ALASKA e a Aurora Boreal – Post 1

Em 28/10/2015 por Juliana Tolfo

Alaska… lugar de nome forte… imagens marcantes… sensações inebriantes. Eu confesso que não estava preparada para tanta beleza. Montanhas imponentes, geleiras milenares, fiordes e florestas a perder de vista. Sem falar nos animais… ah os animais do Alaska… ursos, alces, baleias, leões marinhos, peixes, cabras, caribus e ovelhas da montanha, só pra começar…

FOTO 1

Como vou escrever sobre o Alaska em 2 posts, neste primeiro darei as informações gerais e também comentarei as experiências nas caçadas à aurora boreal. No post 2 descrevi sobre o que fizemos em cada cidade em que estivemos.

Informações Gerais:

  • Alaska é o maior estado dos Estados Unidos com relação à área territorial e o menos povoado por km². Mais da metade da população do Alaska vive na região metropolitana de Anchorage. É o 49º estado americano e pertenceu à Rússia até 1867, quando foi comprado por interesse norte americano na riqueza subterrânea. Em poucos anos, com a exploração do ouro, foi pago o valor da compra.
  • O preço de alimentos pode ser um pouco mais elevado que no restante dos EUA, pelo fato de quase tudo vir de outros lugares, embutindo preço de transporte, que muitas vezes depende também das condições do tempo que mudam drasticamente.
  • Muitos passeios não funcionam durante o inverno, verifique o que quer fazer para depois programar a época da sua viagem.
  • Sugiro sempre ao desembarcar nos aeroportos, procurar por mapas da cidade onde estiver chegando.
  • A caça para subsistência, principalmente de caribu e moose, ainda é comum no estado. A caça do urso é proibida, mas sua morte por defesa não e a fiscalização é forte.
  • Blueberry é a única fruta produzida no Alaska.

 

Como chegar:

O transporte aéreo é a forma mais eficiente para entrar e sair do estado. Anchorage, Fairbanks e Juneau são servidas por grandes companhias aéreas. A mais frequente é a Alaska Airlines nos voos domésticos e a maioria com escala em Seattle. Veja aqui no site da empresa como são as conexões.

Melhor época :

O clima do interior do Alaska é subártico. Os verões podem ter temperaturas acima dos 20°C, enquanto que no inverno a temperatura pode cair abaixo de -40°C.

Fui no final de setembro, pegando a última semana do verão e a primeira do outono, e as cores estavam surpreendentes. Os dias mais frios foram no parque Denali e em Fairbanks, em torno de -5°C. Os dias mais quentes não passaram dos 5°C.

É mais comum viajar a turismo para o Alaska durante o verão, pois além de fugir do frio extremo, é a época mais provável para ver baleias e ursos na beira dos rios caçando salmões. É também quando hotéis, estradas e parques estão abertos e a neve está apenas pelas montanhas.

Como circular:

Alugar carro é a melhor maneira, já que as estradas são muito boas e por vários momentos você vai querer parar para fotografar as paisagens. É possível reservá-lo facilmente no site da Rental Cars.

As ligações rodoviárias não cobrem toda a área do estado, só existem em mais ou menos metade do Alaska, ligando os centros populacionais principais. Por exemplo Juneau, capital do estado, não é servida por estradas nem por trem, as únicas maneiras de chegar lá são por via aérea ou marítima.

Há opção de trem entre algumas cidades e você pode verificar itinerários e horários através do site da Alaska Railroad. A ferrovia teve importância no desenvolvimento do Alaska, movimentando principalmente cargas de recursos naturais e hoje tem 752km. Hoje em dia muitos trens de passageiros são utilizados principalmente no verão.

Quanto ao transporte marítimo, existem serviços de ferry operados pelo governo estadual, a Alaska Marine Highway, entre no site para obter maiores informações.

Nos últimos anos, os cruzeiros incrementaram o mercado de turismo de verão, principalmente nas localidades do sudeste do Alaska, onde está Juneau.

Voos domésticos regulares são oferecidos pela Alaska Airlines e muitas comunidades têm serviços de táxi aéreo com o avião mais popular no Alaska: o hidroavião. Um dado curioso é que em 2006 o Alaska tinha o maior número de pilotos per capita que qualquer outro estado norte-americano.

Vale lembrar que é cobrado U$ 25,00 por bagagem despachada em voos domésticos da Alaska Airlines.

DCIM101GOPROGOPR2155.

Onde Ficar

Todos os hotéis em que me hospedei foram muito bons e com atendimento muito simpático. Você pode encontrar mais sobre cada um clicando sobre o nome:

Juneau: Best Western Grandma’s Feather Bed

Anchorage: Hampton Inn

Talkeetna: Susitna River Lodge

Fairbanks: Holiday Inn e Hampton Inn

O que fazer:

O Alaska está localizado entre as latitudes 51°20’N e 71°50’N, o que significa boa possibilidade de ver a aurora boreal e minha viagem foi com esse objetivo. A maioria dos turistas que vão ao Alaska, não vão para ver as Northern Lights, mas sim para ver geleiras, fazer trekking nas montanhas, ver animais típicos da região, passear de cruzeiro no Kenai Fjord Park ou na região de Inside Passage.

Maravilhei-me com toda a natureza do Alaska, mas a aurora boreal foi o fenômeno mais interessante que já vi ao vivo e a cores. É visto somente próximo às regiões polares e para não perder tempo, fui acompanhada do caçador de auroras Marco Brotto. A viagem foi mais especial ainda graças às excelentes companhias que eu tive.

A aurora é a manifestação luminosa que ocorre quando partículas que se desprendem do sol em explosões solares, filamentos ou buracos coronais, atingem a atmosfera terrestre e são canalizados para os pólos onde o campo magnético é mais forte, por isso só é comumente visualizado em grandes latitudes. A reação daquele material solar (também chamado de vento solar) com o ar atmosférico forma a aurora, que não é um fenômeno estático, pois se movimenta no céu e pode apresentar diversas cores. Não é um fenômeno exclusivo do nosso planeta, em outros também pode ocorrer, como por exemplo em Júpiter, Saturno e Marte.

Se quiser saber mais detalhes sobre a formação, ocorrência e tudo mais sobre aurora boreal, Marco Brotto tem um blog chamado Aurora Boreal onde conta as experiências como caçador de auroras. Segundo ele, “…depois de várias expedições para lá, coloco o Alaska como lugar TOP para ver aurora boreal, a estrutura equilibra o conforto com paisagens rústicas, vida selvagem com estradas maravilhosas, pra mim o Alaska é perfeito.”

As cidades em que eu estive foram as seguintes e estão descritas no post 2:   Juneau – Anchorage – Seward – Talkeetna – Fairbanks.

 

A 1ª aurora da vida!

A primeira aurora que vi na minha vida foi em Anchorage e foi já na primeira noite na cidade. Depois de passear o dia todo pela região, tivemos fôlego para ir caçar as luzes do norte durante a madrugada.

Marco providenciou o carro e às 22h saímos à caçada. Buscamos por um lugar afastado da cidade onde as nuvens e as luzes não atrapalhassem na visualização, já que o tempo estava super nublado. Depois de alguns km rodados, encontramos céu mais limpo e lá estava ela… encantei-me… ela estava tímida, mas riscava o céu de verde e até do frio eu esqueci. Mas esqueci só por um momento (rs!). Deu vontade de pular e correr… e acho que fiz isso… não lembro bem… eu estava inebriada.

Essas saídas pra caçada são “adrenalizantes” pra mim… galera cansada da viagem, com sono, mas louca pra ver aurora. Muitas passagens engraçadas são resultado da mistura do cansaço com a empolgação (rs!).

Ainda mais quando as previsões do tempo não são boas e de repente tudo parece convergir para que possamos ter uma noite iluminada! Isso é empolgante! E por isso essa noite ficou conhecida como a caçada épica!

Nessa noite lembro de entrarmos numa estradinha de terra, completamente escura e na beira de um lago. Chegando por ali, alguns carros já estavam estacionados e quando descemos do nosso, com um monte de câmeras e tripés, acabamos por espantar a galera (rs!). Ficamos com o camarote só pra nós.

Abaixo está uma foto amadora da minha primeira aurora.

FOTO 35

E a seguir, fotos profissionais do caçador de aurora Marco Brotto.

FOTO 36. BROTTO

FOTO 37. BROTTO

Em Talkeetna ficamos 3 noites para ver a aurora boreal e em duas delas, as cores do norte se mostraram lindamente no céu. Vimos aurora da estrada que corta a cidade, do próprio Lodge onde estávamos hospedados e de um ponto mais alto, onde fica um hotel, que juro, não sei o nome porque ele já estava fechado para o inverno (daqueles que só abre na temporada do verão).

Em Talkeetna deu pra fazer um climão de Alaska, ficamos em cabanas de madeira, fora do centrinho da cidadezinha e de frente para o rio. Numa das noites, uma fogueira e boas companhias foram a combinação perfeita para a diversão e para espantar o frio.

A última foto abaixo somos Marco Brotto e eu morrendo de frio, mas firme na contemplação da aurora bem no meio da estrada.

FOTO 72

FOTO 73

FOTO 74

FOTO 75

E estas duas fotos abaixo são de autoria de minha amiga fotógrafa Cinthia Paranhos Martins. Enquanto uns dormiam, outros ganhavam este presente do céu.

FOTO 75.1. CINTHIA

FOTO 75.2. CINTHIA

Já na última cidade do roteiro, Fairbanks, saímos duas noites para caçada de aurora boreal e que foram mais épicas ainda! Termo que ficou registrado pelo grupo e aqui se confirmou!

Saímos numa noite em que o céu estava bastante nublado, rodamos até onde passa o oleoduto e estava muito frio. O céu sobre as nuvens começou com sinais de aurora se apresentando, às vezes parecia manchado de verde.

Foi num local mais afastado da cidade, numa entrada de estrada de terra e um laguinho, que ficamos por muitas horas aguardando as nuvens se afastarem para podermos visualizar as cores da aurora que sabíamos que estaria ali. Acendemos uma fogueira para espantar um pouco do frio e aguardamos, sempre olhando para o céu. Ficamos horas ali. Para o bom entendedor de aurora e de fotografia, estava dando pra aproveitar muito bem. Para outros, o frio e as nuvens estavam camuflando a beleza da noite. Lá pelas tantas, decidiu-se partir para o hotel, pois metade do grupo já dormia dentro do carro há horas!

Era alta madrugada, estávamos na estrada e todos dormindo profundamente com o balançar do carro, quando de repente o motorista parou e gritou para todos que a aurora estava ali!

Sabe quando você está em sono profundo, aquecida e que nada poderia te tirar daquele momento de descanso? Pois foi nesse momento que literalmente pulamos para fora do carro, vestindo os casacos, manta, luvas e gorro, tudo meio atropelado, ainda com um olho dormindo e o outro acordando que a aurora nos despertou.

Ela estava exatamente sobre nossas cabeças, num buraco enorme de céu limpo, estrelado e muitas luzes coloridas dançaram bem ali na nossa cara! Gente… sem palavras para descrever tamanha beleza… sem palavras que possam transcrever de fato a realidade do sentimento nesse momento mágico.

Estávamos ali no meio da estrada, cercados por uma floresta de pinheiros, boquiabertos com a aurora boreal e suas diversas cores sendo exibida numa dança quase inacreditável. Não era sonho, era real. Que noite iluminada! Momento muito propício para os agradecimentos por tudo de bom que acontece em nossas vidas. Essa foi uma experiência pra ser guardada no coração.

FOTO 107

As fotos abaixo são as mais lindas e profissionais dos amigos Marco Brotto e a última e espetacular fotografia de Carlos Simão.

FOTO 108. BROTTO

FOTO 110. BROTTO

FOTO 111. BROTTO

FOTO 111.2 CARLOS

Na última noite antes de voltar ao Brasil, ainda saímos pra mais uma caçada e foi fantástica! Uma bela despedida que durou até às 4h30m da madrugada só porque depois de vários dias sem dormir uma noite completa, sentimos no corpo o cansaço acumulado. E ainda estava mais frio que todas as outras noites.

Vejam a seguir, as fotos da última noite das luzes do norte e depois leiam o post 2 sobre o Alaska, que contém demais passeios realizados.

FOTO 112

FOTO 113

FOTO 114

FOTO 115

FOTO 116

FOTO 117

Essa viagem foi inesquecível, tanto pela experiência quanto, e principalmente, pelas pessoas que eu conheci. Queridos amigos, obrigada pelo companheirismo e amizade que levarei para toda a vida: Roberta, Marco, Pollyanna, Cinthia, Leonardo, Marieta, Denise e Carlos.

 

Posts relacionados ao Alaska :

 

Você também pode gostar de ler :

 

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Juliana Tolfo
Juliana Tolfo: nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora há dez anos no Rio. Adora desbravar lugares, principalmente aqueles que tenham belezas naturais e atividades ao ar livre. Ama fotografar e edita vídeos incríveis de viagens. No instagram compartilha suas belas fotos e ótimas dicas no perfil @julijourney.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. A tua companhia foi maravilhosa , alto astral , companheira e complementando o que você disse foi muito além de ver a aurora todas aquelas noites. Conhecendo pessoas maravilhosas em um lugar inesquecível. Sempre as portas das minhas expedições estão abertas pra vc. Obrigado 🙂

    Responder
    • Juli

      Adorei sua mensagem Marco! Vc é 10 como caçador e também como pessoa, amigo e companheiro de viagem! :):):)

      Responder
      • tb quero ver o papai noel!! 🙂
        Que dupla que vcs formam, hein?? beijos

        Responder
        • Juli

          Dupla do barulho no ártico Fabi, hehehehe

          Responder
      • Fabi, aqui no Sul a gente diz que essa dupla é tao boa que forma uma TRIPA kkkkk

        Responder
  2. Daniel

    Sensacional Juju! Que baita trip hein, parabéns!

    Responder
    • Juli

      Muito legal né?! Obrigada! Mas vc ainda não viu o resto! Que é tão bonito quanto essa primeira parte. Já já fica pronto!

      Responder
  3. Rosangela

    Ju!!!!! Que maravilha!!!! Emocionante tua descricao!!!deve ter side incrivelesta tua viagem!!!!continue sempre ,assim podemos pegar uma carona e viajar junto c vc para ver estas maravilhas deste nosso mundo!!!!!bj lindona

    Responder
    • Juli

      Oi Rosangela! Que bom que consegui transmitir um pouco da beleza que meus olhos viram! Fiquei muito feliz com seu comentário! Muito obrigada! Continue acompanhando, que tem mais!! Mil beijos

      Responder
  4. Uau, estava ansiosa para ver o post da viagem ao Alaska em busca da Aurora Boreal e amei.

    Parabéns Juli pelas fotos e pelo relato.

    Sou simplesmente fascinada por esse fenômeno da natureza e mal posso esperar para fazera minha caçada!

    Responder
    • Juli

      Que legal Lara! Adorei seu recadinho! Em breve publicaremos um segundo post sobre outros passeios no Alaska. Fique de olho! Beijos!!!

      Responder
  5. Marinho!

    Jukita!
    O que mais me alegra vendo “o que você viu” é saber que está vivendo intensamente cada sonho seu. E sabendo que nada disso vem “de graça”, mas é fruto de esforço, paciência, planejamento e muita vontade para realizar… tenho mais é que agradecer por se dedicar (e trabalhar) ainda mais para compartilhar tudo isso para também nos encantar. Parabéns super sister!

    Responder
    • Juli

      Meu querido amigo porcaria Marinho!!! Que bela surpresa ouvi-lo por aqui, alegrou ainda mais meu dia! É isso mesmo que vc comentou, cada viagem é um conjunto de esforços com relação a tempo e $ investidos para se converter em ALEGRIA!
      Obrigada pelo seu lindo recadinho, amei!
      Beijãozão

      Responder
  6. Melissa

    Julis, que maravilha ! As fotos parecem pintura ! Parabéns pelo post !

    Responder
    • Juli

      Melis! Obrigada pela visita aqui! Saudades!

      Responder
  7. by_world

    Muié já sabe que sou sua amiga e fãããã kkkk. Adorei os posts e vídeos que como sempre ficam incríveis. Desejo sempre o melhor pra ti nas suas aventuras e jajá estaremos juntas em novas aventuras. Bjokas e parabéns!

    Responder
    • Juli

      Perua! Valeu pelas lindas palavras que sempre apoiam! Te adoro! Obrigada!

      Responder
  8. Cheguei até seu blog pelo site da Insight. Estou planejando ir com eles ver a aurora na Noruega e Finlândia. Lindo o seu relato e fotos. O Alaska está muito na minha lista. Você se lembra se tinha lua cheia quando vocês caçaram estas lindas auroras? Este é meu único senão da expedição do Marco Brotto pós carnaval a lua cheia… Lindas viagens voces tem por aqui. Gostei muito do blog

    Responder
    • Juli

      Oi Flora!
      Que bom que gostou do blog! espero que possamos ajudá-la sempre.
      Eu lembro sim de uma lua quase cheia no último dia da viagem do Alaska, em Fairbanks, e numa das melhores noites de aurora!
      Eu recomendo!

      Responder
  9. juliana

    Boa tarde Juliana, vc tem um e-mail para entrar em contato contigo? obrigada.

    Responder
    • Oi Juliana! As dúvidas sobre viagens são respondidas exclusivamente por aqui!

      Responder
      • Juli

        Olá Juliana, minha xará!
        Pode perguntar que eu respondo!
        😉

        Responder
  10. Marina

    Oi Juliana! Depois de ler um monte de postagens sobre aurora boreal no blog do Marco Brotto, pesquisei no Google sobre os destinos Alaska, Noruega e Finlândia e achei esse blog. Lendo suas postagens, vi que você já viajou com ele! Que coincidência! Gostaria de te perguntar qual dos dois lugares você curtiu mais conhecer, o Alaska ou a Noruega/Finlândia.

    Responder
    • Juli

      Oi Marina,
      é mesmo! Você vai fazer alguma viagem com ele?
      Bom… são lugares com belezas diferentes. Eu curti e voltaria repetir as duas viagens.
      Alaska e Noruega têm montanhas (que eu amo demais) e Finlândia não tem. Porém, vi a Finlândia mais coberta de neve que os outros lugares e achei lindo demais, a cultura de lá é bem forte no norte do país, muito interessante.
      A costa dos fiords na Noruega são belíssimos e o clima selvagem do Alaska me conquistou.
      Noruega é a mais cara de todas, mas tem a região de North Cape que é linda! No Alaska que vi geleiras, icebergs e ursos.
      É muito difícil escolher! Não me deixe nessa saia justa! Hehehehe.
      Se eu fosse você, planejava duas viagens! Que tal?
      Beijos, Juli

      Responder
      • Marina

        Você disse bem, é uma saia justa mesmo! Quanto mais pesquiso, mais indecisa fico. Além do lugar, tem também “o quando”, e sou doida por neve – mas as paisagens do fim do outono/começo da primavera são lindas em todos os lugares. Tô ficando louca! Hahaha. Mas isso tudo é pra daqui 1, 2 anos, se tudo der certo. Muito obrigada pela opinião sincera, Juliana!

        Responder
  11. Tentando montar um roteiro para o Alaska foi aqui que encontrei as melhores informações, parabéns pelo blog, mas gostaria de saber a sequência exata do seu roteiro e onde vocês alugaram o carro, é possível? Obrigada.

    Responder
    • Juli

      Oi Inês,
      que bom, fico contente!
      O carro estava incluso com o grupo que fui e a sequência foi: chegando por Anchorage, viajando por Seward, Talkeetna, Denali e finalizando em Fairbanks.
      Beijos!!

      Responder
  12. Agnaldo

    Olá, Juli.
    Parabéns pelo post. Como os demais já disseram, é o que traz mais detalhes e sensações que, imagino eu, é o que todos buscam.
    Se possível, poderia nos dar dicas sobre as roupas?
    Sabe dizer se é possível aluga-las e onde recomenda buscar mais informações.
    Aqui no Brasil o clima é bem diferente e, pra quem que apenas conhecer o local, não vale a pena comprar.
    Valeuuu!

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Olá Agnaldo,
      que bom que gostou, não é fácil conseguir expressar em palavras muitos sentimentos, né?!!
      Quanto ao aluguel de roupas no Alasca, não lembro de ter visto algo do tipo, até porque lá tem lojas outlet de roupas de inverno e que talvez seja mais em conta comprar que alugar e depois vender pra outros viajantes.
      Se você for fazer algum passeio ao ar livre com alguma empresa, talvez eles aluguem para aquela ocasião, mas acho que não é comum alugar por um período de dias.
      Abração!

      Responder
  13. Luciano

    Ola Juli,
    Nossa lindas fotos e lugares Parabens, sempre kis conhecer o Alaska, isso pra mim é uma meta a ser alcançada, ainda mais vendo essas fotos…Perfeitas e o lugar …sem comentarios…Parabens

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Luciano,
      obrigada! O Alaska é realmente lindo, de uma natureza absurda!
      Corra atrás da sua bela meta e chega lá!

      Responder
  14. Nádia Walendowsky

    Gostaria de saber se, em caso de querermos organizar por conta essa viagem, se encontraremos muita dificuldade. Sempre viajamos com agências mas é sempre mais caro. E, na sua opinião, qual a melhor época para ir pro Alaska considerando que gostamos muito de frio e paisagens geladas.

    Responder
    • Juliana Tolfo

      Oi Nádia,
      pra você organizar sua viagem pro Alaska, melhor não ir no inverno. Há casos de estradas, hotéis e restaurantes fechados por causa do frio e da neve.
      Melhor é pesquisar quando os serviços estarão abertos, pra que vocês não tenham dificuldades básicas de acomodação, circulação e alimentação.
      Beijos

      Responder
Deixe seu comentário: