Dicas e informações gerais sobre o Deserto do Atacama

Em 02/02/2017 por Fabi Gama

Todas as dicas do Atacama nessa matéria!

Quem nos acompanha nas redes sociais (instagram @loucosporviagem) viu que acabamos de retornar de uma super viagem de 8 dias no Deserto do Atacama e pegamos bastante chuva, tempestade de raios e até neve! Mas também tivemos dias de sol, céu azul e calor. Nos hospedamos em hotéis incríveis e comemos muito bem! Uma viagem maravilhosa!

Nesse post vou contar tudo que vocês precisam saber para organizar uma viagem para lá!

Leia também :

 

Laguna Miniques – passeio Lagunas Altiplânicas

Como chegar

Saímos do Rio de Janeiro em um voo da Latam direto para Santiago com 4h de duração. Como chegamos por volta das 23h e nosso voo Santiago/Calama sairia às 7h do dia seguinte, pernoitamos no hotel Hilton Garden Inn, localizado a apenas 5 minutos do aeroporto de Santiago. O hotel oferece transfer gratuito do aeroporto ao hotel (e vice versa). Toda vez que preciso fazer apenas uma conexão em Santiago para seguir para outro destino dentro do Chile me hospedo no Hilton Garden Inn. Para ler a review completa sobre o hotel clique aqui.

Continuando, no dia seguinte pegamos um voo da Latam de Santiago a Calama com 1h45 de duração.

O aeroporto de Calama é o mais próximo de San Pedro do Atacama, cidade base para explorar o Deserto do Atacama.

Ao desembarcar em Calama, havia um transfer do Hotel Explora Atacama nos aguardando. O percurso de Calama a San Pedro de Atacama de transfer leva 1h15.

Nós nos hospedamos em dois hotéis – Explora Atacama e Alto Atacama . Ambos oferecem esse transfer in e out já incluídos nas diárias.

Para quem vai se hospedar em hotéis que não oferecem transfer, recomendo fechar um com antecedência pelo site da Translicancabur. Foi a empresa que utilizei da primeira vez que estive no Deserto do Atacama em 2008. Outra empresa que vi no aeroporto de Calama que faz esse transporte é a Transvip.

Laguna Miscanti – passeio Lagunas Altiplânicas

O que levar na mala

Como já contei no post sobre a melhor época para visitar o Deserto do Atacama, o clima varia bastante durante o dia e também de acordo com a altitude de cada passeio. Por isso, essa é uma mala um pouco complexa (eu diria, meio chata mesmo de fazer). Mas vamos ao que não pode faltar na sua mala :

  • Protetor solar com fator alto, protetor labial e manteiga de cacau para os lábios, hidratante para as mãos e corporal por causa do ar seco do Deserto;
  • Colírio e rinosoro;
  • Lenço de papel, papel umedecido e álcool gel para higiene pessoal durante os passeios (veja o tópico “banheiros” abaixo);
  • Óculos escuros e boné/chapéu;
  • Bota de trekking ou tênis;
  • Mochila;
  • Roupas confortáveis como calça legging de academia e blusa dri -fit. Evitem usar shorts, pois em algumas trilhas pode haver plantas que arranham;
  • Casacos em camadas (famoso efeito cebola), necessário em alguns passeios de maior altitude: fleece + capa corta vento/impermeável;
  • Roupas de banho (biquíni/maio/sunga) e chinelo porque em alguns passeios é possível entrar na água (Termos de Puritama e Lagunas Escondidas). Nossos hotéis providenciaram toalhas e roupões para esses passeios, mas dependendo da agência que você use recomendo que leve pelo menos uma toalha;
  • Luvas e cachecol – se você vai no período de inverno (junho a setembro).

 

Lembrando que durante todo o ano é preciso se agasalhar bem para fazer o passeio aos Geysers del Tatio, já que o tour sai dos hotéis entre 4h30/5h da manhã e os Geysers estão localizados a mais de 4.000m de altitude. Dependendo do mês, é possível que a temperatura nesse passeio esteja abaixo de zero grau.

Em regra os dias no Deserto do Atacama são quentes e as noites são frias. Além disso, por ser o deserto mais árido do mundo é preciso se hidratar bem, bebendo bastante água e se protegendo adequadamente do sol.

Neve no Deserto do Atacama em janeiro/17

Onde se hospedar

O Deserto do Atacama tem hotéis para todos os gostos e bolsos – há opções desde albergues até hotéis de luxo.

Se você busca uma opção com ótimo custo x benefício (ótima localização, charmoso e com piscina) eu recomendo o hotel La Casa de Don Tomás, onde me hospedei da primeira vez que visitei o Atacama (dez/08).

Mas se você busca uma experiência inesquecível com muito luxo e conforto (já que absolutamente tudo é providenciado pelos hotéis), eu indico de olhos fechados os dois hotéis em que nos hospedamos: Explora Atacama e Alto Atacama.

Os dois hotéis são incríveis em termos de localização, serviço, infraestrutura, gastronomia, conforto, comodidade e passeios.

Achei o estilo dos hotéis diferentes e vou explicar detalhadamente na matéria sobre cada um deles.

Leia também tudo sobre os hotéis :

 

Hotel Explora Atacama

Hotel Alto Atacama

Melhor época

Escrevi um post específico sobre essa questão : quando viajar ao Deserto do Atacama! Quem acompanhou a nossa trip viu que pegamos de tudo : sol, calor, frio, chuva, raios e até neve! Para ler o post completo sobre esse assunto clique aqui.

Calor no Deserto – tibum nas Lagunas escondidas

Um boneco de neve em pleno Deserto do Atacama

Moeda

A moeda no Chile é o peso chileno. Eu sempre prefiro levar dólar ao Chile porque acaba sendo mais vantajosa a conversão, mas as casas de câmbio  também aceitam real.

A conversão de pesos chilenos para real para fazer as contas de cabeça é meio complicadinha (isso pra saber quanto custa em real um passeio ou algo que você queira comprar).

Como nossos hotéis eram all inclusive, nos primeiros 8 dias nós nem abrimos a carteira (rs!). Só trocamos dólar por pesos chilenos quando chegamos em Santiago após visitarmos o Atacama. Como precisávamos trocar pouco, acabamos usando a casa de câmbio do aeroporto de Santiago, mas obviamente não é a melhor cotação, por isso evite trocar moeda no aeroporto.

No aeroporto de Calama não há casas de câmbio, mas é possível trocar dinheiro em São Pedro do Atacama.

Para saber quanto está o câmbio oficial  use o site do Banco Central.

Ah! Já que estamos falando de dinheiro, tenham em mente que o Chile não é um país barato! Passeios e restaurantes são bem carinhos!

Valle de la Muerte, Deserto do Atacama

Idioma

O idioma oficial do Chile é o espanhol. Mas mesmo para quem não fala a língua como eu, é perfeitamente possível se comunicar falando português (ou “portunhol”). Eu entendia tudo que os guias explicavam e eles também nos compreendiam (mas é preciso falar devagar). Além disso, como o destino tem sido muito procurado pelos brasileiros (ao ponto de estarem chamando de “San Pablo de Atacama” rs!), muito chilenos já estão falando muito bem o português como diversos funcionários dos hotéis em que nos hospedamos (Explora Atacama e Alto Atacama).

Um dos nossos guias e motorista – Hotel Explora Atacama

Quanto tempo

Acho que uma das maiores dúvidas é quanto tempo ficar no Atacama. Há muitos passeios por lá! Para vocês terem idéia o Hotel Explora Atacama oferece mais de 40 passeios aos hóspedes.

Mas para fazer os passeios mais famosos e procurados acredito que o ideal seja pelo menos 6 dias inteiros. Claro que com 5 dias já dá pra conhecer bastante coisa.

Lembrando que alguns passeios são de meio dia (nesse caso é possível fazer dois passeios de meio dia em um único dia) e outros que são de dia inteiro.

Salar de Talar, Deserto do Atacama

Fuso horário

Durante o horário de verão no Brasil (outubro a fevereiro), o fuso horário de todo o Chile é de 1h a menos que o horário de Brasília. Nos demais meses do ano o horário do Chile é igual ao de Brasília.

Salar de Talar, Deserto do Atacama

Passeios

Como fizemos muitos passeios, fiz um post separado com tudo explicadinho sobre cada um deles. Para ler clique aqui.

A caminho das Lagunas Altiplânicas

Sobre os banheiros

Acho que vale a pena ressaltar aqui que durante grande parte dos passeios pelo Deserto do Atacama não há banheiros. Mas não se preocupem pois há diversos locais “na natureza” que os turistas usam para fazer as suas necessidades.

Por isso, ficam as minhas dicas : levem lenço de papel, álcool gel, lencinhos umedecidos (aqueles de bebês mesmo para limpar as mãos) e saquinho plástico para colocar o papel utilizado. Os hotéis em que nos hospedamos inclusive forneciam esses saquinhos junto com as amenidades de banho.

As viajantes : Vanessa e eu

Como se locomover

Outra coisa que nos chamou a atenção por lá foram turistas viajando por conta própria (com carro alugado) e tentando chegar em locais que não eram acessíveis por carros de passeio sem ser 4×4. Achei muito perigoso! A maior parte dos pontos turísticos fica longe de San Pedro (1h a 2h30 de carro). E são lugares onde o sinal do celular não pega. O que significa que se o seu carro atola ou se um pneu fura (vimos pessoas nessas duas situações), você não tem como pedir socorro. Agora, imagina você ficar com o carro danificado em um local que faz muito frio durante a noite, além do fato de você ficar sem água e comida até aparecer alguém que possa te ajudar!!! Não recomendo!

O Deserto do Atacama não é um lugar para se explorar por conta própria! Contrate uma agência de turismo ou reserve um hotel que inclua todos os passeios como fizemos.

Mais um detalhe interessante : há vários campos minados nessa região da época da ditaduta de Pinochet, por causa da fronteira com a Bolívia e Argentina. Os guias locais sabem onde ficam essas áereas.

Van do hotel Explora Atacama

Van do Hotel Alto Atacama

Mal de altitude

Eu já estive duas vezes no Deserto do Atacama e também em Cusco/Machu Picchu e não tive nenhum problema decorrente da altitude (conhecido como soroche).

Mas é claro que o organismo de cada pessoa reage de uma forma.

Para amenizar o mal da altitude recomenda-se: beber pelo menos 3 litros de água ao dia, evitar bebidas alcoólicas e aclimatar, ou seja, começar pelos passeios de altitude equivalente a San Pedro do Atacama (2.500m) e depois passar para os passeios com maior altitude, deixando passeios como Lagunas Altiplânicas, Geysers del Tatio e Salar de Pujsa para os últimos dias, já que estão a mais de 4.000m de altitude. Para quem já tem tendência a sentir enjoo ou dor de cabeça, é bom levar os medicamentos que costuma fazer uso.

Inclusive dou nota dez ao Hotel Explora Atacama nesse quesito, pois o hotel organiza os passeios de cada hóspede de acordo com a aclimatação, levando em conta o número de dias que cada um já está no Atacama.

Salar de Pujsa, Deserto do Atacama

Restaurantes

Essa foi a segunda vez que estive no Deserto do Atacama. Dessa vez ambos os hotéis em que nos hospedamos tinham sistema “all inclusive” – tudo estava incluído : todas as refeições, lanches, água, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, passeios e transfers para o aeroporto.

Mas da primeira vez que fui ao Atacama fiquei em um hotel com ótimo custo x beneficio que só incluía café da manhã – La Casa Don Tomás. Inclusive aqui no blog já escrevi sobre o hotel – para ler clique aqui.

Então, tivemos a oportunidade de conhecer alguns restaurantes bem gostosos e charmosos no centrinho de San Pedro. Pesquisei no Tripadvisor e vi que os restaurantes que visitamos continuam cotados como os melhores de lá. Segue a listinha :

 

Restaurante Blanco

Restaurante Ckunna

 

Crianças no Deserto

Como não tenho filhos, não gosto muito de abordar essa questão no blog. Afinal, o que compartilho aqui são minhas experiências pessoais. Mas durante nossos 8 dias no Deserto do Atacama pude observar algumas coisas por isso resolvi passar a minha opinião aqui.

O Deserto do Atacama não é um local para crianças pequenas (com menos de 8 anos pelo menos), por causa das seguintes questões :

  • Altitude – dizem que o mal da altitude é ainda pior para crianças com menos de 11 anos.
  • Falta de estrutura de hospitais caso alguma coisa grave aconteça.
  • Há muitas estradas de terra em condições ruins. Por exemplo, fizemos um passeio com um casal de ingleses que estava com 3 filhos pequenos, sendo um deles com 2 anos. Saímos do hotel depois do café da manhã e seguimos por 1h30 sacolejando dentro da van do hotel até o nosso destino. A criança de 2 anos vomitou duas vezes. Tivemos que parar a van para a criança se recuperar e limpar tudo também.
  • Os passeios são longos e cansativos, mesmo aqueles panorâmicos que não incluem longas caminhadas.
  • Falta de banheiros durante os passeios.
  • Intensidade do sol e grande variação de temperatura típica do Deserto.

 

Enfim, claro que isso é a minha opinião pessoal levando em consideração as características do local, a intensidade dos passeios, deslocamentos e as situações que presenciamos com crianças muito pequenas.

Para crianças com mais de 8 anos alguns passeios mais leves são interessantes como as Lagunas Escondidas, Termas de Puritama e cavalgadas.

Essa é a Gabi, 8 anos, hóspede do Explora. Uma fofa!

Irmãos Gabi e Antônio (8 e 11 anos) nas Termas de Puritama

Conexão de internet e sinal de celular

Muitos seguidores me perguntaram no Instagram (@loucosporviagem) se eu usei algum chip de internet nessa viagem como de costume. Dessa vez optei por não adquirir nenhum chip porque já imaginava que seria quase impossível ter conexão durante os passeios. Portanto, resolvi ficar apenas com a internet dos hotéis em que me hospedei (por sinal, de ambos eram excelentes), por isso, só me conectava ao retornar dos passeios.

E confesso… acho muito bom dar umas desconectadas! Não ficar olhando os e-mails, WhatsApp e redes sociais durante os passeios! Estar conectada apenas durante os períodos em que eu me encontrava nos hotéis foi mais do que suficiente.

Acredito que os chips de internet funcionem apenas em São Pedro do Atacama e Calama. Mas que nos passeios mais distante nenhum deles funcione (falo isso porque vimos que os celulares dos guias não funcionavam durante os tours). Eles usam rádio para se comunicar com os hotéis.

Pôr do sol inesquecível no Salar do Atacama

Daqui pra onde

Em regra os viajantes aproveitam para conjugar Atacama com Salar de Uyuni na Bolívia. A Juli, nossa colaboradora aqui no blog, fez essa dobradinha e contou tudo sobre o Salar de Uyuni. Para ler clique aqui.

Paisagens incríveis do Deserto do Atacama

 

Matérias relacionadas

 

Você também pode gostar de ler:

 

 

Para fazer essa viagem contamos com o apoio dos hotéis Explora Atacama, Alto Atacama e Luciano K, que nos receberam com muito carinho.

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Sra Naoko

    Olá. Vamos ao Atacama, mas só teremos 2 dias para passear. Explico: vamos ao Salar de Uyuni, 4 dias, em 1 dia vamos ao Vulcão Lascar e só nos restaram 2 dias.
    O que me sugere, de imperdível?
    Se vamos ver os geysers em Uyuni, vale a pena ver os Geyser del Tatio tambem?
    Me ajudeeee… ^^

    Responder
    • Oi! Um passeio que acho imperdível é o das Lagunas Altiplanicas mais Piedras Rojas. O pôr do sol no salar de atacama também é maravilhoso!!!

      Responder
  2. sleiman kanaan

    Hello amiga, 1″ seu blog e bem explicada parabens, gostaria de perguntar se e possivel comprar passagem aerea para Calama assim na chegada no airoporto de San tiago e facil achar no horario nuturno ? pretendo ir para Atacama em Novembro 017

    Responder
    • Eu não arriscaria jamais de comprar passagem aerea na hora. Compre com antecedencia pelo site da cia aerea pra evitar problemas. bjs

      Responder
  3. Rodrigo Claudino Diogo

    Olá, boa noite.
    Adorei o site e as dicas. Foi por causa do loucosporviagem que eu e minha esposa iremos ao Atacama em julho de 2018.
    No entanto, estamos com pequeno problema… Já compramos o trecho São Paulo – Santiago – São Paulo (02/07/18 – 13/07/18), mas estamos com dificuldades para comprar o trecho Santiago – Calama – Santiago. As pesquisas nos sites da Latam (antiga Lan), da JetSmart e até mesmo no google viagens não retorna nenhum vôo nesse período.
    Será que é em razão de estar ainda bem distante da data da viagem?
    Vocês ou os leitores poderiam me dar uma dica?
    Abraços e parabéns!!!

    Responder
    • Oi Rodrigo! Acredito que seja por causa da antecedência mesmo! Mas você pode confirmar isso ligando pra Latam! E aí pergunta a partir de qdo esse trecho estará a venda. Outra cia aérea que faz esse trecho é a Sky Airlines. depois me conta se deu tudo certo. bjs

      Responder
  4. Oi Fabi, adorei o post e me animei. Estou querendo ir em agosto ou setembro/2018. Quero ficar no all inclusive.
    Vcs ficaram em 02 hoteis por falta de disponibilidade ou para conhecer os 02? Vi que alguns passeios tem em um e não tem em outro… é isso mesmo?

    Responder
    • Oi Simone! Ficamos em 2 hotéis pq eu fui convidada pelos 2 e quis aproveitar para conhecer e mostrar para vcs 2 opções excelentes de hospedagem por la. Os passeios mudam um pouco mas quase nada! A maioria tem nos 2! bjs

      Responder
Deixe seu comentário: