Andaluzia, sul da Espanha – Roteiro Completo

Em 11/01/2016 por Fabi Gama

Em busca de um destino na Europa sem frio exagerado e neve, embarcamos no final de dezembro de 2015 para a belíssima região da Andaluzia, no sul da Espanha, onde passamos Natal e Reveillon. As cidades estavam repletas de pessoas na rua, nos bares, restaurantes, muito movimento até tarde da noite… uma delícia de badalação (sem muito perrengue!).

Nesse post vou mostrar todo nosso roteiro na Andaluzia e dar as dicas e informações básicas sobre a região. Depois vou escrever sobre cada uma das cidades que visitamos separadamente. Esse post é apenas para dar uma visão geral sobre o nosso roteiro.

IMG_0533

Frigiliana

IMG_0528

Frigiliana

IMG_0525

Frigiliana

 

Nossas bases e hotéis

Foram 12 dias/10 noites de viagem que dividimos em 6 bases :

* Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links abaixo indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

  • Málaga (2 noites) – Hotel Tryp Gualdamar – esse hotel tem uma ótima estrutura, quartos muito espaçosos, vista mar, delicioso e variado café da manhã, estacionamento incluído nas diárias e fica bem pertinho do aeroporto de Málaga, a dez minutos de carro do centro da cidade, por isso, só vale a pena para quem está fazendo uma viagem de carro, como no nosso caso. Nós optamos por um hotel fora do centro porque nosso objetivo em Málaga era explorar algumas cidades a cerca de 1h de distância (Marbella, Frigiliana e Caminito del Rey). Mas à noite o centrinho de Málaga é uma delícia! Se um dia eu voltar, vou dar preferência a algum hotel mais próximo do centro. Minha única ressalva quanto ao Tryp Gualdamar foi o fato de se poder ouvir todos os barulhos e vozes dos quartos ao lado.

 

  • Córdoba (1 noite) – Hotel Parador Córdoba – fica em um lugar lindo, acima da cidade. Do hotel se tem uma bela vista. O centro histórico fica a dez minutos de carro, por isso, só recomendo esse hotel para quem estiver de carro. O quarto era  espaçoso e confortável. O estacionamento e o acesso Wi-Fi eram gratuitos, mas o café da manhã era cobrado a parte.

 

  • Sevilha (1 noite) – Hotel Meliá Sevilla – ótima localização, bem em frente à belíssima Plaza de España.  O hotel tem excelente infraestrutura : piscinas externas (fechadas no inverno), bar, restaurante e estacionamento (pago a parte). O quarto era muito confortável. Nós usamos pontos do programa do Meliá para fazer essa reserva e não incluía café da manhã que custava 20,00 euros por pessoa (caro!). Não tomamos.

 

  • Jerez de la Frontera (2 noites) – Hotel Barceló Montecastillo Golf – com certeza foi o melhor hotel da viagem! Um hotel de luxo localizado em uma área belíssima, com muito verde, pássaros, lagos, campos de golf, piscinas, spa… a nossa suíte era super confortável e linda! Amei esse hotel!

 

  • Ronda (1 noite) – Hotel Parador Ronda – melhor localização em Ronda é impossível! O hotel é um charme e fica bem em frente à famosa Puente Nuevo, no centrinho da cidade. Quartos espaçosos e confortáveis, tem uma boa rede gratuita de wi-fi, estacionamento (cobrado a parte) e uma bela vista.

 

  • Granada (3 noites) – Hotel Meliá Granada – excelente custo x benefício! O hotel tem uma localização perfeita, ótimo café da manhã, wi-fi, quartos espaçosos e confortáveis, tudo muito novinho, atendimento de primeira! O hotel não possui estacionamento próprio, mas há várias opções bem perto do hotel. Os estacionamentos custam de 18,00 a 22,00 euros por dia. Para explorar a cidade de Granada você não precisa de carro para nada. É uma delícia caminhar pelas ruas da cidade. Nós usamos carro para ir até a estação de esqui de Sierra Nevada, a 30km da cidade e também para Alhambra, pois nosso ingresso era muito cedo. Mas se nosso horário fosse mais tarde, eu teria ido caminhando até Alhambra.

 

Fechamos todas as reservas pelo site Booking.com, mas se preferir reserve em Hoteis.com.

IMG_1475

Barcelo Montecastillo Golf – Jerez de la Frontera

IMG_1891

Barcelo Montecastillo Golf – Jerez de la Frontera

IMG_1467

Barcelo Montecastillo Golf – Jerez de la Frontera

 

Fuso horário

A Espanha segue o fuso horário de outros países da Europa, como França e Itália. São 5 horas a mais que o Brasil durante o horário de verão europeu (que vigora de março a outubro) e 3 horas a mais que o Brasil durante o inverno.

IMG_1483

IMG_1497

 

Melhor época

É possível viajar para Andaluzia o ano inteiro, mas no verão as temperaturas chegam a 45 graus e por isso, os meses de junho a setembro devem ser evitados! A melhor época é nos meses mais amenos da primavera e do  outono.

Nós fizemos essa viagem no inverno e pegamos temperaturas super agradáveis, de 15 a 22 graus. Dias de sol quentes como de primavera e dias nublados com temperatura na casa dos 15 graus.

Pela manhã sempre fazia mais frio… até à noite as temperaturas estavam uma delícia! Em nenhum momento usei luvas ou roupas térmicas. Mas claro que vale a pena levar pelo menos um casaco bom, caso as temperaturas caiam e também para usar de dia e à noite. Em 12 dias de viagem só choveu um único dia: o do nosso retorno! Então, nem nos atrapalhou.

Esse período entre Natal e Reveillon é considerado alta temporada na Andaluzia. Isso significa que, se você quiser viajar durante esse período, precisa fechar as reservas dos hotéis com antecedência e estar ciente de que algumas atrações turísticas terão bastante fila (vou falar sobre isso nos posts de cada cidade). Mas as filas que pegamos andaram bem rápido!

Tenha em mente que, durante esse período, nos dias 24,25, 31 de dezembro e 01 de janeiro muitas atrações não funcionam por causa dos feriados! Nós, por exemplo, ficamos uma noite a mais em Málaga porque no dia 25/12 o Caminito del Rey estava fechado, por isso, agendamos para 26/12. É preciso ficar atento e ir ajustando!

Outra coisa bacana foram os laranjais carregados de frutas! Em dezembro as laranjas estão maduras (apesar de serem amargas) e enfeitam as cidades da Andaluzia! É muito lindo!!!

IMG_1068

Sevilha

IMG_1129

Sevilha

Como se locomover

Nós fizemos essa viagem de carro. Sempre damos preferência a fazer road trips, porque o carro nos dá muita liberdade. Mas nesse roteiro, em especial, é preciso analisar algumas questões :

1) Para explorar as cidades (Sevilha, Granada etc) você não precisa de carro para nada. É possível fazer tudo caminhando.

2) Os estacionamentos são caros, custam de 18,00 a 25,00 euros por dia, seja nos hotéis (que, em regra, cobram extra pelo estacionamento), seja em estacionamentos públicos. Há muitos estacionamentos públicos nas cidades. Como nesse período de final de ano é considerado alta temporada na Andaluzia, as cidades estavam lotadas e os estacionamentos também. Mas não chegou a ser um perrengue.

3) O carro é essencial para quem quiser fazer a rota dos Pueblos Blancos e também para fazer os bate e volta que fizemos a partir de Málaga para Frigiliana e Marbella. Para chegar na trilha do Caminito del Rey há trem.

4) É possível chegar a Sevilha e a Córdoba de trem a partir de Madrid pelo site da cia de trem RENFE. Dica: Muitas pessoas não conseguem efetuar o pagamento no site da Renfe usando cartão de crédito internacional. A solução é  fazer o pagamento via paypal. É bem fácil criar uma conta nesse site!

5) É preciso tomar cuidado ao viajar de carro pela Espanha, nunca deixar nada a mostra dentro do carro (nada nada! nem mesmo um casaco!). Mantenha sempre tudo dentro do porta-malas e dê preferência por estacionamentos públicos fechados. Mas mesmo nesse tipo de estacionamento vimos cartazes falando sobre não deixar nada a mostra dentro do carro. Nós evitamos ao máximo fazer paradas entre um hotel e outro, ou seja, parar o carro na rua com nossas bagagens no porta mala. Isso porque existem “gangues” no sul da Europa especializados em “limpar” as malas dos carros, especialmente na Espanha, França e Portugal. O único dia, em toda a viagem, que tivemos que parar o carro com nossas bagagens dentro foi no dia da rota dos Pueblos Blancos. Nesse dia não teve jeito. Mas acaba sendo um dia desconfortável para mim. Fico tensa. Já passei por duas péssimas experiências em 2009 na Europa (uma em Palma de Mallorca na Espanha e outra no Algarve em Portugal). Outro dia eu conto para vocês.

6) As estradas na Espanha são excelentes. Algumas são pedagiadas, mas passamos por poucos pedágios.

7) O aluguel de um carro médio com seguro completo por 11 dias na Europcar sai em torno de 500,00 euros. Nós rodamos ao todo 1800 km e gastamos 150,00 euros de combustível. Além de uma grana alta em estacionamento e alguns (poucos) pedágios. Usamos sempre o site da RentalCars para reservar o aluguel do carro. Na simulação o site te apresenta todas as principais locadoras (Avis, Europcar, Sixt etc) e ainda outras cias locais, te mostrando os melhores preços. Acho muito prático!

Ronda

IMG_1887

Ronda

Ronda

Ronda

 

Segurança

É um país bastante seguro. Andávamos tranquilamente pelas ruas a pé, inclusive à noite. Tenha cuidado com seus pertences pessoais como você deve ter em qualquer outro grande centro da Europa. Por lá, seja na França, Inglaterra, Espanha, Portugal ou qualquer outro país, é muito comum a ocorrência de furtos (pickpocket ou mão leve).

Passaportes e dinheiro devem ficar naquelas pochetes por dentro da roupa. Outra dica que já compartilhei aqui: é bom escanear todos os documentos importantes e mandar para o seu próprio email, assim, em caso de perda ou furto, você pode acessar as cópias de onde estiver.

Não costumo deixar nada de valor fora do cofre no hotel. Então, por exemplo, quando desço para tomar café da manhã, eu levo minha bolsa com câmera, gopro, celular… ou então, coloco tudo no cofre. Um amigo meu teve tudo furtado em um hotel na Bélgica justamente quando desceu para o café da manhã. São pequenos cuidados que tenho para evitar aborrecimentos muito maiores, como, por exemplo, no caso desse amigo que ficou sem nenhuma foto da viagem!!

Muito cuidado também nos lobbies dos hotéis no momento do check-in. É bastante comum o furto de bolsas e malas nesse momento, já que as pessoas se distraem.

Se você estiver viajando de carro, tenha os cuidados que relatei no item acima.

IMG_0846

Mesquita de Córdoba

IMG_0885

Mesquita de Córdoba

IMG_0934

Mesquita de Córdoba

 

Gastronomia

Nós comemos muito bem na Andaluzia! Há vários restaurantes e bares de tapas, super charmosos e com ótima comida local e internacional. É impressionante como existem bares de tapas em todas as cidades. Nos acabamos de comer polvo a la gallega (o polvo derrete na boca), paella, bacalhau e outros peixes, lula etc…

IMG_1617

IMG_1283

IMG_1288

IMG_0595

IMG_0590

IMG_1242

IMG_1618

 

Nosso roteiro completo (dez/15 a jan/16):

  • Dia 1 – 23/12/15 –  voo Rio/Roma pela cia aérea Alitália (10h30 de duração).

 

  • Dia 2 – 24/12/15 – chegamos às 6h30 em Roma sendo que nosso voo para Málaga só sairia às 17h. Por isso, aproveitamos para passar algumas horas em Roma. Em breve faço um post aqui de como explorar Roma e o Vaticano em um dia.  Voo pela cia aérea Vueling para Málaga (2h de duração). Desembarcamos em Málaga e pegamos o carro alugado na locadora Europcar. Seguimos para o hotel Tryp Málaga Gualdamar onde ficamos duas noites.

 

  • Dia 3 – 25/12/15 – Málaga /Marbella/Frigiliana. De Málaga fizemos bate e volta para Marbella (1h) e depois para Frigiliana (a 1h de Málaga e a 2h de Marbella). À noite passeamos no centrinho histórico de Málaga – uma graça! Todo enfeitado para o Natal! Super cheio!

 

  • Dia 4– 26/12/15 – Saímos de Málaga em direção a Ardales (1h) para visitar os desfiladeiros do Caminito del Rey. Essa caminhada é incrível e merece um post especial (para ler clique aqui)!!  Voltamos para Malaga às 14h e exploramos o centro histórico da cidade. Pegamos as malas no hotel e seguimos para a nossa próxima parada : Córdoba! A menos de 2h de carro de Málaga. Nos hospedamos no charmoso Hotel Parador Córdoba.

 

IMG_0773

  • Dia 5 – 27/12/15 – de manhã exploramos Córdoba. No início da tarde, pegamos a estrada para Sevilha (1h30). Nos hospedamos no hotel Meliá Sevilla que fica bem em frente à Plaza de España, o lugar mais lindo da cidade. Aproveitamos o resto da tarde e da noite em Sevilha.

 

 

  • Dia 7 – 29/12/15 – visitamos o centrinho de Jerez de la Frontera. Fizemos a visita guiada na bodega Tio Pepe. À tarde, seguimos para Cádiz, cidade litorânea a cerca de 30 minutos de Jerez. Tínhamos a intenção de seguir mais 30 minutos até a charmosa (e toda branquinha) Vejer de la Frontera, mas não deu tempo. Quem visitar a região no verão, deve incluir a praia de Bolonia com lindas dunas e a cidade de Tarifa.

 

  • Dia 8 – 30/12/15 – começamos a rota dos Pueblos Blancos a partir de Jerez de la Frontera até Ronda passando por : Arcos de la Frontera – Ubrique (só foto) – Villaluenga del Rosário (só foto) –  Grazalema – Zahara de lá Sierra (represa / só foto) – Olvera – Setenil de las Bodegas. Hospedagem no Parador de Ronda.

 

  • Dia 9 – 31/12/15 – passamos o dia caminhando por Ronda. A cidade é linda demais! No final do dia seguimos de carro por 2h até o nosso último destino dessa trip : Granada. Nos hospedamos no Hotel Meliá Granada. Reveillon (ou “nochevieja” em espanhol) com direito a fogos na Plaza Nueva, bem pertinho do nosso hotel.

 

  • Dia 10 – 1/1/16 – Bate e volta até a estação de esqui de Sierra Nevada, a meia hora de Granada. O caminho é lindo, estava um dia maravilhoso, mas excepcionalmente quase não havia neve. Na volta passeamos no bairro Albaycin – Mirador San Cristobal, Mirador San Nicholas, Mesquita.

 

  • Dia 11 – 2/1/16 – visitamos Alhambra. Depois exploramos o centro histórico de Granada.

 

  • Dia 12 – 3/1/16 – depois do café da manhã seguimos para o aeroporto de Málaga (1h30) onde devolvemos o carro na Europcar e pegamos o voo da Vueling para Roma (2h). De Roma, voo Alitalia direto para o Rio.

 

Resumindo

Em 12 dias rodamos 1800km de carro pela Andaluzia. Começamos e terminamos a trip em Málaga onde pegamos e devolvemos o carro alugado na Europcar. Fizemos 6 bases : Málaga, Córdoba, Sevilha, Jerez de la Frontera, Ronda e Granada.

Já conhecíamos Sevilha (nov/09) e, por isso, ficamos apenas 1 noite (1,5 dia) na cidade. Mas recomendo pelo menos 2 noites (de 2 a 3 noites).

Essa viagem pode ser feita de diversas formas : carro, trem, bus…

Também é possível fazer o roteiro em ordem diferente. Estude para saber qual é o melhor roteiro para você! Como consegui uma passagem promocional pela Alitalia, tive que começar e terminar a trip por Málaga porque só havia voo Roma/Málaga. Mas se eu tivesse começado por Madrid, teria feito Madrid/Córdoba/Sevilha/Jerez/Ronda/Granada/Madrid.

 

Roteiros Personalizados

Conheça nossa Consultoria de Viagens!Preparamos roteiros personalizados na medida para você! Os roteiros são elaborados de acordo com o orçamento e estilo de cada viajante. Saiba mais sobre o serviço clicando aqui e solicite um orçamento por email contato@loucosporviagem.com.

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

  • Booking.com – confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Acho sensacional, sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!). Nunca tive problema de chegar em um hotel e a minha reserva não estar lá (mas fechando direto com os hotéis isso já aconteceu). Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.

 

  • Hotéis.com – agora aqui no blog você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hoteis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.

 

  • Rentalcars.com – nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc). Já faz um tempo que só alugamos carro por meio dessa ferramenta. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.

 

  • Seguro Viagem –  é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Eu, particularmente, não tenho coragem de viajar apenas com seguros oferecidos por cartões de crédito. Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Real Seguros que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é que, em apenas um clique, você compara o custo x benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Clique aqui para fazer a sua cotação.

 

  • Chip de internet no exterior – Graças ao chip de celular da EasySim4u nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais,  mostramos tudo no snapchat (Loucosporviagem) e no InstaStories. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar.  Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip, como fiz em Paris por exemplo. Já usei o chip da Easysim4u em vários países : Itália, Espanha, Suíça, Áustria etc.

    O plano para Europa é o DATA PLAN SMARTPHONE com SIM na opção de roaming 140 países.

    Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Para adquirir, basta acessar o  site clicando em :  EasySim4u.

 

Posts relacionados à Andaluzia: 

 

Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 37 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram e snapchat @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly
  1. vera

    Oi Fabi, adorei seu relato da viagem à Andaluzia. Lembra de mim, em Granada, no café da manha no hotel? Bom te ver por aqui.

    Responder
    • Veraaa! Estou super feliz que vc veio visitar o blog e deixou esse recadinho! Claro que lembramos de vcs! Foram a Córdoba? Vamos manter contato!!! Beijos

      Responder
  2. Acompanhei a viagem pelo instagram e fiquei maravilhada. Este ano estou escrevendo um romance entre um malaguenho e uma brasileira e tenho certeza que muitas referencias encontrarei aqui também. Muito obrigada!!!

    Responder
  3. Marciela Paula

    Olá! Estamos pensando em ir em março, gostaria de saber o custo da sua viagem com alimentação, passeios, etc. obrigada

    Responder
    • Oi Marciela! Tudo bem? o valor de uma viagem pode variar muito! Depende principalmente do valor do aéreo ou se vc vai emitir de milhas, por exemplo. Eu consegui uma passagem com preço muito bom considerando que era final de ano, mas vc em março, se estiver atenta as promoções, consegue valor ainda melhor. Além disso, vc precisa simular os hoteis, não sei em que tipo de categoria vc costuma se hospedar. Comida e passeios não são tão caros na Espanha, mas a nossa moeda está muito desvalorizada. Coloque um gasto médio de 100,00 euros por dia para 2 pessoas, some o valor dos hotéis que vc pretende ficar, a passagem aérea e quanto você vai gastar com os seus deslocamentos (vai alugar carro? vai fazer de trem?). Dessa forma Você vai ter uma noção do valor da viagem. bjs

      Responder
  4. patricia

    oi Fabi minha filha esta indo estudar em jaen perto de granada e descobri seu blog e fiquei encantada muito bem escrito tudo explicado adorei. o unico senao e que não consigo ver seu post de granada será que voce pode me dizer como acessa-lo ?bjs

    Responder
    • Oi Patricia!!! Puxa, ainda nao consegui mesmo escrever sobre Ronda e Granada, por isso vc nao está conseguindo acessar esses posts ainda!!! Falta tempo! Mas em breve sai e eu te aviso! Granada é lindissima! Quando ela vai? beijos

      Responder
  5. cintia medeiros

    Ola!!! vamos viajar agora dia 28 de maio, ia para Turquia mas estamos com medo, vc gostou bastante do sul da espanha, temos 10 dias para a viagem. Vc alugou carro, acha que compensa? quanto pagaram a diaria? a nossa CNH é valida na espanha? no sul tem algumas praias o que acha que compensa conhecer?
    Abracoss

    Responder
  6. Rodrigo Chambela

    Boa tarde Fabi!
    Parabéns pela excelente descrição de suas viagens e pelo Blog!
    Viajo para Espanha e Portugal entre 29/12/16 e 18/01/17, chegando por Madrid e voltando para o Brasil por Lisboa, isso por conta de comprar as passagens por milhas…
    Então, como temos 19 dias inteiros e é a primeira vez nos Países queremos conhecer Madrid, Sevilha, Granada, Córdoba e Barcelona ( como bases ) e explorar as cidadezinhas de bate -voltas e voar até Porto e descer até Lisboa explorando as cidades!
    Diante disso, vc consegue nos dar alguma orientação de encaixar esse roteiro?

    Muito obrigado!

    Abc,
    Rodrigo Chambela

    Responder
    • Oi Rodrigo, tudo bem? Para montar roteiro nós temos o serviço de roteiro personalizado. Se você quiser saber como funciona mande um email para contato@loucosporviagem.com. Em rel. à dúvidas, eu tiro aqui pelo blog mesmo, ok? bjs

      Responder
  7. Morei em Marbella e tive a chance de conhecer todos esses destinos. Para mim, Ronda é a cidade mais encantadora da Andaluzia. Ainda mais para quem tiver a chance de dormir num dos hotéis com vista para a ponte, é inesquecível!

    Mais uma vez, está de parabéns 🙂

    Responder
    • Valeu pela visita Gui!!! Que delicia morar em Marbella… adoraria… ahahahah beijos

      Responder
  8. Letícia Brandão

    Fabi queria saber se compraram o ingresso de Alhambra antes e qual site? Não consigo no patronato e nem ticketmaster. Vou 7/12 pra lá .

    Responder
    • Oi leticia! Foi no ticketmaster mesmo, ate confirmei ontem para te responder. Num site espanhol… tenta de novo, vai ver estava fora do ar… bjs

      Responder
  9. Pedro Sormani

    Boa tarde Fabi,

    Estarei com a minha esposa em Andaluzia durante 1 semana em janeiro. Gostaríamos de aproveitar ao máximo a região, mas não gostamos de apenas fazer check in na cidade e ir embora. Queremos curtir as cidades. Por isso estamos pensando em ficar em 3 ou 4 cidades da região. Você teria uma sugestão de quais?

    Obrigado,
    Pedro

    Responder
    • Oi Pedro! Ta tudo bem explicadinho aqui no blog! Seria bom vc ler todos os posts e decidir quais bases prefere. Uma em Sevilha e uma em Granada com certeza! Quem sabe uma em Ronda… isso é muito pessoal! Dá para fazer essa viagem de várias formas! bjs

      Responder
  10. Patrícia

    Boa tarde.. adorei suas dicas, era exatamente o que eu precisava.
    Minha dúvida seria apenas pq vou começar por Barcelona e terminar em Madrid, poderias me dizer em termos de locomoção o roteiro que seria mais fácil para fazer em 10/12 dias?
    Porque vou de trem e tem cidades que não são interligadas certo?
    Desde já muito obrigada

    Responder
    • Oi Patricia! Que bom que gostou! Te peço desculpas, mas de cabeça não sei te dizer, teria que fazer pesquisa mesmo, pois o meu roteiro é esse do blog! Toda a nossa logistica e cidades visitadas estão nos posts. Além disso, fizemos de carro. Se voce vai fazer de trem, entre no site da cia de trens da Espanha (renfe) e dê uma pesquisada… faça simulações para ver os trechos, horarios etc. Boa viagem!

      Responder
  11. ricardo

    Muito bacana, irei este final de ano, chego dia 23/12 em Lisboa, e fico até 11/01, quero fazer Portugal e Espanha em 19 dias, tem alguma sugestão, pensei em Lisboa até porto, norte da Espanha com retorno pelo sul, o que acham ?
    abrs

    Responder
  12. Pamela

    Olá Fabi!Tudo bem? Irei para a Andaluzia no final desse ano, no mesmo período que você e gostaria de saber se é melhor se locomover de carro ou trem. Obrigada. Beijos!

    Responder
    • Oi Pamela! Carro com certeza! Com carro você tem muito mais liberdade!!! e tem cidades pequenas que nem tem trem. beijocas

      Responder
      • Pamela

        Oi Fabi!
        Tudo bem? Mas qual o valor aproximado para ficar 15 dias na Andaluzia com carro? Eu vi que tem muitos pedágios e vocês tinham que pagar estacionamento. Eu procurei estações de trem nas principais cidades da região sul da Espanha e acho que está saindo mais em conta. Quanto tempo você gastou indo de uma cidade à outra? Meu marido ainda quer conhecer Barcelona. Estamos pensando em comprar a passagem Rio x Barcelona e depois ir de Barcelona para Madrid de trem e daí seguimos para Andaluzia. O que você acha? Muito obrigada. Beijos!

        Responder
        • Oi Pamela! Pode ate sair mais caro, mas tem cidades pequenas que vcs nao conseguem chegar de trem. Vcs nao pretendem fazer Ronda e os Pueblos Blancos, por exemplo? Para checar as distância, use o excelente site http://www.viamichelin.com (sempre uso!). Barcelona é um pouco fora desse caminho, mas isso aí só vcs podem escolher. Pelo que estou entendendo na Andaluzina mesmo vcs ficarão pouco tempo ne? ja que vão a barcelona e Madri. Voce precisa calcular os tempos de deslocamento entre todas essas cidades e ver o que vai sobrar de tempo útil para conhecer os lugares. bjs

          Responder
Deixe seu comentário: