluse, Goult e Roussillon.
Post 6 – Moustiers-Sainte-Marie, Lac de Sainte Croix e o Gorges du Verdon.
Post 7 – Sisteron
Post 8 – Cassis e suas Calanques
Post 9 – Ilha de Porquerolles

Review do hotel de Gordes : Le Mas des Etoiles

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Vanessa

    Lindo demais!!!já ta na lista de destinos!!2017?será?rsrs

    Responder
  2. Marcela

    Esse post é um sonhoooooo! Agora que eu descobri como comenta no blog vou comentar à vontade hehe

    Responder
  3. Suzete Galvão de Almeida

    Já estou pronta para conhecer! Outubro 2016! Pura ansiedade! rsrsrsrs…

    Responder
  4. Livia Abrao

    Ola fabi, tudo bem?
    Sobre minha viagem de julho a Provence. Tenho algumas dúvidas gostaria da sua ajuda. Dia 6 de julho saio de cassis em direção a gordes para me hospedar no Le mas des Etoiles. Posso final do dia ficar por gordes. Dia 7 de julho quando eu estiver hospedada no Le mas des Etoiles, logo cedo visitarei as cidades de Avignon e pont du gard e talvez chateneuf du pape. Dia 8, farei Le baux de Provence (visitar a exposição carrier de lumier) e Depois saint remy, se der tempo, fim do dia em Arles. Dia 9 farei o Sunday market em lisle sur la sorgue, e depois pensei em já estar com check out no Le mas des Etoiles, e logo após conhecer o Sunday market, ir para a hospedagem em Moustier saint Marie. Passando pelos campos de lavanda, conhecer a fábrica da loccitane e chegar no hotel de Moustier saint Marie. Se der tempo, um almoço fim de tarde no lá bastide de Moustier. Dia 10 fazer o circuito de carro ao redor do Gorges du verdon e dia 11 fazer o pedalinho no lac de saint croix (Fazer o passeio de pedalinho no lago, estando hospedada em. Moustier, dura o dia todo?). E por fim, dia 12 entrego o carro em Marselha para terminar viagem da Provence. O que você acha ? Thanks. Beijos livia

    Responder
    • Acho que vc deveria me levar junto! kkkkkkk uma delicia seu roteiro, esta muito parecido com o meu, mas vc vera lavandas! que maravilhosoooooooo! Vale a pena conhecer a pequena Fontaine de Vaucluse! tem uma gruta linda la beijos

      Responder
      • Livia Abrao

        Ufa! Que bom que gostou então, eu achei que fosse ficar apertado e vc iria dizer que eu estava doida! O pedalinho no lac dura o dia todo? Ou daria para eu almoçar no La Bastide? Vou ter o dia 11 todo livre , por enquanto farei só o pedalinho. Bjs e super obrigada ! Vou te marcar em tudo!

        Responder
  5. Marco Antonio

    O Blog de vocês é muito bom, talvez o melhor que já li. Muito bem escrito, com linguagem simples e sem erros de português. As informações são práticas e muito úteis. As fotos são ótimas e os reportantes não são exibidos.
    Parabéns

    Responder
  6. Rosa

    Vou ficar 6 dias no sul da franca chegando em Nice dia 28/2 estarei sem carro. Como devo aproveitar esses dias para conhecer o maximo?

    Responder
    • Oi Rosa, te peço desculpas mas fiz essa região de carro, não sei como funciona o transporte publico por la bjs

      Responder
  7. […] Moustiers-Sainte-Marie no Loucos por Viagem […]

    Responder
  8. Fred

    Olá, preciso de uma ajuda. Como você disse, o seu roteiro é mais completo e demanda pelo menos dois dias. Vi que há três coisas indispensáveis que seriam conhecer Moustier, passear pelos mirantes e andar de pedalinho.
    Infelizmente, pernoitarei apenas uma noite na região. Sairei de Nice de manhã, passarei a noite em Moustier e no dia seguinte entregarei o carro e pegarei o trem em Aix.
    A minha dúvida é quanto aos mirantes. Minhas prioridades são andar no pedalinho e conhecer Moustier. É possível conhecer alguns mirantes sem precisar fazer o passeio completo? Que roteiro você sugere?

    Responder
Deixe seu comentário: