Dicas da Sardenha – Introdução à Ilha (Post 1)

Em 30/06/2015 por Fabi Gama

Esse é um post de introdução à ilha da Sardenha. Dividiremos os posts da seguinte forma :

Post 1 – Introdução à ilha da Sardenha
Post 2 – Alghero, Stintino e a La Pelosa
Post 3 – Castelsardo
Post 4 – Santa Teresa di Gallura
Post 5 – Arquipélago de Maddalena
Post 6 – Porto Cervo
Post 7 – San Teodoro e a ilha de Tavolara
Post 8 – Cala Gonone
Post 9 – Cagliari/Villasimius
Review hotel de Porto Cervo – Colonna Pevero

ONDE : A Sardenha é uma paradisíaca ilha italiana, banhada pelo mar mediterrâneo, localizada ao sul da bela ilha francesa de Córsega. É a segunda maior ilha do Mediterrâneo, menor apenas que a também italiana Sicília. Para ler nosso roteiro pela Sicília clique em Introdução ao Roteiro de Sicília e Malta (post1).

DSC_9889

COMO CHEGAR: Nós saímos da Costa Amalfitana via Nápoles para chegar à Sardenha. Veja nossos relatos completos nos links Costa Amalfi e Capri. A Sardenha possui três aeroportos : Cagliari ao sul, Alghero e Olbia ao norte. Chegue pelo aeroporto de Alghero ou Olbia e deixe a ilha pelo aeroporto de Cagliari, ou vice-versa. Voe a partir de Nápoles para um desses aeroportos pela empresa italiana Meridiana Fly. Preste atenção às regras de bagagem da companhia para não pagar excesso, já que o limite de peso nos voos para a ilha é reduzido. Ao chegar no aeroporto, alugue um carro (previamente reservado). É fundamental alugar um carro para explorar melhor a ilha e suas belas praias. A utilização do GPS ajuda bastante e a ilha é bem sinalizada e tem ótimas estradas. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em RentalCars.

QUANDO: A melhor época para visitar a ilha e aproveitar belos dias de sol e praia vai da segunda quinzena de maio até o início de outubro. Nós já estivemos duas vezes na Sardenha (set/out de 2012 por 6 dias e set/out de 2014 por 18 dias).

MELHOR BASE: A Sardenha é um ilha enorme. Para conhecer melhor a ilha, eleja de três a oito bases, dependendo do tempo disponível. Sugiro as seguintes bases (nessa ordem) :

1)Alghero
2)Stintino (onde fica a famosa praia de La Pelosa)
3)Castelsardo
4)Santa Teresa di Gallura (norte)
5)Arquipélago de La Maddalena (norte)
6)Porto Cervo (norte), na Costa Esmeralda
7)San Teodoro e a Ilha de Tavolara
8)Cala Gonone (leste)
9)Cagliari ou Villasimius (sul);

Observações:

– Nesse roteiro, você chega pelo aeroporto de Alghero e deixa a ilha pelo aeroporto de Cagliari.

– A partir de Santa Teresa di Gallura partem os ferries para a charmosa vizinha francesa, Córsega. Ótima opção para conjugar!

– O ferry para o Arquipélago de La Maddalena sai da cidade de Palau, a 30 minutos de carro de Santa Teresa di Gallura.

– Para conhecer a famosa praia La Pelosa muita gente faz base em Alghero, já que Stintino está localizada a 1 hora de carro de Alghero. Nós preferimos fazer base por 2 noites em Stintino e curtir com calma a região.

– Na primeira vez que fomos à Sardenha ficamos apenas 6 noites baseados em Porto Cervo. Da segunda vez, fizemos o roteiro acima em 18 dias, exceto sul que ainda não conhecemos. Quem vai contar um pouco aqui sobre o Sul é a Vanessa (ela fez base em Villasimius).

MAPA : Abaixo um mapinha para que vocês entendam melhor o nosso roteiro na ilha :

mapasardegna

Fonte : http://www.portalitalia.com.br

PASSEIOS IMPERDÍVEIS:

• Porto Cervo – É a cidade de veraneio dos ricos e famosos. A região é conhecida como Costa Esmeralda porque suas praias tem águas cristalinas de cor azul turquesa. Parece até que você está no caribe! Praias que você não pode deixar de ir : Spiaggia del Principe, Capriccioli, Pevero, Cala Petra Ruja.

DSC04118

DSC04161

• Alghero – Caminhe pelas muralhas e passeie pelo bairro antigo. Vale a pena fazer um passeio de barco desde Alghero até o cabo Caccia e às grutas de Neptuno. São estruturas gigantes de estalactites e estalagmites dentro da gruta. Próximo dali, em Asinara, encontram-se algumas das praias mais bonitas da Sardenha. Pegue o carro no sentido Stintino, a 45 minutos de Alghero. Lá, vá até a praia mais famosa La Pelosa. Assitir ao pôr do sol em Alghero também é um programa imperdível. Outras praias: Mari Ermi e Torre del Pozo. Não deixe de ir até Bosa, a 1h de carro de Alghero.

DSC_6665

DSC_6991

DSC_7131

DSC_7140

• Costa leste da ilha – Belíssima costa, conta com praias imperdíveis como Cala Gonone (base), Cala Luna, Cala Goloritze e Mariolu.

DSC_0164

• Cagliari – É a capital da ilha e sua maior cidade. Próximo dali, há alguns quilômetros de praias irretocáveis, entre elas, Riso, Geremeas, Campu Longu.

• Santa Teresa di Gallura – fica no norte da ilha e é daí que partem os ferries para a vizinha francesa Córsega. As praias de Santa Teresa di Gallura são lindíssimas, por isso, vale a pena fazer uma base lá e explorar suas praias de água cristalina e areia branquinha.

DCIM224GOPRO

DSC_8500

• Castelsardo – ficamos apenas uma noite nessa cidade que é uma gracinha! Cravada no alto de uma montanha e toda colorida.

DSC_8352

DSC_8195

DSC_8313

• Córsega – Reserve um dia para fazer um passeio até a bela ilha francesa de Córsega. Para isso, vá de carro até o porto de Santa Tereza de Gallura e pegue um ferry até Bonifácio. O trajeto dura cerca de 40 minutos. Bonifácio é um belíssimo vilarejo francês que sofre grande influência italiana e situa-se no extremo sul da ilha, que é separada por um braço de mar do norte da Sardenha. É a quarta maior ilha do Mediterrâneo (depois da Sicília, da Sardenha e de Chipre) e é considerada a ilha mais montanhosa do Mediterrâneo. Seu cume atinge 2.706 km, no Monte Cinto. Ou seja, suas estradas são sinuosas, as vistas são espetaculares, há lindas vilas perdidas no tempo, com casinhas cênicas de pedra. A cidadela de Bonifácio é toda murada e foi construída no tempo da dominação genovesa, se espalhando pelo alto das falésias. O passeio de barco até as ilhas Lavezzi vale a pena, pois o local é ótimo para um mergulho de snorkel. Bem perto de Bonifácio, já na região de Porto Vecchio, parece que você está em pleno caribe. A praia mais bonita da região é a Santa Giulia com mar azul-turquesa. Também vale a pena passar pela bela praia de Palombaggia. Para comprar o ferry com antecedência clique aqui : http://www.mobylines.com/routes/corsica/ferry-santa-teresa-bonifacio.html

• Arquipélago de La Maddalena – De Porto Cervo siga até Palau de onde sai o ferry (que também transporta carro) para La Maddalena. O trajeto dura meia hora e você pode comprar a passagem na hora (a saída de ferries é frequente). Das sete ilhas do arquipélago, somente em duas é possível chegar de carro : La Maddalena e Caprera. Nas demais ilhas só se chega de barco. Todas as praias de Caprera são belíssimas. Chega-se em Caprera por uma ponte que sai de La Maddalena. Como são praias bem desertas e isoladas, recomenda-se levar água, bebida e lanches. O centrinho de La Maddalena é um charme. Para passeio de barco, vá até o porto de La Maddalena e escolha uma das diversas opções. Você também pode optar por alugar um barco. Para quem prefere conhecer La Maddalena em uma opção de bate e volta, existem várias opções de barco saindo da região de Porto Cervo. Contrate diretamente com o hotel. Da segunda vez que estivemos em Maddalena, fizemos algumas trilhas na ilha de Caprera maravilhosas! Vou contar tudo no post.

DCIM226GOPRO

DCIM225GOPRO

HOTÉIS:

* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links abaixo. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

1) Alghero – Country Hotel Vessus
2) Stintino – Club Hotel Ancora
3) Castelsardo – Barra Bajaloglia Resort
4) Santa Teresa di Gallura – La Funtana
5) Arquipélago de Maddalena – Excelsior
6) Porto Cervo – Colonna Pevero (super chique) ou Balocco (ótimo custo x benefício) – já ficamos nos dois. Para ler o relato completo sobre o Colonna Pevero clique aqui.
7) San Teodoro – Li Teggi
8)Cala Gonone – Hotel Cala Luna
9) Villasimius – Hotel Su Sergenti

Ou se preferir pode fazer pelo Hoteis.com.

COMPRAS: Em Porto Cervo encontram-se as luxuosas boutiques de marcas renomadas como Louis Vuitton, Prada e Gucci. A Sardenha tembém é famosa pela cerâmica produzida no norte da ilha e pelo artesanato em vime produzido em Castelsardo.

QUANTO TEMPO: se você realmente quiser aproveitar bem as belíssimas praias e conhecer um pouco dessa ilha enorme, recomendo um mínimo de 15/17 dias, distribuídos da seguinte forma:

1) Alghero – 2 noites
2) Stintino – 2 noites
3) Castelsardo – 1 noite
4) Santa Teresa di Gallura – 2 noites
5) Arquipélago de Maddalena – 3 noites
6) Porto Cervo – 3 a 4 noites
7) San Teodoro – 1 ou 2 noites
8) Cala Gonone – 2 noites
9) Sul da Ilha (Villasimius ou Cagliari) – 3 noites

Algumas distâncias:

DISTÂNCIAS/KM/TEMPO
Alghero/Stintino 55km/ 1h08
Alghero/Capo Caccia 27km/ 41min
Alghero/Bosa 45km/ 1h
Stintino/Castelsardo 63km/ 1h30
Castelsardo/Palau 90km/ 1h40
Castelsardo/Isola Rossa 29km/ 36min
Castelsardo/Sta Tsa Gallura 70km/ 1h18
Palau/Sta Tsa Gallura 25km/ 28m
Palau/Porto Cervo 33km/ 40m
Porto Cervo/San Teodoro 58km/1h10
Porto Cervo/Porto San Paolo 42km/ 1h
San Teodoro/Porto San Paolo 15km/ 20m
Porto Cervo/Cala Gonone 135km/ 2h24
Cala Gonone/Alghero 177km/ 3h30

Fonte: www.viamichelin.com

Roteiros Personalizados

Preparamos roteiros personalizados na medida para você.

Gostou de alguma das nossas trips? Podemos adequá-la para suas férias. Que tal?

Solicite sua cotação pelo email contato@loucosporviagem.com

Seguro de Viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Real Seguros que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é que, em apenas um clique, você compara o custo x benefício de mais de 10 seguradoras.

Uma delas é a Assist-Card que eu já contratei diversas vezes (felizmente nunca precisei usar, mas conheço pessoas que já usaram e ficaram bastante satisfeitas). Como eu viajo muito, costumo fazer um plano anual da Assist-card que cobre todas as minhas viagens com períodos inferiores a 30 dias corridos por um ano. No meu caso é a opção mais vantajosa.

A contratação é online e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Clique aqui para fazer a sua cotação.

Posts sobre a Sardenha  :

Post 1 – Introdução à ilha da Sardenha
Post 2 – Alghero, Stintino e a La Pelosa
Post 3 – Castelsardo
Post 4 – Santa Teresa di Gallura
Post 5 – Arquipélago de Maddalena
Post 6 – Porto Cervo
Post 7 – San Teodoro e a ilha de Tavolara
Post 8 – Cala Gonone
Post 9 – Cagliari/Villasimius
Review hotel de Porto Cervo – Colonna Pevero

Posts relacionados : Costa Amalfitana, Capri,  Sicília e Malta – Post 1.

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly
  1. Juli

    Fantástico! Gostei da organização.

    Responder
  2. Luisa

    Ótimo seu post sobre Sardenha… estou indo em setembro e espero as futuras postagens das outras bases que voce ficou!! 🙂

    Responder
    • Que deli!! Qto tempo vc vai ficar na ilha? Pode deixar que aos pouquinhos vou postar! bjs

      Responder
      • Luisa

        Vamos ficar 12 dias em Sardenha.

        Responder
  3. Aline

    Olá! Adorei seu blog! Estou me programando para passar minha lua de mel na Itália em setembro de 2016 e gostaria de conhecer a Sardenha, contudo, pelo meu roteiro só terei disponível 4 dias, que ilhas vc sugere pra conhecer e a melhor pra montar uma base?

    Responder
    • Aline, mas qual é o seu roteiro? pq para vc se deslocar até alguma ilha na Itália por apenas 4 dias talvez não compense. Vc sairia de onde? A Sardenha e a Sicília são ilhas muito grandes, que precisam de mais tempo para serem exploradas. Capri já é mais perto do continente e uma ilha bem menor. bjs

      Responder
      • Aline

        Eu sairia de Nápoles, na verdade, seriam 5 dias na Sardenha. Pelas suas fotos, gostei muito da região de Porto Cervo e do Arquipélago de Madalena. Vc acha que daria pra ficar 3 dias em Porto Cervo e 2 dias em Madalena? Ou pelo pouco tempo vc indicaria apenas um deles? Obrigada por responder! :))

        Responder
  4. Marina

    Olá! Já sigo você no Instagram e adorei o blog! Vou para Sardenha daqui um mês e com certeza as dicas serão muito úteis.
    Vamos para o norte da ilha e arquipélago de Maddalena e queria saber se as trilhas para chegar nas praias são muito complicadas. É preciso fazê-las de tênis?
    Obrigada! Beijos

    Responder
    • Oi Marina, que delícia!!! Você leu o texto sobre o arquipélago de Maddalena? Lá em falei sobre essa questão dos sapatos e expliquei as trilhas. Na trilha para a cala coticcio acho melhor usar papete ou tenis, ja na trilha para cala napoletana da pra ir de chinelo. Mas sempre recomendo a papete!!! pq tem trechos nas trilhas com pedras… mas elas sao curtas… da uma lida http://www.loucosporviagem.com/destinos-internacionais/arquipelago-de-maddalena-sardenha/ boa viagem!

      Responder
      • Marina

        Agora sim, li tudo! Todas as dicas anotadas! Contando as horas pra descobrir a Sardenha. Muito obrigada. Beijos

        Responder
  5. Carla

    Oi Fabi…estou adorando o seu roteiro da Sardenha. Vou em setembro com meu marido, minha irmã e cunhado e teremos 8 dias para conhecer o norte da Ilha. Seu roteiro é incrível mas preciso eliminar alguns lugares…não sei quais. O que você acha que é imperdível lá?

    Responder
    • Oi Carla! Eu acho que Maddalena e Porto Cervo vc nao pode deixar de fora. Não faça so bate e volta ate Maddalena nao! Vale a pena ficar 2 ou 3 dias la! Se der tempo, vale a pena a ilha de tavolara e a praia brandichini ambas em san teodoro. Ou as praias da regiao de santa teresa di gallura que tb sao lindas (1 ou 2 dias). beijos

      Responder
  6. Cristiane

    Oi Fabi, parabénssss pelo blog…me diz uma coisa quanto eu gastaria em média por 15 dias na Sardenha, com hotel, alimentação e transporte?

    Responder
    • Obrigada Cristiane! Olha, tudo depende da época que vc vai… indo no final da temporada, como foi o nosso caso (set/out), eu diria (com passagem aerea tb) algo na casa do 8 mil reais por pessoa. MAS, isso foi em 2014 e agora o dólar e o euro estão beeeeem mais altos, ne? Leve isso em conta! E claro, se vc for em julho e agosto aí vai gastar bem mais de hotel. bjs

      Responder
  7. Luisa

    Oi Fabi! Estou amando suas postagens! Então, estou na dúvida se vou apenas para a Sardenha ou se conjugo Sardenha com a Costa Amalfitana em junho de 2016. Vi que você já fez das 2 formas ne! Queria saber sua opinião para me decidir rsrsrs… Eu e meu marido vamos ficar mais ou menos 16 dias lá. Você acha que ficaria corrido para conhecer os 2 lugares? Mto obrigada!!! E parabéns pelo site! Bjs

    Responder
    • Oi Luisa! Se vc so tem 16 dias, minha opiniao, foca na sardenha! vc nao vai se arrepender! tem muita coisa linda para ver la e vc vai nao vai perder tempo com o deslocamento da costa amalfi para la. A costa amalfi eh um charme, mas as praias nao chegam aos pes das da sardenha. Deixe para uma proxima oportunidade!!!! bjs

      Responder
      • Luisa

        Que ótimo! Então vou focar na Sardenha mesmo! Pelas suas fotos tb estava preferindo ir só p lá p conhecer bem a ilha! Agora vou ler todos os posts p definir o roteiro da viagem! Mto obrigada pela ajuda Fabi!!!Bjs

        Responder
  8. Luisa

    Oi Fabi!!! Já reservei quase tudo baseada nas sua dicas! Só mais uma dúvida…pelos voos que pesquisei vi que se chegar e voltar por Alghero fica muuuito mais barato. Mas minha ultima estadia será em Cala Ganone. Seriam 3 horas e meia até Alghero, sendo que meu voo sai à noite. Voce acha viável sair de manha de Cala Ganone para Alghero e voltar para o Brasil? As estradas são tranquilas? Porque assim eu economizaria quase R$1.000,00! De novo, muuuuito obrigada! Bjusss

    Responder
    • Que ótimo! As estradas na Sardenha são otimas! Da 2x eu chegei e saí por Alghero e eu tb estava em cala gonone! Pode ir tranquila pelo aero de la!! Depois me conta tudo! Bjs

      Responder
  9. Luisa

    Que noticia boa! Rsrsrs…vou reservar por lá então! Te conto sim!!! Bjs

    Responder
  10. Dirceu Lopes

    Oi Fabi, infelizmente conheci seu Blog um pouco tarde (rsrsrsrsrsrsrs). Reservei apenas 4 noites para fazer a Sardenha onde chego de Nápoles (set/16). Ficarei tb 2 noites em Capri, 4 noites na Costa Amalfitana e 4 na Córsega. Você acha melhor eu me concentrar somente na parte Norte da Ilha? O que NÃO posso perder de ver? Onde fica a escadaria cravada na Montanha em Alghero? Não consigo pelo site das locadoras de carro fazer a devolução em Sta Tsa Gallura. Aparece como se não houvesse Loja. Como faço? Não esqueci não… Seu Blog ficou uma “Loucura de Viagem” kkkkkkkkkkk SHOW…

    Responder
    • Oi! Vc tem muito pouco tempo. Vc nao pode deixar de ver o arquipélago de maddalena. Concentre no norte sim : porto cervo ou sta teresa gallura e maddalena. A escadaria ta no texto de alghero! Vc leu? Eh pra grotta di nettuno. Bjs

      Qto ao carro nao sei te dizer pq pegamos e devolvemos em alghero. Alias, da 1x q fomos peguei em olbia e tive q devolver em olbia e ir de bus pra gallura pegar o ferry para Corsega. Acho q vc nao vai conseguir devolver la msm.

      Responder
  11. Sarah Galvão

    á!!

    Primeiramente adorei seu blog!! Fantástico, super completo e explicativo!!
    Queria saber se você poderia me ajudar com uma duvida, embora saiba que escolha é algo bem pessoal!

    Entao, pretendo viajar agora em julho com meus pais.. Eles tem 57 anos e adoram viajar, mas acabam fazendo viagens mais tradicionais, entao queria levá-los para conhecer lugares mais diferentes com paisagens incríveis, principalmente depois que ano passado fui as Baleares e fiquei encantada com a beleza das paisagens, clima do local e fato de passear de barco e queria muito que eles tivessem essa experiência! Entao pensei na Sardenha primeiramente. Principalmente após seus posts! Pensei em conjugar com Córsega fazendo o norte da Sardenha. Tenho uma duvida:
    – você acha que só podemos aproveitar a sardenha com trilhas e modo mais “aventureiro” ou conseguimos acessar as paisagens com mais conforto? Acho que eles topariam umas trilhas mas se fosse só trilhas nao sei se gostariam. Queria saber também de as praias tem infra-estrutura de cadeiras, bares (sei que há as paradisíacas em que nao já nada) mas se tem essa opção em algumas! Também queria saber se as cidades da sardenha são charmosas, ou seja se a noite teríamos onde passear ver lojinhas e se encantar!

    – a segunda duvida é que estava pensando também na minha lua de mel.. Pensamos primeiro na costa amalfitana pelo charme dos restaurantes e hoteis, porém estamos muito encantadas tanto com a Sicília/ lampedusa/ malta quanto pela sardenha… Porém queria saber se você acha essa viagem para Sicília adequada para lua de mel, se teria charme , hoteis legais ou se seria mais aventura… Queria saber se acha que é um bom local para lua de mel, ou se acha que sardenha ou costa amalfitana são melhores? Sei que a resposta é pessoal, mas queria saber se a Sicília, além de linda, seria um bom destino para uma lua de mel para aproveitar uma beleza natural mas também com charme e relaxamento!!

    Muito obrigada!!!

    Parabéns novamente pelo blog!

    Responder
    • Querida, fico feliz que vc goste do blog e espero que te ajude nos próximos roteiros!
      1) É possível explorar a sardenha sem fazer nenhuma trilha!!! As poucas praias que são acessíveis por trilha, são tb acessíveis por barco!!! No caso de Maddalena! Porque na sardenha mesmo porto cervo etc vc chega de carro em todas as praias! Várias delas tem infraestrutura sim!!! Algumas como as mais paradisiacas de maddalena nao, mas as praias de porto cervo tem bastante infra. Os vilarejos da sardenha sao um charme!!! Eh mediterraneo!! Muitos restaurantes, flores, lojinhas… eu amo!
      2) Se eu fosse escolher entre costa amalfi e sicilia + malta para uma lua de mel, com certeza ficaria com a 2 opçao!!!! Tanto a sicilia qto malta tem excelentes hoteis, charmosos, restaurantes lindos, com vista, praias maravilhosas… tudo é lindo!!! Taormina na sicilia por exemplo é muuuito parecida com a costa amalfi!!! Postei no blog 2 posts sobre deliciosos hoteis em Taormina… perfeitos para lua de mel!!! Tb tem hoteis em malta e lampedusa. Tb tem post de hotel na sardenha. Todos esses lugares alem de serem paradisiacos, sao muuuito charmosos. Vc chegou a ler todos os posts? Acho que pelas fotos (dos vilarejos das ilhas) da para ter uma ideia… Fica atenta a epoca do ano! Melhor epoca entre junho e setembro (exceto agosto). beijos

      Responder
  12. Oi Fabi,
    Estou pensando em ir com meus sogros para la, porem meu sogro nao pode andar muito. As praias tem muita escadaria? Ou o acesso eh facil depois de estacionar o carro?
    E a maioria das praias tem estrutura para se comprar algo?
    Obrigada
    Bjos

    Responder
    • Oi Carol! Estou um pouco na dúvida sobre o que te responder… pq realmente várias praias têm sim um caminho de tipo 5/10 minutos desde o estacionamento, alguns por trilha curta, outras escada. Algumas praias têm infra com bares, espreguiçadeiras, outras não. Não sei o que te recomendar… acho que vc ficará um pouco limitada. bjs

      Responder
  13. Priscila

    Oi Fabi!! Adoro seu blog!! Em setembro vou viajar de lua de mel e queria passar uma semana na Sardenha! Mas tem tantos lugares lindos que é difícil selecionar! Vc poderia me ajudar em lugares imperdíveis para lua de mel? E além das praias as cidades são agradáveis para outras atividades?? Ano passado fui pra Sicília e fiquei completamente apaixonada, tenho duvidas se a Sardenha vai chegar aos pés rs! Obrigada bjinhos Priscila

    Responder
    • Oi Priscila! Estive 2 vezes na Sardenha e 1x na Sicília e amo as duas ilhas igualmente! Pode ter certeza de que a Sardenha não irá te decepcionar. Não sei quantos dias vc tem, mas não pode deixar de fazer uma base em Maddalena e outra em Porto Cervo. Também adoro as praias de Santa Teresa di Gallura e de San Teodoro e ilha de Tavolara. beijos

      Responder
  14. Camila

    Oi Fabi!! Obrigada pelas ótimas dicas!!
    Eu e alguns amigos estamos pensando em ir para Sardenha e passar uma semana em um barco. Você acha que vale a pena? Perderíamos alguma coisa fazendo dessa forma?
    Obrigada! Beijos

    Responder
    • Oi Camila! Esse tipo de viagem é bem comum pelo Mediterrâneo. É uma outra proposta, mas deve ser bem legal. O grande atrativo da região está no mar, então, acho que vc nao perderia praticamente nada. Depois me conta como foi? bjs

      Responder
  15. Anderson

    Fabi, de 20/set a 1/out é uma época boa? Vi que você foi 2 vezes em set/out, como foi o tempo por la?

    Responder
    • Oi Anderson! Das duas vezes fui no final de setembro ate inicio de outubro (dia 12). So pegamos dias de sol e calor, alguns dias de vento. Alguns restaurantes e hoteis ja começam a fechar nessa epoca, mas nada que prejudique. As praias estao mais vazias e os hoteis mais baratos. Nao me chama para ir a Sardenha em agosto que nao vou mesmo! Super cheia e cara. Em ago/14 soube que choveu por uma semana direto. E em julho/15 teve uma semana de ventania por la. Entao, nem mesmo ir na altissima temporada é garantido! Esse seu periodo eh muito bom! DEpois me conta o que resolveu bjs

      Responder
  16. Fernanda

    Ola Fabi,
    Parabens pelo blog! Muito organizado! Estou na duvida entre Sardenha e Sicilia para minha proxima viagem. Qual das duas vc acha mais imperdivel?
    Obrigada
    Fernanda

    Responder
    • Oi Fernanda!!! Muito obrigada! Fico feliz de saber que vc gostou! Então, muita gente me pergunta isso… achei as duas sensacionais! O bom da Sardenha é que vc pega o carro qdo chega no aeroporto e devolve na hora de ir embora… é muito pratico! Ja na Sicilia, para fazer as ilhas que eu fiz (lampedusa, favignana e ainda Malta), o roteiro foi mais complicado… Mas qqer uma delas é incrivel!! beijos

      Responder
  17. Simony

    Parabéns pelo site. Adorei as dicas e o roteiro para conhecer bem a Sardenha. Provavelmente copiarei! bjs

    Responder
    • Que bom! Qdo vc vai ? Curta muito e se puder faça as reservas usando nosso link do booking.com beijos

      Responder
  18. Kateline

    Olá! Seu blog é FANTÁSTICO! Descobri faz 1 mês mais ou menos e estou amando! Suas dicas tão sendo mto úteis para planejar a nossa lua de mel! Vamos passar os 2 primeiros dias em Verona e depois vamos ficar o resto da viagem (uns 16 dias) na Sardenha, com um pulinho na Córsega.
    Queria tirar uma dúvida com vc. Estamos planejando alugar o carro em Olbia e devolver em Alghero, mas no nosso roteiro temos 3 noites planejadas na Córsega. Vc sabe se é possível entrar na Córsega e sair com um carro alugado na Sardenha? Como é outro país, não sei se isso seria possível…

    Responder
    • Que bom! Fico muito feliz!

      Responder
    • Nossa, so agora vi a sua pergunta. Em regra pode sim! Vc so precisa reservar um ferry que transporte carro entre as duas ilhas. Mas pode circular com carro italiano por la tranquilamente. bjs

      Responder
  19. Henrique Cesare

    Olá, estou fazendo uma viagem em agosto para o sul da Italia (costa mafitana, sicilia e calabria), está sobrando 5 dias que gostaria de ir para Sardenha o que você faria nesse período, tendo que voltar para Napóles após esse período.

    Grato

    Responder
    • Oi Henrique! Foca na costa Smeralda! Regiao de Porto Cervo + Maddalena. bjs

      Responder
  20. Karina do carmo lavoe

    Paraíso perfeito! Estarei indo agora dia 23
    Sardenha,oristano..adorei o site e as dicas

    Responder
  21. Luisa

    Oi Fabi! Cheguei ontem da Sardenha! Meu Deus!!! Realmente a Sardenha é tudo que você fala aqui: um PARAÍSO! Amei aquele lugar!!! Queria te agradecer muuuuuito pela sua ajuda…sem suas dicas minha viagem não teria sido tão perfeita! Parabéns mesmo! Bjusss

    Responder
    • Que gracinha! Amei que vc voltou aqui para contar como foi sua viagem e fico muuuito feliz de saber que as dicas ajudaram!!! Obrigada pelo carinho! Beijocas

      Responder
  22. Oi Fabi, estarei em Paris entre os dias 10/8 até o dia 16/8.Depois gostaríamos de ir direto para Sardenha( disporíamos de apenas 8 dias)Seguindo as suas dicas de Porto Cervo+ Maddalena, qual a melhor cidade para ficarmos como base? Gostamos de cidades pequenas mas que sejam animadas.A nossa idéia inicial, será fazer um bate- volta por esse roteiro apresentado. Muito obrigada e continue fazendo grandes viagens alimentando o blog e nosso desejo de irmos mundo a fora. Beijos

    Responder
    • Oi! Tudo bem? lembre-se que agosto na sardenha é altíssima temporada! escolha logo os hotéis, ok? SE puder contribuir com o blog usando o nosso link do booking.com eu ficarei muito feliz! Se eu fosse vcs, dividiria as bases em porto cervo e maddalena. A partir de porto cervo vcs fazem bate e volta para vários lugares. Se so quiserem um hotel, ai foca em porto cervo e faz bate e volta tb para maddalena. Depois me conta o que decidiu mas não demore para reservar o hotel pq já esta muito em cima e eh altíssima temporada. beijos Fabi

      Responder
  23. Muito bom, parabéns pelo conteudo!

    Responder
  24. Elias

    Passei 4 dias em Cagliare, vindo de uma semana na Sicília e, posso dizer que me apaixonei pelo pouco que conheci da Sardenha. Povo bonito, educado, come-se bem e, o melhor, com ótimo preço em relação ao resto da Itália (Sicília também é muito barato). Pretendo voltar e vou aproveitar esse belo roteiro. Parabéns pelas belas fotos.

    Responder
    • Que delícia de viagem! Obrigada por compartilhar conosco! E por onde vc passou na Sicilia? beijos

      Responder
  25. Luiza

    Oi, te mandei outra msg, falando q pesquisando Sardenha acheinseu blog e simplesmente amei!!! Mudei um pouco meu roteiro: vou com meus dois filhos bebês e temos 7 noites: o que vc acha de ficar 1 noite em sirtino p ir a lá pelosa, 2 em Madalena, fazer bate e volta p Bonifácio é mais 3 noites em Porto cervo? Muito obrigada!!!

    Responder
    • Oi Luiza! É corrido, mas dá para fazer… isso depende de vcs… A Córsega merece mais tempo tb… beijos

      Responder
  26. Cyntia

    Oi, Fabi. Tudo bem? Parabéns pelo Blog! Eu e minha irmã estamos indo para Sardenha no início de setembro (aniversário dela) por Alghero. Vamos alugar um carro. Qual empresa você recomenda? Quero reservar online, pegá-lo e devolvê-lo no aeroporto. beijos

    Responder
  27. Avelar

    Ola.
    Parabéns pelo blog.
    Penso fazer uma viagem à Sardenha no período de 3 a 10 de Outubro com saída de Lisboa.Como será o tempo nessa altura?E a temperatura da agua?Vou acompanhado pretendo ir a Alghero e daí visitar Stintino, Porto Cervo e regressar por Alghero Pretendo alugar carro.Aconselha-me mais alguma visita?

    Beijos

    Responder
    • Oi! Eu estive na Sardenha 2x na primeira quinzena de outubro e peguei dias lindos de sol, mas alguns com muito vento, o que é normal na ilha. Essa questão de tempo é muito complicada, pode mudar a cada ano. A água do mar estava boa, nem fria nem quente . Bjs

      Responder
  28. Daniela

    Oi Fabi,

    Segui todas as suas dicas para Sardenha e foram MARAVILHOSAS! Passamos 8 dias entre Porto Cervo, Madalena e Corsega.
    Para colaborar com o blog deixo 2 dicas da Corsega: O hotel Cala di Volpi perto de Bonifacio e que tem uma vista incrivel para o porto e o restaurante Les 4 Vents no porto de Bonifacio e que foi o melhor jantar da viagem !!

    Parabens pelo blog e obrigada pelas fantasticas dicas e fotos que tanto nos inspiram !
    Um bj
    Daniela

    Responder
  29. Maria de Fátima Verena Lobo Caires

    Tudo bem!Belo trabalho!estou com 12 dias reservados na Sardenha para 15/07/17 .Minha amiga não vai mais poder viajar.Sabe de alguém que queira compartilhar comigo? bjsssss

    Responder
  30. Pedro

    Oi Fabi!
    Ótimo blog. Parabéns!
    Você aconselha Sardenha em janeiro? Dá para aproveitar a ilha?

    Responder
    • Oi Pedro! Eu não iria a Sardenha no inverno – de novembro a abril. Vc não vai aproveitar nada das praias que é o que a ilha tem de bom! bjs

      Responder
  31. Definitivamente 3 meses na Sardenha, vou morar lá kkkkk. Culpa sua!!

    Responder
  32. Marcia

    Oii Fabi, tudo bem? Acompanho o seu blog há algum tempo e fico babando (PARABÉNS pelo belíssimo trabalho). Estou planejamento a primeira viagem internacional e será para a Itália (as suas fotos de Sardenha me encantam), pois bem, com tantos lugares em Sardenha, estou muito confusa. A intenção é ficar é de 12 dias (livres – sem ida e volta para o Brasil) e conhecer Roma também, já que seria a primeira vez no país. Pelo amor de Deus, pode me dar dicas sobre o tempo necessário em cada lugar e os lugares que não posso deixar de conhecer?
    Obrigada!!! 🙂

    Responder
    • Oi Querida! Obrigada pelo carinho. Vc tem muito pouco tempo, já que nesses 12 dias livres tb vai incluir Roma (2 a 3 dias). Sendo assim, eu faria uma base em Maddalena (3 dias) e outra em Porto Cervo. A partir de Porto Cervo faça bate e volta para as praias de San Teodoro e Santa Teresa di Gallura. beijos

      Responder
      • Marcia

        Super Obrigada Fabi! Beijos

        Responder
  33. adrio largacha

    Oi Fabi

    Gostei muito de suas dicas da Sardenha, minha duvida é de como atravessar, saindo de Civita Vecchia, não consigo acessar o site do ferry para marcar a travessia.

    Obrigado

    Responder
  34. Oi Fabi,

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog e pelos posts sobre a Sardenha (são, sem dúvidas, os mais completos sobre a região).
    Tb sou um blogueiro “amador (http://leoviajandao.blogspot.com.br/), apaixonado por viagens. Louco para, como vc, “chutar o balde” e virar blogueiro/viajante profissional. Mas, isso é papo para outro post. 😉

    Pretendo viajar com minha esposa para Sardenha/Corsega em junho de 2017 e estou bolando meu roteiro de acordo com minha disponibilidade de dias.
    Serão 12 dias no total, sendo 7 na Sardenha e 5 na Corsega.
    Sei que o ideal seria mais tempo, mas infelizmente só consegui 12 dias.
    Lendo o seu blog, selecionei algumas regiões/passeios e gostaria de sua opinião:

    Sardenha
    Dia 0 – chegada em Olbia (fim de tarde – aluguel carro) – pernoite em Olbia
    Dia 1 – bate-volta Cala Gonone (passeio de barco) – pernoite Olbia
    Dia 2 – Praias da Costa Esmeralda – pernoite Porto Cervo
    Dia 3 – Praias da Costa Esmeralda – pernoite Porto Cervo
    Dia 4 – Ferry para La Maddalena (passeio de carro La Maddalena e praias La Caprera) – pernoite La Maddalena
    Dia 5 – Passeio de barco ilhas do arquipelago La Maddelana – pernoite La Maddalena
    Dia 6 – carro para La Pelosa (longe demais?) ou San Teodoro – pernoite Olbia
    Dia 7 – devolve carro – bus para Santa Teresa Gallura – ferry Bonifacio – pernoite Bonifacio(proximo porto)
    Dia 1 – passeio de barco ilhas Lavezzi – – pernoite Bonifacio(proximo porto)
    Dia 2 – aluguel de carro – ida para Porto Vecchio – pernoite Porto Vecchio
    Dia 3 – praias porto Vecchio — pernoite Porto Vecchio
    Dia 4 – passeio de carro nas montanhas Zonza – Notre Dame – Propriano – Ajaccio – pernoite Ajaccio
    Dia 5 – Ajaccio – voo de volta

    O que vc acha?
    Desde já agradeço. Bj

    Responder
    • Querido, prometo que assim que eu tiver um tempinho analiso seu roteiro e te dou um retorno, ok? estou suuuuper sem tempo! beijocas

      Responder
      • Sem pressa…já fechei as passagens…agora só falta o “recheio do bolo” mesmo. Aguardarei sua análise. Bj

        Responder
  35. LENE

    MARAVILHA AS DICAS,NA QUAL PRETENDO FAZER EM 2017.BJ

    Responder
  36. stephany

    Olá, gostaria de saber o que vc acha se ir com um bebe de 1 ano a sardenha. Super tranquilo?

    Responder
    • Stephany, sinceramente prefiro não opinar! Eu não tenho filhos, não sei como seria fazer uma viagem pela Sardenha com um bebe de 1 ano. Não sei se eh tranquilo ou não. sorry!

      Responder
  37. luciana

    uma semana na sardenha, o que vc me aconselharia?

    Responder
  38. Marjorie

    Oi Fabi!! Eu acabei de reservar voos pra Sardenha em Maio. Serão 7 dias na ilha chegando e saindo por Cagliari. Queria saber como é o deslocamento entre cidades lá usando transporte público ou se carro é realmente necessário. Obrigada! E parabéns pelo blog!

    Responder
    • Oi! Na minha opinião Carro é indispensável!!!!! Nunca nem vi ônibus por la! beijos

      Responder
  39. Kamylle

    Oi, Fabi!
    Parabéns pelo blog! Estou pensando num roteiro Grécia+Sardenha. Qual seria a melhor ordem? Qual visitar primeiro? Faz alguma diferença no roteiro? Penso em 15 dias…
    Bjs

    Responder
    • Oi! Obrigada! 🙂 Olha, não faz diferença a ordem, depende dos voos. Vc tem que pesquisar a logística. Nunca fiz Grecia com Itália então não sei como eh. Mas na minha opinião vc tem pouco tempo para fazer as 2. Eu escolheria apenas uma delas. Tem muita olha linda pra vc conhecer na grecia e a sardenha eh enorrrrrme, então, 15 dias por la eh o mínimo para vc conhecer melhor as praias. bjs

      Responder
  40. Mauricio Avila

    Oi Fabi!
    Você sabe dizer se é tranquilo alugar um carro na Córsega (Ajaccio) para rodar por lá, atravessar de Bonifacio para Santa Teresa Gallura, passar vários dias na Sardenha, de depois voltar para Ajaccio e devolver o carro? Vou vir e voltar de Paris e gostaria de saber se dá pra fazer esse roteiro.
    Um abraço!

    Responder
    • Dá sim! eu fiz o contrário. comecei na sardenha e fui para a corsega. Mas ja te adianto que aluguel de carro na Corsega eh bem mais caro que na Sardenha. bjs

      Responder
      • Mauricio Avila

        Que bom, obrigado pela dica. Infelizmente estarei chegando via Paris e a melhor conexão é por Ajaccio. Sei que na Sardenha existem cias alternativas de aluguel mas nos sites das grandes cias acho que o preço é praticamente o mesmo, tanto na Córsega quanto na Sardenha. Outra dúvida: pesquisei os horários de travessia e eles são poucos, pelo menos em maio, pela Moby, apenas 4 por dia. É isso mesmo? Sabe se existem empresas alternativas para a travessia de carros, além da Moby e da Corsica Ferries? Vc acha que é necessário ou conveniente reservar os bilhetes daqui do Brasil com antecedência? Obrigado!

        Responder
        • Tem a blu navy também! veja no site http://www.ok-ferry.com/ . Em baixa temporada deve ter menos ferry mesmo. a partir de junho tem mais horários. Eu prefiro comprar com antecedência, mas em maio talvez não precise. mas se vc quiser um horário especifico acho que eh melhor comprar antes pelo site. Normalmente tem que informar o modelo do carro que sera transportado no ferry. Eu sempre consigo umas tarifas melhores de aluguel de carro pelo rental cars (mais barato do que direto nas locadoras). Vc já tentou? http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=loucosporviagem

          Responder
  41. Veronica

    Oi!
    ficaremos 5 dias na Sardenha mas queremos dividir entre dois lugares, 3 em Porto Cervo e 2 em outro lugar, mas não sabemos qual lugar seria mais legal …. (Alghero, La Maddalena….)o que acha??

    Responder
    • Veronica

      Complementando minha pergunta de cima, vamos sair por Cagliari porque a passagem estava mais barata. vale a pena ficar essas duas noites em Cale Gonone para alugar um barco e passear pelas praias de la?

      Responder
    • Oi Veronica! Eu amo Maddalena! mas recomendo que vc leia todos os posts e veja quais lugares tem mais o seu estilo. Perto de alghero tem a praia la pelosa que eh muito bonita e o passeio da gruta que eh bem legal tb. bjs

      Responder
  42. Gustavo Areias

    Oi Fabi, tudo bem ?
    Estou planejando uma viagem para a Sardenha com a minha mãe e o seu blog está sendo muito útil, é realmente sensacional, tudo muito bem explicado. A questão é que as minhas férias começam em meados de agosto e vão até início de setembro e vc comentou vária vezes que a ilha é super lotada nesse período. A lotação é realmente algo que incomoda? Chega a atrapalhar a viagem? Já fui 3 vezes pra mykonos em agosto e achei um cheio que não chegava a atrapalhar. É mais ou menos esse padrão de cheio ? Caso eu disponho de 10 dias para a Sardenha, vc focaria em que parte da ilha? Muito obrigado. Bjo grande e parabéns pelo excelente trabalho.

    Responder
    • Oi Gustavo, eu nunca fui em agosto, mas tenho tido feedbacks péssimos! Ilha lotada, trânsito de carros e barcos, caos para estacionar, tudo muito caro. Definitivamente não recomendo. Mykonos é uma ilha muito menor, nao se compara ao tamanho da Sardenha. bjs

      Responder
  43. Adriana Romero Benelli

    Fabi,
    Tudo bom? Vou para Sardenha em julho com meu marido e 2 filhos e vamos alugar um veleiro em Olbia e dormiremos uma semana a bordo e faremos a regiao do norte entre Olbia ate Santa Tereza de Galura, incluindo Madalena e quem sabe Bonifacio. Apos essa primeira semana restarão 3 dias inteiros e queremos descer de Olbia até Cagliari e partimos de aviao de lá para Veneza ou de Olbia até Alghero e partimos de Alghero para Veneza. Qual sas duas regioes vc sugere para fazer em 3 dias? Quais lugares vc sugere para conhecer e dormir?
    Obrigada
    Adriana

    Responder
    • Oi Adriana! Tudo bem? Que viagem deliciosa! Olha, eu não conheço o sul da Sardenha, foi a Vanessa quem escreveu o post aqui no blog. Mas eu amei Alghero e Stintino onde fica a La pelosa (praia super bonita). Tem a gruta tb para visitar. 3 dias estaria ótimo para essa região. Qto aos lugares para conhecer e dormir esta tudo nos posts! Tem um post de cada região dessas que vc perguntou! beijos

      Responder
Deixe seu comentário: