Lago Bannalp – um ótimo bate e volta a partir de Lucerna

Em 08/10/2016 por Fabi Gama

Matéria atualizada em 03/02/19

Um dos passeios mais bonitos que fizemos a partir de Lucerna foi a trilha até o Lago Bannalp (ou Bannalpsee) que fica no Vale de Engelberg a 1587m de altitude.

Leia também :

 

Como chegar

Lucerna é uma excelente base para fazer vários passeios, subir montanhas, ver lagos com ou sem trilhas. Saiba mais em Passeio de bate e volta a partir de Lucerna.

Para chegar no Bannalpsee, pegamos um trem em Lucerna em direção a Engelberg (esse trem sai de Lucerna de hora em hora – 8h10/9h10/10h10 e assim vai) e descemos cerca de 20 minutos depois na Estação Wolfenschiessen,  pegamos um bus que subiu por 10 minutos até Fellboden (é o ponto final do bus), de onde sai o teleférico Bannalp. Para quem vai de carro, há estacionamento gratuito no local.

Nessa viagem nós usamos o Swiss Travel Pass que eu super recomendo, pois inclui todos os transportes públicos da Suíça (trens, bus, barcos) e não há necessidade de reservar assentos. É muito prático! O sistema de transporte público é super eficiente (cobre a Suíça inteira) e é muito pontual.

Ao desembarcar do ônibus preste atenção pois há dois teleféricos :

1)  Fell – Crüzhütte Bannalp

2) Fellboden-Bannalpsee

Nós subimos o teleférico Fell – Crüzhütte Bannalp e tivemos que fazer uma trilha até o lago Bannalp, mas para quem não quer fazer trilha é melhor subir no teleférico Fellboden-Bannalpsee, pois já sai direto no lago, onde há um restaurante.

Como nós subimos o teleférico Fell – Crüzhütte Bannalp, tivemos que andar 40 minutos até o lago na ida (em descida) e depois cerca de 25 minutos na volta em subida (foram trilhas diferentes na ida e na volta).

O teleférico Fell – Crüzhütte Bannalp desce a cada 30 minutos até às 18h (pelo menos em setembro). Como a cabine dos teleféricos são bem pequenas, pode haver fila na hora de subir e descer. O mesmo vale para o teleférico Fellboden-Bannalpsee.

dsc_4957

dsc_4508

Valor

O teleférico Fell – Crüzhütte Bannalp custa CHF 21  por pessoa para subir e descer e não tem desconto para portadores do Swiss Travel Pass. Só pode ser pago em dinheiro.

O teleférico Fellboden-Bannalpsee custa o mesmo valor.

img_7809

 

Como é o passeio

Era um domingo ensolarado, típico de verão. Estava um dia lindo! Havia muitas famílias com crianças caminhando e fazendo piquenique e churrasco no lago!  Há até uma trilha para os pequenos conhecida como a trilha dos duendes. Os suíços tem o hábito de caminhar pelas montanhas e desde cedo já levam as crianças.

Esse lugar é mais frequentado pelos próprios suíços, quase não vi estrangeiros. Quem nos indicou foi o Peter, responsável pelo marketing do Mont Titlis em Engelberg. No dia anterior fizemos um passeio super bacana na companhia dele.

O lago é muito bonito, verdinho e cercado por belas montanhas. Vale a pena fazer uma caminhada ao redor do lago, que não é muito longa e nem difícil. Faça uma parada na igrejinha. Uma graça!

Foi um passeio muito gostoso! Quem tiver tempo e quiser fugir um pouco do roteiro mais turístico eu recomendo!

Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee
Bannalpsee

Outras trilhas

No topo dessa montanha há diversas possibilidades de trilha. Outra opção que parece ser belíssima é sair de Bannalp caminhando até Brunni em Engelberg. São aproximadamente 3h/4h de trilha com visuais incríveis. Chegando em Brunni você desce pelo teleférico e pega o trem em Engelberg direto para Lucerna. Nesse caso você compra um bilhete do teleférico Fell – Crüzhütte ou Bannalpsee só para subir, faz a trilha e depois compra o bilhete do teleférico só para descer em Brunni.

dsc_4512

 

Atenção

Nós descemos pelo teleférico Fell – Crüzhütte por volta das 13h, pois tínhamos um evento no KKL em Lucerna, mas quando fomos pegar o bus no ponto para voltar até estação de trem, adivinha? O bus não funcionava das 13h às 15h!  Nossas únicas possibilidades eram : descer caminhando até a estação (cerca de 50 minutos) ou pedir carona. Começamos a descer e a pedir carona até que uma santa suíça parou o carro e nos levou! Foi a salvação! (rs!).

Se a gente não tivesse esse evento no KKL, nós ficaríamos bem mais tempo no lago Bannalp ou até teríamos feito a trilha longa para Brunni, então, não seria um problema voltar depois das 15h. Mas é bom sempre conferir os horários do transporte público para não passar aperto como nesse caso.

dsc_4958

Vídeo  

Informações práticas

 

Leia também :

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Isabel

    Olá, Fabi! Td bem?
    Estou planejando uma viagem para a Suíça com meu marido e nossos 3 filhos (11,9 e 3 anos) no carnaval. Estou muito na dúvida entre alugar um carro como fazemos habitualmente ou usar o transporte público… Será em pleno inverno e certamente haverá muita neve.
    Nosso roteiro inclui Lausanne, Interlaken, Aldenboden, Lucerna e Zurique, 12 dias.
    Eu gostaria muito de fazer uma viagem num trem panorâmico estilo belle époque que faz o trajeto Montreux/Interlaken mas ainda não consegui resolver como operacionalizar isso caso aluguemos um carro… Vc tem alguma sugestão?
    Estou esperando seu post sobre alugar carro X transporte público para decidir!! Me ajuda?
    Amo seu blog e fiquei muito feliz de acompanhar a sua viagem para a Suíça!
    Muito obrigada! Vc é uma grande inspiração para nós que tb somos loucos por viagem!
    Bj grande

    Responder
    • Oi Isabel! Adorei sua mensagem! Obrigada pelo carinho! Esse retorno dos leitores é muito importante pra gente ter ânimo de continuar compartilhando as dicas! Quando eu fui a Suíça no inverno, fizemos uma parte de carro e outra de trem. A parte dos alpes (Adelboden) foi de trem/bus. Eu acho que vale a pena! Aliás, nesse seu roteiro eu acho que carro só vai atrapalhar. Vc não precisa de carro em nenhum desses lugares. Claro que, vocês estando em 5 pessoas e com crianças, talvez seja mais confortável a logística do carro. Mas tirando isso, além da neve, os hotéis cobram entre 20 e 35 euros por noite de estacionamento. O swiss Travel pass funciona muito bem! é caro, mas muito cômodo! Se vc optar pelo carro lembre-se de incluir o kit inverno. Nós pegamos algumas estradas com neve, não foi preciso colocar a corrente, mas dá medo dirigir na neve, pra gente que não está acostumado. Me lembrei de uma outra viagem que fiz para Chamonix e Suíça em 2012 no carnaval tb, fizemos tudo de carro. Não tivemos problema. Enfim, é melhor você fazer conta e colocar na balança a questao da comodidade, ja que o grupo de vocês é grande. Eu realmente fiquei fã do Swiss travel pass que te leva para qualquer cantinho da Suíça, de forma cômoda e pontual. beijos

      Responder
      • Isabel

        Obrigada, Fabi querida!! Já resolvemos que vamos fazer os percursos de trem… Depois te conto!
        Vc é demais!!! Bj grande

        Responder
        • Vai amar andar de trem na Suíça!! Depois volta aqui mesmo para me contar!! ótima viagem pra vcs beijocas

          Responder
  2. Sabrina

    É possível visitar o lago no inverno?

    Responder
    • Oi Sabrina! Eu acredito que no inverno o lago esteja congelado. Pelo que entendi no site do lago que está no final do meu post, funciona uma estação de esqui ali durante o inverno e fica tudo coberto de neve. Dá uma olhadinha no site http://www.bannalp.ch/index.php/winter beijos

      Responder
  3. Hallph

    Boa tarde, pretendo visitar o lago Bannalp e Monte Titlis no final de março. Vc acha que nesse período o lago ainda está congelado? Sabe quanto custa o trem de Lucerna até Engelbergh? Obrigado.

    Responder
  4. […] muito tempo que eu queria fazer esta trilha, e ficava sempre babando nas fotos da Monique e da Fabiane, que também possuem posts sobre o lago e várias dicas da […]

    Responder
  5. Rebecca Pedreira

    Olá, boa noite!!Seu blog e seu ig são os melhores! Parabéns!
    Estou indo pra a Suíça em junho (estou contando com dias looongos, rsrs). Gostaria de saber se chegando cedo a Engelberg consigo fazer a trilha mountain Flower Trail ( li que sai de Trubsee, sendo possível percorrer em 1h), subir Titlis até o topo, e em seguida percorrer o Bannalpsee finalizando em Brunni. Meu namorado e eu somos chegados a boas andadas, ainda mais em lugar lindo como este com tanta coisa pra ver!

    Responder
    • Muito obrigada querida! Fico muito feliz! vc vai amar essa região da suíça! e fazer trilhas la é maravilhoso! bjs

      Responder
  6. Carol

    i Fabi! Tudo bom?
    Estou indo para Suíca em maio e o seu blog é a minha referência! Parabéns pelo trabalho!
    Tenho uma pergunta… onde vc procura as rotas de trem/transporte público? Eu estou usando o app da SBB e geralmente ele indica um caminho diferente (e mais longo) do que o seu… Por ex. nesse caso, ele manda fazer uma conexão em Stans antes de Wolfenchiessen.
    Beijos e boas viagens!!

    Responder
    • Oi Carol! tudo bem? obrigada 🙂

      Que estranho eu uso o app da SBB mesmo que é o oficial. pode ter alguma mudança de rota por causa da época ou por ter algo fechado/em obra… ai não sei te dizer, mas segue o que o app esta dizendo! bjs

      Responder
  7. Vanessa

    Oi Fabi, tudo bem? Adoro seu perfil! Grande dúvida aqui entre Carro + Jungfrau Pass ou somente Swiss Travel Pass. Irei no verão do ano que vem para Luzern/Engelberg/Interlaken/Gelmerbahn/Kandersteg/Região Jungfrau. O que você recomenda? Vamos em 4 pessoas. Obrigada!!

    Responder
    • Oi Vanessa! Em 4 acho q vale mais a pena o carro, ainda mais no verão… vcs podem parar onde quiserem e ficam com mais flexibilidade. so cuidado com as multas!!! rrsrs bjs

      Responder
Deixe seu comentário: