Uma esticadinha em Vaduz, capital de Liechtenstein

Em 29/11/2016 por Fabi Gama

Durante nossa viagem de 19 dias pela Suíça em setembro/16, uma das nossas bases foi na cidade de Flims, no Hotel Adula, que fica a cerca de 30 minutos de carro de Liechtenstein.

Então, na volta do nosso inesquecível passeio até Appenzell, aproveitamos para dar uma passadinha em Vaduz, capital desse principado, e vou contar agora um pouquinho para vocês.

Para acessar o índice com todos os 32 posts da nossa viagem pela Suíça clique aqui.

Onde fica

Liechtenstein é um pequeno principado com 160 km² situado na Europa Central, mais especificamente nos alpes entre a Áustria e a Suíça. Está localizado a apenas 110km de Zurique, 170km de Innsbruck e 250km de Milão.

Com 24,6 km de comprimento por 12,4 km de largura, é o sexto menor país do mundo.

Apesar de pequeno, esse microestado é considerado um dos mais ricos do mundo, e tem uma fama (ruim) de ser um centro de lavagem de dinheiro por meio do uso de contas bancárias secretas, que podem ser usadas para sonegar impostos estrangeiros. Para tentar limpar sua imagem internacionalmente, Liechtenstein assinou vários tratados relacionados à lavagem de dinheiro e fraude com os Estados Unidos e a União Europeia.

Sua capital é Vaduz, que se situa às margens do Rio Reno.

 

dsc_0614

População

Cerca de 37 mil pessoas moram em Liechtenstein.

 

Idioma

Alemão é o idioma oficial. A língua falada é um dialeto alemão.

 

Moeda

A moeda é o franco suíço, mas o euro é aceito.

 

Sistema de Governo

Liechtenstein adota a Monarquia Parlamentarista. Atualmente o trono pertence ao príncipe Hans Adam II.

O parlamento é eleito através do voto popular a cada quatro anos. O governo é nomeado pelo parlamento.

 

Como visitar

Como eu falei, nós estávamos em Flims e seguimos de carro até Vaduz, capital de Liechtenstein. Nós estacionamos o carro perto da rua principal Stadtle (só de pedestres) e nossa primeira parada foi no Centro de Informações Turísticas, onde pegamos um mapa e infos sobre o principado. Também aproveitamos para carimbar nosso passaporte (ao custo de 3,00 francos).

 

dsc_0591

dsc_0582

Nós ficamos apenas cerca de 2h em Vaduz, mas para conhecer com mais calma recomendo reservar pelo menos meio dia para esse passeio, principalmente para aqueles que se interessarem em conhecer os museus de Vaduz (nós não entramos em nenhum). Para almoçar com calma e visitar alguma vinícola, passe um dia inteiro.

dsc_0590

dsc_0586

dsc_0587

dsc_0583

Principais Atrações

No pequeno e charmoso centrinho de Vaduz ficam vários prédios do governo com bela arquitetura, vários museus, lojinhas e restaurantes.

  •  Castelo de Vaduz – o castelo tem 700 anos e pode ser avistado de vários pontos de Vaduz, já que fica no topo de uma colina. Não é aberto a visitação, pois a família real reside lá. Mas é possível chegar até o castelo a pé pela agradável trilha “Schlossweg” que leva do centrinho de Vaduz até o castelo ou de carro. Faça uma parada no mirante “kanzeli viewpoint” de onde se tem uma vista panorâmica de Vaduz e do vale do rio Reno.

 

dsc_0612

  •  Edifício do Parlamento – Landtag é a sede do poder legislativo de Liechtenstein, composto por 25 conselheiros eleitos para mandatos de 4 anos.

 

dsc_0579

  •  Palácio do Governo

 

dsc_0578

  •  Catedral de Vaduz ou de St. Florin (estilo neogótico)

 

dsc_0577

  •  Prefeitura (Town hall/ Rathaus)

 

  • Museu do Selo (entrada gratuita)

 

  •  Museu de Arte Moderna e Contemporânea (Museum of Fine Arts/ Kunstmuseum Liechtenstein)

 

dsc_0589

  •  Museu Nacional (Liechtenstein National Museum) – com uma área de 2000m², esse museu conta um pouco da flora, fauna e cultura do principado.

 

 

dsc_0581

  •  Vinícolas – Há várias vinícolas em Liechtenstein que podem ser visitadas e oferecem degustação de vinhos. As vinícolas do principado produzem vinho de ótima qualidade. A mais famosa é “the Prince of Liechtenstein Winery”.

 

dsc_0599

 

dsc_0607

  •  City train – existe um trenzinho que percorre os principais pontos turísticos de Vaduz, incluindo a Casa Vermelha (mas também é possível chegar nela caminhando).

 

Onde se hospedar

Não vejo necessidade de se hospedar em Vaduz. O melhor seria dormir em alguma cidade da Suíça e fazer bate e volta até Vaduz, como nós fizemos.

Para reservar o seu hotel use o nosso link clicando em Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog!

 

Considerações finais 

Com certeza eu reservaria um dia para fazer Liechtenstein com mais calma de uma próxima vez. Em dezembro/14 quando fizemos outra viagem pela Suíça, estava nos meus planos visitar o principado, mas por causa de muita neve não conseguimos.

 

Índice

Para acessar o índice com todos os 32 posts da nossa viagem pela Suíça em setembro/16 clique aqui.

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Erval

    Olá tudo bem? Vi que vocês passaram por Liechteinstein de carro. É exigido algum documento específico para atravessar a fronteira? É tranquilo? Obrigado.

    Responder
    • Não! Na verdade vc nem ve fronteira nenhuma 🙂 vc passa de um pais para o outro sem passar por fronteiras na Europa bjs

      Responder
  2. Moisés

    Fabi, me desculpe mas eu passei ai em março e tivemos que passar na aduaneira na entrada para a Suiça e tambem na fronteira com a França.

    Responder
    • Querido, da França para a Suica e vice versa tem aduana sim!!! Mas da Suiça para Liechtenstein não tem nao!!!! beijos

      Responder
  3. Tassiana

    Olá Fabi
    Tudo bem? Sabe me dizer se é possível chegar em Vaduz usando transporte público? De qual cidade suíça ficaria mais fácil chegar lá, sendo que não alugaremos carro?

    Responder
Deixe seu comentário: