Caumasee e Crestasee em Flims, Suíça

Em 12/10/2016 por Fabi Gama

Nossa oitava e última base durante nossa viagem pela Suíça foi na cidade de Flims Waldhaus, um fofo vilarejo dos alpes suíços, cercado por belas montanhas nevadas.

Para acessar o índice com todos os posts da nossa viagem de 19 dias em set/16 pela Suíça clique aqui.

Para ler o roteiro completo dessa viagem clique aqui.

Localização

A cidade de Flims está localizada no Cantão Graubunden, bem perto da fronteira com a Áustria e a cerca de 1h30 de carro do aeroporto de Zurique.

Nossa base anterior foi na cidade de Andermatt, a cerca de 1h15 de Flims.

Aproveitamos a proximidade com a Áustria para conhecer Vaduz, a capital do Principado de Liechtenstein.

dsc_0764

Como chegar

Nessa parte da viagem nós estávamos com um carro alugado, mas é possível chegar em Flims usando o  eficiente e prático sistema de transporte público suíço. Basta ir de trem até Chur e de lá bus até Flims.

Saindo de Zurique até Flims usando o transporte público são 2h30 de viagem. Já de carro fizemos esse trajeto em menos de 1h30.

dsc_0833

Onde ficar

Em Flims, nos hospedamos por duas noites no aconhegante Wellness Hotel Adula. O hotel tem uma ótima localização, sendo possível explorar as atrações de Flims a pé.

O hotel tem um spa bem bacana com duas piscinas aquecidas (uma interna e outra externa), saunas e deliciosas opções de restaurantes. A gastronomia é um ponto forte do hotel.

Quem se hospeda na cidade de Flims recebe do hotel um cupom de descontos em várias atrações locais.

Para ler a review completa sobre o hotel clique aqui.

dsc_0777

O que fazer

  • Caumasee ou Lago Cauma – com certeza nós incluímos a cidade de Flims no roteiro por causa do belo lago Cauma e suas águas verdinhas e cristalinas. O lago está a 997m de altitude e é de fácil acesso. Saímos caminhando do nosso hotel até o parque onde fica o lago (há estacionamento no local, mas fica super cheio aos finais de semana de sol). Ao chegar no parque você tem duas opções : descer a pé por cerca de 10 minutos até o Caumasee ou usar o “lift” (um elevador/funicular) gratuito. Nós descemos caminhando e voltamos pelo lift (dura um minuto o trajeto). Há um restaurante com um deck na área externa bem gostoso e com vistão para o lago. No verão é possível nadar no lago (para isso paga-se 7,00 francos). Nós pegamos um dia lindo de sol e calor e eu amei mergulhar no lago. Claro que a água é fria, mas nada absurdo e o dia estava muito quente, o que ajudou. Também é possível dar a volta caminhando no lago (cerca de 45 minutos parando para fotos) e há pedalinhos para alugar. Ao redor do lago há vários banquinhos e cantinhos para descansar, fazer um piquenique e admirar a vista. No meio do lago há uma ilhota. Dá para chegar nela nadando ou de pedalinho. Nós fomos duas vezes no Caumasee e adoramos!

 

dsc_0980

dsc_0800

dsc_0796

dsc_0849

dsc_0957

dsc_0872

dsc_0996

dsc_0971

DCIM107GOPROG6005215.

DCIM107GOPROG5895095.

  • Crestasee ou Lago Cresta – para chegar no Crestasee é possível fazer uma caminhada de cerca de 1 hora a partir do Caumasee, passando pelo mirante/restaurante Conn com vista para o Ruinaulta Rhine Gorge. Nós fomos de carro até um estacionamento próximo do Crestasse (há 5 estacionamentos, o mais perto do lago é o P5). E de lá caminhamos 20 minutos até o lago. O Crestasee também é um lago verdinho com água bem transparente e é possível nadar no lago.

 

DCIM106GOPROG4854139.

dsc_9957

DCIM106GOPROG4864148.

dsc_9947

  • Ruinaulta Rhine Gorge – saindo do Caumasee caminha-se cerca de 30 minutos até  mirante Conn com vista para esse gorge, conhecido como Swiss Grand Canyon. Há um restaurante no local.

 

dsc_0698

  • Trutg dil Flem (water trail) – essa é uma das trilhas mais famosas da região. Ao longo da trilha há sete pontes sobre o rio, sendo possível apreciar a vista do gorge. Infelizmente nós não tivemos tempo suficiente para fazer.

 

  • Teleférico Flims/Foppa/Naraus – subimos de teleférico até o topo da montanha em Naraus a 1842m de altitude. De lá descemos caminhando pelas montanhas com lindo visu e apenas o barulho dos sinos das vaquinhas por cerca de 1h até Foppa,, onde pegamos o teleférico de volta a Flims.

 

DCIM106GOPROG5544799.

DCIM106GOPROG5514750.

dsc_0689

dsc_0673

dsc_0680

dsc_0659

Restaurantes

Nossas diárias no Wellness Hotel Adula eram em regime de meia pensão e nós adoramos os jantares que fizemos no restaurante do hotel, de culinária suíça e internacional.

Melhor época

A alta temporada na região de Flims é no inverno, pois a cidade se torna um grande centro de esqui. Flims é vizinha de Laax que conta com 235km de pistas de esqui e neve garantida durante o inverno.

No entanto se o seu objetivo, como era o nosso, for fazer caminhadas, conhecer e nadar nos belíssimos lagos Cauma e Cresta, o ideal é visitar a região nos meses mais quentes (de junho a setembro).

DCIM107GOPROG5785003.

DCIM107GOPROG5694916.

Eventos especiais

  • Rocksresort Summer Market (junho).
  • Traditional Alpine descent – é uma parada tradicional da cidade quando mais de cem vacas decoradas descem das montanhas para o vale, afinal o inverno está chegando (setembro).
  • Festival de balão (outubro).
  • Festival de cinema (outubro).

* Para checar o calendário dos eventos acesse o site de turismo oficial da cidade de Flims clicando aqui.

Para acessar o índice com todos os posts da nossa viagem pela Suíça em setembro/16 clique aqui.

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Eric

    Wonderful report, love it. You know how to point out the essentials of a place. In the seventies I have lived very near of Flims, 20 minutes by car, went to Cauma See often, hiked in the mountains, skied in Flims and Laax, later vacationed in Flims. I am almost getting a little homesick. Your blog is much appreciated.
    Regards from Chiang Mai (also worth a visit), Eric

    Responder
    • Dear, thank you for your lovely words!! I really love Switzerland!! it`s a very beautiful country! Wow! You are far away from home now… kisses from Rio.

      Responder
      • Eric

        Obrigado por seus beijos 🙂 e seu blog maravilhoso. Faz-me sentir inveja e querendo viajar. Eric

        Responder
  2. Felipe

    Olá, Fabi! Estou planejando uma viagem para Suiça no começo de setembro e seus relatos estão sendo fundamentais, obrigado! Fiquei muito interessado nos seus posts sobre os lagos e o Caumasee foi o que mais gostei. O problema é que só ficarei 8 ou 9 dias no país e a forma mais viável de visitar o Caumasee é num bate-volta a partir de Lucerna, numa viagem de aproximadamente uma hora e 50 minutos de acordo com o rome2rio, mas talvez eu consiga em menos, pois a partir de Zurique também consta mais ou menos isso e você conseguiu com menos de uma hora e meia. No lugar dele eu poderia ir para o Bannalp ou para o Gelmersee, mas só tenho a opção de ir para um desses. Na sua opinião, o Caumasse vale a pena num bate-volta nesse esquema? Você o escolheria no lugar dos citados?

    Desde já agradeço!!

    Responder
    • Oi Felipe! Fico feliz de saber que os posts estão ajudando! :). Os 3 lagos que vc citou são muito bonitos, fica até difícil escolher um só. Na minha opinião os 3 valem um deslocamento de até 1h30/2h. Mas eu acho que iria ao Gelmersee, pq o passeio eh muito bacana. Enfim, qqer um dos 3 vale a pena! Depois me conta o que decidiu. bjs

      Responder
      • Felipe

        Acho que vou decidir pelo Caumasee mesmo! Vi umas fotos de uns corajosos entrando na água em setembro e me animei, também sou corajoso haha. Tem gente falando no Tripadvisor que no começo de setembro a água tem uma temperatura de 20°C, dá pra aguentar! Também estou avaliando a possibilidade de conhecer o Bannalp. O Blausee é certeza, conhecerei no caminho de Interlaken para Zermatt. Pelas suas fotos, não dá pra deixar o Blausee de fora de maneira alguma! kkk. Muito obrigado pela ajuda, Fabi!

        Responder
        • Ue, mas eu entrei na água do Caumasee também! Maravilhoso! kkkkk e tb fui em setembro (foi a ultima parada da viagem, mais para o fim de set)! Tem fotinho minha dentro da água no post!

          Responder
          • Felipe

            Putzz, não tinha atentado que tu tinha ido em setembro, estava achando que era julho/agosto! Melhor ainda então! haha

      • Naila

        Oie!!

        Viajarei de novo pra essa terra maravilhosa ! Só tenho uma dúvida. É possível visitar Gelmersee/Aare Gorge/ Reichnbach no mesmo dia ?Eu vou em maio e vi que alguns bondes não funcionam…. Por exemplo, fui no Caumasse sem usar esse bondinho pq tava fechado mas era viável visitar o lago pois o tempo estava maravilhoso. j

        Responder
        • Oi! Gelmersee e Aare vc consegue fazer no mesmo dia sim. Qto a cachoeira não sei pq não fui , não sei qto tempo vc precisa para visita-la. em maio alguns teleféricos não funcionam, da uma conferida no post que fiz aqui sobre o gelmersee se ele estará aberto. beijos

          Responder
          • Naila

            Muito obrigada! queria abusar mais um cadinho..
            Assim que chegar na Suiça eu gostaria de comprar um chip para acessar a internet e ficar mais livre. Aliás, quem tem internet em viagem tem mais sossego. Lembro que comprei da outra vez mas me enrolei muitoooo e não saberia procurar a loja dessa vez!! ahahahahah
            Qual chip vc indicaria? Teria como comprar no aeroporto ou em Zurich ?
            Um bjo e vc tá salvando meu roteiro de férias !!!!

  3. Fernanda

    Oi Fabi, mágico seu blog, já pude me sentir na suiça.
    Meu esposo e eu iremos no final de Maio e inicio de Junho, ficaremos na suiça apenas 5 dias.
    Estaremos em Milão e alugaremos o carro para começar nossa jordana.
    1º estadia em Lugano, depois pensamos em seguir de carro ate o lago Caumasee com a 2º estadia em Lucerna 3º e 4º estadia em interlaken ou proximidades (nestas duas estadias queria ver além de interlaken, o lago Gelmersee), e seguiremos para o Lago Blausee e com estadia em Zermatt, no seguiremos para Milão e vôo será à noite.
    Fabi, você acha que está muito apertado ou que poderiamos tirar ou incluir algum lugar lindo que está no caminho?
    Alugaremos o carro em Milão e iremos para Suiça, o pagamento do pedágio é igual ao Brasil nos guiches ou trata-se de algum adesivo que devemos comprar e colocar no carro?
    Obrigada pela ajuda.

    Responder
    • Oi Fernanda! Vc precisa comprar o selo vignette assim que entrar na Suiça em algum post de gasolina. Não há pedágios. beijos

      Responder
Deixe seu comentário: