Lefkada : o paraíso azul neon na Grécia

Em 28/11/2016 por Vanessa

Em junho de 2016 fizemos uma viagem maravilhosa até as Ilhas Jônicas, na Grécia. Para ler o roteiro completo clique aqui. As ilhas exploradas foram Kefalônia, Lefkada e Zakynthos. Ainda passamos pelo delicioso balneário de Sivota, que fica no continente, a menos de 3 horas de carro de Lefkada.

Neste post vou falar sobre Lefkada, a ilha de mar azul neon!

Como chegar

Estávamos em Kefalônia, no incrível Emelisse Art Hotel, em Fiskardo, norte da ilha. Do portinho de Fiskardo saem os ferries para Lefkada. Nós reservamos os ferries com antecedência por e-mail e, no dia do embarque, no guichê localizado no porto, retiramos os bilhetes. Não precisamos pagar antecipadamente, o pagamento foi na hora. Para reservas e informações sobre horários clique aqui. Normalmente o ferry aporta em Vasiliki, ao sul de Lefkada. Contudo, na época que fomos, o porto de Vasiliki estava em obras e o desembarque estava sendo realizado em Nidri, no lado leste da ilha. Essa informação constava no site. O trajeto entre Fiskardo e Vasiliki dura cerca de 1 hora, já o trajeto entre Fiskardo e Nidri demora 2 horas.

Nós embarcamos com o nosso carro alugado no ferry e, mesmo com a taxa extra em razão da devolução do veículo em outra ilha (Zakynthos), valeu muito a pena pela comodidade.

Para fazer a cotação do aluguel de carro clique em RentCars. É muito fácil fazer as reservas pela RentCars e também cancelar, caso necessário. O site te apresenta todos os valores de locadoras renomadas como Europcar, Sixt, Avis etc e também de locadoras locais. A minha dica é não contratar o seguro pelo site da RentCars! Deixe para contratar o seguro total direto na locadora no momento de retirada do carro!

Onde ficar

Eu tive dúvidas sobre onde montar base na ilha, mas após muito pesquisar decidi que nossa hospedagem seria no pequenino e charmoso vilarejo de Agios Nikitas, localizado no lado oeste da ilha, onde ficam as mais belas praias de Lefkada. Muita gente se hospeda em Vasiliki, um vilarejo maior, point de windsurf e de onde chegam os ferries de Kefalônia. Eu particularmente prefiro vilarejos menores a regiões maiores mas isso vai do gosto de cada um.

Abaixo algumas fotos de Agios Nikitas:

 

dscn9212

dscn9215

dscn9298

 

Ficamos hospedados por 3 noites na Pousada Lefkas Petra.

O lugar é uma gracinha e tem ótimo custo benefício!! Fica a uma curta caminhada do vilarejo de Agios Nikitas, possui uma área externa gostosa, um bom café da manhã, estacionamento e wi fi gratuitos. O quarto é simples mas confortável , silencioso e tem uma varanda com vista para os jardins e o vilarejo e possui ar condicionado. O box do chuveiro é pequeno mas a proprietária, Ionna , afirmou que obras seriam feitas para ampliar o espaço do chuveiro. Aliás , tenho que falar sobre a Ioanna ! Uma fofa, super solícita, deu dicas de praias, restaurantes e ainda deixava toda tarde 2 fatias generosas de torta feita por ela no nosso frigobar! Um mimo delicioso!!

dscn9211

dscn9156

Para mais dicas de hotéis em Lefkada, leia a matéria que a Fabi escreveu : Hotéis em Lefkada.

O que fazer

Praia, praia, praia!! As praias de Lefkada são incríveis, o mar possui uma cor azul neon inacreditável!!Vou listar as praias que fomos e colocar também as dicas das praias que não tivemos tempo de conhecer. Para circular de carro pela ilha usamos nosso GPS e também utilizamos o Google Maps no modo offline.

  • Kathisma: foi nossa primeira praia em Lefkada. É uma praia extensa , com estrutura de barracas e cadeiras. Vale a pena assistir o pôr do sol aqui!

 

dscn9157

dscn9158

dscn9165

dscn9168

dscn9188

  • Mylos : para  chegar nessa praia é preciso fazer uma trilha que sai do vilarejo de Agios Nikitas. Essa trilha é um pouco cansativa , ainda mais com o calor que fazia, mas vale a pena! A praia é lindíssima, com mar azul bebê e estava praticamente vazia quando fomos! Adoramos! Não há estrutura aqui, portanto leve lanches, bebidas e canga.

 

dscn9220

dscn9225

dscn9232

dscn9238

dscn9241

dscn9251

  • Megali Petra: é uma praia de nudismo mas pode ser frequentada por não naturistas. O mar tem uma cor linda! Também é uma praia sem estrutura. Para chegar aqui fomos até a praia de Kavalikefta  e caminhamos para a esquerda.

 

dscn9265

dscn9267

dscn9268

dscn9270

  • Vasiliki: só tiramos fotos daqui. É uma praia mais agitada e possui estrutura. Vimos muita gente praticando windsurf. É de Vasiliki que saem os “taxi boats” até a praia Agiofoli. Vi fotos muito bonitas dessa praia mas não tivemos tempo de fazer o passeio.

 

dscn9271

dscn9272

  • Porto Katsiki: Imperdível!!!! O visual na chegada do estacionamento é de tirar o fôlego! Mar azul neon e as falésias completando a paisagem! Passamos o dia aqui,uma delícia!! Para chegar a praia é preciso descer uma escadaria de madeira com aproximadamente 100 degraus. Recomendo chegar cedo se quiser parar no estacionamento. Há quiosques junto a escadaria que vendem lanches e bebidas.

 

dscn9389

dscn9384

dscn9365

dscn9357

dscn9334

dscn9390

  • Egremni: essa praia está interditada desde o último terremoto em Lefkada, em 2015. Para chegar lá era preciso descer uma escadaria de 350 degraus mas, com os danos causados, somente se chega através de passeio de barco agora. Esse passeio sai de Vasiliki.

 

  • Um programa bacana para o entardecer é ir até a super gracinha marina de Syvota, no sul da ilha, a cerca de 15 minutos de carro de Vasiliki. Há vários restaurantes e cafés aconchegantes , ótimas opções para se tomar um drink e beliscar depois de um dia de praia.

 

dscn9282

dscn9287

dscn9295

Onde Comer

  • Sapfo : localizado em Agios Nikitas. Comida muito boa, barata e de frente para a pequena enseada da vila. Jantamos 2 vezes aqui.

 

dscn9306

dscn9309

dscn9206

  • Rachi : fica no vilarejo de Exanthia. O lugar é um charme , a comida é deliciosa e ainda possui uma vista para um belíssimo pôr do sol!

 

dscn9436

dscn9437

dscn9451

dscn9452

Outros restaurantes que a Ioanna indicou em Agios Nikitas foram: Nikitas (peixe), Dolphins (pizza, carnes) e Agnati.


Observações:

Para aproveitar as praias com calma e ainda fazer o passeio de barco que leva até a praia de  Egremni recomendo ficar pelo menos 4 dias inteiros na ilha. Ficamos 2 dias e meio e foi corrido.

As praias de Lefkada, como em Kefalônia e Zakynthos, também são de pedrinhas e incomodam bastante os pés. Nós levamos sapatilhas de mergulho que compramos no Rio e foi ótimo!!!

Para viagens de praia na Europa ou Caribe sempre levamos bolsa térmica! Passamos no mercado mais próximo e nos abastecemos com lanches e bebidas pois muitas vezes as praias não tem estrutura de restaurantes e seria uma pena perder tempo de praia procurando lugar para comer, né?

 

Posts Relacionados:

Você também pode gostar de ler: 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Vanessa
Vanessa: 37 anos, carioca, amiga da autora há mais de 20 anos, adora viajar, especialmente para destinos de praias paradisíacas e, com frequência, compartilha suas dicas e fotos de viagens no instagram @LoucosPorViagem. É a revisora oficial do blog!
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Mario

    Oi Vanessa. Se tivesse que escolher como usar 8 dias nas ilhas Jonicas como dividiria? Eu estavá pensando em 4 dias Cefalonia e 4 dias Zakithos, mas lendo sobre Lekfada não sei se não vale apena fazer 4 dias Cefalonia, 2 dias Lekfada e 2 dias Zakithos, acredito q assim ficaria muito corrido e cansativo. Qual sua opinião?
    Obrigado

    Responder
    • Vanessa

      Olá Mario!

      4 noites acho muito pra Zakynthos….além da Navagio não há praias impactantes na ilha como há em Kefalonia e Lefkada

      Se eu só tivesse 8 noites ,ficaria 3 noites em Kefalonia ,3 em Lefkada e 2 em Zakynthos

      Depois me fala o que decidiu !
      Bjs

      Responder
  2. Mauro

    Olá adoro o seu blog! É tão bom que faz sonhar e ficar ainda mais confuso porque agora estou indeciso entre Naxos, Koufonissi, Mykonos e Santorini.
    Somente por curiosidade, qual é quanto custam os tickets do ferry para pessoas e carro entre Kefalonoa-Lefkas_Zakynthos?

    Muito obrigado pelo carinho e continue com os seus posts, e pois eles nos ajudam a sonhar!

    Mauro

    Responder
  3. Andreia Rodrigues

    Boa tarde,

    Acabei de adquirir o seu ebook de Kefalonia e de Paxos e cada vez estou mais indecisa :)Tudo é lindo. Entre Paxos, Kefalonia e Zakynthos como dividiria os dias (8/9 dias). Ainda só comprei o voo para Atenas…

    obrigada

    Responder
  4. carlos josé julio

    Olá!! Fabi gostaria de saber se é possível ir de Lefkada para Corfu de carro estrada ou ferry?

    Responder
  5. Jose Carlos Lazaretti

    Vanessa, suas dicas são ótimas e ajudam muito a planejar a viagem. Parabéns !!! Eu já fui para Zakynthos, porém estou planejando em 2020 com saída de Milão, viagem para Kefalônia, Lefkada, Paxos, Antipaxos (ilhas Jônicas) e depois Santorini e Mykonos ( Ilhas Ciclades). A minha viagem seria de 3 semanas em julho. Na sua opinião, qual seria o roteiro mais indicado, considerando voos e ferrys? obrigado.

    Responder
Deixe seu comentário: