Hallstatt : um charmoso vilarejo nos alpes da Áustria

Em 01/12/2016 por Fabi Gama

Fizemos uma viagem de 10 dias pela Áustria e Alemanha que começou com 4 dias em Salzburg. Nessa matéria vou dar todas as dicas de Hallstatt, que pode ser visitada em um bate e volta a partir de Salzburg.

Foi a minha segunda vez em Salzburg, cidade de Mozart, que fica ainda mais encantadora durante o outono.

Para ler o roteiro completo Áustria e Alemanha clique aqui.

Salzburg é uma cidade pequena e seus pontos turísticos podem ser tranquilamente visitados em dois dias. Muita gente faz em um dia apenas, mas particularmente eu acho muito pouco. Claro que isso também depende de quais atrações você quer efetivamente conhecer. Para ler o post completo sobre a cidade de Mozart clique aqui.

Mas eu reservei quatro noites em Salzburg porque a cidade é uma ótima base para fazer alguns passeios de bate e volta. Inclusive escrevi um post com as opções de day trip a partir de Salzburg. Para ler clique aqui.

Um deles é para a encantadora, charmosa e romântica Hallstatt, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1997, sobre a qual falarei agora.

Uma curiosidade : a pitoresca cidade dos alpes austríacos recebe muitos orientais, ao ponto da China construir uma réplica de Hallstatt!

img_3073

Como chegar

  • De carro – essa é a melhor forma de se chegar em Hallstatt, que fica a cerca de 1h15 (80km) de carro a partir de Salzburg. O trajeto, cercado por belas montanhas,  é lindo! Não é uma auto estrada! É uma estrada cheia de curvas e com apenas uma pista em cada sentido. Ao chegar em Hallstatt dê preferência aos estacionamentos P3 e P2. O P1 fica um pouquinho mais afastado (uns dez minutos de caminhada até o centrinho). Esse é o estacionamento que deve ser usado por quem vai pernoitar em Salzburg (de lá sai uma shuttle que leva até os hotéis). Quando nós chegamos o P3 já estava lotado e acabamos parando no P1. Os estacionamentos são bem carinhos. Pagamos 9,00 euros por cerca de 4h. Nós alugamos o carro no site da RentCars.

 

Como contei no post Áustria e Alemanha – Roteiro Completo, eu sempre indico o site da RentCars aqui porque há muitos anos é o site que nós utilizamos em nossas road trips, muito antes mesmo de ter blog. O site é do mesmo grupo do Booking.com  que também sou super fã. É muito fácil fazer as reservas pela RentCars e também cancelar, caso necessário. O site te apresenta todos os valores de locadoras renomadas como Europcar, Sixt, Avis etc e também de locadoras locais. A minha dica é não contratar o seguro pelo site da RentCars! Deixe para contratar o seguro total direto na locadora no momento de retirada do carro! Nós, por exemplo, pagamos 150,00 euros direto na Europcar no momento de retirada do carro por um seguro total para  7 dias de viagem. Eu acho que a tranquilidade de não ter que arcar com nenhum tipo de franquia vale a pena! Mas a locadora sempre tem outras opções de seguro com franquia que são mais baratos.

 

  • De transporte público – dá para chegar em Hallstatt usando bus/trem, mas é bem mais demorado, leva aproximadamente 2h30 saindo de Salzburg e ainda é preciso fazer algumas baldeações. Nesse caso, é preciso pegar o bus 150 na estação de Salzburg em direção a Bad Ischl. Chegando em Bad ischl, pegar um trem até a estação de Hallstatt, que fica do outro lado do lago e não efetivamante em Hallstatt, por isso, nesse caso você ainda precisará pegar um barco até o vilarejo.

 

img_3067

O que fazer

  • Explorar o centrinho de Hallstatt – se perder pelas charmosas ruas do vilarejo com certeza é o que se tem de mais gostoso para fazer na pequena Hallstatt. Para tirar a foto clássica das casinhas em frente ao lago Hallstätter See, caminhe da praça principal até o Photo Point, no distrito Römisches. Procure também pela escadaria próxima da Markplatz, praça principal, de onde se tem uma bela vista da cidade que rendem belas fotos. É possível subir por essa escada até o SkyWalk, mirante que fica 350m acima do vilajero e de onde se tem uma vista panorâmica maravilhosa do lago e da cidade. A subida leva cerca de 1h (mas há também a opção de subir de funicular).  O mais legal deve ser subir de funicular e descer caminhando e admirando o visu. Ao redor da  Markplatz ficam cafés, lojinhas, restaurantes e hotéis. Como a cidade é mais um destino de bate e volta do que para pernoitar, o comércio costuma fechar cedo, no final da tarde.

 

  • Visitar as igrejas – há duas pequenas igrejas em hallstatt : uma católica do século XV, a Catholic Parish Church e outra evangélica do século XVIII, a Hallstatt Lutheran Church (essa fica bem perto da praça principal, a  Markplatz). Para chegar na igreja católica é preciso subir alguns degraus. De lá se tem uma vista bonita da cidade.

 

dsc09247

  • Museus – o museu que se destaca na cidade é  o Hallstatt Museum, com exposições que tratam da rica história da vila e seus arredores ao longo dos últimos sete milênios, desde os primeiros dias de suas minas de sal ao seu status de Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

dsc_3164

  • Mirante Skywalk ( Hallstatt Viewing Plataform)- perto do estacionamento P2, fora do centrinho,  fica o funicular que leva até o mirante SkyWalk e à mina de sal. Custa 16,00 por pessoa para subir e descer (sem incluir a visita a mina de sal) e o funicular sai com bastante frequência. É só chegar e aguardar o próximo. Lá em cima tem um restaurante com um belo terraço na área externa e  a plataforma Skywalk, que fica  350m acima do vilarejo,  de onde se tem uma vista incrível do lago e de  Hallstatt. Como já mencionei, é possível chegar até essa plataforma caminhando a partir de uma escadaria no centrinho de Hallstatt (leva cerca de 1h/1h30 dependendo do ritmo de cada um). O mais legal seria subir de funicular e descer caminhando e apreciando o visu.

 

  •  Salz Welten – a mina de sal de Hallstatt é a mais antiga do mundo e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. É possível fazer um tour guiado pela mina, mas não me interessou. Já fiz esse tipo de passeio em outros lugares, incluindo uma linda na Polônia, mas para quem nunca fez esse tipo de passeio, pode ser interessante. Para chegar na mina, basta pegar o mesmo funicular que leva ao SkyWalk. Na bilheteria você decide se compra só os ingressos para subir e descer o funicular ou se compra funicular + salt mine. Para acessar os horários de funcionamento da mina de sal clique aqui.

 

  • Passeio de barco – nos meses mais quentes é possível alugar um barquinho para fazer um passeio romântico pelas águas do lago Hallstätter See e apreciar Hallstatt por um outro ponto de vista.

 

dsc_3073

 

Passeios nos arredores de Hallstatt

  • Gosausee – esse lago maravilhoso fica a 15 minutos de carro de Hallstatt, por isso, não deixe de conhecê-lo! Fiz um post completinho com tudo que você precisa saber sobre o Gosausee. Para ler clique aqui.

 

DCIM361GOPROG3261462.

DCIM360GOPROG3201346.

  • Five Fingers – essa plataforma com bela vista do lago Hallstättersee  e da cidade de Hallstatt fica em Obertraun, a cerca de 20 minutos de carro de Hallstatt. Basta subir o teleférico Krippenstein. Lá no topo há  5 plataformas com chão de vidro e  formatos diferentes (daí  o nome “the Five Fingers”), em que o visitante fica “nas alturas” e de onde se tem vistas maravilhosas da região de Salzkammergut. Para mais informações clique aqui.  

 

Foto do site oficial

 

  • Daschstein Gletscher – esse teleférico leva até o Glaciar Daschstein e eu  fiquei com muita vontade de conhecer, pena que não deu tempo. Precisaria de mais um dia para fazer esse passeio que fica a cerca de 1h30 de carro de Salzburg ou de Hallstatt, na cidade de Ramsau am Dachstein (que parece ser uma gracinha, cercada por montanhas nevadas). Lá no topo há várias atrações e restaurantes. Para mais informações acesse o site oficial aqui. Atenção para não confundir com o Daschstein West, que é uma outra opção de teleférico nessa região, mas pelo que entendi vale mais a pena para quem for esquiar.

 

treppeinsnichts_fischauge

dachstein-gondel

Fotos do site oficial

 

Quanto tempo

Hallstatt pode ser visitada em algumas horas. É um vilarejo muito pequeno, por isso a maioria das pessoas faz como bate e volta a partir de Salzburg.

Mas se você quiser conhecer as outras atrações próximas que mencionei nos itens acima, você pode dormir uma ou duas noites na região, seja em Hallstatt ou em Gosau.

 

dsc09300

Melhor época

Na minha opinião a melhor época para visitar esses vilarejos dos alpes e curtir os lagos, fazer caminhadas etc. vai de maio a início de outubro.

Mas também deve ser lindo ver tudo nevadinho no inverno (de dezembro a março), apesar do frio rigoroso.

No inverno há várias estações de esqui na região.

dsc09233

 

Onde ficar

Como essa região fica muito perto de Salzburg (cerca de 1 hora de carro), a maioria das pessoas prefere fazer em esquema de bate e volta. Eu preparei um post com várias dicas de hotéis em Salsburg, com opções ecônômicas confortáveis, românticas e de luxo. Para ler clique aqui.

(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

  • Hotéis em Gosau : tem uma pousadinha chamada Gasthof Gousausee que fica bem em frente ao Lago Gosau. Para ver clique aqui Para acessar a lista completa com as opções de hotéis em Gosau clique aqui. Ou se preferir poderá executar as reservas em Hoteis.com.
  • Hotéis em Hallstatt : Achei que o Hallstat Hideaway  parece ser um charme e tem uma vista linda! Outro hotel que é uma gracinha é o  Seehotel Grüner Baum  (esse hotel tem dois prédios próximos, um na praça principal e outro bem em frente ao lago com uma vista maravilhosa. Para ver as opções de hotéis em Hallstat clique aqui. Ou se preferir poderá executar as reservas em Hoteis.com.

 

8

fabi7

  • Hotel em Bad Aussee (15km de Hallstatt, onde fica o lago Altausseer) – achei o hotel G`sund & Natur Hotel Die Wasnerin delicioso!!! O hotel fica em uma localização belíssima, cercado por montanhas e tem um ambiente super aconchegante. Pode ser uma boa base para explorar melhor essa região. Para saber mais clique aqui. Se preferir poderá executar as reservas em Hoteis.com.

 

fabi1

fabi5

  •  Hotéis em Salzburg (a menos de 1h30 de carro dessa região) : leia o nosso post com dicas de hotéis econômicos confortáveis, charmosos, românticos e de luxo – Dicas de Hotéis em Salzburg.

 

Para ler o post com as opções de passeios bate e volta a partir de Salzburg clique aqui.

 

Abaixo uma listinha com os posts relacionados à essa viagem:

 

Dicas gerais

 

Chip de Internet

Minha dica: se você vai para qualquer destino da Europa, compre o novo plano “4G Europa” da America Chip (e não o “Dados Mundi”). O Plano “4G Europa” é um chip novo que pega super bem! Já o “Dados Mundi” é um chip da T-Mobile que funciona muito bem nos EUA, Canada, Caribe mas não tão bem na Europa.

Tive uma péssima experiência na Grécia comprando um chip da Vodafone. Perdi um tempão em Rhodes para achar uma loja da Vodafone, tive que apresentar o passaporte e o atendente teve que fazer alguns procedimentos no meu celular para que o chip começasse a funcionar. Com o chip da America Chip não tem nada disso! Você recebe o chip em casa, troca no avião e quando chega no destino basta ligar o aparelho e já vai estar com internet!

NOVIDADE : agora leitores do blog têm 10% de desconto! Basta clicar no link America Chip e no final da compra usar o cupom : loucosporviagem10.

Seguro viagem

Nunca viaje sem seguro para o exterior! Às vezes um queda ou um escorregão pode sair caro! Uma amiga minha teve uma crise de apendicite na Disney, foi internada às pressas em um hospital dos EUA que só iniciou a operação quando a seguradora do plano dela autorizou!!!

Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito.

Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado.

A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).

Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados.

Leitores do blog tem 5% de desconto – basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Lady Foppa

    Meu proximo sonho, viajei nas asas do pensamento e agora preciso ver tudo ao vivo e a cores…Valeu!

    Responder
  2. Aline

    Não conhecia o lugar, mas me encantei!
    Vou ficar alguns dias em Salzburgo e esse vai ser um bate-e-volta delicioso. Os restaurantes fecham cedo ou dá pra almoçar tranquilamente por lá?
    Parabéns pelo site que nos faz viajar com você através das fotos!

    Responder
    • Oi Aline, desculpa mas não sei te responder o horário dos restaurantes por lá. Não almoçamos lá. beijos

      Responder
  3. Juliana

    Bom dia! Adorei as dicas! Minha dúvida está sendo como ir de Salzburg para Hallstatt. Estou em dúvida entre ir de carro e transporte público. Para alugar e dirigir lá é necessário alguma autorização internacional ou a nossa cnh vale? É fácil o aluguel de carro?

    Responder
    • Oi Juliana! Nós alugamos carro para ir e foi otimo pq pudemos visitar tb o belissimo Gosausee que fica bem pertinho de Hallstatt mas de transporte publico vc nao consegue chegar la. Não precisa de PID para alugar carro na Austria, mas sempre acho bom ter. bjs

      Responder
      • LAURA

        Boa tarde Fabi, gostaria de saber se acha complicado fazer o trejeto entre as duas cidades no inverno, pela neve principalmente, ou se acha que não tem problema, obrigada desde já.

        Responder
        • Oi laura, eu já fiz viagens de carro no inverno sem ter nenhum problema. Não neva todos os dias e tb as estradas principais eles costumam limpar rapidamente. Mas é uma questao de sorte tb pegar ou nao pegar muita neve no inverno. Não da pra prever isso. É um risco. beijocas

          Responder
          • LAURA

            Obrigada por me responder, acho que não vou arriscar e ir de trem mesmo. Aproveito para dizer que adoro o seu blog! sempre acompanho, abraços.

  4. Olá, voce acha que fica muito ruim fazer vate e volta partindo de Vienna?

    Bjsss

    Responder
    • Oi lais! de cabeça não sei quanto tempo leva de Viena ate la! Verifique no site http://www.viamichelin.com e veja se vale a pena encarar. bjs

      Responder
    • Luiz Ritter

      Olá Gabriela. Alugamos um carro e vamos fazer este roteiro no dia 17/05. Deve ser sensacional. abs

      Responder
  5. Gabriela Werneck

    Ei Fabi, tudo bem?
    Vou agora em junho pra Salzburg e terei um dia para visitar Hallstat. Vou sozinha, acha que vale a pena alugar o carro para esse dia? Pelo que você relatou, ir de transporte público demora bastante, e não consigo visitar as redondezas né?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Gabriela! Isso! Se vc estiver de carro, além de mais rápido e pratico, vc consegue passar no lago Gosausee que eh lindooooooo bjs

      Responder
Deixe seu comentário: