A paradisíaca ilha de Lampedusa na Sicília

Em 04/07/2015 por Fabi Gama

Lampedusa é uma ilha italiana que fica entre a costa da Sicília e da Tunísia na África, no mar Mediterrâneo. A ilha pertence ao arquipélago das Ilhas Pelágias, juntamente com as ilhas de Linosa e Lampione (essa última é inabitada).

Há muitos anos eu paquerava a ilha como destino, mas como não conhecia ninguém que tivesse ido, acabava sempre adiando. Me perguntava: será que é realmente bonito como vejo nas fotos? Ou será que é photoshop? A única maneira de tirar essa dúvida era conferir pessoalmente.

A questão dos imigrantes ilegais tão veiculada pela mídia internacional também me preocupava. Mais adiante abordarei essa questão, mas já adianto que nada vimos por lá!!! A ilha é super tranquila e segura.

Lampedusa foi nossa última parada na nossa viagem pela belíssima Sicília. Ainda bem, porque certamente, foi o lugar mais lindo que visitamos nessa trip.

Para ler nosso roteiro completo pelo Sul da Itália clique em Post 1 – Introdução ao roteiro da Sicília e Malta.

DSC_2253

DSC_2191

 

Como chegar

Nós pegamos um voo da cia aérea Alitália em Palermo na Sicília. O voo durou apenas 45 minutos e o avião não chega a ser um teco teco, mas é daqueles pequenos com hélice. Atenção : A Alitalia não tem mais voos nesse trecho Palermo/Lampedusa. Verifique com as cias aéreas MistralAir e DAT (Danish Air Transport).

Para sair de Lampedusa voamos pela cia Volotea até Milão (2h). A Volotea também tem voos Lampedusa/Veneza. O avião já era de um porte maior. Relembro para sempre ficar atento quanto às regras das bagagens de todos os trechos que fizemos nessa viagem de avião, especialmente, os que foram operados por cias de low cost porque tivemos que comprar por cada mala despachada. Já sabendo disso, fizemos uma mala compacta para nós dois pelos 18 dias de viagem com 20kg e compramos uma mala despachada em cada voo (o preço varia de acordo com a cia). Todas as cias permitiam uma mala de mão em regra de 8kg (mas confira as regras específicas de cada uma).

Voos – Há voos saindo de várias cidades italianas como Milão, Veneza, Palermo e Catania. Para verificar quais cias aéreas voam até lá e desde que cidades, use o site FlyLc.com. É excelente! Você coloca a cidade de partida e a cidade de destino e o site te informa quais cias aéreas operam aquele trecho. Nós chegamos na ilha de Alitália (partimos de Palermo) e deixamos a ilha de Volotea (com destino Veneza); A ilha chega a ter 20 voos diários no verão.

Ferries – Há ferries (traghetti) da Siremar saindo de Palermo na Sicília ou do Porto Empedocle em Agrigento na Sicília (levam cerca de 8h e transportam carros) ou ferries mais rápidos (aliscafo) só de passageiros saindo de Agrigento na Sicília (4h) pela cia Ustica Lines. Os ferries que partem de Agrigento fazem uma parada em Linosa antes de chegar a Lampedusa. Mais informações no site www.lampedusa35.com .

DSC_3664

DSC_3577

 

Chegamos tarde em Lampedusa (por volta das 21h) e o transfer do nosso hotel La Rosa dei Venti Club estava lá nos aguardando com uma plaquinha com meu nome.

Em menos de 10 minutos chegamos de carro ao hotel.

A ilha é bem pequena, sendo possível ir de um lado ao outro em cerca de 10/15 min de carro. Por isso, scooter e bicicleta são muito utilizados por lá, mas nós preferimos o conforto do carro mesmo (alugamos diretamente com nosso hotel).

Onde ficar

Nós ficamos 4 noites e 4 dias inteiros na ilha. Como a ilha é pequena, é possível fazer tudo até em 3 dias, mas era final de viagem e a gente não queria pressa. Tivemos tempo de curtir as praias e a área externa do nosso hotel com uma deliciosa piscina. Sem contar nos diversos balanços espalhados pela propriedade! Uma delícia! Para acessar a review completa do hotel clique em La Rosa dei Venti. Fechamos a reserva diretamente com o hotel, mas também é possível reservar pelo Booking.com ou se preferir pode fazer reserva também pelo Hoteis.com. Para ler nossa review completa do hotel clique em La Rosa dei Venti. O hotel abre de maio a outubro.

Para conferir outras opções de hotéis/apartamentos em Lampedusa clique aqui.

(*) Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

DCIM319GOPRO

Como se locomover

É possível rodar a pequena ilha de scooter ou bike, mas nós alugamos um carro diretamente com o nosso hotel. A nossa reserva do hotel incluía quarto + café da manhã + scooter, mas nós pagamos um adicional de 25,00 euros por dia para ter direito ao carro. O aplicativo da ilha “Lampedusa App”  também fala de transporte público para as praias (mas como não utilizei, não sei se funciona de forma regular etc).

DSC_3037

Restaurantes

A maioria dos restaurantes estão localizados na Via Roma (rua só de pedestres) ou nas imediações, bem no centrinho da ilha, próximo do porto. Nós jantamos nos seguintes :

•    Trattoria Terranova – essa trattoria é uma delícia e fica a dois minutos caminhando do nosso hotel. O jantar sem vinho mas com antipasti custou 40,00 euros para duas pessoas. A pasta caseira é excelente e o antipasto super variado, incluindo polvo e outros frutos do mar.

•    Azzurra – na Via Roma, bom e barato.

•    Glenadin – na Via Roma, bom e barato e com ótimo wi-fi.

•    Il Sarraceno – lindo! Jantamos em uma bela varanda com vista do porto ao anoitecer. O jantar com vinho para 2 pessoas foi 70,00 euros.

DSC_3278

 

Melhor época

A melhor época para visitar a ilha vai da segunda quinzena de maio a primeira quinzena de outubro. Evite agosto, pois a ilha fica lotada!!! Visitamos a ilha no período de 16 a 20 de junho e foi maravilhoso! Bastante calor durante o dia, bem fresco à noite (precisava de um casaquinho). Pegamos dois dias com bastante vento, mas nada que atrapalhasse os passeios.

DSC_2210

 

Quanto tempo

É possível conhecer tudo com calma em 3 dias. Mas se você quiser relaxar e fazer os passeios de barcos também, recomendo de 4 a 5. Nós ficamos 4 dias e repetimos várias praias, fizemos um passeio de barco, mas não fizemos o passeio até a ilha de Linosa.

As praias mais bonitas

•    Cala Pulcino – existem duas formas de chegar nessa praia: há uma trilha que passa por uma “mata” bem demarcada, sinalizada e com estacionamento no início da trilha (dura cerca de 25 minutos/ nível fácil) ou uma outra trilha que sai a partir do lado esquerdo da Spiaggia dei Conigli, subindo uma trilha pelas pedras com visual lindíssimo e dura cerca de 15 minutos. Fizemos as duas trilhas e gostamos muito mais da trilha que sai da Spiaggia dei Coniglei porque ela tem um super visual. Vale a pena!!!

DSC_3690

DSC_3686

•    Spiaggia dei Conigli – essa é a praia mais famosa da ilha, eleita pelos leitores do Tripadvisor como a mais bonita da Europa. Para chegar nela é preciso fazer uma caminhada (na ida descida e na volta subida) por cerca de 10/15 minutos por uma trilha bem demarcada. No início da trilha há um estacionamento e um quiosque de comida/bebida (na praia não há absolutamente nada para comprar, então leve lanche e água). No meio da trilha há um mirante com vistas enlouquecedoras!! A praia fica aberta à visitação das 8h30 às 19h30, pois é uma reserva natural protegida, onde as tartarugas colocam seus ovos à noite no período de junho a agosto, justamente no verão. É uma belíssima praia de areias brancas, inclusive, por conta das tartarugas em uma parte da praia é proibida a utilização de barracas (guarda-sol). Em frente à praia fica a Isola dei Conigli, cartão postal de Lampedusa. O acesso à isola é proibido. Há muitas aves por lá. Tanto do lado direito da praia quanto do lado esquerdo há trilhas que proporcionam visuais incríveis! A do lado direito leva até a Cala Pulcino (acima) e a do lado esquerdo leva até a Tabaccara com lindo visual dos “flying boats” (vide abaixo). Em ambas as trilhas é preciso caminhar com cuidado sobre as pedras e muitas vezes na beira dos rochedos. Achei engraçado porque ao longo das trilhas é possível ver cebolas roxas gigantes (muitas!!) e uma quantidade enorme de grilos! Nos 4 dias que ficamos na ilha também vimos 2 cobras pequenas por essas trilhas. Na Spiaggia dei Conigli não é permitido barcos. Isso é excelente! Outra coisa que achei interessante é que são disponibilizados potinhos para os fumantes depositarem as guimbas de cigarro, evitando assim que fiquem na areia. Nós visitamos essa praia em 3 dos 4 dias que ficamos na ilha e em apenas um dos dias havia presença de água viva (em italiano: meduza). Elas são trazidas em grande quantidade por uma corrente marítima, mas do mesmo jeito que chegam, algumas horas depois desaparecem.

DCIM318GOPRO

DCIM319GOPRO

DSC_3693

DSC_2761

DSC_2464

DSC_2423

DSC_2478

DSC_2354

•    Tabaccara (flying boats) – partindo da trilha que sai do lado esquerdo da Spiaggia dei Conigli é possível chegar até a região conhecida por Tabaccara, onde o azul do mar faz parecer que os barcos estão flutuando! Por isso se diz que dessa trilha é possível avistar os “flying boats”. O visual é incrível! Mas não dá para descer até o mar, é uma trilha de contemplação apenas. Depois voltamos para a Spiaggia dei Conigli.

DSC_3619

DSC_3618

DSC_3561

DSC_3590

DSC_3593

•    Cala Madonna – enseada muito bonita com água super clara e mar calmo.

DSC_2537

DSC_2538

•    Portu`Ntoni – entre a Cala Madonna e a Cala Groce. Há um restaurante no local.

•    Cala Croce – outra enseada de mar calmo e transparente. Há estrutura de barraca e restaurante.

DSC_2543

DSC_2693

•    Spiaggia Guitgia – linda praia de areia branquinha e mar muito azul. localizada bem pertinho do Porto Vecchio.

DSC_2152

DSC_2154

DSC_2676

•    Gruta Mare Morto –  lindíssima e imperdível! Essa eu descobri pelo aplicativo Lampedusa App. Ficamos horas ali sozinhos curtindo essa gruta maravilhosa. Para chegar lá bastam 5 minutos de caminhada sobre as rochas.

DCIM320GOPRO

DCIM320GOPRO

DCIM320GOPRO

DSC_3405

•   Cala Maluk – localizada na região próxima ao aeroporto. Enseada de água clara e calma. A prainha é bem pequena.

DSC_3538

•    Outras praias: Cala Creta, Cala Francese e Cala Pisana. Vistamos essas praias mais para o final do dia e acho que, por conta disso, elas não nos pareceram tão atrativas. Com certeza em um horário com mais sol elas são bonitas.

Passeios de barco

 

  • Passeio de barco pela costa da ilha – nós fizemos um passeio de barco do nosso próprio hotel que foi muito bom! O barco é bem grande e confortável, com várias espreguiçadeiras no deck. O horário do passeio foi de 10h30 às 17h30 e o barco fez várias paradas na costa da ilha, incluindo na Tabacara. O almoço servido a bordo foi excelente. Foi servido carpaccio de atum com queijo parmesão, filé de caçao, uma pasta deliciosa, berinjela temperada, acompanhado por Prosecco e vinho branco e ainda foi servida uma sobremesa típica local. O barco dispõe de bóias, máscara com snorkel, banheiro, chuveiro de água doce.

 

DSC_3038

DSC_3080

DSC_3017

DCIM320GOPRO

DCIM319GOPRO

  • Ilha de Linosa e Lampione – o passeio de barco para Linosa leva 1h. Não fizemos esse passeio, mas nos disseram que vale a pena. As praias são de rocha e não de areia como as de Lampedusa. A ilha de Lampione é inabitada. Há um passeio para ver golfinhos. Várias agências na Via Roma vendem esse passeio de barco, ou então, no próprio porto da ilha.

 

  • Mergulho – vimos agências de mergulho na Via Roma. Deve ser maravilhoso mergulhar em águas tão cristalinas.

 

Pontos turísticos

• Mirante do Porto – no início da Via Roma há um mirante com bela vista do porto da ilha.

DSC_2137

DSC_2141

• Via Roma – rua só de pedestres onde se concentram os restaurantes, lojinhas e bares da ilha.

• Porta d` Europa

DSC_3533

• Museu Arquivo Histórico da ilha – fica na Via Roma

DSC_2970

• Centro de Recuperação de Tartarugas

• Strada Panoramica – atravessa quase toda a ilha ligando o Capo Grecale ao Ponente, costa de mar aberto.

DSC_2566

DSC_2552

• Farol Capo Grecale

• Santuário Madonna Di Porto Salvo

Observações gerais:

  • Há dois postos de combustível na ilha. Para rodar a ilha de carro durante os quatros dias gastamos apenas 15,00 euros de gasolina;

 

  • Não deixe de baixar o “Lampedusa APP” (gratuito) – o aplicativo contém tudo que você precisa saber sobre a ilha;

 

  • Há alguns mercadinhos na ilha, inclusive um Carrefour bem no caminho do nosso hotel;

 

  • Leve sempre água e lanche com você (poucas praias oferecem estrutura);

 

  • Protetor solar e boné são indispensáveis;

 

  • Recomendo levar repelente. A gente não teve problema com mosquitos por lá, mas porque pegamos dias de muito vento. Acredito que sem vento, haja mais insetos pelo que vi por lá (inclusive nosso hotel tinha repelente de parede no quarto e aquela tela que cobre a cama para proteger de insetos);

 

  • Sapato apropriado : a melhor opção de calçado é a papete, porque muitas vezes temos que caminhar sobre pedras, inclusive para entrar no mar. Evite chinelo (tipo havaianas). Elas arrebentam nesse tipo de percurso e é perigoso. A minha papete já é bem antiga da marca Timberland. Meu marido comprou uma em Favignana por 50,00 euros. Na Europa é bem mais fácil de achar (lá eles usam muito).

 

  • É comum ver água viva (conhecida como meduza pelos italianos) em toda região do Mediterrâneo. Se você chegar em uma praia e não tiver ninguém dentro da água é porque, provavelmente, tem presença de água viva. Não se preocupe! Pelo que vimos, é uma corrente, do mesmo jeito que ela chega, logo logo ela vai embora. Muitas vezes tinha água viva e cem metros adiante não tinha nenhuma.

 

  • Curiosidades : Há muitos grilos na ilha, especialmente nas trilhas. Também vimos cebolas roxas enormes na trilha para a Spiaggia dei Conigli. O atum da ilha é considerado um dos melhores do mundo pelos japoneses.

 

  • Recomendo levar um casaco para usar à noite, quando caía bem a temperatura na ilha. Durante o dia no mês de junho faz bastante calor.

 

  • No sul da Itália são poucas as pessoas que falam inglês. Mas como o italiano também é uma ilha proveniente do latim, a gente fala português ou espanhol com eles e eles respondem em italiano e a gente acaba se entendendo! A opção da mimica também sempre funciona.

 

  • Pôr do sol : em junho o sol se põe às 20h20. Imperdível assistir!!! Melhor ponto : em algum lugar da Strada Panoramica que atravessa quase toda a ilha ligando o Capo Grecale ao Ponente, mas próximo do Ponente.

 

DSC_3237

DSC_3241

DSC_2955

DSC_2925

Imigrantes

Quem acompanha os jornais, já viu as matérias sobre os imigrantes ilegais que chegam com certa frequência à ilha de Lampedusa e à Sicília, vindos da África de barco. É uma questão internacional bastante delicada e veiculada na mídia sem o devido cuidado (na minha opinião). Eu confesso que tinha um certo receio do que encontraria por lá e não vi nada!!! Infelizmente a mídia muitas vezes divulga matérias de forma a prejudicar o turismo na ilha,  que reduziu em 35% nos últimos anos por conta disso. Mas a verdade é a seguinte : os  barcos chegam com os imigrantes e a guarda costeira imediatamente os aborda e os leva para um centro da polícia na ilha, onde são registrados e recebem comida. Depois, eles são enviados para a Itália continental – Roma, Milão, Bolonha etc. Eles não permanecem na ilha de Lampedusa, afinal é uma ilha muito pequena, o que torna inviável.

DSC_2488

DSC_2240

DSC_3649

DSC_2462

Fiquei realmente maravilhada com tudo que vi nos quatro dias que passamos nessa ilha paradisíaca do Mediterrâneo. Não é à toa que a Spiaggia dei Conigli é considerada a praia mais bonita da Europa e terceira mais bonita do mundo. Recomendo!!

 

Matérias relacionadas :

Hotel de Lampedusa : La Rosa dei Venti

Post 1 – Introdução à ilha da Sicília e Malta
Post 2 – Tropea e Capo Vaticano
Post 3 – Taormina e Castelmola
Post 4 –  Ilhas Eólias 
Post 5 – Malta
Post 6 – Favignana, Levanzo, Marettimo e Erice
Post 7 – San Vito Lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro, Scopello e Castellmmare del Golfo
Post 8 – Lampedusa

Review do hotel de Malta : Hotel Valentina
Review do hotel de Taormina : Villa Carlotta e Villa Ducale.

Você também pode gostar de ler :

Cassis, Sul da França
Sardenha, Itália
Costa Amalfitana, Itália
Capri, Itália
Zakynthos, Grécia
Milos, Grécia
Kefalonia, Grécia

Planeje a sua viagem:

Se você gosta das nossas dicas, nos ajude a manter o blog fazendo as reservas pelos links indicados. Recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!
  • Booking.com - confesso que minha vida de viajante mudou depois da criação do Booking.com. Sou fã de carteirinha! Todas as ferramentas do site são excelentes e sempre que tive qualquer tipo de problema fui prontamente atendida pelos funcionários (existe a opção de atendentes que falam português, o que é ótimo!).  Clicando aqui você pode fazer suas reservas diretamente pelo nosso blog sem custos adicionais.
 
  • Hotéis.com - você também pode fazer sua reserva de hotéis pelo Hotéis.com. A vantagem é o parcelamento em até 12x sem juros.
 
  • O seguro de viagem é um dos itens mais importantes da viagem! Eu não viajo sem! Ninguém está livre de ficar doente ou sofrer um acidente durante as férias. Imagine quanto isso pode custar em um país como Suíça, Eua ou Noruega? Além disso, o seguro é obrigatório nos países membros da Comunidade Européia (Tratado de Schengen). Aqui no blog você pode fazer a sua cotação pela Seguros Promo que possui várias seguradoras conveniadas. A vantagem é fazer a cotação on-line, ou seja em apenas um clique, você compara o custo x benefício das melhores seguradoras do mercado. A contratação é on-line e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito (parcela mínima de 40,00 reais).Para fazer sua cotação clique AQUI e insira os dados solicitados (destino, período da viagem, nome, email e telefone). Logo em seguida vai aparecer uma lista com todas as seguradoras e os valores cobrados. Leitores do blog tem 5% de desconto - basta inserir o código LOUCOSPORVIAGEM5.
 
  • RentCars.com - nós fazemos muitas road trips e esse site é espetacular!! É muito fácil efetuar uma reserva (e também cancelar, caso necessário) e sempre encontramos os melhores preços. O site compila todas as grandes companhias de aluguel de carro (Hertz, Avis, Budget etc) e também locadoras locais. Você pode fazer a sua reserva aqui no blog também por esse link sem custos adicionais.
 
  • Chip de internet no exterior - Graças ao chip de celular da America Chip nós estamos sempre conectados durante todas as nossas viagens internacionais. Eu recebo o chip em casa pelos correios e no avião já coloco no celular. Muito prático!!!! Quando chego no destino só preciso ligar o celular e pronto! A internet já começa a funcionar. Acho muito melhor do que desembarcar no destino e ainda ter que procurar por um chip. Já usei o chip da America Chip em vários países : Itália, Espanha, Grécia, França, Áustria etc. Para saber mais sobre como comprar e como funciona o chip clique AQUI para ler a matéria onde expliquei tudo. O plano para Europa é o 4G Europa. Os planos para países fora dos EUA e Canadá são apenas de DADOS, ou seja, não tem nem ligações e nem SMS. Seguidores tem 10% de desconto o cupom "LoucosPorViagem10".Para adquirir, basta acessar o site clicando em : America Chip.
 
  • Ingressos - Reserve seus ingressos para as principais atrações turísticas do mundo todo com antecedência e evite filas. A GetYourGuide é a maior plataforma online do mundo para reservas de excursões e atrações turísticas. Para acessar o site clique AQUI.
Fabi Gama
Fabi Gama: Carioca, taurina, casada, 39 anos, advogada, louca por viagem, fotografia, chocolate e pela Grécia. Conhece o calendário de feriados de cor e salteado! Já carimbou seu passaporte em mais de 50 países e pretende conhecer muitos outros! Acompanhe as aventuras pelo instagram @loucosporviagem.
Gostou? Compartilhe!
  • Print Friendly, PDF & Email
  1. Pedro Eduardo

    Suas fotos são sensacionais! Cada uma mais bonita que a outra. Com certeza, você fez Lampedusa entrar na minha lista de desejos!

    Responder
    • Obrigada querido! Fico feliz que tenha gostado! A ilha é lindíssima! As fotos saíram da câmera direto pro blog sem nenhuma edição.

      Responder
  2. Nossa, babei muito nas suas fotos do Instagram e depois corri aqui para ler os posts. Você acha impossível conhecer a ilha sem carro ou moto alugada? Os taxis não funcionam bem?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Liliana! Que bom! Fico feliz! Eu não vi taxi la nao rsrsrs Mas, como mencionei no texto, o app fala de transporte público. Além disso, como a ilha é bem pequena, dá até para fazer de bike!! beijocas

      Responder
  3. ma

    Cada foto ! Lindo de mais esse lugar!
    O que achou do mar em si para banho? (Do litoral italiano no geral, não so deste lugar do post) Gostou? ou só é bonito e mais nada ? Obrigada

    Responder
  4. adriana

    Adorei as dicas. Ajuda muito na hora de programar a viagem.

    Responder
  5. Elen

    Oi, Fabi! Primeiramente, parabéns pelo blog. Acompanho o seu instagram há bastante tempo e sempre torci para que vc criasse um.
    Os posts estão excelentes!!!
    Em alguns posts vc fala que algumas praias estão na sua lista de praia preferidas, então fiquei curiosa com essa lista rsrs. Vai rolar post??? 🙂

    Agora uma dúvida, qual vc gostou mais, Lampedusa ou Favignana?

    Bjs e sucesso!

    Responder
    • Oi Elen! Fiquei feliz com seu recadinho! Obrigada! Algumas pessoas já me pediram um post das minhas praias preferidas rsrsrs pode deixar entao que qdo sobrar um tempinho eu escrevo :). Na verdade, eu estou dando preferência a escrever os roteiros das minhas últimas viagens. Bom, eu amei o clima de Favignana… passar uns dias lá é uma delícia. Mas em termos de beleza acho que ainda preferi Lampedusa, que é SURREAL! ainda bem que foi nossa última parada na viagem pela Sicília! bjs

      Responder
  6. Fabi, acabei de comprar minhas passagens pra Sicilia em junho/julho e agora o próximo passo e fechar os dias que vou pra Lampedusa! Tô babando, não vejo a hora!

    Responder
    • ai que delícia!! não tem como nao amar aquela ilha! depois me conta! beijos

      Responder
      • Evandro

        Vou para Sicilia, e depois, Lempedusa!!!

        Responder
  7. carla gomez

    Olá Fabi. Primeiro quero te parabenizar pelas lindas fotos e excelentes dicas. Você é ótimaaaa!!!!! Também gostaria de pedir a sua ajuda. Não estou conseguindo as informações sobre o ferry boat que sai de Agrigento para Lampedusa. Você saberia me informar os horários de ida e de volta, valores por pessoa e se preciso comprar antecipadamente? Se puder me informar ficarei agradecida. Beijos Carla

    Responder
    • Oi Carla! Tudo bem? fico muito feliz que vc goste das dicas! Eu dei uma simulada aqui e não achei ferry da Ustica, mas acredito que seja por causa do inverno. Eles ainda não devem ter os horários para o verão 2016. Tenta de novo daqui a um mês ou escreve para eles, deve ter email no site. Só ferry da Siremar deve funcionar nesse período de baixa temporada. Eu não sei te informar os horarios e preços pq fiz essa rota de avião, mas de qqer forma sao dados que mudam a cada temporada. bjs

      Responder
  8. beto

    ola Fabi, sou mochileiro, me programo pra uma vez por ano(pouco rsrsr), viajar . Já conheci alguns países, e curto muito praia, sou do litoral paulista e me amarro em paraísos tropicais. Uma amiga já tinha me falado das praias italianas, mas vendo suas fotos, meu DEUS, show….me empolguei, parabéns pelas dicas e explicações. Gostaria, é claro se vc puder, me falar preços de restaurantes por la, comida boa e barata,etc, etc…como disse sou mochileiro, mas quando posso fico em hotel e faço reservas pra comer bem, desde já agradeço pela atenção,. abs!!

    Responder
    • Oi Beto! Fico feliz que vc tenha gostado do post. Esse lugar é incrível! Qto à comida, bem, italia ne? eu acho que se come bem e barato pq massa é barato ne? sempre tem opção de alguma pizza ou macarrão, risotto etc por preços convidativos… acho bem tranquilo! beijos

      Responder
  9. Helga Candiago

    Muito, muito legal! Um relato interessante e belíssimas fotos. Acabei de ver o filmeTERRA FIRME ,rodado em Lampedusa e fui à procura de informações sobre a ilha.adorei!

    Responder
  10. Larissa

    Olá! Parabéns pelo blog, muito show!!! Gostaria de saber a temperatura da água na região da Sicília e Malta… obrigada!

    Responder
    • Oi! Obrigada pelo carinho! A temperatura é fria, costuma ser mais quente no mês de agosto. Mas tudo depende das correntes marítimas. Ta longe de ser agua de nordeste ou caribe, mas para quem mora no rio, é mais quente que a agua da região dos lagos. bjs

      Responder
  11. ALINE

    Ola Fabi!!! muito obrigada pelas dicas e lindas fotos!!! estou babando com as paisagens! proximo setembro estou indo para Roma e vendo se consigo ir pra ilha!! Sabe me falar de voos diretos de Roma? no site q vc citou, encontrei pela Blue express…será q acho voos direto de Roma realmente?
    obrigada!

    Responder
  12. ALINE

    estou tendo dificuldades em encontrar voos de palermo 🙁

    Responder
  13. Isabella

    Oi Fabi! Parabéns pelo blog, não é a primeira vez que dou uma olhada nele antes de viajar, sempre muito bom e com bastante detalhe. Gostaria de saber se ha como alugar carro e/ou passeio de barco pelo hotel sem estar hospedada nele. Procurei no site deles e não achei nada especifico. Ja procurei em mais de 10 sites de alugueis de carro e nenhum deles aluga em Lampedusa, sem falar que amei seu passeio de barco. Beijos e sucesso com o blog

    Responder
    • Oi Isabella! Fico feliz, obrigada pelo carinho! Te peço desculpas mas não sei te dizer. Tente mandar um e-mail para o hotel perguntando. Beijos

      Responder
  14. Thaís

    Oi, suas fotos ficaram maravilhosas!

    Em que lugar a água é mais transparente/azul? em Lampedusa ou na Sardenha?

    Sei que as duas são completamente diferentes de tamanho, enquanto uma da para conhecer em 3 dias a outra levaria uma semana.. mas qual você acha que vale mais a pena de ir?

    Responder
    • As duas ilhas tem praias incríveis mas se vc tem pouco tempo melhor focar em Lampedusa .

      Responder
  15. Que ilha linda! Me lembrou um pouco Malta. Viva o Mediterrâneo.

    Responder
  16. Fabi, amei as dicas!

    Vou ficar um tempo em Malta e gostaria de saber como faço para chegar em Lampedus sem gastar mto !

    Responder
  17. Julia

    Oi Fabi,
    Fiquei apaixonada pela ilha e vou com o meu marido agora em 2018. Vi que você falou dos imigrantes e me deu uma relaxada. É realmente bem tranquilo né?

    Vou passar 4 dias inteiros como você 😉

    Responder
    • Oi Julia! Não tive problema algum, como relatei no post. Inclusive a quantidade de imigrantes em Paris, Milao e outras capitais é tipo 50x maior, então não vejo motivo para não visitar Lampedusa. Vale a pena! bjs

      Responder
      • Julia

        Ai que ótimo! Fui com o meu marido para Sardenha com as suas dicas e agora vou para Lampedusa também. Vai ser ótimo! fiquei animada com a sua resposta 😉

        Responder
        • Depois me conta como foi!!!! vai a Favignana tb? beijos

          Responder
          • Julia

            Não vou, vou ficar apenas em Lampedusa e depois seguir para Milão e Firenze.

            Chegamos no domingo no final do dia e vamos embora no sábado seguinte. Achei bastante tempo, mas como os voos são mais difíceis e também queríamos fazer tudo com calma, acho que vai ser gostoso! Vão ser 5 dias inteiros, então vai dar para curtir tudo com calma

            Fora o passeio da costa e para as ilhas de Linosa e Lampione, o que você sugere de imperdível e que toma mais tempo? beijos

  18. Bruno

    Oi fabi tudo bem? Primeiro gostaria de parabenizar pelo trabalho, muito completo seu blog e detalhes sobre os roteiros, gostaria de uma ajuda se possível , vou para Itália no final de maio e primeira quinzena de junho e tenho 14 dias, estamos pesquisando em conhecer ou a região de Roma, Sardenha+barcelona ou seguirmos para Sicília com Lampedusa e Malta, o que gostou mais? Olhei que vocês conheceu ambos paraíso! Obrigado e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho

    Responder
    • Oi querido, muito obrigada! Fico feliz que goste do blog. Dá um trabalhão! rsrsrs Os dois roteiros são muito legais, tanto da Sardenha qto Sicília/Lampedusa/malta. Só acho que se vc optar pela Sardenha seria melhor tirar Barcelona. Senão vai ficar muito corrido e vc não vai conhecer nada. A Sardenha é uma ilha enorrrrrme e com muitos atrativos bacanas! Vc pode fazer várias bases la! Como te falei, os 2 roteiros são muito bacanas, mas acho que ainda prefiro sicilia (especialmente Taormina, Favignana e Lampedusa) com Malta. Se vc puder fazer as suas reservas de hotéis (serve de qqer hotel e não só os que eu indico) usando os links do blog nos ajuda muito! Obrigada!!! Depois me conta o que vc decidiu bjs

      Responder
  19. carla gomez

    Fabi querida. Olha eu aqui, pela segunda vez, pegando suas dicas incríveis para voltar a esse paraíso. Confio tanto no seu blog que estou colando o seu roteiro again hahahaha. Aqui foi quando eu fiz o meu primeiro contato contigo e me senti, como sempre, muito acolhida. Então, por todo o seu carinho e dedicação, dedico o meu retorno ao paraíso chamado Lampedusa a você. Estarei pensando em ti em cada e todo azul neon que eu vir. Como lá só tem azul neon ridículo significa que vc estará na minha trip o tempo todo. Obrigada pelo blog e por tantas dicas, carinho e dedicação. Ah e dessa vez vou pegar o teco teco com o meu travesseirinho e dormirei como a Bela Adormecida hahahaha. Mil bjs querida

    Responder
  20. Sara

    Pode nos dica sobre esse passeio de barco? Onde podemos ver valor e saber o roteiro do passeio?

    Responder
    • oi sara! vc pode entrar em contato com o hotel em que me hospedei pois eles fazem passeio de barco mesmo para não hospedes. bjs

      Responder
  21. Sylvia Couto Machado

    Adoro suas dicas !! São fabulosas! Fui conhecer Kefalonia por causa de vc e amei. Agora irei para Lampedusa e espero amar tb. As suas fotos são maravilhosas !! Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Responder
  22. Sylvia Couto Machado

    Adoro suas dicas !! São fabulosas! Fui conhecer Kefalonia por causa de vc e amei. Agora irei para Lampedusa e espero amar tb. As suas fotos são maravilhosas !! Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Responder
Deixe seu comentário: