Passeios no Deserto do Atacama, Chile

Em 03/02/2017 por Fabi Gama

O que fazer no Deserto do Atacama? Veja nessa matéria os melhores passeios do Atacama.

Já visitei o Deserto do Atacama duas vezes (dez/08 e jan/17). Na primeira vez fiquei hospedada no Hotel La Casa de Don Tomás que incluía apenas o café da manhã (esse hotel tem ótima localização, é super charmoso e tem bom custo x benefício – para ler a matéria clique AQUI), por isso fiz os passeios com duas agências locais e fechei o transfer do Aeroporto de Calama para San Pedro do Atacama com a empresa TransLicancabur. Na época também conhecemos alguns restaurantes bem charmosos em San Pedro também (coloquei a listinha no post Dicas e Informações Gerais sobre o Atacama).

Já na nossa segunda viagem para o Deserto nós fomos em um esquema bem diferente. Nos hospedamos em dois hotéis incríveis (Explora Atacama e Alto Atacama) que funcionam com sistema “all inclusive” – todos os passeios, transfers, refeições e bebidas estão incluídos nas diárias.

Sobre os hotéis “all inclusive

São muitas as vantagens de optar por um hotel all inclusive :

  • Conforto – os hotéis possuem vans super confortáveis e em todos os passeios oferecem bebidas e lanches para os hóspedes;

 

  •  Segurança – as vans são novas e tem manutenção constante. Há sempre um motorista e um guia nos passeios que estão sempre se comunicando com os hotéis via rádio. Na primeira vez que fui ao Deserto fiz um tour para o Salar de Tara que fica bem longe da cidade e a mais de 4.000m de altitude e a van da agência de turismo simplesmente quebrou no meio do passeio. Na época fomos resgatados por uma van do Explora Atacama. Durante essa viagem em janeiro/17 vimos dois carros de passeios quebrados também.

 

  •  Aclimatação – achei muito interessante a preocupação dos hotéis Explora Atacama e Alto Atacama com a aclimatação. Ambos os hotéis sugerem passeios que começam com uma altitude mais baixa (no nível de San Pedro – cerca de 2.500m). No segundo dia os passeios seriam para locais a 3.000/3.500 e assim consecutivamente, deixando os tours com maior altitude (como Geysers del Tatio e Lagunas Altiplânicas) para os últimos dias.

 

  •  Exclusividade – alguns passeios oferecidos pelos hotéis são exclusivos.

 

  •  Remanejamento no caso de cancelamento de passeio – como vocês acompanharam pelas redes sociais, pegamos dias de chuva muito forte no Deserto o que acabou cancelando alguns passeios. O legal foi que os hotéis sempre nos propunham outras possibilidades de passeios em funcionamento e nos realocavam sem qualquer tipo de problema. Muitas vezes se você fecha um passeio com agência nesses casos eles nem aceitam devolver o dinheiro de volta e tentam remarcar para outro dia. Mas e se você não tiver outro dia?

 

  •  Grupos pequenos – cada passeio sai com no máximo 8 hóspedes. Fizemos vários passeios sozinhas! Nós duas mais o guia e o motorista. Foi excelente porque pudemos parar onde queríamos para tirar fotos e nós determinávamos o tempo em cada local.

 

  •  Ingressos – quase todas as atrações cobram pela entrada. No caso de quem está hospedado nesses hotéis, os ingressos já estão incluídos nas diárias.

 

  •  Sem número mínimo de pessoas para fechar grupo – algo que eu achei muito interessante é que em nenhum momento exigiram um número mínimo de hóspedes para fechar um tour. Cada hóspede escolhe o passeio que quer fazer e os chefes dos guias dos hotéis fazem a distribuição.

 

Van do hotel Explora Atacama

Van do Hotel Alto Atacama

Claro que os hotéis que oferecem esse tipo de programa não são baratos. Mas tenha em mente que o Chile não é um destino barato mesmo! Assim, faça algumas contas! Compare o valor desses hotéis com o valor que você vai gastar por dia com hotel + todas as refeições + todos os passeios + bebidas + transfers in/out do aeroporto de Calama. Os passeios e os restaurantes em San Pedro são bem carinhos!

Pra vocês terem idéia, ficamos 8 dias no Atacama sem abrir a carteira nenhuma vez. Eu nem cheguei a trocar dólar por peso chileno durante esse período em que nos hospedamos no Explora Atacama e no Alto Atacama. Você pode beber e comer a hora que quiser! Está tudo incluído mesmo!

Abaixo vou explicar em detalhes cada um dos passeios que fizemos oferecidos pelos hotéis, mas que também podem ser feitos com qualquer agência de turismo de San Pedro (há diversas opções por lá)!

Recomendo apenas que vocês já viajem com os passeios reservados pela internet (pelo menos foi assim que eu fiz na primeira viagem : escolhi os passeios, as agências e reservei por email).

Alguns passeios são de meio dia e outros são de dia inteiro (“full day“).

Leia também :

 

Principais passeios

 

Salar de Atacama

Duração aproximada : 5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h
Altitude : 2.500
Banheiros : sim
Com quem fizemos o passeio : Explora Atacama Hotel
Sugestão : Não deixe de fazer

Saímos do Explora Atacama por volta das 17h rumo ao Salar de Atacama, com o intuito de ver o pôr do sol por lá. No caminho fizemos uma parada no pequeno povoado de Toconao, onde ouvimos explicações sobre o vilarejo, a igreja, apreciamos o artesanato local e fizemos uma pequena caminhada. De lá seguimos para o Salar e percorremos a trilha admirando os flamingos e ouvindo as explicações da guia do Explora. Aguardamos até o tão esperado pôr do sol que foi realmente espetacular. De um lado o céu estava completamente colorido e de outro víamos a chuva, raios, relâmpagos e arco-íris. O sol se põe por volta das 20h40 (pelo menos em janeiro). O hotel preparou um lanche para os hóspedes. Retornamos ao hotel por volta das 22h direto para o jantar. Não deixem de fazer esse tour no final do dia para ver o incrível pôr do sol do Deserto!

Em janeiro o sol se põe por volta das 20h40

As cores do céu são impressionantes

Pôr do sol inesquecível no Salar de Atacama

 

Termas de Puritama

Duração aproximada : 4h/5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h
Altitude : 3.500
Banheiros : sim
Com quem fizemos o passeio : Explora Atacama Hotel
Sugestão : Não deixe de fazer

As Termas de Puritama pertencem ao Hotel Explora Atacama. No local há várias piscinas com águas termais quentinha e transparente, sendo que a primeira delas (e a melhor!) é de uso exclusivo para os hóspedes do Explora. Nosso tour foi um pouco diferente. Nós saímos do hotel na van do Explora e cerca de 1h depois saltamos em um ponto onde começamos uma trilha guiada chamada de Quezar Puritama. Foram 3,5 km de trilha até chegar às Termas. A trilha não é muito difícil, mas estava bastante sol e calor quando fizemos, então, cansou bastante. Há algumas partes com subidas, mas junto conosco havia dois idosos e duas crianças. Recomendo que faça essa trilha de calça por causa da vegetação presente em algumas partes dela. Ao chegarmos nas termas e entrarmos na água foi uma delícia! O hotel forneceu toalhas e roupões e preparou um lanche delicioso pra gente.

Trilha de 3,5km para as Termas de Puritama

Passeio Quezar Puritama oferecido pelo Hotel Explora

Termas de Puritama – piscina exclusiva do Hotel Explora

Lanche organizado pelo Hotel Explora

Lagunas Escondidas de Baltinache

Duração aproximada : 4h/5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h30
Altitude : +/- 2.500
Banheiros : sim
Com quem fizemos o passeio : Alto Atacama Hotel
Sugestão : Não deixe de fazer

Do hotel Alto Atacama até as Lagunas Escondidas de Baltinache levamos cerca de 1h30 de van. As condições da estrada estavam bem ruins por causa das chuvas, inclusive vimos um carro de passeio atolado. Grande parte do caminho não é pavimentado. Ao chegar no local, caminhamos por uma trilha para apreciar as 7 lagoas. Em apenas duas delas (a primeira e a última) é possível entrar, por isso, leve roupa de banho e toalha, caso você faça esse passeio com agência normal. No caso do Hotel Alto Atacama, além de prepararem um lanche para gente, também levaram toalhas e roupões. Algumas lagoas são pequenas e/ou rasas e, de acordo com o nosso guia, esse seria o motivo de não poder mergulhar (o sal poderia cortar). A concentração de sal nas lagoas é tão grande que é impossível afundar! A gente bóia automaticamente. É muito bacana! Nos disseram por lá que a quantidade de sal das lagunas é superior ao do Mar Morto, mas não sei se essa informação procede. De qualquer forma, a sensação é a mesma : boiar sem fazer esforço. Demos muita sorte pois só havíamos nós por lá! Lagunas exclusivas! Depois que a gente sai da água e seca nosso corpo fica todo branco por causa do sal. Há um chuveiro no local para tirar o sal em excesso, assim como banheiros. Também indico levar chinelo.

Boiando sem fazer esforço nas Lagunas Escondidas

Calor no Deserto – tibum nas Lagunas escondidas

Lagunas Escondidas

Cinco das lagoas são apenas para contemplação

Valle de la Luna e de la Muerte

Duração aproximada : 4h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 15 minutos
Altitude : 2.500
Banheiros : não
Com quem fizemos o passeio : Explora Atacama Hotel
Sugestão : Faça.

Esse é um dos passeios mais básicos e conhecidos do Atacama, parece realmente que estamos em outro planeta.  Fizemos na parte da tarde com um guia do Explora Atacama que nos levou nos principais pontos e mirantes do Valle de la Luna, Valle de la Muerte (conhecido anteriormente como Valle de Marte) e da Cordillera de la Sal. A famosa Pedra do Coiote está interditada devido à uma rachadura. O Explora Atacama também tem um passeio super legal chamado Cornisas – uma trilha de 7km pelo Valle de la Muerte até uma duna muito bonita onde os turistas fazem sandboard.

Valle de la Muerte

Valle de la Muerte

Valle de la Muerte

Valle de la Muerte, Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas + Salar de Talar + Salar de Tuyacto

Duração aproximada : 8h/9h (dia inteiro)
Tempo de distância de San Pedro : 1h30
Altitude : mais de 4.000m
Banheiros : apenas nas Lagunas Altiplânicas
Com quem fizemos o passeio : Explora Atacama Hotel
Sugestão : Não deixe de fazer. Imperdível!

Esse certamente é o meu passeio preferido no Deserto. Fizemos duas vezes inclusive, já que no segundo dia não conseguimos fazer o passeio para o Salar de Pujsa por causa das chuvas. Mas foi super bacana voltar as Lagunas Altiplânicas, porque as montanhas estavam cobertas de neve. Um visual maravilhoso! Esse passeio sai do hotel por volta das 8h/8h30 e retorna entre 16h e 17h. A primeira parada é na belíssima Laguna Miscanti onde fizemos uma pequena caminhada. Depois seguimos para a Laguna Miniques. De lá levamos cerca de 1h de van até a outra parada imperdível do passeio : Piedras Rojas no Salar de Talar (também chamado de Salar de Aguas Calientes).  O lugar é lindo demais! E foi por ali, com aquele visual incrível do Salar de Talar e de guanacos que o Explora preparou o nosso almoço.

A caminho das Lagunas Altiplânicas

Laguna Miscanti no primeiro dia que visitamos

Laguna Minisque

Salar de Talar

Salar de Talar, Deserto do Atacama

Piedras Rojas no Salar de Talar

Almoço preparado pelo Hotel Explora no Salar de Talar

Guanacos no Salar de Talar

Laguna Miscanti na nossa segunda visita – muita neve nas montanhas!

Laguna Minisque na nossa segunda visita

Salar de Tuyacto

Salar de Pujsa + Monges de la Pacana

Duração aproximada : 4h/5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h30
Altitude : mais de 4.000
Banheiros : não
Com quem fizemos o passeio : Alto Atacama Hotel

Depois de duas tentativas frustradas por causa das condições climáticas (muuuita neve), conseguimos fazer o tour para o Salar de Pujsa. Nos disseram que apenas os hotéis Alto Atacama e Explora Atacama oferecem esse tour. Para chegar lá passamos pelo Passo Jamo que liga o Chile a Bolívia. Durante o verão muitos flamingos migram do Salar do Atacama para o Salar de Pujsa. Vimos muuuuitos flamingos lá! Do Salar seguimos para os Monges de La Pacana. Eu já tinha visitado esse local no passeio para o Salar de Tara que fiz em 2008. Depois regressamos e almoçamos em um local que nós escolhemos de frente para o vulcão Licancabur. Foi demais! O Hotel Alto Atacama preparou um super almoço para a gente, com direito a várias saladas, carnes, salmão, sobremesas e vinhos!

Muitos flamingos no Salar de Pujsa

Salar de Pujsa, Deserto do Atacama

Van do Hotel Alto Atacama

Guanacos (ou seriam vicuñas?) rs!

Nosso almoço preparado pelo Hotel Alto Atacama de frente para o vulcão Licancabur.

Um verdadeiro banquete preparado pelo Hotel Alto Atacama

Monges de la Pacana

Salar de Tara + Monges de la Pacana

Duração aproximada : 8h (dia inteiro)
Tempo de distância de San Pedro : aproximadamente 2h30
Altitude : mais de 4.000m
Banheiros : não
Com quem fizemos o passeio : Turismo Layana
Sugestão : Não deixe de fazer

Em 2008 consegui fazer o passeio para o belíssimo Salar de Tara com a agência Turismo Layana San Pedro (atenção! faz muito tempo isso! Pesquisem sobre essa agência para ver se continua boa). Dessa vez os hotéis em que nos hospedamos não ofereciam  esse tour. Além disso, parece que por causa das chuvas as condições da estrada não estavam boas. Mas para quem vai fora do “inverno Altiplânico” (que acontece no período de janeiro a março) acho que vale a pena fazer. O passeio é lindo! Dura o dia todo e faz varias paradas. Me lembro que vimos muitos flamingos. Esse tour também faz uma parada nos Monges de la Pacana.

Flamingos no salar – dez/08

Flamingos no salar – dez/08

Flamingos no salar – dez/08

Flamingos no salar – dez/08

brincando sobre o sal -dez/08

Monges de la Pacana – dez/08

Monges de la Pacana – dez/08

Monges de la Pacana – dez/08

Geysers del Tatio

Duração aproximada : 6h (das 5h às 11h)
Tempo de distância de San Pedro : 1h/1h30
Altitude : mais de 4.000
Banheiros : sim
Com quem fizemos o passeio : Agência Touristour
Sugestão : faça dependendo do seu interesse no local

Em dezembro de 2008 fiz o passeio para os Geysers del Tatio conjugado com Termas de Puritama. A van sai do hotel por volta das 5h da manhã e leva cerca de 1h/1h30 até o local. É melhor chegar lá antes do amanhecer, por isso em regra os tours saem tão cedo. Preparem-se para o frio, pois os Geysers estão acima dos 4.000m de altitude e como o passeio começa de madrugada faz bastante frio mesmo durante o verão. Dizem que no inverno a sensação térmica  chega a -15 graus. Mas é importante usar roupas em camadas (efeito cebola), pois conforme o dia vai amanhecendo vai esquentando e a gente vai tirando os casacos. Mas me lembro de usar luvas e cachecol como podem ver nas fotos abaixo. Dessa vez (jan/17) nosso passeio acabou sendo cancelado por causa da forte chuva que caiu na noite anterior, interrompendo a passagem de veículos na estrada. Esse passeio sai às 5h do Hotel Alto Atacama. Já no Explora Atacama o tour deixa o hotel às 7h. Ah! Outra informação que os hotéis nos passaram é que a “piscina” aberta para banho nos Geysers del Tatio não é muito limpa, por isso não recomendam que os hóspedes entrem.

De madrugada nos geysers – dez/08

De madrugada nos geysers – dez/08

De madrugada nos geysers – dez/08

amanhecendo nos geysers – dez/08

Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquiche

Duração aproximada : 4h/5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h
Altitude : 2.500
Banheiros : sim
Com quem fizemos o passeio : Turismo Layana
Sugestão : faça se tiver tempo

Em dez/08 fiz um passeio muito bacana que conjugava Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquiche. O passeio saía no final da tarde e retornava após o pôr do sol (que acontece por volta das 20h30). A Laguna Cejar tem uma concentração de sal tão grande que quando a gente entra não consegue afundar. Já boiamos automaticamente, como acontece nas Lagunas Escondidas de Baltinache citadas acima. Mas foi encontrado arsênico na Laguna Cejar e por causa disso não é mais possível entrar nela. Mesmo assim a gente gostaria de ter feito esse passeio, só que as condições da estrada nos impediram. Da Laguna Cejar é possível avistar o vulcão Licancabur refletindo na água. Depois visitamos os Ojos del salar e vimos o pôr do sol na Laguna Tebinquiche.

Laguna Cejar (dez/08) – hoje interditada ao banho por causa de arsênico

Laguna Cejar (dez/08) – hoje interditada ao banho por causa de arsênico

Brincando no sal

Ojos del Salar – dez/08

Valle del ArcoÍris

Duração aproximada : 4h/5h (meio dia)
Tempo de distância de San Pedro : 1h30
Altitude : +3.500
Banheiros : não
Com quem fizemos o passeio : Alto Atacama Hotel
Sugestão : faça se tiver tempo

Eu vi umas fotos muito bonitas do Valle del ArcoIris e como tínhamos uma tarde livre, fizemos esse passeio com o Alto Atacama. Mas infelizmente como no período que fomos costumava chover à tarde, acabamos não conseguindo aproveitar muito o tour, pois assim que chegamos no Vale começou a relampejar forte e chover granizo. O lugar é muito bonito, mas fica um pouco distante de San Pedro. Recomendo apenas para quem tiver com tempo sobrando.

Valle de ArcoIris um pouco antes da chuva de granizo – Foto by Vanessa

Tour Astronômico

Como contei no post Melhor Época para viajar para o Atacama, pegamos muita chuva à noite em janeiro/17, o que foi uma pena já que Hotel Explora Atacama tem um observatório próprio super bacana e que não pudemos usar. Para quem não vai se hospedar no Explora, super recomendo fazer o passeio  Tour Astronômico com uma família francesa. Nós fechamos com a agência Spaceobs. Como esse passeio é muito concorrido, vale a pena reservar com bastante antecedência. O céu estrelado do Atacama é um show a parte! Nosso tour foi das 21h às 23h30. Há um transporte que leva os turistas até o local do tour Astronômico que fica um pouquinho fora de San Pedro do Atacama (longe das luzes da cidade). É bom ir de casaco, mas lá também eles disponibilizam mantas aos visitantes. Há tours em diversos idiomas.

Hoje em dia também existe um observatório chamado ALMA que, pelo que nos informaram, precisa ser reservado com 3 meses de antecedência pela internet. Durante o período da nossa viagem nenhum desses observatórios estavam operando por causa do tempo.

Cavalgadas

Um dos pontos fortes do Explora Atacama são as cavalgadas. O hotel tem vários cavalos (super bonitos e bem cuidados) e há várias possibilidades de passeios diferentes.

Cavalos do Hotel Explora Atacama – Foto by Vanessa

Cavalos do Hotel Explora Atacama – Foto by Vanessa

Bike

Tanto o hotel Explora Atacama quanto o Alto Atacama disponibilizam bicicletas gratuitas aos hóspedes e também passeios guiados mais longos com bikes.

O que não pode faltar

Sei que muita gente me pede para indicar os passeios que mais gostei, mas acho essa questão super pessoal. De qualquer forma vou deixar aqui os passeios que não podem ficar de fora da sua viagem (na minha opinião):

  • Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas (dia inteiro)
  • Salar de Tara + Monges de la Pacana (dia inteiro)
  • Termas de Puritama (meio dia)
  • Lagunas Escondidas (meio dia)
  • Geysers del Tatio (5h às 11h)
  • Valle de la Luna e de la Muerte (meio dia)
  • Salar de Atacama (meio dia)
  • Tour Astronômico

 

Matérias relacionadas

 

Você também pode gostar de ler:

 

Para fazer essa viagem contamos com o apoio dos hotéis Explora Atacama, Alto Atacama e Luciano K, que nos receberam com muito carinho.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Aline

    Olá, parabéns pelos posts sobre o Atacama!! Estão incríveis!!

    Só me ficou uma dúvida… Por que vcs ficaram em dois hotéis? Alguma questão de praticidade para os passeios? Obrigada!

    Responder
    • Oi Aline! Não! ficamos em 2 hotéis porque viajamos a convite dos 2, assim aproveitei para conhecer e mostrar pra vcs dois hoteis incriveis mas cada um com seu estilo! essa semana vou publicar a matéria sobre o Alto Atacama. beijocas

      Responder
      • Narjara arsolino

        Oi vc pode me passar seu whatsapp?? Queria tirar algumas dúvidas ainda
        ..

        Responder
        • Oi! Tiramos todas as duvidas exclusivamente por aqui! Pode perguntar que vou respondendo! 🙂

          Responder
  2. Thays Di Venere

    Gostaria de saber se é viável um roteiro de 10 dias, no carnaval para conhecer o Atacama e a região dos vinhedos. Obrigada

    Responder
    • O carnaval está bem em cima ne? mas se você conseguir passagem, hoteis, reservas passeios vc pode ir! 😉

      Responder
  3. Brena

    Ola, tudo bem??

    Gostaria de pedir sua ajuda, vou para o Atacama em Dezembro (16 á 20) com meu marido e estou pesquisando os melhores passeios..
    Estou em dúvida entre escolher o Passeio de Lagunas escondidas e Laguna Cejar, oque você me recomenda? quanto o Salar de tara, ouvi algumas pessoas falando que é meio parecido com outro passeio, voce acha que realmente vale a pena? Obrigada!! 🙂

    Responder
    • Oi Brena, eu acho o Salar de Tara um dos passeios mais bonitos do Atacama. Qto às lagoas, acho melhor vc ir so as Escondidas pq lá está permitido o banho, já na Cejar não é mais permitido tomar banho por causa da presença de arsenico. beijos

      Responder
  4. Herika Souza

    Olá Fabi, o passeio noturno astronômico foi em português?
    Herika.

    Responder
    • Oi Herika, quando fiz o passeio foi em francês pq nao consegui vaga nos passeios em ingles e espanhol. Não sei se tem em portugues. bjs

      Responder
  5. Lorena

    Boa noite Fabi!!! Sou super fa sua!! Te acompanho no IG e aqui…. meu noivo é chileno e tb n conhece o norte. Vamos pasar alguns días no fim do ano e tava tentando montar o roteiro por aqui… pensei que teriamos 5 días mas so chegaremos la a noite entao serao 4 días completos… vc tiraria o geyser ou o tour dos vinos com o salar do atacama?
    Pensei nesse roteiro me baseando nas suas viagens
    * Lagunas atiplanicas e piedras rojas (dia inteiro)
    * Salar de Tara e Monges la Pacana (dia inteiro)
    * Lagunas escondidas e Valle de La Luna e de la muerte
    * Termas Puritamas e Salar de Atacama e vinicolas
    * Tour astronomico

    Obrigada

    Responder
  6. Fatima

    Oi !! Vou do dia 5 a 11 de janeiro. Essa época costuma chover ou é mais pro final de janeiro?? Abração.

    Responder
    • Oi Fatima, acredito que vc nao pegue chuva nao! Eh mais para fevereiro, mas o tempo anda tao louco que vai saber… depois me conta! beijocas

      Responder
  7. Melina

    Olá!
    vc indica alguma agencia de turismo local ou do Brasil mesmo para fecharmos os passeios?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Melina! Qdo fui a 1x ao Atacama usei a empresa Turismo Layana ww.turismolayana.cl

      Responder
Deixe seu comentário: