Málaga, Andaluzia – Espanha

Em 24/01/2016 por Fabi Gama

Nossa primeira base na região da Andaluzia foi na cidade de Málaga. Fiquei muito surpresa com a cidade!

Málaga é a capital da Costa del Sol, cidade onde nasceu o famoso pintor Pablo Picasso. É uma cidade de praia cosmopolita, que tem mais de 300 dias de sol no ano, além de muitos museus, uma excelente gastronomia e vida cultural e noturna agitadas.

Para acessar o roteiro completo da nossa road trip pela Andaluzia  (post 1), clique aqui. Esse é o post 2, no qual darei as dicas do que fazer na cidade de Málaga.

Como chegar

Nós pegamos um voo da cia aérea Vueling de Roma para Málaga com duas horas de duração. Chegando no aeroporto de Málaga, um dos maiores da Espanha, alugamos carro na Europcar. Recomendamos o site RentCars. Nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também apresenta locadoras locais. Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua cotação aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.

Onde ficar

Nossa intenção, a princípio, era ficar apenas um dia em Málaga para fazer a trilha do Caminito del Rey , que fica a 1 hora de distância. No entanto, nos dias 24 e 25 de dezembro essa trilha não funciona. Por isso, estendemos nossa estadia por duas noites na cidade de Málaga.

Optei por um hotel fora do centro histórico (10 minutos de carro) e próximo do aeroporto, já que ficaríamos pouco tempo na cidade.

Nos hospedamos no ótimo Tryp Málaga Gualdamar, da rede Meliá. O hotel fica em frente à praia, tem piscina, uma bela decoração, suítes espaçosas e confortáveis. O café da manhã é excelente e incluído na diária, assim como o estacionamento e o wi-fi. O custo x benefício é muito bom (cerca de 80,00 euros a diária) e valeu muito a pena para gente porque chegamos tarde (e o aeroporto era pertinho), além do que fizemos 3 bate e volta a partir de Málaga (para Marbella, Frigiliana e Caminito del Rey), por isso, foi bom ficar fora do centro histórico. Mas acho que, se eu voltasse, procuraria um hotel mais perto do centrinho que é uma graça! À noite fica super badalado, tem vários restaurantes e bares de tapas.

Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com/TrypGualdamar ou se preferir reserve em Hoteis.com.

IMG_0788

IMG_0787

IMG_0785

O que fazer em Málaga

  • Centro histórico – Para visitar o centrinho, há muitas opções de estacionamento. Nós paramos no Parking Granados (ótima localização). Use a rua Larios (de pedestres) como ponto de partida para começar a explorar a cidade. Ao redor dela, há inúmeras pequenas ruas e praças repletas de bares e restaurantes, cheias de charme! Bem pertinho também fica a  magnífica Catedral de Málaga, de estilo renascentista. No final da Rua Larios, perto do mar há uma roda gigante. Passeie também pelos jardins da Alameda e pela Playa de Malagueta, bem perto do centro e do porto.

IMG_0600

IMG_0572

IMG_0567

IMG_0570

IMG_0566

IMG_0562

IMG_0569

IMG_0564

  • Castillo de Gibralfaro – fomos de carro até o topo da colina onde fica o Castillo de Gibralfaro (há estacionamento no local). A vista de toda a cidade a partir do castelo é belíssima. O entrada custou 2,20 euros por pessoa, mas há a possibilidade de ingresso combinado Castillo + Alcazaba por 3,60 euros.

DSC_2208

DSC_2207

DSC_2184

DSC_2215

DSC_2223

  • Sendero La Malagueta – trilha entre o Castillo de Gibralfaro e o Alcazaba – passeamos por parte da trilha que leva ao Alcazaba, mas não chegamos a descer até o final. Há vários mirantes no caminho com vista da cidade e da Plaza de Toros. O ideal seria subir o Monte Gibralfaro no bus 35, visitar o Castillo de Gibralfaro  e descer caminhando até o Alcazaba, que fica pertinho centro histórico da cidade (onde fica a Rua Larios, uma roda gigante e a  Catedral).

DSC_2193

DSC_2186

DSC_2189

DSC_2175

DSC_2183

DSC_2176

DSC_2180

  • Alcazaba – um palácio-fortaleza construído na época dos governos mulçumanos. O ingresso combinado Castillo + Alcazaba custa 3,60 euros por pessoa. Não tivemos tempo de visitar, mas gostaria muito de ter ido.
  • Museu do Picasso – o famoso pintor nasceu na cidade de Málaga. Pena que não tivemos tempo de visitar o museu.

Bate e volta

A partir de Málaga fizemos três bate e volta para cidades que estão a uma hora de distância : Marbella, Frigiliana e Ardales, onde começa a trilha do Caminito del Rey.

Marbella é o balneário dos ricos e famosos, repleto de iates e lojas de grife. Para saber mais, acesse aqui (* em breve).

IMG_0476

IMG_0481

Frigiliana é um charme! Tecnicamente não é um Pueblo Blanco, mas podemos dizer que é um vilarejo todo branquinho muito charmoso! Para acessar o post, clique aqui (* em breve).

IMG_0525

IMG_0534

O Caminito del Rey é a nova atração de Andaluzia, tendo sido inaugurado em março/15. É imperdível! Para acessar todas as informações necessárias sobre o local, clique aqui. Atenção! É preciso reservar o ingresso com bastante antecedência.

IMG_0773

DCIM341GOPRO

Nós visitamos as cidades de Marbella e Frigiliana no mesmo dia e em outro dia fizemos a trilha do Caminito del Rey. Quando retornamos à cidade de Málaga, exploramos os principais pontos turísticos, mas foi corrido. Precisaríamos de, pelo menos, um dia inteiro para a cidade de Málaga. A questão toda é que no dia 25 de dezembro nenhuma atração turística da cidade funciona, por isso, nesse dia fomos para Marbella e Frigiliana.

A partir de Málaga também dá para fazer bate e volta até Ronda (em breve contarei mais aqui sobre esse encantadora cidade!).

Restaurantes e Bares de Tapas

À noite passeamos no agitadíssimo centrinho de Málaga – uma graça! Estava todo enfeitado para o Natal! Super movimentado, uma delícia! Gostei muito de viajar para Andaluzia nesse período entre Natal e Reveillon, pois as cidades estavam cheias de vida, movimentadas, alegres! E o clima muito gostoso entre 15 e 22 graus.

Há milhares de opções de bares de tapas e restaurantes no centrinho de Málaga, todos com mesas aos ar livre, muito agradável! Há vários estacionamentos próximos ao centro. Deixamos o carro no “Parking Granados”, muito bem localizado.

Optamos pelo bar de tapas Beher, super badalado. Ficamos em uma varandinha do segundo andar com vista para a cidade. Uma noite muito agradável!!!

IMG_0594

IMG_0596

IMG_0581

IMG_0575

IMG_0588

Pertinho do Castillo fica o hotel Parador Gibralfaro  que tem um restaurante aberto ao público com lindas vistas! Não tivemos tempo de almoçar lá, mas foi super recomendado!

DSC_2229

No final do nosso segundo dia na cidade de Málaga, seguimos para a nossa próxima base na Andaluzia: Córdoba, que fica a menos de 2h de carro de Málaga.

 

Posts relacionados à Andaluzia: 

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Roberta

    Olá Fabi!!!
    Vou a Málaga esse fim de semana e gostaria de saber onde compro o ingresso combinado do Castillo + Alcazaba que você comentou no post e se posso fazer essa trilha e conhecer o centro histórico em um único dia.
    Obrigada desde já! Estou adorando seus posts, tudo bem objetivo e informativo. Um abraço!

    Responder
    • Oi! Vc compra lá na hora!! Da pra fazer tudo em um dia sim! Boa viagem!

      Responder
  2. Roberta

    Olá Fabi! Fui esse domingo a Málaga e a vista do castelo Gibralfaro é realmente incrível. Acrescentando informação ao post: dia de domingo ele tem entrada gratuita. Acredito que o Alcazaba também, mas infelizmente não deu para visitá-lo porque estava chovendo muito. Um abraço.

    Responder
  3. Gisela Scavone

    Ola Fabi, gostei muito das suas dicas. Estou indo em Novembro com meu marido e queria uma dica: se ficamos hospedados em Malaga ou em Marbella? obrigada

    Responder
    • Oi Gisela! Eu gostei muito do centrinho histórico de Málaga… é cheio de bares de tapas e restaurantes e bem movimentado. Qto à Marbella eu acho que eu esperava mais… mas fui fora de temporada em dez, entao, estava meio morto… acho que o mesmo deve ocorrer em novembro. bjs

      Responder
      • Gisela Scavone

        Obrigada Fabi pelo rapido retorno. E voce tem alguma dica de Hotel à beira-mar, para descansar mesmo. Neste caso entao seria melhor Marbella? Muito obrigada. bjs

        Responder
  4. Paulo

    Oi Fabi
    Vou com minha esposa na primeira semana de janeiro para Malaga, para um hotel pela RCI, onde ficaremos por 7 dias. Quais locais dá para visitar nesse periodo? Dá para fazer bate e volta?

    Responder
  5. Natalia

    Oi Fabi tudo bem? Chego em Madri dia 23 de dezembro e sigo para a região de Andaluzia, possivelmente vou passar o Natal em Ronda ou Málaga, você poderia me informar se há restaurantes abertos para a ceia de Natal e no dia 25?

    Responder
    • Oi Natalia, nós passamos o Natal em Málaga e os restaurantes estavam bem cheios, ruas animadas! Eu amei! Ronda já é bem menor, não sei como funciona, mas por ser turística, algum restaurante vai estar aberto, nem que seja o do hotel. bjs

      Responder
  6. Maria do Carmo Gonsales Soares

    Achei maravilhosa as dicas. Tudo que eu não sabia. Quanto custa alugar um carro? A habilitação pode ser do Brasil?

    Responder
  7. Maria Isabel

    Fabi,
    Parabéns pelo trabalho. Obrigada pelas informações que, com certeza, serão muito uteis. bj

    Responder
  8. Marcia

    Obrigada pelas dicas!

    Responder
  9. Julio

    Olá Fabi!
    Adorei suas dicas. Gostaria de saber se Málaga seria uma boa cidade pra se morar ou só para turismo mesmo?
    Agradeço desde já

    Responder
    • Eu te peço desculpas mas realmente não sei te responder como é a cidade para viver. bjs

      Responder
  10. Lucíola

    Oi Fabi,
    Embarcamos para Espanha dia 24/06/18, eu com meu marido e filho, farei alguns passeios inspirados em seus post’s,iremos ao Sul, destino de Granada, Malaga e Ronda , depois seguirei para cidade onde minha irmã reside, amo suas dicas!! vc tem alguma para passeio de um dia só em Madrid? Grande beijo

    Responder
  11. Lucíola

    Oi FABI!!

    Amo suas dicas, e me inspiraram em fazê-los, embarcamos dia 24/06, maridão e filho, iremos a Granada, Malaga e Ronda, já estive na Espanha anteriormente visitando minha irmã, teremos um dia para passear em Madrid, qual melhor passeio para fazer?Ahhh pegamos desconto do seu site no Seguros Promo!! Obgda Beijos

    Responder
    • Oi Luciola! que bom que aproveitou o desconto! e obrigada por usar nosso link e apoiar o blog! Entre Toledo e Segovia como bate e volta a partir de Madrid eu prefiro Segovia! aquela cidade é uma graça!!!! beijocas

      Responder
  12. Luciana

    Oi Fabi, você acha melhor então ir de bus até o Castillo e de lá seguir até Alcazaba, e terminar o passeio no centro da cidade? Vou estar com minha mãe, que já é idosa, estou preocupada com a distância dessa caminhada. Vi que vocês foram de carro mas não fizeram todo o percurso. O que você pode comentar a respeito? Obrigada!

    Responder
    • Oi Luciana, confesso que como já tem um tempinho que fizemos esse roteiro não me lembro exatamtne os detalhes de distancia e dificuldade de locomoção. sorry! bjs

      Responder
  13. Mirtes do Amaral Giovani

    Passo por Marcelhs em 05 de NOVEMBRO. Chegarei de navio e quero saber se é fácil chegar ao centro. Eu e meu marido somos idosos e teremos só algumas horas para conhecer a cidade.
    PARABÉNS pelo blog. Obrigada

    Responder
Deixe seu comentário: