Cala Gonone, Sardenha

Em 22/07/2015 por Fabi Gama

A partir de San Teodoro  seguimos por cerca de 1h20 de carro até a nossa última parada na Sardenha : Cala Gonone, no Golfo Orosei, costa leste da ilha.

A região é muito bonita e tem praias lindíssimas, como as famosas Cala Goloritze e Mariolu. Também é  muito conhecida por suas trilhas.

De acordo com o que me informaram por lá, a melhor época do ano para conhecer essa região é no mês de junho. Foi nossa última parada na sardenha, já era perto de meados de outubro e nós não demos muita sorte. Pegamos o mar muito agitado e batido.

Hotel

Nos hospedamos no Hotel Cala Luna. É um hotel simples, mas charmoso e bem localizado, no centrinho de Cala Gonone e em frente ao mar. O hotel tem um ambiente muito aconchegante no terraço, com bela vista, repleto de espreguiçadeiras e puffs. O único ponto negativo é que o hotel não tem estacionamento, mas conseguimos parar em uma vaga de rua bem próxima do hotel. Para fazer sua reserva sem custo adicional clique em Booking.com.

DSC_0123

DSC_0114

DSC_0137

DSC_0132

DSC_0135

DSC_0141

DSC_0149

Outro hotel que me pareceu muito legal quando eu estava fazendo as pesquisar foi o Gustis Maris, mas eu outubro o hotel já tinha encerrado as atividades da temporada 2014.

Restaurante

O restaurante do Hotel Cala Luna é delicioso : como é ao ar livre, em frente ao mar, tem um clima muito agradável, com a brisa do mediterrâneo. E a comida é excelente. O ambiente é super chamoso. Gostamos tanto que jantamos lá nas duas noites que passamos na cidade, com direito à lua cheia.

DSC_0117

DSC_0105

O centrinho e o portinho de Cala Gonone 

DSC_0130

DSC_0138

DSC_0139

DSC_0156

DSC_0152

Passeios

  • Barco – Nós fechamos um passeio de barco  no Box 0 no porto com as seguintes paradas : Cala Luna, Mariolu e Goloritze. Não demos muita sorte, pois o mar estava muito  agitado e batido.  As  praias tem o mar super azul. Com a maré alta não deu para entrar na Grotta Bue Marino (a maior da Itália). Passamos por falésias lindíssimas, sendo que uma parte delas  é a mais alta do Mediterrâneo. Essa é a única região da Sardenha em que as praias não são de areia fininha e sim pedras (pelo menos, dentre as praias que eu conheci por lá).

DCIM227GOPRO

DCIM227GOPRO

DCIM227GOPRO

DCIM227GOPRO

DCIM227GOPRO

 

DCIM227GOPRO

Cala Goloritze

DCIM227GOPRO

Cala Goloritze

 

DCIM227GOPRO

Cala Mariolu

DCIM227GOPRO

Cala Mariolu

DCIM227GOPRO

Cala Mariolu

DCIM227GOPRO

Cala Mariolu

IMG_1260

Cala Luna

IMG_1271

Cala Luna

IMG_1399

Grotta Bue Marino

IMG_1401

Grotta Bue Marino

  • Trilhas – há muitas opções de trilhas na região, já que as praias só são acessíveis de barco ou por trilha. Não é possível chegar de carro. Mas as trilhas são longas e nós estávamos em um esquema “relax” e não nos animamos. Mas eu adoro fazer trilha e se você tiver tempo disponível acho que vale a pena. Vimos muita gente fazendo escalada e trekking. A trilha mais famosa (e longa) é a que sai de Cala Gonone até a Cala Goloritze. Na alta temporada é possível ir caminhando e voltar de barco.
  • Na alta temporada existe a possibilidade de “taxi boat” para uma determinada praia escolhida. Cada dia você pode ir para uma praia e marcar o horário de retorno com o barqueiro.
  • Como em toda a Sardenha, aqui você também pode alugar um barco e “pilotá-lo” por sua conta e risco. Nós nunca nos aventuramos a fazer isso.

Sites para mais informações da região:

http://www.sardinianbeaches.com/beaches-of-sardinia/east/baunei/cala-goloritze/

http://www.supramonteselvaggio.it/EN/creek-walking-sardinia.html

http://www.ciaosardinia.com/eng/beaches-and-nature/cala-goloritze-beach

http://www.experiencesardinia.com/baunei-beaches.html

Considerações finais

A partir de Cala Gonone seguimos por cerca de 4h de carro até o aeroporto de Alghero, pois os nossos voos pela cia Alitália foram : Rio/Roma/Alghero (ida) e Alghero/Roma/Rio (volta), sendo a conexão em Roma super rápida, tanto na ida quanto na volta. Era a melhor opção de voo em termos de horário, preço e conexão. Mas o ideal seria ter voltado pelo aeroporto de Olbia, assim não teríamos que dirigir até Alghero novamente.

Nós ficamos 18 dias na Sardenha e, ainda assim, não tivemos tempo de explorar o sul da ilha. O post sobre a região sul (Cagliari e Villasimius) foi escrito pela Vanessa, que esteve lá em setembro/14. Para acessar clique em Villasimius, Sardenha.

Como falei no post de Introdução à Sardenha, existem 3 aeroportos na ilha: Olbia (Costa Esmeralda), Alghero, Cagliari (sul). O ideal é chegar por um aeroporto e sair por outro, evitando assim ter que repetir todo o trajeto. A Sardenha é uma ilha muito grande.

Tentei passar um pouco de tudo que conheço na ilha para vocês, a fim de facilitar a organização dos roteiros, pois eu quebrei a cabeça da primeira vez que estive por lá, por falta de material a respeito. Espero que vocês tenham gostado e curtam muito esse paraíso!

Posts relacionados ao roteiro da Sardenha:

Post 1 – Introdução à ilha da Sardenha
Post 2 – Alghero, Stintino e a La Pelosa
Post 3 – Castelsardo
Post 4 – Santa Teresa di Gallura
Post 5 – Arquipélago de Maddalena
Post 6 – Porto Cervo
Post 7 – San Teodoro e a ilha de Tavolara
Post 8 – Cala Gonone
Post 9 – Cagliari/Villasimius
Review hotel de Porto Cervo – Colonna Pevero

Você também pode gostar :

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Só li seu comentário agora ! Que fofa! obrigada pelo carinho beijocas

    Responder
  2. Irene

    Oi, Fabi!
    Obrigada pela disposição em descrever todas essas dicas, tão preciosas. Estou indo para Sardenha em setembro e pretendo me hospedar em Vignola Mare, mas quero passar por Cala Gonone. Esse passeio de barco Cala Luna, Mariolu e Goloritze dura quanto tempo?
    Agradeço se puder me responder! 🙂

    Responder
    • Oi irene! Dura quase o dia todo… tipo sai às 10h e volta as 16h/17h… mas tem varias opçoes de passeios, de repente vc consegue outro. bjs

      Responder
  3. Fernanda

    Ola Fabi,
    Estou anotando todos os seus conselhos. O passeio de barco Cala Luna, Cala Mariolu e Goloritze, aonde que vc contrata e qual o preço?

    Obrigada por escrever com detalhes cada lugar, vamos ficar apenas 7 dias e estou tentando organizar lendo cada post seu, obrigada mais uma vez!

    Responder
    • Oi Fernanda! Que bom que as dicas estão te ajudando! No post eu escrevi… fechamos no box 0 que fica no porto. É facil de achar. Tem várias opções no portinho de Cala Gonone. beijos

      Responder
  4. Cara, seus posts me salvaram total!!!!!! Vou pra lá em agosto e só tenho 8 dias, anotei muitas dicas boas aqui, obrigada <3

    Responder
    • que bom!!!! agosto la fica muito cheio viu? tenha paciência! depois volta aqui e me conte como foi! beijocas

      Responder
  5. Fátima

    Olá Fabi!
    amei seu post estou pensando em ir em julho para Sardenha, mas estava sem saber por onde começar. No caso sairia de Viena lugar onde moro.
    Obrigada pela dica.

    Responder
  6. Maria de Fátima Verena Lobo Caires

    Show!

    Responder
  7. Fabi, vim aqui pegar umas dicas porque acho que finalmente vou conhecer esse paraíso! Grata pela ajuda.
    Beijos de Firenze, Denya

    Responder
  8. […] de barco passamos em frente à essa praia mas não paramos. Mas a Fabiana, do excelente blog Loucos por viagem  mostra como foi a sua visita por lá. Aproveitem e peguem  dicas preciosas dos passeios da […]

    Responder
Deixe seu comentário: