Lago Konigssee em Berchtesgaden, Alemanha

Em 22/11/2016 por Fabi Gama

No final de outubro/16 fizemos uma viagem de 10 dias pela Áustria e Alemanha que começou com 4 dias em Salzburg.

Foi a minha segunda vez em Salzburg, cidade de Mozart, que fica ainda mais encantadora durante o outono.

Para ler nosso roteiro completo clique aqui.

Salzburg é uma cidade pequena e seus pontos turísticos podem ser tranquilamente visitados em dois dias. Muita gente faz em um dia apenas, mas particularmente eu acho muito pouco. Claro que isso também depende de quais atrações você quer efetivamente conhecer.

Mas eu reservei quatro noites em Salzburg porque a cidade é uma ótima base para fazer alguns passeios de bate e volta. Escrevi um post específico com as melhores opções de day trip a partir de Salzburg. Para ler clique aqui.

Um deles é para o lago Konigssee em Berchtesgaden. Esse lugar maravilhoso, na verdade, fica na Alemanha, fronteira com a Áustria, a cerca de 30 minutos de carro de Salzburg ou 45 minutos de ônibus. A primeira vez que estive lá foi em out/11 e me apaixonei, por isso resolvemos voltar dessa vez. Nesse post vou colocar fotos das duas vezes que visitei esse local, ambas no mês de outubro, mas da primeira vez dei mais sorte com o tempo.

Fiz um post com uma seleção de hotéis em Salzburg, com opções econômicas confortáveis, românticas e de luxo. Para ler clique aqui.

dsc_1917

Como chegar

O Lago Konigssee fica em Schönau am Königssee, um vilarejo localizado em Berchtesgaden na Alemanha, a cerca de 25 km de Salzburg.

  • De carro

É possível chegar até lá de carro em aproximadamente 30 minutos a partir de Salzburg. Da primeira vez que estive lá fomos de carro, que  com certeza, é a melhor maneira de se chegar. Há um estacionamento pago no local.

  • De ônibus

Na segunda vez que estive em Salzburg, no final de outubro/16, fomos até o Berchtesgaden de ônibus. Pegamos o bus 840 no ponto G da estação de ônibus de Salzburg que fica em frente à estação de trem, a dez minutos caminhando do nosso hotel Motel One (a estação fica a cerca de 20 minutos caminhando do centro histórico de Salzburg). Para chegar no ponto G basta seguir até a esquina do Mac Donald’s e atravessar a rua. O bus custa 9,80 euros por pessoa ida e volta e leva cerca de 45 minutos até a estação de bus de Berchtesgaden. O problema é que o ônibus saiu lotado do ponto final e ainda fez várias paradas no caminho. Muita gente acabou indo em pé o percurso inteiro. Além disso, ao chegar na estação de rodoviária do Berchtesgaden é preciso pegar outro bus até o lago (bus número 841 ou 842 – custa 3,00 euros por pessoa). Nós acabamos pegando um táxi que custou 11,00 euros.

O bus 840 que liga Salzburg ao Berchtesgaden sai de hora em hora a partir das 8h15. Mas atenção! Aos domingos o primeiro bus sai às 9h15. Para ver todos os horários clique aqui. Para regressar a Salzburg o último ônibus sai as 18h15 da estação de Berchtesgaden.

  • De trem

Há opção de trem saindo da estação de Salzburg para o Berchtesgaden, mas é preciso fazer uma baldeação na estação de Freilassing. O percurso leva cerca de 1h10. Para acessar o site oficial clique aqui.

Bem em frente à estação de bus de Berchtesgaden há um centro de informações turísticas.

O que fazer no Berchtesgaden

  •  Passeio de barco pelo lago Konigssee – esse passeio de barco  pelas águas calmas e cristalinas de cor esmeralda do lago Konigssee até a  igrejinha de São Bartolomeu, construída em 1134,  é uma delícia! Os barcos são acionados por motor elétrico, de forma a manter a tranquilidade e a limpeza do lago. O passeio custa 14,50 euros por pessoa (ida e volta) e sai a cada 30 minutos. Chegando na Igreja de São Bartolomeu você fica quanto tempo quiser, pode caminhar nas margens do lago, beber uma cerveja no biergarten, e retonar no horário que desejar. Os barcos saem a cada 30 minutos. Cada percurso de barco leva aproximadamente 25 minutos e na ida o barco faz uma parada em frente a um dos enormes paredões que cercam o lago e o condutor do barco toca trompete para que os visitantes escutem o eco. É lindo! Uma coisa que eu achei chata é que a narração do passeio é toda feita em alemão. Entre o ponto do bus até a bilheteria do passeio de barco há várias lojinhas e restaurantes. Bem em frente à fila para entrar no barco tem uma sorveteria horrível! rs! Fiquem longe! Os sorvetes têm uma cara linda, mas um gosto péssimo. Jogamos fora para vocês terem idéia. Outra coisa que observei foram cartazes para que os visitantes tomem cuidado com a ação do “carteiristas” (pickpockets). É uma região muito turística, que recebe uma enorme quantidade de orientais, por isso, acaba chamando a atenção desses malandros que “batem carteira” sem que você nada perceba. Cuidado, especialmente, com mochilas. Outra coisa que vale a pena destacar é que existe um outro passeio de barco, mais longo, que leva da Igreja de St. Bartolomeu até Salet. Lá você desce e caminha por cerca de 15 minutos até um outro lago lindíssimo, o Obersee. Mas esse passeio só funciona de final de abril até meados de outubro, por isso, não pude fazer, já que as duas vezes que visitei essa região foram no final de outubro. Para a próxima temporada de verão o passeio completo do barco que vai até Salet/Obersee vai funcionar de 21/04/17 até 15/10/17. Para acessar os horários de funcionamento dos barcos clique aqui.

 

dsc00154

dsc00291

dsc00270

dsc00346

dsc00340

dsc00345

dsc00286

dsc00170

dsc_1929

dsc_1979

dsc_1923

dsc_1917

dsc_2003

dsc_2007

dsc_1992

dsc_1887

dsc_1799

  •  Teleférico Jennerbahn – a cinco minutos caminhando a partir do portinho de onde sai o passeio de barco, fica o teleférico Jennerbahn. No topo da montanha Jenner há um restaurante com um delicioso terraço ao ar livre. Mas não deixe de caminhar cerca de 15 minutos (em subida) até o mirante a 1874m de altitude com vista para o lago Konigssee. Há várias opções de trilhas mais longas, para quem curte caminhar, algumas descem até o lago. Meu sonho é ficar nessa região por mais tempo para fazer as trilhas. O teleférico custa 22,00 euros por pessoa para subir e descer. No inverno funciona como estação de esqui. Para acessar o site oficial clique aqui.

 

dsc09972

dsc09898

dsc09819

dsc09731

dsc09675

dsc00083

dsc00082

dsc00070

dsc00064

dsc00062

dsc00017

dsc_2250

dsc_2248

dsc_2242

dsc_2193

dsc_2214

dsc_2184

  •  Ninho de Águia – Nas duas vezes que estive em Berchtesgaden quis fazer esse passeio, que é o mais famoso da região, mas não deu tempo. Fica perto do lago Konigssee mas só dá tempo de fazer no mesmo dia se não subir o teleférico Jennerbahn. Mas a vista do topo do Jennerbahn é tãaao linda que não consigo! Então, o ideal seria fazer o passeio para o Ninho de Águia em outro dia. Como essa região fica muito perto de Salzburg (30 minutos) dá tranquilo para fazer dois dias de bate e volta. O Ninho de Águia está localizado a 1.834 metros de altitude no topo da montanha Kehlsteinhause e foi construído em 1939. A casa refúgio foi um presente que o partido nazista deu a Adolf Hitler por seu aniversário de 50 anos. Essa atração turística foi reaberta ao público em forma de restaurante e hoje recebe muitos visitantes interessados em visitar o refúgio do  Führer  e também em apreciar  as belas vistas panorâmicas da região.  O restaurante tem um amplo terraço com vista espetacular dos Alpes Bávaros. Para chegar lá é preciso pegar um ônibus em Obersalzberg, em Berchtesgaden (há um estacionamento no local). A estrada é super estreita e tem 6,5 km de extensão e 700 metros de desnível. O trajeto leva cerca de 20 minutos. O acesso com carro particular não é permitido.O ônibus custa 16,00 euros por pessoa (ida e volta) e esse valor já inclui a entrada para o Ninho de Águia. A saída do bus é frequente (a cada 20 minutos). Essa atração só funciona de meados maio até o final de outubro das 8h às 17h.

 

Onde se hospedar

Como essa região fica muito perto de Salzburg (cerca de meia hora de carro), a maioria das pessoas prefere fazer em esquema de bate e volta. Eu preparei um post com várias dicas de hotéis em Salsburg, com opções ecônômicas confortáveis, românticas e de luxo. Para ler clique aqui.

Mas para quem gosta de fugir um pouco de cidade e quer explorar melhor a região de Berchtesgaden, vale a pena se hospedar por ali mesmo. Por isso pesquisei algumas opções de hotéis nessa área:

  • Kempinski Hotel Berchtesgaden – esse hotel é líndissimo e tem uma estrutura ótima com piscinas internas e externas. A localização é incrível, cercado por montanhas. Um hotel super romântico para curtir a dois! Já está na minha wish list. Para saber mais sobre o hotel clique aqui.

 

fabi6

  • Villa Bello – esse hotel é mais simples, mas também tem uma localização super romântica, no meio dos alpes bávaros e tem piscina com bela vista. Para saber mais sobre o hotel clique aqui.

 

fabi4

  • Hotel Bavaria Superior – esse hotel tem uma localização mais central, fica pertinho da estação de bus e de trem de Berchtesgaden. Parece ser confortável e ter um bom custo x benefício, especialmente para quem pretende explorar mais a região, fazendo os passeios e trilhas. Para saber mais sobre esse hotel clique aqui.

 

fabi3

Para ler o post com as opções de passeios bate e volta a partir de Salzburg clique aqui.

 

Abaixo uma listinha com os posts relacionados à essa viagem:

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Lu

    Oi Fabi tudo bom? Já nos falamos em outro post.

    Fabi eu achei este lago lindo….e as tuas fotos já olhei muitas vezes que paisagem mais linda de outono….

    Pelo que vi os primeiros horarios fis barcos seriam depois das 9:30 é isso? Eu vou estar ai no dia 19 ou 20/10 quase na mesma epoca que tu foi…

    Então se não for pedir demais,eu estou com uma duvida muito grande, será que você pode me ajudar?

    Já te falo, que tenho reserva de hotel em Munique dia 22/10 e queremos visitar Hallstatt….Entao sairíamos de Hallstatt para Munique .

    Nos vamos estar vindo de Fussen que vi pelo Google da uns 200km ate a região de Berchestesgaden,…..sair cedo de Fussen e será que consigo fazer o passeio do lago no mesmo dia? Queriamos também subir a montanha no teleferico…

    Aí estou pensando em pernoitar na cidade.uma noite…o que tu acha? Para poder fazer o passeio no lago e o teleferico de repente no outro dia de manhã. …

    E quando se chega a igreja, dá para ficar o tempo que quiser?

    Também queria ir conhecer Hallstatt e ver o lago lá perto…se nós ficarmos 2 dias aqui também daria para aproveitar…ficaria aqui nas noites de 20 e 21/10..

    Resumindo: sairei de Fussen provavelmente nodia 19/10 de manhã cedinho e terei que estar em Munique no dia 22/10…pode ser até mais no final da tarde.. como faço para conhecer o lago, o teleferico e Hallstatt(cidadezinha e lago Gosausee)? como divido o roteiro

    Desculpe são muitas dúvidas e a “culpa” é tuapor nos mostrar um roteiro tão magnífico

    Obrigada Fabi…

    Bjo Lu

    Responder
    • Oi Lu!! Acho que dá tempo sim! as estradas sao boas e tudo eh perto nessa regiao. Em um dos posts eu indiquei varias possibilidades de bases. Vc pode fazer 2 bases de repente. Uma perto do Konigsee (no mesmo dia vc faz lago + teleferico) e outro dia Hallstatt + gosausee com base em Hallstatt. Dá uma lida em todos os posts da Austria e Alemanha pois indiquei bases e dei sugestões de hoteis. beijos

      Responder
      • LUCIANA

        Oi Fabi muito obrigada. É isso mesmo que vou fazer…

        Bjo

        Lu

        Responder
  2. Lu
  3. LUCIANA

    Oi Fábio tudo bom?
    Estou com uma dúvida se você pudesse me ajudar
    Vamos estar vindo de Fussen final da Rota Romantica e pelo que vi dá uns 200km até Berchetesgaden….isso provavelmente no dia 19/10 sairia bem cedo.. só que tenho que estar em Munique dia 22/10

    Entãoeu queria conhecer e esse lindo lago e o teleferico….acho que não consigo no mesmo dia 19…pernoitar na cidade?
    Ainda queremos conhecer Hallstat e o Lago Gosausee queria pernoitar na cidade 2 noites

    Resumo : saio de Fussen dia 19 e tenho que estar em Munique dia 22/10 como faço para este roteiro?
    Desculpa Fábio pelas dúvidas mas é “culpa” tua☺☺☺☺☺☺por colocar um roteiro tão lindo.
    Obrigada Lu

    Responder
  4. LUCIANA

    Oi Fábi o comentário foi 2 vezes…☺☺☺☺coisas da Internet….agora 3 vezes⚘

    Responder
  5. Viviane

    Oi Fabi. Eu vou passar 1 semana na Alemanha, chegando nos últimos dias de outubro. O plano é a rota romântica, mas busquei por curiosidade este lugar, que vi no Tripadvisor como um dos prediletos da região. Fiquei encantada demaaais com suas fotos, ainda mais por ser na mesma época que estarei lá. Só tenho uma questão crucial! Estaremos com 2 filhos, um bebê e uma criança de 2 anos! Qual a chance deste passeio ser viável? Se sim, ambos a tiracolo? Ou até rolaria um carrinho? E com relação a esse teleférico? De repente até iria para Salzburgo passar 2 noites e aborto uma parte da viagem. Achei demais! Parabéns pelo blog!

    Responder
    • Oi Viviane! Eu acho que o passeio de barco com as crianças é tranquilo de fazer (nao sei como vc faria com o carrinho, se teria como deixar na bilheteria por exemplo). Mas o passeio de teleferico nao recomendo. Pq ao chegar la em cima vc tem que fazer uma caminhada ainda em subida… acho que vai ficar pesado. Mas o passeio de barco é maravilhoso! beijos

      Responder
  6. Olá Fabi,
    Tenho gostado muito do seu blog e das suas infinitas dicas de viagem. Grande parte delas estou aderindo à minha viagem de maio-junho para Suíça-Alemanha-Áustria. Você acha que é possível em apenas um dia em Berchstgaden fazer os 3 passeios: passeio de barco no Lago Konigssee, teleférico Jennerbahn e o Ninho da Águia?

    Responder
  7. Olá,

    Estarei em Salzburg em junho e pretendo conhecer tanto Konigssee como Jennerbahn.

    Vc acha que preciso comprar os tkts online com antecedência?
    Procurei no site de Konigssee e nao achei a bilheteria online e no site do teleférico está tudo em alemão ;-(

    Obrigado,
    Leo

    Responder
    • Oi leo, eu acho que não precisa não! pelo menos nas 2x que eu fui comprei la na hora! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: