Ilhas Eólias, Sicília

Em 30/07/2015 por Fabi Gama

A partir de Taormina fizemos um passeio de bate e volta até as ilhas Eólias.

O arquipélago, de origem vulcânica, é formado por várias ilhas sendo as mais procuradas Salina, Lipari, Vulcano, Panarea e Stromboli. Nós visitamos as ilhas Lipari e Vulcano.

Segundo a lenda, era lá que morava Eólo, o Deus do vento.

Como mencionei no post sobre Tropea, na Calábria, teria sido melhor fazer esse passeio a partir de Tropea, de onde partem diariamente vários passeios de barco para as ilhas Eólias. Mas como não tínhamos tempo disponível na nossa passagem por lá, tivemos que conhecer as ilhas Eólias a partir de Taormina. Mas é um day trip bastante comum e recomendado pra quem visita Taormina. Então, reserve pelo menos um dia inteiro para fazê-lo.

Para acessar nosso roteiro completo pelo Sul da Itália e Malta clique em Sicília e Malta – Introdução ao roteiro. Esse é o post 4.

Como chegar

Nós seguimos por uma hora de carro desde Taormina até o porto de Milazzo, de onde saem os ferries para as ilhas Eólias.

Estacionamos o carro em Milazzo e pegamos um ferry de uma hora até Lipari (a maior das ilhas Eólias).

Passeamos por algumas horas em Lipari e pegamos outro ferry de 10 minutos até Vulcano. Depois de conhecermos a ilha de Vulcano, voltamos de ferry (45 minutos) para Milazzo.

Resumindo nosso day trip :

Taormina – Milazzo – de carro (1h)
Milazzo – Lipari – de ferry (1h/16,00 euros por pessoa)
Lipari – Vulcano – de ferry (10min/5,50 euros por pessoa)
Vulcano – Milazzo – de ferry (45min/13,50 euros por pessoa)
Milazzo – Taormina – de carro (1h)

No trecho Taormina – Milazzo a estrada é boa e pedagiada. Passamos por uns três pedágios, se não me engano. Mas são baratinhos.

Os trechos de ferry são efetuados pelas cias Siremar e Ustica Lines. Há poucas opções de horários de ferries que transportam carros, por isso, optamos por deixar o carro em Milazzo e alugar outro veículo nas ilhas. Para checar os horários clique em Traghettilines.it. Nós compramos os bilhetes pouco antes do embarque (chegamos atrasados no porto de Milazzo), mas na alta temporada (julho/agosto) eu acho que seria mais prudente comprar os tickets com antecedência.

Mapa do arquipélago

Aeolian_Islands_map

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Aeolian_Islands_map.png

Quanto tempo

É possível escolher uma ou duas ilhas do arquipélago para conhecer em um day trip a partir de Taormina, mas o ideal seria montar uma base em alguma das ilhas do arquipélago para conhecer as principais. Nesse caso, de 2 a 3 dias seriam suficientes.

Melhor base

Para quem tiver mais tempo disponível recomendo fazer uma base em alguma das ilhas Eólias para explorar com mais calma o arquipélago. A melhor base, geograficamente falando, é a ilha de Lipari. É a maior ilha do arquipélago e a que tem melhor infraestrutura, além de ter várias opções de barco e ferry para as outras ilhas do arquipélago. Mas a ilha que mais me interessou, por tudo que li, foi a de Salina (se eu voltasse, faria uma base em Salina). E quem tiver mais disponibilidade financeira pode se hospedar na chiquérrima Panarea.

Como explorar

A melhor forma de explorar o arquipélago é de barco, já que muitas praias/baías só são acessíveis assim. Outra maneira é fazer como nós fizemos : alugar um carro ou uma scooter para rodar cada uma das ilhas. E, se eu tivesse mais tempo, faria a trilha do vulcão em Volcano. Stromboli é muito procurada à noite, para ver a lava do ativo vulcão.

Melhor época

A melhor época para visitar a região do Mediterrâneo é de maio a outubro. Evite agosto, mês mais procurado e, portanto, mais cheio e mais caro.

As principais ilhas :

  • Lipari

É a maior das ilhas Eólias e foi nossa primeira parada.

Chegando no portinho (Porto Navi), procuramos por uma locadora de carros. Na verdade, nossa intenção era alugar uma scooter, mas por falta de experiência, acabamos alugando um carrinho conversível. Custou 40,00 euros mais 10,00 euros de combustível. A motoca custava 20,00 euros pelo dia inteiro. Alugamos na locadora “Da Luigi”.

IMG_2573

IMG_2569

IMG_2566

IMG_2535

Lipari é uma ilha vulcânica com relevo montanhoso, por isso, há vários mirantes com visuais lindos. A ilha é considerada a melhor base para explorar o arquipélago, tendo em vista sua posição geográfica e também sua infraestrutura.

Em 2h30 rodamos a ilha inteira parando em todos os mirantes. A ilha tem um centro histórico muito bonitinho, com um castelo no topo da montanha, cercado por muralhas. Lá funciona um museu arqueológico. Na rua principal, a Corso Vittorio Emanuele, ficam os cafés, restaurantes, gelaterias e outras lojinhas.

IMG_2554

IMG_2549

Em Canneto fica uma praia grande, de pedrinha escura e mais frequentada por locais, por ser perto do centro e do porto. Há infraestrutura de restaurantes/quiosques, espreguiçadeiras e barracas nessa área.

IMG_2548

IMG_2556

IMG_2534

Seguindo mais um pouco, encontra-se a Spiagge Bianche, a praia mais bonita da ilha. Há placas indicando essa praia e é preciso descer uma escadaria para chegar na “areia”. Por ser uma ilha de origem vulcânica as suas praias têm areia escura (na verdade, são de pedrinha e não de areia), mas a água do mar é cristalina. Ficamos algumas horas ali.

IMG_2588

IMG_2546

DCIM310GOPRO

DCIM310GOPRO

DCIM309GOPRO

IMG_2541

IMG_2579

IMG_2583

Continuando pela estrada de carro, passamos por mirantes com belos panoramas das ilhas vizinhas. Dê uma paradinha em Acquacalda, Quattropani (de onde se vê a ilha de Salina), Quattrocchi e Observatorio. O Quattrocchi  foi o mais bonito pra mim, de onde se vê a praia Valle Muria, seus farigliones e ainda, a ilha de Vulcano. Próximo a Pianoconte ficam as termas S. Calogero.

Mirante Quattropani

DCIM309GOPRO

IMG_2550

IMG_2544

Mirante  Quattrocchi

IMG_2553

Observatorio

IMG_2547

IMG_2560

IMG_2552

IMG_2555

IMG_2578

De Lipari partem vários passeios barcos e ferries para as outras ilhas. Para acessar um mapinha da ilha de Lipari e visualizar todos os pontos que eu citei, clique aqui.

  • Vulcano

Por volta das 16h pegamos um ferry na ilha de Lipari e, em 10 minutos de travessia, chegamos na ilha Vulcano, formada por três vulcões. Alugamos um carro tipo buggy na locadora Paolo, bem no portinho. Custou 40,00 euros por 2 horas mais 20,00 euros de combustível (caro!).

IMG_2570

IMG_2580

IMG_2567

Demos a volta na ilha de carro em pouco mais de 1 hora. Parando nos mirantes – Capo Grillo, Lentia e Vulcano Piano. Seguimos até a Spiagga dell`Asino (de areia escura).

Vista a partir de Vulcano Piano

IMG_2559

Capo Grillo

IMG_2558

Outros pontos turísticos da ilha:

1) Trekking até a Gran Cratera do Vulcano – não fizemos por falta de tempo, mas acho que é o passeio mais interessante da ilha : caminhar (subida) até a cratera do Vulcano, de preferência,  no fim da tarde para assistir ao pôr do sol (horário em que a temperatura também está mais amena e apropriada para uma trilha). A informação que nos passaram lá na ilha é que essa caminhada leva cerca de 1h e pode ser feita sem guia, já que é bem demarcada. Saindo do Porto di Levante e, seguindo pela estrada no sentido Vulcano Piano, você verá as indicações do início da trilha. Lá do topo da cratera é possível ver as outras ilhas Eólias.

2)Spiaggia di Levante ou delle acque calde (praia da água quente) – praia de água calma e morna, graças aos vulcões.

3)Água termal/banho de lama terapêutica (Laghetto di Fanghi) – bem pertinho do porto fica um lugar com uma piscina natural de Laghetto di Fanghi. Muitas pessoas acreditam nos poderes de cura e propriedades calmantes desses banhos termais, graças a alta taxa de enxofre. Por isso, a ilha é muito procurada por quem tem doenças ósseas, dermatológicas e de vias aéreas. Eu não tive coragem de entrar porque do lado de fora o odor de enxofre já era insuportável, imagina dentro da banheira de lama. O ingresso custa 2,00 euros (se não me engano) e há um tempo máximo que cada pessoa pode ficar dentro da “piscina”. Nos informaram que você deve ir aumentando gradualmente o tempo do mergulho, a partir de 7-10 minutos a um máximo de 25-30 minutos.

IMG_2581

IMG_2574

IMG_2568

4) Vulcanello, onde fica o Valle dei Mostri, de onde se pode avistar a ilha de Lipari.

IMG_2575

IMG_2584

Na volta, devolvemos o carro na locadora Paolo e fizemos um lanche em um dos vários restaurantes que tem no centrinho da ilha, próximo ao Porto di Levante.

  • Salina

Essa foi a ilha que mais me chamou a atenção no arquipélago. Vi fotos bem bonitas da ilha, que é a segunda maior das ilhas Eólias. Nós, inclusive, pensamos em fazer o nosso day trip só para Salina, mas por conta do horário dos ferries, acabamos optando por Lipari e Vulcano. A melhor forma de explorar a ilha é alugar um carro ou uma scooter e percorrer a estrada parando nos pontos de com vista panorâmica e nas praias. Vi fotos lindas das praias de Punta Scario, Lingua e Pollara (essa só acessível por barco). A ilha é conhecida pela produção do vinho de sobremesa Malvasia.

  • Stromboli

Quando estávamos em Tropea me chamou a atenção o passeio noturno até a ilha Stromboli para ver a lava do vulcão, de mesmo nome, que escorre de forma permanente pelas suas encostas. Stromboli é um dos vulcões mais ativos do mundo. As suas erupções são constantes, imagino que seja um verdadeiro espetáculo assisti-las, especialmente ao anoitecer. Embora exista um vulcão ativo, a ilha é habitada e no seu centinho tem comércio de todo o tipo – restaurantes, lojas, farmácias etc. Também é possível fazer esse passeio saindo das outras ilhas Eólias. Também vale a pena visitar na ilha Piscitá e Strombolicchio (uma ilhota próxima boa para mergulho e só acessível de barco).

  • Panarea

É a ilha mais chique do arquipélago. Lá está o exclusivo Hotel Raya. Não é possível circular de carro na ilha. Há várias trilhas. Parece ser uma ilha bem charmosa. A praia mais famosa é a Cala Junco. Bem pertinho fica a única praia de areia da ilha, a Caletta dei Zimmari.

Nosso retorno para Taormina

A partir de Vulcano, pegamos o ferry de volta para Milazzo (45 minutos) e de lá seguimos por 1 hora até Taormina. Já chegamos tarde, mas ainda conseguimos jantar no delicioso La Taverna dell’ Etna na charmosa Castelmola, que fica bem pertinho do Hotel Villa Ducale, nosso hotel em Taormina (hóspedes do hotel tem 10% de desconto no restaurante). Para acessar nosso roteiro completo em Taormina clique aqui. Se preferir pode fazer reserva pelo Hoteis.com.

Posts relacionados :

Post 1 – Introdução à ilha da Sicília e Malta
Post 2 – Tropea e Capo Vaticano
Post 3 – Taormina e Castelmola
Post 4 –  Ilhas Eólias (Lipari e Vulcano)
Post 5 – Malta
Post 6 – Favignana, Levanzo, Marettimo e Erice
Post 7 – San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Scopello e Castellmmare del Golfo
Post 8 – Lampedusa

Review do hotel de Lampedusa : La Rosa dei Venti
Review do hotel de Malta : Hotel Valentina
Review do hotel de Taormina : Villa Carlotta e Villa Ducale.

Você também pode gostar de ler :

Cassis, Sul da França
Sardenha, Itália
Costa Amalfitana, Itália
Capri, Itália
Zakynthos, Grécia
Milos, Grécia
Kefalonia, Grécia

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Luiza

    Oi, vamos para Sicília final de agosto ( com meus dois bebês) e fiquei encantada com as ilhas eólicas!! Você sabe me informar se existe passeio de barco saindo de Tropea direto p essas ilhas, sem precisar pegar ferry…? E se é tranquilo ir com crianças pequenas? Muito obrigada!!!! E parabéns pelo blog!!

    Responder
Deixe seu comentário: