Índice com todas as matérias da Suíça

Em 28/09/2016 por Fabi Gama

Atualizado em 01/02/19

Resolvi publicar um post-índice com todas as matérias da Suíça para facilitar a consulta de vocês, já que são quase 60 artigos sobre o país aqui no blog.

São muitas dicas de lagos, trilhas, passeios de montanha, cidades, hotéis incríveis e roteiros.

São dois índices : um dividido por região e outro por tema.

Índice por região

Dicas Gerais

Adelboden / Kandersteg

Andermatt

Appenzell / St. Gallen

Crans Montana

Flims

Grimselwelt

Interlaken

Lucerna

Montreux, Vevey e Lavaux

Neuchâtel

Vals

Zurique

Índice por tema

Dicas Gerais

Lagos e trilhas

Passeios de teleférico/funicular

Roteiro de verão

Roteiro de primavera

Destinos de inverno

Cidades

Hotéis

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Michelle

    Fabi estou estreando aqui no blog Sempre foi no insta né !? Será que você pode dar uma dica nesse pré projeto ?! Minha preferência são os lagos ! Bju Fabi !!

    SP – Milão

    Milão – Lago di Como

    Lago di Como – Engelberg 200 km

    Engelberg ( Monte Tillis e lago Trubsee )

    Engelberg – Bannalpsee – Interlaken 85 km

    Interlaken – Berna ? 56 km

    Interlaken – 12 km Lauterbrunnen – 16 km .Grindelwald

    Grindelwald ( First ) – Adelboden

    Adelboden – 20 km Lago Blausee 10 km – Lago Oeschinen

    Adelboden – Flims 250 km Lake Caumasse

    Flims bate volta de Appenzell trilha ?

    Flims – Milão – SP

    Responder
    • Mi, achei bom, está bem parecido com o meu roteiro. Só me diz uma coisa… em qto tempo você pretende fazer esse roteiro? Lembre-se de pegar um carro em que caiba toda a bagagem de vcs. Como pretendem fazer paradas entre os deslocamentos, não deixem nada a mostra dentro do carro, ok? A Suíça é um país seguro, mas não dá para bobear. Se puder fazer as reservas usando nossos links eu agradeço 🙂 bjs ps: qdo vc pretende ir? ja decidiu?

      Responder
      • Michelle

        Fabi obrigada pelo retorno ! Meu objetivo são de 10 dias muito corrido ? Iremos fazer em junho 🙂 pode deixar que farei a reserva por vocês sim ! È o mínimo perto de tudo que você nos passa !!! Bju ..

        Responder
        • Mi, puxado, hein? além de vc ter uma criança, tem o fator imprevisível chamado condições climáticas. É bom ter uma margem para caso o tempo esteja ruim em algum dia… eu deixei de fazer uns 4 passeios por causa de tempo nublado. beijocas

          Responder
          • Michelle

            Sério Fabi ? Achei que fosse ser suave Então vou tirar aquele último passeio de Flims…mas os lagos não quero tirar nenhum ! Você acha que fica pesado ir até Flims ? Vou chegar por Milão ! Aiiii Fabi fiquei em choque agora, pq achei que como tudo era muito perto, não teria esse problema ! Bjus !

          • Dá para fazer, mas é aquilo… se vc pegar algum dia ruim nao vai poder jogar o passeio para outro dia… Apesar de ser tudo relativamente perto, esses passeios para as montanhas duram o dia todo e cansam… rsrsrs. Mas só vc pra saber qual é o ritmo de vcs! O bom é que em junho o dia rende bastante! bjs

  2. João Cláudio

    Oi! Eu e minha esposa estamos indo para a Suiça semana que vem e ainda não decidimos entre alugar um carro ou viajar de trem. O que você acha? Obrigado

    Responder
    • Oi Joao! Agora que vi que vc ja viaja semana que vem!! Nossa! Eu vou preparar um post comparando as 2 opções, trem x carro, pq tem muita coisa para ser levada em conta. Mas nao vou conseguir fazer antes da sua viagem! Eu realmente amei usar o swiss travel pass pq todo o transporte publico da Suíça está incluído (barco, trem e bus) e te leva para todos os lugares de forma eficiente e pontual. Vc nao precisa ficar se preocupando em comprar bilhetes para cada trecho. É só entrar no transporte público com seu passe válido. Mas como não é barato, vc precisa fazer conta para saber se compensa mais no seu caso usar o passe ou comprar os trechos separadamente. Viajar de carro sempre te dá mais liberdade, mas atenção pois onde alugamos o nosso nos pediram a permissão internacional para dirigir, embora não seja obrigatório na Suíça. Além disso, todos os hotéis cobram pelo estacionamento (chegamos a pagar 35 francos por noite). Enfim, são muitos aspectos a serem levados em consideração para tomar essa decisão, incluindo o roteiro, os deslocamentos, quantos dias de viagem. bjs

      Responder
      • João Cláudio

        Muito obrigado Fabi!

        Responder
  3. ana carolina

    Boa tarde Fabi
    Ja sigo o ig ha tempos mas agora planejando minha viagem a Suiça no proximo ano fiquei ainda mais encantada! dicas realmente maravilhosas!
    gostaria da sua opiniao quanto a divisao da minha viagem….
    saio do Rio de janeiro com destino a Milao no dia 07/06/17, chegando la no dia 08/06 onde ficaremos tres noites.
    Havia dividido os 7 dias que ficaremos na Suiça da sguinte forma:
    3 noite em Montreux;
    2 noites em Interlaken;
    2 noites em Lucerna
    MAs de´pois de ler o Post sobre Adelboden morri de amores… agora nao seu se troco i nterlaken por Adelboden…
    Nunca fomos a Suiça e confesso que diante de tantas opçoes estou confusa! se vc puder dar sua opiniao adorarei! beijos, carol

    Responder
    • Oi Carol! Tudo bem? Minha sugestão seria vc trocar Montreux por Adelboden. Interlaken é lindíssimo! Vale a pena! Tem muitos passeios bacanas nessa região e Adelboden fica bem pertinho. Voce colocou Montreux no roteiro por algum motivo específico? Eu conheço a cidade, mas sinceramente acho que a Suíça tem lugares mais bacanas, mas claro que isso é uma questão pessoal rsrs. Depois me diz o que vc decidiu beijocas

      Responder
      • ana carolina

        então fabi, na verdade escolhi Montreux como base para conhecer alguns lugares interessantes que vi que sao perto dali, como Gruyeres, Genebra, alem das atraçoes que sao proximas dali, como Castelo de Chillon e os Vinhedos de Lavaux….
        como te disse, e a minha primeira visita a Suiça e esta sendo dificil decidir entre tantas opçoes tao lindas !!!
        quanto a divisão, voce acha que esta legal da forma que dividi? ou sugere alguma modificaçao?
        beijinhos

        Responder
        • Oi Carol! Foram exatamente os mesmos lugares q visitei qdo fui a Montreux. Genebra é bem sem graça rsrs. O restante é legal! Qto ao tempo… Em Interlaken tem vários passeios… o ideal seria ficar uns 3/4 dias no mínimo (pq vc tb pode visitar o belíssimo lago Brienz ali perto)… em Adelboden depende do que vc pretende fazer, se vai aos lagos etc… mas acho que tb uns 3 dias pra vc curtir um hotel legal. Publiquei um post com dica de 3 hoteis la em Adelboden. beijocas

          Responder
          • ana carolina

            eu adoraria esticar mais dias, mas o meu problema realmente é tempo!
            so tenho 6 noites para a Suiça, podendo ser 7 na verdade, caso eu tire uma noite em MUnique , que e de onde iremos embora.
            Por isso a duvida quanto a divisao!
            e tambem gostaria muito de conhecer Lucerna, pois ja ouvi falar super bem da cidade!
            Sua sugestão entao seria trocar Montreux por Adelboden, e de repente ficar 3 noites em Interlaken ( mantendo as duas noites em Lucerna?)
            obrigada pela atenção
            Beijossss

          • Eu faria isso Carol! Lucerna, Adelboden e Interlaken 😉

  4. Sabrina

    Fabi! Obrigada por compartilhar tudo isso! Vc me ajudou muito com Madri, agora estou programando seus ultimos roteiros para o próximo ano: o da Suiça e o de Salzburg com Alemanha! Me ajuda numa coisa: em qual dos dois, respeitando os limites claro, vc levaria uma pessoa idosa, para fazer os passeios por vilarejos em carro, sem aventuras?! A ideia é primavera ou outono!bjss

    Responder
    • Oi queria! Fico muito feliz com seu feedback! Eu acho que na Suíça fiz mais caminhadas, já no roteiro da Áustria e Alemanha foi mais tranquilo, com menos esforço físico. Mas claro que dá pra vc ir pra Suíça e não fazer caminhadas, só usar os teleféricos e andar nos vilarejos fofos. beijos

      Responder
      • sabrina

        Obrigada!! Show! Vou programar e super compartilho depois!! Bjao

        Responder
  5. Rhy

    Fabi, devorei todos os seus posts sobre a Suíça e defini meu roteiro! Infelizmente não consegui o hotel em Adelboden, então decidi montar base em Interlaken. Ficaria muito grata em ter sua opinião no roteiro final.
    Eu estarei chegando da Itália, terei pernoitado em Tirano para, no dia seguinte, entrar na Suíça.
    Dia 1 – pegar o Bermina Express de Tirano para St. Moritz. Dorme em St. Moritz.
    Dia 2 – pegar o Glacier express até Zermatt. De lá vou para Montreux.
    Dia 3 – passear por Montreux. Dorme em Montreux.
    Dia 4 – trem do chocolate ou passear, por conta própria, por Gruyere e Broc. Dorme em Montreux.
    Dia 5 – Mandar as malas para Interlaken, mas ir passear pelos Lagos Blausee e Oeschinensee. Dorme em Interlaken.
    Dia 6 – Top of Europe. Dorme em Interlaken.
    Dia 7 – Trem para Lucerna (mandando as malas direto para Zurique), fazer um city tour pela cidade e pegar outro trem para dormir em Zurique.
    Dia 8 – Dia livre. Pegar voo de volta pro Brasil à noite.
    Muito obrigada!

    Responder
    • Oi!! Você leu post sobre os bate e volta a partir de Lucerna? tem tanta coisa pra fazer a partir dali. Eh uma boa base. Vc vai em que época do ano? bjs

      Responder
      • Rhy

        Eu vou em maio. Li sim, mas achei que montando base em Lucerna eu perderia mais em deslocamento, já que subiria (de Montreux pra Lucerna) e depois “desceria” pra conhecer os lagos e Interlaken. Assim, eu já fico mais próxima dos lagos e não preciso fazer o Top of Europe como passeio de bate e volta. O que acha?

        Responder
  6. ALINE

    Oi, Fabi! Vou viajar em março e já peguei todas as suas dicas! Depois dou o feedback e faço uma recomendação, mas só tenho uma dúvida:
    Vou comprar o Swiss Travel Pass no primeiro dia, mas como faço pra adquirir um bilhete de trem quando o trecho é de graça pelo Travel Pass?
    Por exemplo; o trecho Lucerna a Berna é de graça, mas tenho que comprar um bilhete ou é só apresentar o Travel Pass no trem?

    Agradeço por sempre responder às dúvidas e ser tão atenciosa!

    Responder
  7. Izabela

    Fabi, ansiosa pelo post comparando swiss travel pass com carro! não esquece dele rs. vou de lucerna pra milão em maio e ainda não sei se alugo carro pra ficar em lucerna e devolver na itália ou se faço tudo por lá com o swiss travel pass e depois vou de trem convencional pra milão. espero que seu post saia antes disso!
    adoro seu blog e as dicas têm sido muito úteis. abraços!

    Responder
    • aiiiiiii to super devendo essa matéria mesmo… eu tinha tudo escrito em um papel que não faço ideia de onde esteja rsrsrs mas uma hora consigo parar para escrever sobre isso. Eu amo o passe! carro as vezes sai caro por causa de estacionamentos e multa… levamos uma que putz… encareceu muito a viagem kkkkkkkkk já com o passe vc não se preocupa com NADA!!!! não tem que abastecer, nem estacionar etc… bjs

      Responder
  8. Larissa

    Oi Fabi, adoro seu blog. Estou pegando várias informações aqui!!! Outubro é uma boa época para conhecer a Suiça (Ennetbürgen, Lucerna, Interlaken e Adelboden)? A Suiça é realmente um país mais caro que outros da Europa, como a Itália? E se for para escolher só um, Villa Honegg ou The Cambrian?

    Responder
    • Larissa

      Pela sua viagem agora, já sei que é o Villa Honegg 🙂 Você que já foi tantas vezes lá, qual a melhor época para curtir o hotel e para curtir a Suiça? Os quartos mais simples também possuem uma vista bonita?
      Obrigada pelas dicas, já tenho uma pastinha salva de dicas sobre Grécia e Suiça! Estão na lista!!

      Responder
      • Oi Larissa! Mesmo os quartos mais simples tem vista para as montanhas (não para o lago). Tudo la eh lindo em qqer época do ano! No inverno a neve dá um charme, mas no verão é legal para caminhar pela montanha tb. o lugar é lindo em qqer época! bjs

        Responder
    • Oi Larissa, a 1x que fui ao Honegg foi em outubro. Gosto bastante dessa época na suíça sim. Cada estação do ano tem a sua beleza. Se fosse para escolher um so seria o Honegg, mas ele eh bem mais caro. O The cambrian tem uma tarifa bem mais em conta e tb eh bem bacana (mas a piscina eh bem menor) bjs

      Responder
      • Larissa

        Muito obrigada pelas dicas!! Sigo te acompanhando!

        Responder
  9. Kamille

    Oi Fabi!! Estamos planejando uma viagem em fevereiro. Um destino já está certo: França. Vc acha que, com 12 dias, dá para fazer França e Suíça? Se sim, quantos dias em média na Suíça? 4? Qual/quais local/locais vc indicaria preferencialmente? Beijos

    Responder
Deixe seu comentário: