Os 13 lagos mais bonitos das Dolomitas na Itália

Em 27/09/2017 por Fabi Gama

Em agosto/17 passamos dez dias explorando pela segunda vez uma das regiões mais bonitas no norte da Itália : as Dolomitas. Fizemos duas bases para explorar a região : Avelengo e Cortina d`Ampezzo.

Para chegar lá, voamos do Rio para Veneza com uma rápida conexão em Frankfurt. Ao chegarmos em Veneza alugamos um carro e seguimos por 30 minutos até Padova, onde pernoitamos.

No dia seguinte, após conhecer o centrinho de Padova e a belíssima Basílica de Santo Antonio, seguimos por cerca de 3h30 por uma ótima autoestrada (pedagiada) até a cidade de Avelengo que foi nossa base por duas noites. Nos hospedamos no fantástico  Miramonti Boutique Hotel.

Depois passamos mais 5 noites em Cortina d`Ampezzo no Hotel Cristallino d`Ampezzo – um hotel com bom custo x benefício, bem localizado (pertinho do centrinho de Cortina), com bom café da manhã, estacionamento, wi-fi e ótimo atendimento.

Cortina d`Ampezzo está localizada a menos de 2 horas de carro do aeroporto de Veneza (a estrada é ótima!) e possui uma localização estratégica para explorar grande parte das atrações da região.

Nesse post vou falar um pouquinho sobre os 13 lagos mais bonitos que conhecemos na região das Dolomitas durante essa trip!

Lago di Tovel

O Lago di Tovel está localizado a 1178m de altitude dentro do Parque Adamello Brenta na região do Trentino.

Para chegar ao lago a partir de Avelengo levamos, aproximadamente, 2 horas de carro. A estrada é ótima e bem sinalizada.

Certamente é um dos lagos mais lindos da Itália e de toda a Europa.

A trilha para dar a volta ao lago tem 3km e é muito agradável. Uma trilha leve perfeita para famílias. Só há um pequeno trecho com subida, mas é bem tranquilo.

Ao redor do lago há dois restaurantes, áreas para piquenique e várias prainhas – é permitido nadar no lago e eu, é claro, me aventurei! Estava um belo dia quente e ensolarado de verão, então, apesar da água ser fria, eu aproveitei bastante! Foi refrescante!

Para ler a matéria completa sobre esse lugar incrível clique em : Como visitar o Lago di Tovel na Itália.

lago di tovel

Lago di Tovel

Lago di Braies

O Lago di Braies está localizado a cerca de 50 km de Cortina d`Ampezzo no Parque Nacional “Fanes-Sennes-Braies”. É bem fácil chegar, pois a estrada é boa e bem sinalizada, além de ter um visual incrível.

No caminho, entre Cortina e o Lago di Braies, você vai passar por outros dois lagos : Landro e Dobbiaco. A minha dica é seguir direto para o Braies e, na volta, fazer os outros lagos e ainda esticar até o Misurina.

O Lago di Braies é um dos mais bonitos da região. Me apaixonei por esse lugar quando o conheci em maio/13. Durante nossa viagem em agosto/17 pelas Dolomitas acabamos visitamos o Braies duas vezes. No primeiro dia estava um pouco nublado, por isso voltamos em um outro dia ensolarado.

O passeio é super agradável e a caminhada para dar a volta completa ao lago é bem fácil, ideal para famílias, pois são apenas 3,5 km e com poucos trechos de subida. O caminho é bem demarcado e há muitas árvores ao longo da trilha. O lago é cercado por belas montanhas.

Para ler a matéria completa clique em : Lago di Braies, Dolomitas.

Lago di Braies

Lago di Braies

Lago di Sorapis

O início da trilha para o Lago di Sorapis fica a cerca de 15km da cidade de Cortina d´Ampezzo. Basta seguir de carro pelo passo Tre Croci (que liga Cortina ao lago Misurina) até chegar no Bar Ristoranti Son Zuogo. Nas proximidades desse restaurante você verá diversos carros estacionados e é fácil localizar o início da trilha (há uma placa grande no local).

A partir do estacionamento são 5,2 km de caminhada até chegar ao Lago di Sorapis, ou seja, ida e volta são 10,4 km. Siga pela trilha 215 que leva ao Rifugio Vandelli e ao Lago di Sorapis.

A trilha é fácil apesar de haver um desnível de cerca de 200 metros, ou seja, há trechos com subida mas nada demais! Inclusive vimos algumas crianças fazendo essa trilha.

O caminho é bem demarcado e poucos trechos são expostos ao sol, tem muitas árvores ao longo da trilha.

Para saber mais clique em : Como é a trilha até o Lago di Sorapis.

Lago di Sorapis

Lago di Sorapis

Lago di Carezza

Esse belo lago fica a cerca de 1h de carro do Miramonti Boutique Hotel onde nos hospedamos e a 2h de carro de Cortina d`Ampezzo.

A trilha para dar a volta completa no lago é bem leve e plana (ideal para quem viaja em família). O agradável percurso leva cerca de 30 minutos. Não é permitido nadar no lago.

A entrada é gratuita e há estacionamento pago no local, bem como uma estrutura com lojinha de souvenirs, banheiro e restaurante.

Lago di Carezza

Lago di Carezza

Lago di Anterselva

Esse lago, também conhecido como Antholzer See, é muito bonito e está localizado a cerca de 30/40 minutos do Braies, já quase na fronteira com a Áustria. Para dar a volta completa no lago levamos cerca de 1h. A caminhada é praticamente toda plana e bem fácil. Há vários estacionamentos ao redor do lago e dois restaurantes. Um passeio muito gostoso para um dia de sol! O lago é lindo e a entrada é gratuita.

Lago di Anterselva

Lago di Anterselva

Lago Dobbiaco

Esse lago tem água bem verdinha e fica entre Cortina d`Ampezzo e o Braies. Há estacionamento e restaurantes no local, além de pedalinho para aluguel. A entrada é gratuita. A vista das montanhas ao fundo é linda!

Lago Dobbiaco 

Lago Dobbiaco

Lago di Landro

O lago di Landro,  também conhecido como Durrensee, fica bem pertinho do lago Dobbiaco, a entrada é gratuita assim como o estacionamento. Vale a pena dar uma passada por lá, pois o lago é bem bonito, cercado por belas montanhas.

Essa é uma visita rápida que deve ser feita na volta do Lago di Braies.

Lago di Landro

Lago di Landro

Lago di Misurina

O Lago di Misurina fica a cerca de 20 minutos de carro de Cortina d`Ampezzo passando pelo Passo Tre Croci.

Ao redor do lago você encontra hotéis, restaurantes, pedalinho para alugar, locais para fazer um piquenique, um teleférico, estacionamentos e um belo visual para as montanhas ao redor.

Lago di Misurina

Lago di Misurina

Lago Ghedina

Esse lago fica escondidinho mas vale muito a pena conhecê-lo! O lugar é uma graça! O acesso é fácil, pois o lago fica a apenas 10 minutos de carro do centro de Cortina d`Ampezzo.

Tem um restaurante super charmoso com um deck de madeira sobre as águas do lago que, por sinal, é repleto de trutas.

Lago Ghedina

Lago Ghedina

Lago di Mosigo

O Lago di Mosigo fica em San Vito de Cadore, a cerca de 10 minutos de carro de Cortina d`Ampezzo.

O lago é cercado por belíssimas montanhas super altas.

Na beira do lago fica o bar, restaurante, pizzaria e hotel Chalet al Lago, que nos dias mais quentes serve as refeições no charmoso deck de madeira sobreo lago.

Um lugar super agradável!

Lago di Mosigo

Lago di Mosigo

Lago di Alleghe

A cidade de Alleghe fica a cerca de 1h de carro de distância de Cortina d`Ampezzo.

O vilarejo fica situado na beira do lago de mesmo nome, aos pés do Monte Civetta. O lugar é um charme!! Por lá você encontra opção de barquinho para alugar, igreja fofa, gelaterias, e uma promenade para caminhar ao redor do lago muito agradável, de onde se tem uma vista incrível das montanhas, da cidade e do Lago. Há várias opções de estacionamento.

Alleghe

Alleghe

Lago di Santa Caterina

Uma cidade que adorei conhecer foi Auronzo di Cadore, localizada a cerca de 1h de Cortina d`Ampezzo.

Situada às margens do lago di Santa Caterina e aos pés de uma enorme cadeia de montanhas, vale muito a pena passear por lá!

Há estacionamento perto do lago e também algumas opções de restaurantes/bares, além de uma deliciosa promenade para caminhar onde você encontra pedalinhos para alugar.

auronzo di cadore

Lago Santa Caterina em Auronzo di Cadore

Lago San Pellegrino

Quando saímos do Lago di Carezza nosso destino final era a cidade de Cortina d´Ampezzo. Mas fomos fazendo várias paradas pelo caminho. Uma delas foi nesse laguinho fofo chamado San Pellegrino.

Demos a volta caminhando no lago (cerca de 20 minutos). Havia várias famílias fazendo piquenique. Uma delícia de programa!

Lago San Pellegrino

Lago San Pellegrino

 

Bem, esses foram os lagos que mais gostei durante nossa viagem pela região norte da Itália, nas Dolomitas. Se você tiver mais alguma dica, deixe nos comentários.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

  • Booking.com – confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.

 

  • Hotéis.com – agora aqui no blog você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.

 

  • Rentalcars.com – nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc). Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.

 

  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

 

  • Chip de internet no exterior – Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais,  mostramos tudo no snapchat (Loucosporviagem) e no InstaStories. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar.  Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip, como fiz em Paris por exemplo. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc.
    O plano para Europa é o DATA PLAN SMARTPHONE com SIM na opção de roaming 140 países.Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o  site clicando em :  EasySim4u.

 


 Matérias relacionadas :

 

 

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Camila

    Dá para tomar banho em algum desses lagos?

    Responder
    • Em todos exceto o Carezza. Mas mesmo no verão eu só consegui entrar na agua do Tovel pq estava bem quente no dia. No dia que fomos ao lago di braies estava meio frio, nao consegui entrar mas queria muito. No Lago di sorapis ate tentei entrar mas desisti pq estava muito fria. bjs

      Responder
  2. Oi, Fabi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    Responder
Deixe seu comentário: